Vous êtes sur la page 1sur 23

A Circulao de Informaes

Oq


floating

i f r

Floating (flutuao) o nome que se d ao intervalo de tempo que decorre entre o momento em que a informao emitida e o momento em que recebida.

O tempo que a Carta de Pero Vaz de caminha levou para chegar at D. Manuel, comunicando a Descoberta de nova terra.( semanas se passaram)

A notcia do assassinato do presidente norteamericano Abraham Lincoln, em 1865, levou 13 i s para cruzar o Atlntico e chegar Europa. A queda da Bolsa de Valores de Hong Kong (outubro/novembro de 1997), levou 13 s g s para cair como um raio sobre So Paulo e Tquio, Nova York e entre outros.

Eis viv gl b liz


 Iss s r ri a gl aliza s cial t at s s ti

c r s,

stra fl ati g, f a i f r a , c rr t r a r c ss r a t ara s, s it c f s s c

ci cia c fr t

ac ir ta a ica t t iss .

O q gr i f r s?

fl x

 um fluxo de smbolos: Quantidades de dados, imagens,

clich s, marcas, grifes, mitos, teorias que pousam nas mentes das pessoas, nas telas entre outros.  Por serem muitos e na maioria das vezes apresentam ao mesmo tempo tantos e tantos significados se tornam negativos, vazios.

si


i f r

Entre outras palavras, com tanta informao nossa disposio, acabamos confusos quanto ao que escolher, sem saber ao certo quanta informao realmente existe, alm daquela que de fato percebemos, o que nos causa um grande desconforto.

A circ l

i h ir

Os fl x s fi

c ir s

 O crescimento e a acelerao dos fluxos financeiros no sistema financeiro internacional esto entre as principais caractersticas do processo da globalizao.

Tr

rc

fi

c ir

As transaes com nico propsito de lucros rpidos e real sem que gerem riquezas resultam:
Reduo do crescimento econmico , Aumento da taxa de juros, Aumento da dvida pblica Desregulamentao do mercados financeiros e do

trabalho Instabilidade financeira.

A circ l

pr

t s

Gl b liz


rci l

Com a crise generalizada de 1929 pde se detectar um mundo de naes interligadas pelo comrcio de matrias-primas e de produtos manufaturados.  A globalizao passou a ser, tambm, mais do que em qualquer outra poca, comrcio, investimentos internacionais e intensa interao econmicofinanceira entre pases.

Caract rstica a gl baliza

rcial

Padronizao de produtos: Empresas que comercializam os mesmos produto em qualquer lugar do planeta . Exemplos:  Coca-cola;  Mcdonalds;  Nike

Caract rstica a gl baliza rcial c


 Entretanto para que ocorra esse fenmeno, presume-

se que as empresas tenham atuao global, capaz de influenciar os hbitos de consumo de diferentes culturas.

Gl baliza

lib ralis

GLOBALIZAO E O NEOLIBERALISMO
A globalizao est associada ainda iniciativa das empresas de reduzir custos, seja:
transferindo suas unidades de produo para

regies do globo onde paga salrios mais baixos, onde os custos fixos e os tributos so mais convidativos ou aceitveis.

GLOBALIZAO E O NEOLIBERALISMO
As empresas transnacionais tem um indito grau de liberdade, exemplo:
 deslocamentos de setores de produo de um pas

para outro;

 terceirizaes, fuses e aquisies de empresas

cong neres e concorrentes.

GLOBALIZAO E O NEOLIBERALISMO
A globalizao remove as restries a essa livre circulao do capital. Uma triste conseq ncia disso acaba sendo o estmulo do sistema capitalista explorao dos trabalhadores s vezes:
 Obrigados a trabalhar por salrios baixos,  O trabalho infantil e mesmo o trabalho escravo, ou,

no mnimo, violando-se direitos fundamentais dos trabalhadores.

GLOBALIZAO E O NEOLIBERALISMO
 Falando-se tanto de pases quanto de pessoas, o fato

que a globalizao no beneficia a todos de maneira uniforme: com ela, uns ganham muito, outros ganham menos e outros, ainda, simplesmente perdem.  Segundo relatrio da ONU sobre desenvolvimento humano no planeta, a globalizao est concentrando renda: pases ricos ficam mais ricos e os pobres , mais pobres.

Oc

Washi gt

Oc

Washi gt

A expresso consenso de Washington foi criada por um economista norte-americano, John Willamson, 1989 , quando se reuniram num seminrio na capital dos EUA representantes das principais ag ncias governamentais norte-americanas e internacionais, com o propsito de discutir reformas necessrias retomada do desenvolvimento dos pases perifricos. Houve a Conhecida dcada perdida: Os pases estavam passando por perodo economicamente muito difcil, marcado por:  Recesso  Inflao  Altssimo nvel de endividamento externo.

Vis

Washi gt

Iderio de orientaes liberais:  Programa especfico de reformas,  Estabilidade da economia,  Desonerao fiscal do capital,  Desmontagem do modelo que substitui as importaes,  Privatizaes,  Abertura comercial ao exterior,  Combate a pirataria.

Oc

Washi gt

Defendia ideri de rienta es c n neg civel c ndi ara neg cia das dvidas externas empr stimos.

Fim

Vous aimerez peut-être aussi