Vous êtes sur la page 1sur 27

TOXICOLOGIA FORENSE

O que Prtica Forense? Forense?


Prtica forense a aplicao de tcnicas cientficas dentro de um processo legal. Essas prticas envolvem pesquisadores altamente especializados ou criminalistas que localizam e interpretam vestgios.

Toxicologia forense
A toxicologia forense, est inserida na toxicologia analtica, almeja detectar e quantificar substncias txicas. Aplica-se em situaes com questes judiciais subjacentes onde importante reconhecer, identificar e quantificar o risco da exposio humana a agentes txicos.

multidisciplinar, pois engloba conhecimentos de Farmacologia, Bioqumica, Qumica, Fisiologia, Gentica e Patologia, entre outras.

TOXICOLOGIA FORENSE E SADE PBLICA: DESENVOLVIMENTO E AVALIAO DE UM SISTEMA DE INFORMAES COMO FERRAMENTA PARA A VIGILNCIA DE AGRAVOS DECORRENTES DA UTILIZAO DE SUBSTNCIAS QUMICAS
SERGIO RABELLO ALVES Fundao Oswaldo Cruz - RJ Departamento Centro de Estudos da Sade do Trabalhador e Ecologia Humana Atividades Coordenador de Ensino e Pesquisa. Desenvolvimento de mtodos analticos aplicados toxicologia; Ensino - ps-graduao.

ASPECTOS CONCEITUAIS, LEGAIS E HISTRICOS


At ao sculo XX, a toxicologia forense limitava-se a estabelecer a origem txica de um determinado crime; o toxicologista atuava diretamente no cadver com a mera inteno da pesquisa e identificao do txico. Atualmente o campo de ao desta cincia mais vasto, estendendose desde as percias no vivo e no cadver at circunstncias de sade pblica, tais como aspectos da investigao a nvel da atividade laboral ou do ambiente.

No caso das pessoas vivas estes exames tm sobretudo a ver com percias toxicolgicas para rastreio e confirmao de drogas de abuso no mbito dos exames periciais ou mdicos para caracterizao do estado de toxicodependncia (Decreto-Lei n 15/93, de 22/01) e com o regime legal da fiscalizao do uso de substncias psicoativas nos utilizadores da via pblica

OBJETIVOS
O objetivo geral desta Tese foi desenvolver um Sistema de Informaes toxicolgicas forense no mbito do Estado do Rio de Janeiro, avaliar o perfil epidemiolgico (estudo descritivo) das exposies/intoxicaes envolvendo a utilizao de substncias qumicas, e diagnosticar/quantificar qualquer eventual fenmeno de subnotificao.

PERCIA
Em toxicologia forense executam-se percias toxicolgicas que implicam investigao toxicolgica humana no vivo ou no cadver, baseada em procedimentos de garantia de qualidade e de cadeia de custdia, com o objetivo do esclarecimento de questes de mbito judicial supostamente relacionadas com intoxicaes.

O PASSO A PASSO DE UM LABORATRIO TOXICOLGICO FORENSE

A AMOSTRA
Existe uma grande variedade de amostras que podem ser analisadas em toxicologia forense, tais como rgos colhidos na autpsia, fludos biolgicos obtidos do cadver ou do vivo, e produtos orgnicos e inorgnicos suspeitos (lquidos, slidos, vegetais, etc.). Conforme a especificidade do caso e o tipo de anlise pretendida, procede-se seleo e colheita da amostra ou das amostras mais adequadas.

CONTAMINANTES DAS AMOSTRAS


A amostras no pode ser adicionado qualquer preservante ou conservante, devendo o seu acondicionamento e remessa obedecer a critrios de garantia da cadeia de custdia, passos fundamentais preservao da prova e correta realizao da percia. Assim, na conservao das amostras deve ser eliminado todo e qualquer fator de contaminao, nomeadamente para o seu acondicionamento deve-se atender s condies de luz, humidade e calor - fontes provveis de reaes de oxidao ou hidrlise que podem acelerar a decomposio dos produtos.

O exame toxicolgico deve ser capaz de detectar qualquer substncia qumica exgena (xenobitico) presente no material objeto da percia. O fato de existirem um elevado nmero de substncias txicas constitui uma limitao importante na realizao destas percias, pelo que a maior parte dos laboratrios dirigem a sua investigao na procura daqueles que, segundo a casustica da respectiva rea de atividade, esto implicados na maior parte dos casos. Para a seleo dos txicos a pesquisar fundamental a informao sobre o evento (policial, clnico, familiar) e a descrio dos achados da autpsia, uma vez que cada caso tem as suas prprias particularidades.

METODOLOGIA
As metodologias de investigao passam por uma srie de fases:
rastreio, confirmao, quantificao interpretao.

VARIEDADE DE TCNICAS
As tcnicas de anlise toxicolgica variam desde os clssicos mtodos no instrumentais, tais como reaes volumtricas ou colorimtricas, at outros mais sofisticados para os quais se recorre a tecnologia apropriada, simples ou acoplada, como as tcnicas espectrofotomtricas:
Espectofotometria de absoro molecular
UV-Vis, de infra-vermelhos - IR ou de absoro atmica - AAS

Cromatogrficas
cromatografia gasosa GC e cromatografia lquida - HPLC

Imunoqumicas
Elisa, imunoensaios com fluorescncia polarizada FPIA

Radioimunoensaio
RIA

Espectrometria de massas
MS.

RESULTADO
O resultado destas percias apresenta-se na forma de relatrio onde devem constar, para alm de uma eventual interpretao dos resultados, os seguintes dados:
identificao do processo e da entidade requisitante, mtodo analtico utilizado e referncias tcnica de isolamento utilizada, datas de recepo de amostras e de concluso dos exames, amostras analisadas, especialista responsvel pela execuo das anlises, nveis de deteco e de quantificao, estado das amostras analisadas, e outros que possam ser considerados relevantes para elaborao de concluses.

A AUTPSIA EM CASOS DE SUSPEITA DE INTOXICAO


A autpsia em casos de suspeita de intoxicao pode ocorrer em dois tipos de situaes distintas:
autpsia imediata - morte recente (cadver no inumado) autpsia tardia - morte h muito tempo (cadver inumado)

TIPOS DE AMOSTRAS
Uma anlise toxicolgica tem, muitas vezes, por limite a qualidade ou quantidade das amostras de que se dispe, seja prefervel o envio de amostras em excesso, apesar das dificuldades de conservao e transporte que se possam colocar, com a vantagem de poder diversificar as pesquisas, duplicar, garantir ou at contribuir para o sucesso analtico de uma determinada pesquisa.

urina, humor vtreo, lquido sinovial, medula ssea saliva sangue perifrico; contedo estomacal; bile; fgado rim. lquido cefalorraquidiano;

encfalo; local de picada de injetveis cabelos. pulmo ar do pulmo contedo intestinal ossos, tecido adiposo fezes livores vesturio

EXAME DO LOCAL EM CASOS DE SUSPEITA DE MORTE POR INTOXICAO


Nos casos de suspeita de morte por intoxicao, quem procede ao exame do local deve ter especial ateno existncia de:
- restos de vmito - na vtima (corpo, roupa suja de vmito) - no local onde foi encontrada - cheiro ou odores no local (intoxicao por gases, fumos, etc.) - torneira do gs aberta / fechada - exausto dos gases de combusto - presena de braseira ou qualquer outra fonte produtora de monxido de carbono - janelas e portas abertas / fechadas - existncia de dispositivos para recolher gases de combusto de motores (ex. mangueira ligada ao cano de escape) - presena de outros elementos indiciadores de morte por intoxicao - seringas/agulhas, algodo - tampas de garrafas - guimba - embalagens de medicamentos - frascos ou contentores de txicos (pesticidas, outros produtos qumicos)

INFORMAO EM CASOS DE SUSPEITA DE MORTE POR INTOXICAO


O perito mdico antes de iniciar uma autpsia com suspeita de intoxicao deve dispor de toda a informao social colhida junto de familiares e/ou amigos ou vizinhos da vtima. Deve haver, sempre que possvel, informao sobre: - frmacos habituais? quais? quantidades? desde quando? - consumo de drogas? tipo? vias? desde quando? - antecedentes patolgicos (doena psiquitrica) - tentativas de suicdio anteriores - mtodo? quando? quantas vezes? - ideao suicida - carta ou bilhete de despedida

PASSOS FUNDAMENTAIS DO EXAME TOXICOLGICO


O contributo de um exame toxicolgico pode dar-se a dois nveis principais, tendo como base, achados concretos ou opinies. Deste modo, distinguem-se:
exames toxicolgicos baseados em achados consideram dados obtidos no isolamento, identificao e doseamento de substncias txicas. Neste passo, inserem-se tambm resultados de confirmao da ausncia de outras substncias qumicas potencialmente relacionadas com a intoxicao e os procedimentos usados e respectiva qualidade. exames toxicolgicos baseados em opinies - podem ser, mais ou menos, fundamentados, de acordo com a informao que recolhida, a interpretao dada a cada caso e a emisso de pareceres periciais.

RESULTADOS DA TESE

CONSIDERAES FINAIS
A magnitude do problema do uso indevido de substncias qumicas, verificada nas ltimas dcadas, ganhou propores to graves que hoje um desafio da sade pblica no pas. Alm disso, este contexto tambm refletido nos demais segmentos da sociedade por sua relao comprovada com os agravos sociais, tais como: acidentes de trnsito e de trabalho, violncia domiciliar e crescimento da criminalidade.

Vous aimerez peut-être aussi