Vous êtes sur la page 1sur 25

UNIJU-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DCS-Departamento de Cincias Sociais PROFESSOR-Dejalma Cremonese ACADMICA- Ana Paula

Blau COMPONENTE CURRICULAR-Teoria do Estado 2 SEMESTRE DEZEMBRO ,2004

HISTRIA DA GRCIA
INTRODUO
Nenhuma civilizao da antigidade se apresenta de modo to fascinante e atraente como a civilizao grega. O povo que a produziu, conquista nossa simpatia por seus excepcionais dotes fsicos e intelectuais impressos eternamente nas suas manifestaes literrias, filosficas, artsticas e polticas. Cultor da razo, apreciador da beleza, amante da liberdade, eis alguns traos apontados como caractersticas do povo helnico.

CAP I
AS FONTES
Podemos classificar os meios que nos levam ao conhecimento do passado grego em fontes epigrficas, numismticas, papirolgicas, literrias e arqueolgicas.

EPIGRAFIA
As numerosissmas inscries gregas referem-se a atos pblicos (tratados de paz, de aliana, de comrcio, leis, listas de magistratos, de despesas, etc...), atos privados (compra e venda, manumisses, locaes, doaes, testamentos ) , assuntos religiosos (listas de sacerdotes, rituais, administrao de templos, etc...) , homenagem a mortos (existem epitfios longos escritos em estilo declamatrio ) homenagem a vivos (so testemunhos de reconhecimento de cidades ou associaes a determinado personagem a quem se conferem honras e privilgios ). Todas essas inscries constituem inesgotvel fonte de conhecimento da Antigidade Clssica. .

LITERATURA
O imenso acervo da literatura grega constitui fonte para o conhecimento da Histria Antiga da Grcia. Poetas, dramaturgos, comedigrafos, filsofos, oradores e sobretudo historiadores deixaram maior ou menor contribuio para a reconstituio cientfica do passado helnico.

ARQUEOLOGIA
O historiador George Grote escreveu no prefcio de sua monumental HISTORY OF GRECCE publicada em 1846, as seguintes palavras: Inicio a verdadeira Histria da Grcia com a primeira Olimpada de que se tem conhecimento, ou seja, no ano 776 AC ...Pois a verdade que os anais histricos propriamente ditos no comeam seno depois dessa data. Dois estudiosos das antigidades helnicas, Henrique Schliemann e Arthur Evans, haveriam de , muitos anos mais tarde, provar que a rbita da Histria Grega era muito mais extensa do que imaginava Grote. Algumas das datas importantes da arqueologia Grega: 1870- Escavaes da Schliemann; 1875-Escavaes alemes em Olmpia; 1891-Escavaes francesas em Creta; 1907-Escavaes inglesas em Esparta;

NUMISMTICA
As colees de moedas gregas se encontram espalhadas entre particulares e museus. A consulta paciente catlogos especializados constitui o principal meio ao alcance dos interessados em aprofundar o estudo da Histria Grega atravs da contribuio da numismtica. As moedas gregas mais perfeitas foram produzidas entre os anos 415 e 280 AC.

PAPIROLOGIA
A papirologia adquiriu importncia como cincia auxiliar da Histria no decorrer do sc xix. O primeiro papiro literrio grego que se encontrou foi uma parte manuscrita da Ilada.

CAP II
O QUADRO GEOGRFICO A GRCIA ANTIGA
Descrio-Limitada ao noroeste pela Albnia, ao norte pela Iugoslvia e Bulgria, ao nordeste pela Turquia , a leste pelo Mar Egeu, ao sul pelo Mediterrneo, e a oeste pelo Mar Jnio, a Grcia continental moderna , extremidade sul da pennsula balcnica, possui uma superfcie bem mais extensa que as dos tempos clssicos. Paisagem, clima e recursos naturais-Macios montanhosos, pequenas plancies cortadas por cursos d gua, profunda penetrao do mar nas reentrncias litorneas, eis, em poucas palavras, o aspecto que nos oferece uma carta geogrfica da Grcia. O clima reinante desde o litoral da sia Menor at as costas da Siclia e da Itlia apresenta uma notvel umidade. As variaes so muito acentuadas: de estao a estao muda a temperatura, mas, mais ainda, o regime de ventos e de chuvas. Por tudo isso, compreende-se a pouca produtividade da agricultura grega: poucos cereais, legumes, oliveiras, figueiras, e parreiras, eis alguns dos principais produtos da terra. No sc V a madeira j era rara em Atenas. Alm de ursos, podemos enumerar entre as feras , existentes na Grcia Antiga , a pantera e os lobos. Entre as minas de metais preciosos citemos o laurism que durante muito tempo supriu Atenas com prata.

CAP III
GRCIA ARCAICA E CLSSICA
-A fase arcaica caracteriza-se pelos seguintes acontecimentos: a) A formao da cidade grega; b) A segunda expanso colonizadora; c)Florescimento da civilizao grega na sia Menor; d)Influncia orientais na religio grega; e)Estreitas relaes entre Grcia Europia e a Grcia Asitica; -A Idade Clssica da Histria Grega caracteriza-se, entre outros , pelos seguintes acontecimentos: a)O grave conflito com o Imprio Persa; b)O brilho da civilizao Ateniense na poca de Pricles; c)A triste guerra do Peloponeso; d)A interferncia macednica e as conquistas de Alexandre;

OS TEMPOS HOMRICOS
Os chamados tempos homricos se situam cronologicamente em poca anterior arcaica. Os palcios homricos lembram os palcios revelados pelas runas de Micenas e de Tirinto; os objetos descritos assemelhan-se aos encontrados nas escavaes arqueolgicas. Como os micenianos, os heris homricos combatem com lanas, espadas, arcos e carros. Evoluo poltico-social-Os helenos, agrupados outrora em cls , unidades independentes em que predominam os interesses coletivos, passam a integrar a plis (cidade grega, cidade estado) . Politicamente, os gregos evoluram de um regime patriarcal para um regime oligrquico.Assim nasceu uma espcie de feudalidade em que os senhores designados todos sob os nomes genricos de reis e de prncipes , formavam uma hierarquia de suseranos e vassalos. Evoluo econmica - Os helenos viviam , primitivamente, do pastoreio. A fundao das cidades teve como resultado a evoluo do pastoreio para a agricultura . A indstria comea a renascer. O comrcio, muito mais que a indstria, assumiu grandes propores. Evoluo religiosa- Nos tempos homricos as divindades da religio antiga, distantes e misteriosas, humanizaram-se e tornaram-se conhecidas.

HISTRIA POLTICA DOS GREGOS AT A MORTE DE ALEXANDRE


Histria de Esparta- Esparta, a cidade drica, caracteriza-se pelo totalitarismo de suas concepes polticas, as quais se subordinam suas instituies, sua maneira de viver, sua literatura, suas artes. As leis eram desumanas, a vida privada era inteiramente regulada pelos interesses exagerados do Estado. Histria de Atenas- Atenas, a cidade jnica, o campo aberto para o desenvolvimento das liberdades individuais : o Estado existe para o cidado. As instituies se adaptam novas circunstncias, evoluindo constantemente num sentido democrtico.

ESPARTA A GRAVIDADE DRICA QUE, DE BOM GRADO, SE CERCA DE MISTRIO. ATENAS O SORISSO JNICO, GRACIOSO E CLARO. ADMIRA-SE ESPARTA; AMA-SE ATENAS.

CAP IV
POCA HELENSTICA VISO GERAL
Helenismo- perodo da histria que se inicia com a morte de Alexandre Magno (323)e se estende at o ano de 146 aC. Os grandes chefes macednicos reunidos em Babilnia logo aps a morte do jovem monarca Alexandre , decidiram que Filipe Anideu, irmo de Alexandre por parte de pai, embora dbil mental, fosse proclamado rei.

OS ANTIGNIDAS
A Histria da Grcia no sc XX ac tem os seguintes traos caractersticos: 1) Decadncia de cidades como Esparta e Atenas; 2) Lutas de carter poltico e social nas cidades; 3) Ascenso poltica de certas regies como Etlia e a Acaia; 4) Atuao do imperialismo Macednico representado pela dinastia dos Antignidas;

CAP V
ESTRUTURA POLTICO- SOCIAL
A Estrutura poltico-social na Antigidade Grega encara dificuldades oriundas da amplido do prprio tema. A principal dessas dificuldades a variedade de aspectos que a dita estrutura apresenta no tempo e no espao.

A LIBERDADE POLTICA
A Liberdade poltica, foi, pois, para os gregos um ideal de vida. A liberdade poltica representou na Grcia uma conquista laboriosa e progressiva. Nos poemas homricos encontramos dominadores os grandes senhores, reis e chefes que concentram em suas mos a riqueza e o poder.

AS IDIAS POLTICAS DOS PENSADORES GREGOS


No encontramos, evidentemente, em Homero, digresses sobre teorias polticas.Contudo a Ilada e a Odissia mostram-nos quatro exemplos de organizao poltica: o reino de taca, o reino legendrio de Squria, a cidade de Tria e a autoridade de Agamenon.

CAP VI
A ESCRAVIDO
Na Grcia , no tempo e no espao , a escravido reveste formas diversas quanto origem , quanto situao jurdica e situao de fato dos escravos. Aristteles sublinha que h pouca diferena entre o servio que nos prestam os animais domsticos e os escravos, pois ambos nos so teis para sua fora corporal. Os escravos so instrumentos vivos que devem usar da razo para conhecer a razo do seu amo. Aristteles, entretanto, acentua que o patro , embora no tenha para com o escravo deveres de justia e de amizade, deve evitar abusos de autoridade e maus tratos. Note-se que o grande filsofo concedeu, em seu testamento, liberdade para os escravos que tivera a seu servio.

CAUSAS GERAIS DA ESCRAVIDO


No perodo clssico encontramos trs fontes de escravido: a guerra, o nascimento e a condenao em julgamento. No sc. V a talassocracia ateniense havia praticamente exterminado os ladres do mar, pondo fim pirataria como fonte de escravido. As guerras, entretanto, continuavam alimentando com abundncia o mercado de escravos . Essas guerras causavam a escravido dos prprios helenos . O nascimento constitua tambm fonte de escravido . Mas os escravos nascidos em casa no eram os mais numerosos. Na Grcia , com exceo da tica aps a legislao de Slon, o pai podia vender seus filhos como escravos.

O ESCRAVO NA FAMLIA E NA SOCIEDADE


Nos tempos homricos , a escravido no havia alcanado grande desenvolvimento. Nos primeiros empregavam-se de preferncia as mulheres que moem os gros , fiam, tecem, costuram, bordam e prestam outros servios s suas patroas. Aos escravos do sexo masculino so distribudos, via de regra, afazeres mais rudes como o amanho da terra e o pastoreio do gado

CAP VII
ASPECTOS DA VIDA COTIDIANA A FAMLIA
O matrimnio no podia, via de regra, ser outra coisa que um arranjo pouco romntico preparado em geral pelos pais ou parentes prximos da noiva. possvel e at provvel que as jovens fossem, as vezes , consultadas sobre seus futuros esposos. Apesar do carter prosaico dos entendimentos pr- nupciais, a futura vida conjugal podia bem propiciar o desenvolvimento de um verdadeiro e slido amor entre marido e mulher.

TOILETTE, VESTURIO E ALIMENTAO


Os gregos apreciavam a higiene do corpo e procuravam mant-la com cuidados especiais, entre os quais figuravam os banhos e os exerccios fsicos. Scrates, mesmo em idade avanada , no descurava a ginstica para reduzir seu ventre que havia ultrapassado a justa medida. A primeira pea do vesturio grego o quton. Este foi usado pelos atenienses at a poca das guerras prsicas. Depois, sob um regime de igualdade que nivelava as classes, o vesturio do homem tornava-se fatalmente de uma simplicidade democrtica. Os trabalhadores livres no se distinguiam mais dos escravos e a diferena de fortuna s era reconhecvel para um sinal: as pessoas ricas usavam vestes brancas; as demais , em razo de economia , vestes escuras. Os gregos apreciavam muito o banquete , e o realizavam com freqncia sempre que se desse um acontecimento digno. A refeio abrangia a primeira e a segunda mesa. Na primeira serviam carne de boi, de peixe, de carneiro, de aves, e legumes. Na segunda trazen-se doces e frutas: figos secos,amndoas, nozes, mas, pras, melancias, uvas e, em seguida, queijo, pastis com papoila e mel.

TEATRO E JOGOS
O teatro e os estdios eram monumentos caractersticos de toda a cidade grega de maior importncia. O teatro grego nasceu da religio. As representaes se realizavam no santurio . As trs grandes datas dos festivais dramticos eram as Dionsias maiores (fim de maro ), as Dionsias menores (em dezembro ) e as Lenias (em janeiro ). Um dos aspectos mais interessantes da civilizao grega , se dvida, a prtica do atletismo. 1) Jogos Olmpicos- realizavam-se em Olmpia , em honra de Zeus. 2) Jogos Pticos - celebravam-se em Delfos, em comemorao da vitria de Aplo sobre a serpente Pito. 3) Jogos Nemeus - realizados em Nemia, em homenagem a Hrcules. 4) Jogos stmicos - efetuados nas proximidades de Corinto, em homenagem ao heri :Melikertes, substitudo posteriormente por Posedon. _-Os jogos olmpicos realizavam-se de quatro em quatro anos, numa poca que variava entre o fim de julho e o incio de setembro.

CAP V III
A EDUCAO
A lei de Clstenes sobre o ostracionismo uma prova de que , na poca , a grande maioria dos atenienses sabia ler e escrever. Aristteles (poltica) observava que a educao dependia da constituio das cidades. Homero foi o educador da Grcia . A educao grega olhava para ao alto:Ser sempre o melhor e manter-se superior aos outros . Scrates- A educao sofista ameaava , por seu antilogismo, conduzir a mocidade a um verdadeiro amoralismo.

CAP IX
A LITERATURA
O estudo de conjunto das obras de Literatura Clssica Grega permite apontar , entre outros, os seguintes traos caractersticos gerais: .... Originalidade

....Universalidade
.... Simplicidade .... Forma elevada .... Beleza .... Veracidade O grego uma lngua indo-europia. Chama-se indo -europeu um idioma extinto falado por um povo desconhecido em uma poca que no podemos precisar e numa religio que se supe corresponder s plancies da Rssia Meridional.

POESIA
Entre os poetas do perodo destacam-se: Calmaco, Apolnio de Rodes, Arato, Tecrito, e Herondas. *CALMACO- deixou inmeras obras em grande parte perdidas. Possumos os HINOS e os EPIGRAMAS . *APOLNIO DE RODES- escreveu as ARGONUTICAS, cujo tema a antiga ilha do Velocismo de Ouro. *ARATO- poeta didtico . Patenteou sua erudio em dois poemas : .. FENMENOS e PROGNSTICOS . O primeiro resume a astronomia de seu tempo . O segundo expe a meteorologia popular . *TECRITO- das obras de Tecrito que , em geral , so consideradas autnticas , temos : .... IDLIOS PASTORAIS .... MIMOS DRAMTICOS .... CONTOS PICOS

CAP X
A FILOSOFIA
As grandes teses debatidas nas diferentes correntes filosficas gregas tiveram uma repercusso atravs de toda a Histria do Pensamento Ocidental . Nenhum grande filsofo contemporneo pode dispensar pura e simplesmente o tesouro de idias que as obras dos pensadores helnicos encerra . Scrates, Plato, Aristteles e muitos outros possuem , ainda hoje, em numerosos aspectos de sua filosofia um saber de impressionante atualidade. Basta lembrar a imensa contribuio do pensamento Aristotlico para a elaborao de mais profunda corrente filosfica crist : o tomismo .

CAP XI
AS CINCIAS
Alm da contribuio para a formao de um vocabulrio tcnico , a Grcia Antiga est presente na cincia moderna com os princpios fundamentais formulados por seus matemticos . Os matemticos gregos fundaram os alicerces da trigonometria e do clculo , principiaram e terminaram o estudo de seces cnicas e elevaram a geometria tridimensional a tanta perfeio , que at ao advento de Descartes e Pascal essa cincia permaneceu como eles a haviam deixado .

CAP XII
AS ARTES
Apesar do arrojo da Arquitetura Moderna que dispe de meios materiais desconhecidos na Antigidade , os quais facilitam a realizao de magnficas construes em que o simples , o leve e o funcional se aliam harmonicamente , encontramos ainda hoje , e em notvel quantidade a presena inspiradora das linhas arquitetnicas da Grcia Clssica com suas colunatas de sbria majestade e com seus capitis caractersticos . As esttuas gregas continuam objetos de admirao e de inspirao , principalmente para aqueles que procuram na escultura a expresso do belo humano por meio de materiais como o mrmore , o bronze , etc...

CARACTERISTICAS DA ARTE GREGA


.... Liberdade .... Equilbrio .... Naturalismo .... Alegria .... Originalidade .... Beleza .... Harmonia .... Companheirismo

CAP XIII
A RELIGIO
A religio da Grcia Antiga apresenta uma longa evoluo e conseqentemente uma notvel multiplicidade de aspectos . Os elementos bsicos que contriburam para a formao do quadro religioso na Grcia so : 1) Elementos religiosos indo-europeus importados para a pennsula no decorrer das diferentes migraes . Os invasores indo- europeus da pennsula rendiam culto a pedras , a rvores e a animais. 2) Elementos pr-helnicos , principalmente creto - micenianos . 3) Elementos Orientais.

O CULTO
Mais que um conjunto de crenas , a religio grega era um conjunto de prticas rituais . O nascimento , o casamento e os funerais davam oportunidade prtica do culto particular que inclua conforme a ocasio , sacrifcios , libaes de vinho , de mel e de leite , alimentos , gua lustral, etc... O culto pblico da cidade se processava em lugares especialmente escolhidos para essa finalidade , tais como bosques sagrados , templos , montanhas. Os magistrados eram os sacerdotes oficiais do cidade .

GIORDANI, Mario Curtis. Histria da Grcia. Vozes, 6 edio. Petrpolis 1998.

Vous aimerez peut-être aussi