Vous êtes sur la page 1sur 26

Alfabetizao: 6 prticas essenciais

1- Identificar o que cada criana da turma j sabe


O que ? Avaliar o nvel de alfabetizao e as intervenes mais adequadas para cada aluno. Antes mesmo de entrar na escola, as crianas j esto cercadas por textos, mas o contato com eles depende dos hbitos de cada famlia. Assim, uma turma de 1 ano vai apresentar uma variedade enorme de saberes, com estudantes pr-silbicos (quando as letras usadas na escrita no tm relao com a fala), silbicos sem valor sonoro (representando cada slaba com uma letra aleatria), com valor sonoro (usando uma das letras da slaba para represent-la), silbico-alfabticos (que alternam a representao silbica com uma ou mais letras da slaba) e, finalmente, alfabticos (que escrevem convencionalmente, apesar de eventuais erros ortogrficos).

Aes
A atividade de diagnstico mais comum o ditado de uma lista de palavras dentro de um mesmo campo semntico (por exemplo, uma lista de frutas) com quantidade diferente de slabas. Com base nela, possvel elaborar um mapa dos saberes da turma e planejar aes. (Tambm vale usar os resultados das sondagens peridicas para informar os pais sobre os avanos de seus filho).

Mapa dos saberes a base para formar grupos


"Quando comecei a alfabetizar, no utilizava os resultados dos diagnsticos em sala de aula. Hoje, o mapa da classe funciona como um subsdio obrigatrio para a organizao de grupos de alunos com saberes prximos. Uma criana pr-silbica precisa de uma ajuda muito diferente de uma alfabtica, por exemplo. Alm disso, o diagnstico me ajuda a planejar atividades diferenciadas. Ao mesmo tempo em que trabalho textos de memria com os que esto em hipteses menos avanadas, promovo a leitura com os que j sabem ler."
Elienai Sampaio Gonalves de Brito professora do 1 ano da EM Barboza Romeu, em Salvador, BA.

Os erros mais comuns


- No usar as informaes da sondagem no planejamento. Os dados do diagnstico devem orientar as atividades, os agrupamentos e as intervenes. - No planejar atividades diferentes para alunos alfabticos e no alfabticos. Os que j dominam o sistema de escrita precisam continuar aprendendo novos contedos, como ortografia e pontuao.

2 - Realizar atividades com foco no sistema de escrita


O que ? Criar momentos para que os alunos sejam convidados a pensar sobre as relaes grafofnicas e as peculiaridades da lngua escrita. A inteno fazer com que eles investiguem quais letras, quantas e onde us-las para escrever. Alguns exemplos de perguntas para a turma: a palavra que voc procura comea com que letra? Termina com qual? Quantas letras voc acha que ela tem? por meio de reflexes desse tipo que as crianas entendem a ligao entre os sons e as possveis grafias. Algo muito distinto do que se fazia at pouco tempo atrs, quando vigorava a idia de memorizao. Os alunos primeiro repetiam inmeras vezes as slabas j formadas (ba, be, bi, bo, bu) e depois tentavam formar palavras e frases utilizando as slabas que j haviam aprendido ("O burro corria para o correio", "Ivo viu a uva" e outras sem sentido algum). S depois de guardar todas as possibilidades, a criana comeava a escrever pequenos textos. O pior era que, em muitos casos, o momento da produo nunca chegava.

Aes
Desafiar os alunos a ler e a escrever, por conta prpria, textos de complexidade adequada ao seu estgio de alfabetizao. No esforo de entender como funciona o sistema alfabtico, as crianas vo inicialmente tentar ler com base no que conhecem sobre a escrita e onde ela aparece (cartazes, livros, jornais etc.), utilizando o contexto para identificar palavras ou partes delas. As questes que o professor faz para que a criana justifique o que est escrito e os conflitos cognitivos decorrentes dessas indagaes e da interao com os colegas levam reviso de suas hipteses.

Listas para desafiar a turma a escrever


sistema de escrita quando so desafiadas a ler e a escrever. Meu foco so os que ainda no esto alfabticos. Para eles, preparo listas (de frutas, dos nomes da chamada etc.) e textos de memria (msicas, adivinhas etc.). Procuro ainda respeitar o tempo de evoluo de cada aluno. No d para forar que ele mude de hiptese s mostrando o que est errado. Esse um processo cognitivo que depende de cada um."

"Tenho clareza de que as crianas refletem sobre o

Angela Viera dos Santos professora do 2 ano da EE Josefina Maria Barbosa, em So Paulo, SP.

Os erros mais comuns


- Deixar o aluno escrever sem intervir nem fornecer informaes. A criana s avana ao receber ajudas desse tipo do professor. - Pedir que os alunos copiem textos. Esse exerccio mecnico pode, no mximo, ajudar a memorizar. - No desafiar os alunos a ler. Procurar nomes em listas, por exemplo, essencial para entender a lgica do sistema de escrita.

3- Realizar atividades com foco nas prticas de linguagem


O que ? Ajudar as crianas a entender como os textos se organizam e os aspectos especficos da linguagem escrita. Mais que enumerar as caractersticas dos diferentes gneros, o importante levar a turma a perceber as caractersticas sociocomunicativas de cada um deles, mostrando que aspectos como o estilo e o formato do material dependem da inteno do texto (por que se escreve) e de seu destinatrio (para quem se escreve).

Aes
As atividades mais consagradas so a leitura em voz alta e a produo de texto com o professor como escriba. Nas situaes de leitura, o docente atua como um modelo de leitor: ele questiona as intenes do autor ao escolher expresses e palavras, retoma passagens importantes e ajuda na construo do sentido. J nas aes de produo de texto oral com destino escrito (leia o depoimento abaixo), ao propor que os estudantes ditem um texto, ele discute a estrutura daquele gnero, escreve e revisa coletivamente, sugerindo alteraes para tornar a composio mais interessante.

Produzir textos antes mesmo de saber escrever convencionalmente


"Em minha turma, todo dia leio uma histria de literatura infantil. Dessa forma, as crianas entram em contato com a linguagem que se escreve - que, em vrios casos, tem marcas distintas da oral. Tambm atuo constantemente como escriba. Quando vou escrever um cartaz, por exemplo, peo para os alunos me ajudarem com as ideias e que pensem na melhor maneira de comunicar o que queremos. utilizando a lngua escrita em contextos reais de comunicao que as crianas aprendem a ler e escrever de forma autnoma".
Luciana Kornatzki professora do 1 ano da Escola Desdobrada Jurer, em Florianpolis, SC.

Erros mais comuns

- Ler para a turma sem destacar as caractersticas da linguagem. Depois de uma primeira leitura completa, fundamental mostrar as expresses que ajudam a construir a forma e o significado dos textos. - Explorar apenas as caractersticas de cada gnero sem produzi-lo. Conhecer a estrutura no garante as condies para a produo. Aprende-se a ler lendo e a escrever escrevendo.

4 - Utilizar projetos didticos para alfabetizar


Contemplar, na rotina da classe, um processo planejado com a participao dos alunos que resulte em um produto final escrito (uma carta, um livro, um seminrio etc.). Esse tipo de organizao do trabalho preserva a inteno comunicativa dos textos (informar, entreter etc.), respeitando o destinatrio real da produo. Com isso, fornece um sentido maior para as atividades a ser realizadas pelos alunos, j que eles sabem que o resultado final ser lido por outras pessoas, alm da professora. Nos projetos didticos, as crianas enfrentam situaes e desafios reais de produo. "Com isso, aprendem usos e funes da escrita enquanto aprendem a escrever", explica Cristiane Pelisssari. Uma das principais vantagens do trabalho com projetos didticos a possibilidade de articulao entre momentos de reflexo sobre o sistema alfabtico e sobre as prticas de linguagem. Outro ponto positivo a criao de um contexto para a leitura e a escrita: por estarem debruados sobre determinado assunto, os alunos conseguem ativar um repertrio de conhecimentos sobre o tema que esto pesquisando para antecipar o que ler e saber o que escrever.

Aes
Geralmente, os projetos esto relacionados pesquisa de temas de interesse da crianada. Os alunos so convidados a buscar informaes, relacionar conhecimentos, realizar registros, produzir textos e revis-los. Uma das vantagens dos projetos que eles proporcionam uma organizao flexvel do tempo: de acordo com o objetivo que se pretende atingir, um projeto pode ocupar somente alguns dias ou se desenvolver ao longo de vrios meses.

Escrever para ser lido e compreendido


"Nos projetos didticos, as crianas tm mais facilidade para tentar ler e escrever autonomamente porque conhecem o tema em que esto trabalhando. Outro destaque a possibilidade de aliar a discusso do sistema e das prticas de linguagem. Num projeto sobre lixo, por exemplo, escrevemos listas de objetos reciclveis e mergulhamos na anlise de bons modelos de panfletos informativos para criar coletivamente nossas prprias verses."
Ana Karina Zambaldi professora do 1 na Neves de Souza, Mogi-Mirim, SP da EMEB Professor Nelson

Erros mais comuns


- Focar o trabalho excessivamente no produto final. Os alunos aprendem muito mais com todo o processo do que com a chamada culminncia. - No aproveitar os projetos para refletir sobre o sistema alfabtico. Os alunos devem realizar registros e ter atividades de leitura em diversas etapas, articulando o sistema de escrita com as prticas de linguagem.

5- Trabalhar com sequncias didticas


O que ? Lanar mo de srie de atividades focadas num contedo especfico, em que uma etapa est ligada outra. Na alfabetizao, as sequncias podem ser usadas para focar aspectos tanto da leitura como do sistema de escrita.

Aes
Na leitura, uma opo ler com as crianas diferentes exemplares de um mesmo gnero, variadas obras de um mesmo autor, textos sobre um mesmo tema ou verses de uma mesma histria. A sequncia deve estar ligada aos propsitos leitores que se quer aprofundar. Se a idia ler para saber mais, a sequncia deve contemplar as diversas etapas de pesquisa, da localizao ao registro de informaes. Se o objetivo a leitura para entreter, a turma pode avaliar os recursos lingusticos utilizados para provocar suspense, comicidade etc. e criar um arquivo de expresses teis para as prprias produes. Uma sequncia semelhante pode ser preparada para apresentar desafios relacionados ao sistema de escrita.

Ler vrias verses para conhecer recursos de linguagem


"Uma das minhas sequncias preferidas a leitura de vrias verses de um mesmo conto. Cada aluno se identifica mais com uma verso. Debatemos as diferenas entre as verses e nos focamos na linguagem. s vezes, leio um livro cuja histria comea com 'viveram felizes para sempre'. De cara, a reao dos estudantes de estranheza, mas contribuo para que eles entendam que existem muitas formas de contar uma histria, que a escolha das palavras e da ordem do texto muda muito a prpria histria e o sentido que ela traz."
Valdeci Gomes Oliveira da Silva, 48 anos, professora do 2 ano da EE Benedito Gomes, em Santo Andr, SP

Erros mais comuns


- Prever atividades sem ligao ou continuidade. Uma atividade deve preparar para a outra. Pode-se, por exemplo, comear lendo uma verso tradicional de Chapeuzinho Vermelho e terminar com uma carta do Lobo a Chapeuzinho. - No ter clareza dos objetivos da sequncia didtica. fundamental ter em mente o que se quer ensinar e o que deve ser avaliado.

6- Incluir atividades permanentes na rotina


O que ? Prever atividades dirias para colocar os alunos em contato constante com determinados contedos importantes para conseguir ler e escrever de forma convencional. "No caso da escrita, o domnio do sistema alfabtico requer sucessivas aproximaes e tentativas de escrever adequadamente. Outro foco a aprendizagem de procedimentos e comportamentos leitores e escritores: por onde e como comeo a ler? Como tomar pequenas notas na hora de pesquisa? Como expressar preferncias literrias e trocar informaes sobre os livros?

Aes
Em termos de escrita, destaque para listas, textos de memria (como parlendas e poemas) e atividades com o nome prprio e os dos colegas de classe e com a troca de recomendaes literrias. Quando se trata de ler, a possibilidade mais consagrada a leitura diria feita pelo professor em voz alta de textos variados.

Desafios dirios de leitura e escrita


"Meus alunos j sabem que todo dia vamos ler um texto diferente. Em alguns dias, so contos e, em outros, lendas ou textos informativos. Aproveito que eles conhecem muitas histrias para colocar os ttulos preferidos no quadro e desafiar a turma a ler o que est escrito. Alm disso, todo dia as crianas escrevem textos variados: listas, cruzadinhas, bilhetes... uma forma de ajudlas a se aproximar, ao mesmo tempo, das caractersticas do sistema e da linguagem." Elaine Barli Bacilli professora do 1 ano da EM Rui Barbosa, em Umuarama, PR.

Erros mais comuns


- No propor atividades com foco no sistema de escrita. fundamental incluir atividades permanentes que levem a pensar sobre as relaes grafofnicas. - Insistir na leitura de um nico gnero textual. As crianas precisam ter contato e familiaridade com uma variedade grande de textos para que consigam se comunicar por escrito em diferentes situaes.

Fonte: Revista Nova Escola Edio 239 - Janeiro/Fevereiro 2011

Vous aimerez peut-être aussi