Vous êtes sur la page 1sur 41

OS ARTRPODES (ECTOPARASITOS)

Muitos artrpodes esto envolvidos na transmisso de vrus, bactrias, protozorios e at helmintos, mas tambm existem aqueles que so parasitos da superfcie corporal do homem, denominados ectoparasitos. O filo arthropoda rene duas classes de nosso interesse : a classe Arachnida (caros e carrapatos e a classe Insecta (pulgas, moscas e piolhos.

CAROS

caro a designao comum a algumas espcies de artrpodes da subclasse Acarina(=Acari), pertencentes classe dos aracndeos, subclasse qual pertencem mais de 30.000 espcies conhecidas, apesar de possivelmente existirem muitas outras no classificadas. Os caros do p domiciliar so visveis apenas ao microscpico e medem entre 200 e 500 micrmetros. Contudo, alm dos caros terrestres, h ainda os aquticos, inclusive marinhos.

Entre os caros parasitas do homem, existem os que atingem os folculos pilosos e glndulas sebceas, como Demodex folliculorum, que provoca a formao de cravos e parasitas cutneos, como Sarcoptes scabiei, o causador da sarna humana (escabiose)

Nas habitaes os caros alimentam-se de pele descamada humana e de animais. Os excrementos dos caros e os caros mortos dispersam-se em poeira fina, sendo inalados e podendo provocar alergias

PROFILAXIA

Vrias medidas devem ser tomadas, particularmente no quarto de dormir: Devem ser eliminados os capachos e tapetes grossos; As paredes devem ser lisas e o papel de parede deve ser retirado ; No usar reposteiros. Preferir cortinas simples e em material sinttico ; Preferir mveis lisos e pouco trabalhados para no acumularem p; No ter aparelhagens de msica, televiso e computadores no quarto; No guardar livros, discos, CDs, brinquedos e bonecos de peluche no quarto de dormir .

Encontram-se principalmente nos colches; Devem ser utilizados preferencialmente edredons de material sinttico (no usar os de penas); Utilizar almofadas de espuma ou outro material sinttico; Evitar os lenis de flanela, optando pelo algodo; Os cobertores felpudos no devem ser usados; Os lenis, fronhas da almofadas e edredons devem ser lavados a temperaturas superiores a 60C; A utilizao de coberturas anti-caros para almofadas e colches considerado um mtodo muito eficaz na reduo dos nveis de caros na cama.

CUIDADOS A TER COM A CAMA

CUIDADOS NA COZINHA
Mantenha os alimentos bem fechados; Mantenha a cozinha sempre bem ventilada e limpa especialmente panos de pratos e armarios; Um pano mido com vinagre passado regularmente no cho e nas paredes, um grande desinfetante; O caro que vive na cozinha tambm provoca as reaes alergicas mas bem diferente do encontrado nos outros ambientes da casa, (o acaro de cozinha se alimenta de restos de comida).

CUIDADOS NO BANHEIRO
Mantenha o banheiro ventilado e seco; Elimine focos de infiltrao e manchas de bolor; Coloque as toalhas diariamente para secarem ao sol e as troque duas vezes por semana; Deixe os pacotes de algodo e cotonetes bem fechados; Passe um pano mido com vinagre na bancada, na privada, no cho e nas paredes.

OS ASPIRADORES COM FILTRO HEPA (HIGH EFFICIENCY PARTICULATE AIR) SO MAIS EFICAZES QUE OS ASPIRADORES CLSSICOS NA LUTA ANTI-CAROS E DEVEM SER RECOMENDADOS

A limpeza regular (pelo menos duas vezes/semana) e cuidadosa do quarto (pavimento, tapetes, sofs, colcho e estrado) com aspirador importante. J a aspirao dos capachos pouco eficaz na reduo dos caros que vivem no seu interior.

CRAVO CUTNEO
Um caro da famlia Demodecidae est envolvido na sua formao. A cpula ocorre na abertura dos folculos pilosos. As fmeas grvidas migram para as glndulas sebceas, onde depositam os ovos. Cerca de 60 horas depois h a ecloso da larva, que d origem ninfa. Aps, aproximadamente, seis dias, a ninfa transforma-se em adulto

O caro est freqentemente associado aos "cravos" da face. Os locais mais afetados por ele o rosto, as costas e o peito. Apesar de j se ter acreditado que o Demodex folliculorum causasse vrias afeces da pele, ele no parece ser patognico, exceto em casos de blefarite (inflamao da plpebra). aconselhvel retirar o cravo com o auxlio de dois dedos limpos, aps lavar a rea com sabo e gua morna. Depois de retirar o cravo, deve-se aplicar um anti-sptico local para evitar inflamao bacteriana.

CARRAPATO ESTRELA OU MICUIM


O Amblyomma cajennense, carrapato da famlia Ixodidae tambm conhecido como carrapato estrela ou carrapato do cavalo tem como hospedeiros preferidos os eqdeos. Os carrapatos alimentam-se de sangue animal, podendo at estourar aps sugar grades quantidades. Podem transmitir diversas doenas como, por exemplo a febre maculosa que pode levar a pessoa doente morte.

Vivem em diversos locais como, por exemplo, mato, madeiras, plantas, touceiras e na pele de animais. s principais animais afetados por carrapatos so: ces, galinhas, cavalos, gado, gatos e at mesmo o homem.

Comprimento: de 0,03 cm a 2 cm. Formato do corpo: antes de se alimentar so achatados, porm aps a alimentao ficam esfricos. Cor: preto, marrom, preto e vermelho, preto e amarelo, avermelhado (varia de acordo com a espcie). Regio onde se encontra: em quase todas as regies do planeta.

ESCAMBIOSE OU SARNA
A escabiose ou sarna uma doena parasitria, causada pelo caro Sarcoptes scabiei . uma doena contagiosa transmitida pelo contato direto interpessoal ou atravs do uso de roupas contaminadas. O parasita escava tneis sob a pele onde a fmea deposita seus ovos que eclodiro em cerca de 7 a 10 dias dando origem a novos parasitas.

A doena tem como caracterstica principal a coceira intensa que, geralmente, piora durante a noite. As leses atingem principalmente os seguintes locais: abdomem, flancos, baixo ventre, umbigo, pregas das axilas, cotovelos, punhos, espaos entres os dedos das mos e sulco entre as ndegas.

ESCAMBIOSE SEM TRATAMENTO

TRATAMENTO
O tratamento da sarna consiste na aplicao de medicamentos sob a forma de loes na pele do corpo todo, do pescoo para baixo, mesmo nos locais onde no aparecem leses ou coceira. Aps terminada a primeira srie do tratamento, este deve ser repetido uma semana aps, para atingir os parasitas que estaro deixando os ovos. Medicamentos para o alvio da coceira devem ser utilizados, porm no so os responsveis pela cura. O tratamento tambm pode ser realizado por via oral, sob a forma de comprimidos tomados em dose nica.

PROFILAXIA
Para evitar a doena no use roupas pessoais, roupas de cama ou toalhas emprestadas, evite aglomeraes ou contato ntimo com pessoas de hbitos higinicos duvidosos. Em pessoas com bons hbitos higinicos, a sarna pode ser confundida com outras doenas que causam coceira, devendo o diagnstico correto ser realizado por um mdico dermatologista que indicar o tratamento ideal para cada caso.

ALERGIAS RESPIRATRIAS
Uma alergia uma situao na qual o organismo apresenta uma resposta imunolgica (de defesa) diferente da resposta protetora esperada, causando alteraes indesejveis. Os tipos de alergenos - substncias que causam reaes alrgicas - incluem: plens, partculas de p, esporos de fungos, alimentos, ltex, veneno de insetos, medicamentos.

COMO SE DESENVOLVE

Normalmente, o sistema imune funciona como defesa do organismo contra agentes invasores, como as bactrias e vrus. Entretanto, na maioria das reaes alrgicas, o sistema imune (de defesa) est respondendo a um falso alarme. A pessoa primeiro entra em contato com um alergeno e o sistema imune trata este como um invasor e mobiliza-se para atac-lo.
O sistema imune gera grandes quantidades de um anticorpo chamado imunoglobulina E (IgE). Cada anticorpo IgE especfico para um tipo particular de alergeno.

O QUE SENTE?
Espirros; coriza (nariz com corrimento); obstruo nasal; Tosse; gota ps-nasal ("catarro escorrendo atrs da garganta"); olhos, nariz e garganta um pouco avermelhados; chiado no peito.

DIAGNSTICO
Quando o mdico conversa com seu paciente, ele tem a possibilidade de colher dados que indicam a presena da doena. O exame fsico auxiliar neste sentido. Alm disso, o mdico poder realizar testes de pele e de sangue como exames complementares. A melhor opo de tratamento dever ser definida pelo mdico para o tratamento e preveno da asma, hiper-reatividade brnquica e rinite alrgica.

PROFILAXIA

Alm das medicaes, o mdico poder alertar o paciente sobre como evitar o contato com os alergenos. Evitar, principalmente, contato com cheiros fortes, poeiras, fumaas e no ficar em locais que estejam sendo higienizados. Os colches e travesseiros devem ser encapados ou materiais anti-alrgicos devem ser utilizados. Lugares com mofo devem ser evitados e filtros de ar-condicionado devem ser limpos semanalmente.

PEDICULOSE
O piolho da cabea (Pediculis capitis) um inseto pequeno, cerca de 2,5 mm de comprimento, marrom-acinzentado e que vive do sangue que suga do couro cabeludo do homem parasitado. Com o acasalamento, a fmea pe ovos frteis (lndeas) fortemente aderidos aos cabelos. Aps uma semana, os ovos comeam a descascar, ficando apenas a casca do ovo, isto , uma lndea branca lustrosa e vazia.

O piolho passa diretamente de cabea a cabea em contato direto. Acredita-se que o piolho incapaz de se transferir de um travesseiro ou um chapu ou uma toalha para uma cabea. As queixas preponderantes so coceira intensa e irritao da pele da cabea, podendo surgir tambm erupo ao nvel da nuca acompanhada de aumento dos gnglios linfticos (nguas).

Identificando os piolhos ou as lndeas. Entre as formas de "caar" o piolho est a de pentear o cabelo com "pente fino", tendo antes molhado o cabelo com gua direto da torneira ou gua morna com um pouco de vinagre ou limo em uma essncia oleosa. Penteia-se o cabelo da pele para as pontas tentando fazer cair a lndea ou o piolho sobre um pano ou papel colorido para visualizao mais fcil. Existem vrios inseticidas que podem ser usados e mais recentemente medicamentos via oral de boa eficincia.

PROFILAXIA

Embora a infestao por piolho seja associada falta de higiene, no existe qualquer evidncia de que isto seja verdade. O piolho ataca tanto cabeas limpas como pouco limpas e existem indcios que algumas pessoas tm tendncia maior infestao. Nestes casos o uso freqente de escovao e pente fino pode ser de valia.

PULGAS
Pulga o nome comum dos insetos sem asas da ordem Siphonaptera. As pulgas so parasitas externos que se alimentam do sangue de mamferos e aves. Estes animais podem transmitir doenas graves como o tifo e a peste bubnica. Uma pulga capaz de pular a um metro de distncia, o equivalente, em proporo de tamanho, a um humano saltar o comprimento de um campo de futebol.

Quando ingeridas pelos ces e gatos no ato de se lamberem ou se mordiscarem, ou pelo homem acidentalmente, levam, para o intestino, a forma infectante do Dipylidium caninum, verme cestide, semelhante Tenia, "solitria" do homem. Normalmente o ciclo de vida se completa em 3 a 4 semanas e as pulgas vivem no animal por mais de 100 dias.

Os

gatos, por sua vez, so vtimas de um parasita sanguneo, chamado Hemobartonella felis, transmitido naturalmente pela picada da pulga, causando a doena denominada de Hemobartolenose. Os sintomas so perda de peso, fraqueza, depresso e falta de apetite, devido a uma anemia que pode se tornar crnica. Se no tratados, mais de 30% dos gatos podem vir a bito.

MIASE
Doena parasitria provocada pela larva da mosca Dermatobia hominis. A larva da mosca penetra na pele do hospedeiro, que pode ser o homem ou outros animais, onde vai se desenvolver. Aps a penetrao, comea a formar-se uma leso nodular, avermelhada, com um orifcio central, por onde eliminada secreo aquosa (exsudato), levemente amarelada ou sanguinolenta. Podem ser uma ou mais leses e atingir qualquer rea da pele, inclusive o couro cabeludo. A doena provoca dor em fisgada e, em alguns casos, coceira.

TIPOS DE MIASE

As miases podem ser de dois tipos: cutneas ou cavitrias. A primeira so as denominadas miases furunculosas, causadas pela espcie de mosca Dermatobia hominis e pela Callitroga americana; estas leses assemelham-se a furnculos. O segundo tipo dividido em: miase das feridas (Dermatobia hominis), nasomiase (regio nasal), otomiase (regio dos ouvidos), oculomiase (regio da cavidade orbital), cistomiase (regio da bexiga) e miases intestinais (quando localizada no intestino).

TRATAMENTO
O tratamento consiste na retirada mecnica da larva, que pode ser conseguida atravs da expresso da leso e pinamento da mesma, o que pode ser difcil de se conseguir. Muitas vezes, necessrio realizar uma inciso para alargar o orifcio e visualizar melhor a larva.

Um "tratamento tradicional" muito empregado em localidades rurais a colocao de um pedao de toucinho sobre a leso por algumas horas. Impedida de respirar pelo toucinho, a larva tende a penetrar neste, deixando a pele do hospedeiro.

Quando a mias cutnea, seu tratamento feito com a aplica o de solu es ativas contra os parasitas e que ao mesmo tempo, no comprometa a sade do hospedeiro. objetivo da aplicao deste, que as larvas morram, ou sejam expulsas da ferida. Em seguida pode ser feita a aplicao de antisspticos ou antibi ticos tpicos, alm de proteger a ferida aberta contra uma nova deposio de ovos de moscas. Quando for o caso de miase cavitria, o tratamento vai depender da cavidade parasitada.

EQUIPE:
Ana

Luiza de S. Silva Ana Paula Santos Correia Aurenilde Moraes Braga Cledson Portugal Edinalva Rocha Santos Paloma Santos Sena

Vous aimerez peut-être aussi