Vous êtes sur la page 1sur 11

AULA 3.

2
ESQUEMA PARA REVISO GERAL
Disciplina: Teoria Geral do Turismo 2011 01 Profa. Ms. Profa. Ms. Luciene Bauermeister

REVISANDO...
VIAJANTES
PARA A OMT, VIAJANTE TODA PESSOA QUE SE DESLOCA ENTRE DOIS OU MAIS LUGARES, NO IMPORTANDO A MOTIVAO.

Existem VIAJANTES que so contados como VISITANTES, e outros no so contabilizados.

INCLUDOS NO TURISMO

EXCLUDOS NO TURISMO

NO SO CONTABILIZADOS NO TURISMO AS PESSOAS QUE EXERCEM ATIVIDADES REMUNERADAS NO DESTINO, (sendo eles trabalhadores fronteirios, emigrantes temporrios, emigrantes permanentes), nmades, passageiros em trnsitos; refugiados, membros das foras armadas; representante consulares e diplomatas.

Da estes viajantes que so includos no turismo, dependendo do seu tempo de permanncia no destino recebem outra nomenclatura...

Todos que esto em deslocamento, ou seja em viagem so chamados de VIAJANTES. VIAJANTES. E existem viajantes que visitam um local e permanecem no destino pelo menos 01 dia (24hs) e outros que permanecem menos de 01 dia (24hs).

VISITANTES de mais de 24 horas no destino.

VISITANTES de menos de 24 horas no destino.

Defina baseado nas aulas e com suas palavras.

TURISTA

EXCURSIONISTA

Defina baseado nas aulas e com suas palavras.

Estas pessoas realizam turismo ou excursionismo em destinaes tursticas. O QUE SO DESTINOS TURSTICOS?

DESTINO TURSTICO UM LOCAL GEOGRFICO QUE ATRAI TURISTAS POR APRESENTAR ALGO DE SEU INTERESSE.

Um DESTINO TURSTICO, precisa ter um mnimo de infra-estrutura para os TURSTICO visitantes (sejam de 01 dia ou menos). E podemos dividir esta infraestrutura necessria em:

INFRAINFRA-ESTRUTURA BSICA: Aquela que todos os residentes tambm precisam usufruir na localidade. O QUE COMPE???

INFRAINFRA-ESTRUTURA TURSTICA: Aquela que mais especfica para atender as necessidades do visitante, mas que residentes tambm podem utilizar. O QUE COMPE???

Toda esta infra-estrutura que o visitante utiliza quando esta fora do seu entorno TURISMO. habitual nos chamamos de CADEIA PRODUTIVA DO TURISMO. Todos estes setores que so movimentados pela atividade turstica, que atuam direta ou indiretamente no turismo, fazem parte desta cadeia produtiva.

Para que uma localidade qualquer se consolide como DESTINO TURSTICO no turismo, ele precisa ter infra-estrutura bsica e turstica para atender as necessidades do visitante, alm de ter LOCAL, alguma ATRATIVIDADE NO LOCAL algo que motive uma viagem.

A oferta de atrativos tursticos igualmente variada, tocando especialmente OS ATRATIVOS: ATRATIVOS: NATURAIS E CULTURAIS. Ora, estes por si j representam boa parte da vida e dos recursos tursticos CULTURAIS possveis de uma localidade.

Para a atividade se desenvolver de forma correta sem acarretar danos ao espao que ocupa, precisa ser PLANEJADA DE FORMA RESPONSVEL, visando o bem estar da comunidade receptora e a RESPONSVEL proteo dos atrativos e recursos tursticos, minimizando os impactos negativos e maximizando os positivos, em qualquer que seja a segmentao de turismo trabalhada.

OS RECURSOS TURSTICOS: elemento natural, artificial ou atividade humana capaz de TURSTICOS: motivar o deslocamento das pessoas.

NATURAL:
Cachoeira, rios, praias, desertos, dunas, montanhas, pantanal, etc...

ATIVIDADE HUMANA: ARTIFICIAL:


Bondinho, arena se rodeio (Barretos), monumento e etc... Fazer viola de cocho, algum que converse com jacar, atividades humanas diferente do normal e tenha capacidade de atrair.

ATRATIVO TURSTICO =
RECURSO TURSTICO + INFRAINFRA-ESTRUTURA (Facilidades) + SERVIOS

ATRATIVO TURSTICO definido como sendo aquele que atrai. Ou seja, aquele que pode atrai trazer para si. Turisticamente falando, um atrativo deve ter o poder de atrair pessoas. Mas ao fundir os conceitos de recurso e atrativo, para chegar ao turismo, percebe-se que NO BASTA ATRAIR, MAS DEVEM-SE TER CONDIES DE USO TURSTICO. No raro lugares sagrados DEVEMTURSTICO atrarem e despertarem a curiosidade de visitantes, mas muitas vezes no podem ser passveis de visitao, ou seja, no esto disponveis para a atividade turstica, e dessa forma TURSTICO no pode ser encarado como um RECURSO TURSTICO. dizer, que mais que atrair, os cones de interesse turstico devem ter possibilidade de uso, como j citado: disponibilidade e aptido.

Um DESTINO TURSTICO, pode receber turistas de vrias partes do pas ou fora dele. Ento... TURSTICO

TURISTAS ou ESCURSIONISTAS que viajam dentro do pas de origem, chamamos de TURISMO INTERNO/DOMSTICO OU TURISMO NACIONAL.

TURISTAS ou ESCURSIONISTAS que viajam para outro pas que no o seu de origem, chamamos de TURISMO EXTERNO OU TURISMO INTERNACIONAL.

Estes turistas podem chegar em MASSA ou de forma mais comedida, ALTERNATIVA ALTERNATIVA.

TURISMO DE MASSA: Turismo realizado pelas pessoas de menor nvel de rendimentos, viajando em grupos, com gastos reduzidos e permanncia de curta durao. normalmente menos exigente e desprovido de um maior conforto, pois um segmento turstico voltado para a classe intermediria da sociedade e tem como caracterstica principal o seu baixo custo.

TURISMO ALTERNATIVO: O mercado turstico assume uma "contestao" ao turismo de massas - nomeadamente na sua comum trilogia de sol / mar / praia - em que um cada vez maior nmero de clientes prefere escapar aos circuitos tursticos tradicionais. O turismo alternativo esta associado a maior preocupao com o meio ambiente, mais exigncias na prestao de servios, produtos mais exclusivos, enfim o OPOSTO do turismo de massa.

TURISMO RELIGIOSO TURISMO CIENTFICO

ECOLGICO

TURISMO DE INCENTIVO TURISMO GASTRONMICO

TURISMO DE EVENTOS

TURISMO 3 IDADE

TURISMO DE COMPRAS

ECOTURISMO

TIPOS DE TURISMO
TURISMO NUTICO SOL E PRAIA

TURISMO DE SADE

TURISMO DE PESCA

TURISMO ESPACIAL TURISMO CULTURAL TURISMO DESPORTIVO

TURISMO DE NEGCIOS

TURISMO RURAL

EXERCCIOS
1 - Em cima deste modelo de SISTEMA TURSTICO de Leiper, utilize as cidades que escolheu na sua colagem da aula passada, e defina: Origem, destino, rotas de trnsito, e o ambiente no local de destino (fsico, cultural, social, econmico, poltico e tecnolgico).

MODELO DE SISTEMA TURSTICO DE LEIPER

2 Escolha um destino dos que selecionou como os que pretende conhecer, e responda: 1 Qual o destino turstico escolhido? 2 - Qual o perfil do visitante do destino? 3 O que compe a infra-estrutura bsica e turstica deste local? 4 Quais seus principais atrativos tursticos? 5 Qual a vocao turstica do destino? 6 Neste local pratica-se mais o turismo de massa ou alternativo? 7 O que compe a oferta turstica local? 8 Qual a origem da maioria da demanda do local? Nacional ou internacional.

BIBLIOGRAFIA
Ministrio do turismo. Curso de Segmentao de turismo. Florianpolis: SEAD/UFSC, 2009. PANOSSO NETO, Alexandre. O que turismo. So Paulo: Brasiliense, 2010. PANOSSO NETTO, Alexandre; ANSARAH, Marlia Gomes de. Segmentao do mercado turstico: Estudos, mercados e perspectivas. Barueri (SP): Manole, 2009.

Profa. Msc. Luciene Bauermeister DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DO TURISMO CURSO DE TURISMO 2011 01

Vous aimerez peut-être aussi