Vous êtes sur la page 1sur 18

Bem-vindos ao Corte Plasma !!

Temas
Teoria do corte plasma. Porque corta? Como funciona um equipamento? O que um equipamento de Alta Definio? Comparao entre plasma e oxicorte. Caractersticas de um bom corte, defeitos mais comuns e como corrig-los. Parmetros para o controle do processo. Manuteno preventiva dos equipamentos Hypertherm. Problemas comuns na operao Problemas comuns nos equipamentos

Plasma
O quarto estado da matria
Ionizao:: Ionizao

Nvel de Energia

Liberao dos eltrons dos tomos do gs. O gs se transforma num bom condutor eltrico.

Plasma
Ionizao

Gs
Evaporao

Lquido
Fuso

Comportamento do Plasma:
< Seo do jato de ar > Resistncia eltrica > Voltagem mantm a corrente > Temperatura no Plasma

Slido

baw

Hypertherm

Corte por plasma


Definio

O plasma, constitudo de uma srie de partculas que, contendo aproximadamente o mesmo nmero de ons positivos e eltrons, e mostrando algumas propriedades de um gs, se diferencia deste por ser um bom condutor de eletricidade.

O corte plasma um processo que utiliza um bico calibrado para a constrio (compactao) de um gs ionizado que est a muito alta temperatura, a fim de control-lo e us-lo para fundir e cortar metais condutores.

baw

Hypertherm

Tocha Convencional
De fluxo simples

Eletrodo

(-)
Anel de Torvelinho Gs de Plasma

Bico

Pea

(+)

Funes do Gs: Conduzir o arco eltrico Expulsar o material removido Refrigerar a tocha e os consumveis

baw

Hypertherm

Tocha Hypertherm
Duplo fluxo de gs na cabea
Eletrodo Anel de Torvelinho Tobera Proteo Frontal Pea (+)

(-)
Gs de Plasma Gs de Proteo

Funes do Gs de Plasma: Conduzir o arco eltrico Expulsar o material removido Funes do Gs de Proteo: Restringir o arco e concentrar a energia Proteger a zona de corte Refrigerar a tocha e os consumveis

baw

Hypertherm

Corte por plasma


Caractersticas do arco
Eletrodo Bico(Tobera)

Faixas (range) de Temperatura do arco 17,000C 27,000C 11,000C

< 15

V = V1 + V2 + V3

O parmetro de regulagem a corrente. O equipamento seleciona automaticamente a voltagem do arco, dependendo da espessura do material e do dimetro do furo do bico (seo do jato de ar)

baw

Hypertherm

Voltagem do Arco V

Movimento de Avano

V3

V2 V1

Variaes da Voltagem do Arco


H QUE TER EM CONTA QUE, A IGUAL CORRENTE E MESMA ESPESSURA:
1) SE INCREMENTO A VELOCIDADE, MAIS CURTO O ARCO, PORTANTO, A VOLTAGEM DO ARCO DIMINUI

2)

SE AUMENTO O FLUXO DE GS PLASMA, A VOLTAGEM DO ARCO SOBE

3)

SE H UMA RESTRIO NO GS PLASMA, BAIXAR A VOLTAGEM DO ARCO

A voltagem do arco funo da altura da tocha. usada para controlar esta varivel que muito importante para obter a qualidade desejada.

Sequncia de Arranque
Equipamentos com alta frequncia
Rel de AP (-) (+) Circuito Principal Sensor de Corrente 1) Abertura da vlvula de gs / Tenso na fonte / Rel de AP desacionado 2) Aciona-se (fecha) o rel de HF e se acende o arco de alta frequncia, que ioniza o gs e cria o caminho para acionar (fechar) o circuito de AP (arco piloto). Acende-se o arco piloto entre o eletrodo o bico. 3) Se a tocha estiver prxima da pea, comear a fechar-se o circuito principal, ou seja, produz-se a transferncia do arco desde o eletrodo at a pea. Quando o sensor de corrente detecta a circulao, abremse os rels de AP e de HF. Arco alta frequncia (no marca a chapa) Trs tipos de arco Arco piloto (marca a chapa mas no perfura) Arco transferido (perfura a chapa) Pea R (2 ) Rel de HF HF Eletrodo Bico

baw

Hypertherm

Processos para Corte de Metais


Desafortunadamente o nosso no um mundo perfeito! Todos os processos de corte tem suas vantagens e desvantagens. Os processos de corte encontrados no mercado podem ser agrupados nas seguintes categorias:
Mecnicos serra, puno, jato de gua c/abrasivo Oxicorte Excelente qualidade e preciso Caros, lentos

Qumicos

Baixo invest., ampla alto custo de retrabalho, s aplicao,qualidade aceitvel metais ferrosos, lento, grande acima de 1/4 aporte de calor Excelente qualidade em alguns materiais Altas velocidades Transformaes metalrgicas Alto custo de invest.

Trmicos

Plasma sem oxidao Laser sem oxidao Plasma com Oxigeno Laser com Oxigeno

Qumico-Trmicos

Excelente qualidade em aos Transformaes metalrgicas finos Alto custo de invest. Alta velocidade

baw

Hypertherm

O Corte Perfeito

Todos os usurios de processos de corte de metal buscam essencialmente o mesmo: O CORTE PERFEITO. O corte perfeito poderia ter as seguintes qualidades:
ngulo reto Excelente tolerncia Sem sangria Alta velocidade Baixo Custo Sem desgaste de ferramentas Repetibilidade

baw

Hypertherm

Qualidade de Corte
Variveis a considerar

As seguintes variveis so as que devem ser tomadas em conta ao falar em qualidade de corte:
Inclinao ou desvio do corte Dureza da borda Limpeza da borda Alteraes qumicas Soldabilidade e maquinabilidade

baw

Hypertherm

Controle de processo
Variveis a considerar

O resultado do processo de corte plasma estar definido pela escolha correta das seguintes variveis:
Corrente (A) Gs (tipo, pureza e presso/vazo) Distncia tocha-pea Velocidade de avano Corte seco vs. abaixo d/gua

baw

Hypertherm

Acabamento do corte
Sangria: Abertura criada pelo metal que foi removido pelo jato de plasma. Sua largura determinada por: Corrente Tamanho do orifcio do bico Estado dos consumveis Distncia tocha-pea Velocidade de avano

Perfurar: o arranque em plena chapa, diferente do arranque na borda. A capacidade de perfurao , geralmente, a metade da capacidade mxima de corte do equipamento.

baw

Hypertherm

Acabamento do corte

Distncia tocha-pea: a distncia entre a pea e a ponta da tocha. crtica para determinar o ngulo de corte e a qualidade final. THC (Torch Height Control): a unidade que controla automaticamente a distncia tocha-pea em funo da distncia (voltagem) escolhida, para otimizar a qualidade de corte. IHS (Initial Height Sensing): Dispositivo encarregado de colocar a tocha na altura correta para a perfurao da chapa. Esta altura pode variar por causa das ondulaes da chapa ao longo de sua superfcie, e o sensor capaz de detectar estas variaes evitando o arranque muito prximo ou longe da chapa. - recomendado perfurar a 150% - 200% da altura de corte.

Efeitos da Velocidade de Avano


Sobre a voltagem do arco

Quando incrementada a velocidade de avano a Voltagem do Arco diminui, e vice-versa. A velocidade de avano muda: - Nas esquinas - No princpio e no final de um corte - No corte de crculos e formas reduzidas E Isto causar rebarbas nas esquinas e figuras pequenas. Reao do THC A tocha baixar medida que a velocidade diminui e subir com o incremento de velocidade. O THC deve ser desligado ou bloqueado nos casos em que a velocidade decresce.

baw

Hypertherm

Inclinao do corte
Controle da altura da tocha

O ngulo pode ser corrigido mediante a alterao da distncia tocha-pea. Isto se faz por meio da escolha da VOLTAGEM DE ARCO no THC. Se o ngulo no similar nos 4 lados, ento pode ser que a tocha no esteja a 90 graus em relao pea, ou que os consumveis estejam deteriorados.

Inclinao do corte
Sentido de avano
Devido ao do anel de torvelinho sobre o gs plasma, um lado do corte sempre tem inclinao. chamado lado mau. Para obter a menor inclinao na produo, necessrio cortar na direo correta. O lado bom o direito em relao ao sentido de avano da tocha.

Sentido horrio: Em cortes exteriores de uma pea. Sentido anti-horrio: En cortes interiores (furos).

Escria
Variveis que afetam na formao

Escria: o metal re-solidificado na parte inferior ou superior do corte. A formao da escria e suas condies so determinadas por: Velocidade de avano Corrente Gases usados Tipo e espessura do material Distncia tocha-pea Impurezas na superfcie do material (leos, etc) ( no caso de ter leo ou sujeira, conveniente cortar com o lado sujo ou oleoso para baixo)

baw

Hypertherm

Vous aimerez peut-être aussi