Vous êtes sur la page 1sur 22

QUMICA GERAL

Processos de separao de misturas


PROF. BETO

Processos Mecnicos
Catao: Mtodo
rudimentar de separao de mistura baseado na diferena de tamanho e de aspecto das partculas de uma mistura de slidos granulados. Ex: mistura de feijo e impurezas.

Processos Mecnicos
Peneirao ou
tamisao: Utilizado quando uma mistura de slidos granulados, cujo tamanho das partculas sensivelmente diferente, colocada sobre uma peneira e submetida agitao. Ex: mistura de areia fina e pedregulhos.

Processos Mecnicos
Levigao: Usada para
separar misturas do tipo slido-slido, quando um dos componentes (em forma de p) facilmente arrastado por um lquido enquanto o outro componente mais denso no o . Ex: ouro e areias aurficas (em p).

Processos Mecnicos
Ventilao: utilizada
quando os slidos granulados que formam a mistura possuem densidades sensivelmente diferentes. Ex: gros de caf e cascas.

Processos Mecnicos
Separao magntica:
Separa misturas do tipo slido-slido nas quais um dos componentes tem propriedades magnticas e atrado por um m. Ex: Ferro e areia.

Processos Mecnicos
Flotao:Sedimentao
fracionada: Utilizada para separar misturas do tipo slidoslido cujos componentes apresentam uma acentuada diferena de densidade. Ex: areia e serragem.

Processos Mecnicos
Sedimentao
fracionada: Utilizada para separar misturas do tipo slido-slido cujos componentes apresentam uma acentuada diferena de densidade. Ex: areia e serragem.

Processos Mecnicos
Filtrao comum: utilizada
para separar misturas de um lquido com um slido no dissolvido, quando o tamanho das partculas do slido relativamente grande e, assim, existe uma diferena acentuada entre o tamanho das partculas do slido e o tamanho dos poros do papel de filtro. Ex: gua e areia.

Processos Mecnicos
Filtrao a vcuo:
utilizada para separar misturas de um lquido com um slido no dissolvido, quando o tamanho das partculas do slido no muito grande e formam um pasta entupindo os poros do papel de filtro caso seja feita a filtrao comum. Ex: gua e carbonato de clcio.

Processos Mecnicos
Dissoluo fracionada:
Usada para separar misturas do tipo slidoslido. Baseia-se na diferena de solubilidade dos slidos em um determinado lquido. Ex: sal e areia

Processos Mecnicos
Decantao: Processo utilizado para separar
misturas heterogneas dos tipos lquido-slido e lquido-lquido. Ex: gua barrenta.

Processos Mecnicos
Decantao: Ex: gua e leo.

Processos Mecnicos
Centrifugao:
utilizada para separar misturas imiscveis do tipo slido-slido ou lquido-lquido. uma maneira acelerada de se realizar a decantao. Ex: gua e iodeto de chumbo II.

Processos Fsicos
Destilao simples: utilizada para
separar misturas homogneas do tipo slido-lquido, nas quais os componentes tm pontos de ebulio muito diferentes. Ex: gua e cloreto de sdio.

Processos Fsicos
Destilao fracionada: usada
para separar misturas homogneas no azeotrpicas do tipo lquidolquido. Ex: componentes da gasolina.

Processos Fsicos
Cristalizao
fracionada: utilizada para separar misturas homogneas do tipo slido-slido que possuem diferentes solubilidades em um solvente particular (ou misturas de solventes). Ex: purificao da acetanilida usando gua como solvente.

Processos Fsicos
Sublimao
fracionada: Usada para purificar substncias que sofrem sublimao facilmente. Ex: cnfora, iodo e naftaleno.

Processos Fsicos
Liquefao fracionada: Teoricamente indicada
para separar misturas nas quais todos os componentes encontram-se na fase gasosa. Ex: mistura de gs amnia e gs oxignio. Fuso fracionada: Teoricamente indicada para separar misturas comuns (no eutticas) cujos componentes estejam na fase slida. Ex: liga metlica de cobre e nquel presente em moedas.

Cromatografia:

Nesse processo, os componentes de uma mistura de slidos em soluo so separados e identificados pela cor. Em dos primeiros processos usados foi a cromatografia em papel. Ex: tinta da caneta.

Vous aimerez peut-être aussi