Vous êtes sur la page 1sur 19

JONH LOCKE: Liberdades individuais e propriedade privada como fundamento da ordem poltica. Nascido na Inglaterra (1632-1704). 1.

Foi atravs das idias de Locke que a civilizao burguesa e o correspondente modo de vida capitalista puderam se afinar com todo o mundo. 2. John Locke assim como Hobbes era um fervoroso adepto do esprito geomtrico, em assunto de ordem tica. A moralidade para ele pode ser demonstrada atravs de um mtodo geomtrico da mesma forma que a matemtica.

O bem e o mal em Locke


Para Locke bem e o mal no so idias congnitas, mas ligadas indissoluvelmente s sensaes de prazer e dor, que experimentamos no curso de toda a nossa existncia. Para Locke, preciso distinguir trs leis: A divina: O autor o prprio Deus. A civil: emana da prpria comunidade, no de um soberano mas, quando um certo nmero de homens consente em formar uma comunidade ou governo, reunidos num s corpo poltico, no qual a maioria tem o direito de agir e decidir sobre tudo mais. A lei de opinio ou reputao considerada a virtude ou vcio no meio social.

Carta sobre a tolerncia de Locke datada de 1685. A idia central, qual todas as razes apresentadas por Locke so subordinadas, que a religio no matria de ordem pblica sobre a qual os poderes polticos devem pronunciar-se e editar leis, mas sim de carter privado. uma idia moderna,no existente no mundo antigo.

A tolerncia em Locke
A tolerncia invocada por Locke no uma simples virtude moral, mas, um dever jurdico, que incumbe, tanto aos governantes quanto aos particulares, uns perante os outros, dever esse, correspondente a um direito natural de todos: o de professar livremente suas convices religiosas. O primeiro e fundamental princpio nesta matria, para Locke distinguir e separar de modo ntido, o que da competncia das autoridades estatais e atribuies prprias dos chefes religiosos. Ao tentar divulgar a tolerncia preconizada em Locke, vrios movimentos tambm chamam ateno atravs de manifestos, tais como o de Oliver Cromwel no qual foi sustentado que a guerra civil tinha sido uma luta do povo, no s contra os reis, mas tambm contra os senhores rurais, os juristas e todos os que viviam de comprar e vender mercadorias, todos eles inimigos dos agricultores sem terra e dos pobres lavradores, tal como os padres, cuja pregao sobre o cu e o inferno servia para desviar a ateno dos homens sobre seus direitos neste mundo e portanto era um instrumento de dominao social.

Na segunda metade do sculo XVII O capitalismo nessa poca avanou a passos largos no setor agrcola, ao organizar as bases empresariais produo de l para exportao. Neste contexto a idia central dos direitos individuais, como prerrogativa ligadas prpria natureza humana fez de Locke um dos fundadores da moderna teoria dos direitos humanos, a defesa por ele desenvolvida do direito de apropriao privada, tornou-o um dos fundadores da civilizao burguesa e patrono do sistema capitalista.

A defesa da propriedade exclusiva,base do sistema capitalista Para compreender a argumentao de Locke preciso relembrar que a a organizao agrria conservou durante sculos uma estrutura feudal. A partir de sc XVI esse regime agrrio feudal foi substitudo pela forma capitalista de terra. As terras comuns foram cercadas. A explorao capitalista da terra que passou a ser comercializada atraiu burgueses e nobres.

Rousseau
Foi um filsofo suio, nasceu em Genebra e considerado muito importante, na constituio dos conceitos da Modernidade. Seus pensamentos forma fortes argumentos de sustentao da Revoluo Francesa.

Rousseau e o comrcio
Afirmava este autor que o grande mal dos tempos modernos era a civilizao burguesa, com a sua moral mercantil com hbitos de luxo e desejos artificiais. O luxo o pior de todos os males em qualquer Estado, pois para alimentar os lacaios, oprime e arruna o lavrador e o cidado. O comrcio floresce a indstria enriquece e perde o Estado.

Relembrando o pensamento de Rousseau.


Aceitando a idia de um pacto fundador da sociedade poltica, este autor sustentou a necessidade de uma restaurao da pureza original dos costumes, corrompida pela civilizao moderna. Uma idia central domina em Rousseau: a sociedade moderna corrompeu a pureza dos costumes antigos. O homem nasce bom mas o progresso tcnico e artstico desenvolve na sociedade um fermento de corrupo.

O contrato social
Este contrato trata de um consenso estabelecido entre as pessoas com vistas a fundao da sociedade. um divisor de guas entre o estado de natureza e o estado cvico no qual vive os seres humanos.

Desigualdade em Rosseau
Para Rousseau a doena moral dos tempos modernos era a desigualdade criada artificialmente pelos homens.

Duas espcies de desigualdade.


Rousseau dizia: concebo na espcie humana, duas espcies de desigualdade; uma que denomino natural ou fsica, porque estabelecida pela natureza e que consiste nas diferenas das idades, das sades,das foras do corpo e das qualidades do esprito ou da alma.

A segunda desigualdade
Esta desigualdade se pode chamar de desigualdade moral, ou poltica, porque depende de uma espcie de conveno, e que estabelecida, ou pelo menos autorizada pelo consentimento dos homens. Esta ultima desigualdade consiste nos diversos privilgios, de que alguns gozam em detrimento dos outros, como o privilgio de serem ricos, mas honrados,mais poderosos ou mesmo de se fazerem obedecer.

A raiz de todos os males sociais.


Para Rousseau a raiz de todos os males sociais era a propriedade privada. O primeiro que, havendo cercado um terreno, teve a idia de dizer isto me pertence e encontrou gente bastante simples para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil.Quantos crimes, guerras e horrores no teria poupado ao gnero humano aquele que arrancando as estacas, tivesse gritado aos seus semelhantes:No ouam esse impostor, vocs estaro perdidos se se esquecerem de que o fruto pertence a todos e que a terra no pertence a ningum.

A educao segundo Rousseau


Para este autor h sempre uma ntima ligao entre educao e poltica, entre a formao do cidado e a organizao jurdica da cidadania. A principal tarefa dos poderes pblicos educar os cidados para a vida poltica.

A verdadeira educao.
Rousseau entendia que a verdadeira educao de cunho moral e no tcnico.A educao deve se preocupar com o desenvolvimento harmnico de todas as qualidades humanas. A mera instruo diferentemente,cuida dos meios ou instrumentos. Desviada de sua finalidade maior ela pode criar autmatos e sditos, nunca cidados e homens livres.

O maior de todos os bens


Rousseau afirmou: Se se busca saber em que consiste o maior de todos os bens, aquele que deve ser a finalidade de todo sistema de legislao, ver-se- que ele se reduz a dois objetivos principais, a liberdade e a igualdade. A liberdade, porque toda dependncia particular significa enfraquecer, na mesma proporo, o corpo do Estado; a igualdade porque a liberdade no pode subsistir sem ela.

Diferenas do pensamento de Locke e Rousseau. Para Locke:


Se a terra e todas as criaturas inferiores so comuns a todos os homens, no entanto cada homem tem a propriedade de sua prpria pessoa, quanto a ela ningum tem direito algum, a no ser, ele prprio. O trabalho de seu corpo e a obra de sua mo so deles. Na concepo deste autor, a propriedade j existe no estado da natureza e sendo uma instituio anterior sociedade um direito natural do indivduo que no pode ser violado pelo Estado.

Para Rousseau
A propriedade um ato arbitrrio de tomada de posse sobre um bem e transformada arbitrariamente em um direito, que passa a ser a causa de domnio de muitos por parte de poucos, e portanto de excluso, dando origem a usurpao, que por sua vez, forma o direito de excluir, enquanto a servido d origem a misria e submisso constante de uns em favor de outros.

Vous aimerez peut-être aussi