Vous êtes sur la page 1sur 27

Elementos de Vedao

CETEB
Prof Kyldare E. Lopes MECI08

Vedao


Conceito
Vedao o processo usado para impedir a passagem, de maneira esttica ou dinmica, de lquidos, gases e slidos particulados (p) de um meio para outro. Os elementos de vedao atuam de maneira diversificada e so especficos para cada tipo de atuao. Exemplos: tampas, bombas,eixos,cabeotes de motores,vlvulas etc. importante que o material do vedador seja compatvel com o produto a ser vedado, para que no ocorra uma reao qumica entre eles. Um vazamento, em termos industriais podem parar uma mquina e causar contaminao do produto que, conseqentemente, deixara de ser comercializado, resultado em prejuzo empresa.

Elementos de vedao


Os materiais usados como elemento de vedao so: juntas de borracha, papelo, anis de borracha ou metlicos, juntas metlicas, retentores,gaxetas,selo mecnicos etc.

Juntas de borracha


So vedao empregadas em partes estticas, muito usadas em equipamentos, flanges etc. Podem ser fabricados com materiais em forma de manta e ter uma camada interna de lona (borracha lonada) ou materiais com outro formato.

Anis de borracha (ring)




So vedadores usados em partes estticas ou dinmicas de maquinas ou equipamentos. Estes vedadores podem ser comprados nas dimenses e perfis padronizados ou confeccionados colando-se, com adesivo apropriado, as pontas de um fio de borracha com seco redonda, quadrada ou retangular. A vantagem do anel padronizado que nele no existe a linha de colagem, que pode ocasionar vazamentos. Os anis de borracha ou anis da linha ring so bastante utilizados em vedaes dinmicas de cilindros hidrulicos e pneumticos que operam baixa velocidade.

Juntas de Papelo


So empregadas em partes estticas de maquinas ou equipamentos como, por exemplo, nas tampas de caixas de engrenagens. Esse tipo de junta, pode ser comprada pronta ou confeccionada, conforme o formato da pea que vai utiliz-la.

Juntas Metlicas


So destinadas vedao de equipamentos que operam com altas presses e altas temperaturas. So geralmente fabricadas em ao de baixo teor de carbono, em alumnio, cobre ou chumbo. So normalmente aplicadas em flanges de grande aperto ou de aperto limitado.

Juntas de teflon


Material empregado na vedao de produtos como leo,ar e gua. As juntas de teflon suportam temperaturas de at 260C.

Retentores


Vedador de lbio, composto essencialmente por uma membrana elastomrica em forma de lbio e uma parte estrutural metlica semelhante a uma mola que permite sua fixao na posio correta de trabalho. A funo primordial de um retentor reter leo, graxa e outros produtos que devem ser mantidos no interior de uma mquina ou equipamento. O retentor sempre aplicado entre duas peas que executam movimentos relativos entre si, suportando variaes de temperatura.

Elementos de um retentor bsico

Tipos de perfis de retentores




As figuras ao lado mostram os tipos de perfis mais usuais de retentores. Como foi visto, a vedao por retentores se d atravs da interferncia do lbio sobre o eixo. Esta condio de trabalho provoca atrito e a conseqente gerao de calor na rea de contato, o que tende a causar a degenerao do material do retentor, levando o lbio de vedao ao desgaste. Em muitas ocasies provoca o desgaste no eixo na regio de contato com o retentor.

Tabela com os quatro tipos de elastmeros

Recomendaes para a aplicao dos retentores


Para que um retentor trabalhe de modo eficiente e tenha uma boa durabilidade, a superfcie do eixo e o lbio do retentor devero atender aos seguintes parmetros:
O acabamento da superfcie do eixo deve ser obtido por retificao, seguindo os padres de qualidade exigidos pelo projeto. A superfcie de trabalho do lbio do retentor dever ser isenta de sinais de batidas, sulcos, trincas, falhas de material, deformao e oxidao. A dureza do eixo, no local de trabalho do lbio do retentor, dever estar acima de 28 HRC.

Pr-lubrificao dos retentores




Recomenda-se pr-lubrificar os retentores na hora da montagem. A pr-lubrificao favorece uma instalao perfeita do retentor no alojamento e mantm uma lubrificao inicial no lbio durante os primeiros giros do eixo. O fluido a ser utilizado na pr-lubrificao dever ser o mesmo fluido a ser utilizado no sistema, e preciso que esteja isento de contaminaes.

Cuidados na montagem do retentor no alojamento


 

A montagem do retentor no alojamento dever ser efetuada com o auxlio de prensa mecnica, hidrulica e um dispositivo que garanta o perfeito esquadrejamento do retentor dentro do alojamento. A superfcie de apoio do dispositivo e o retentor devero ter dimetros prximos para que o retentor no venha a sofrer danos durante a prensagem. O dispositivo no poder, de forma alguma, danificar o lbio de vedao do retentor.

Montagem do retentor no eixo




Os cantos do eixo devem ter chanfros entre 15 e 25 para facilitar a entrada do retentor. No sendo possvel chanfrar ou arredondar os cantos, ou o retentor ter de passar obrigatoriamente por regies com roscas, ranhuras, entalhes ou outras irregularidades, recomenda-se o uso de uma luva de proteo para o lbio. O dimetro da luva dever ser compatvel, de forma tal que o lbio no venha a sofrer deformaes.

Gaxetas


Gaxetas so elementos mecnicos utilizados para vedar a passagem de um fluxo de fluido de um local para outro, de forma total ou parcial. Os materiais usados na fabricao de gaxetas so: algodo, juta, asbesto (amianto), nilon, teflon, borracha, alumnio, lato e cobre. A esses materiais so aglutinados outros, tais como: leo, sebo, graxa, silicone, grafite, mica etc. Em algumas situaes, o fluxo de fluido no deve ser totalmente vedado, pois necessria uma passagem mnima de fluido com a finalidade de auxiliar a lubrificao entre o eixo rotativo e a prpria gaxeta. A este tipo de trabalho d-se o nome de restringimento. O restringimento aplicado, por exemplo, quando se trabalha com bomba centrfuga de alta velocidade. Nesse tipo de bomba, o calor gerado pelo atrito entre a gaxeta e o eixo rotativo muito elevado e, sendo elevado, exige uma sada controlada de fluido para minimizar o provvel desgaste.

Gaxetas


As gaxetas so fabricadas em forma de cordas para serem recortadas ou em anis j prontos para a montagem. A seguir mostramos gaxetas alojadas entre um eixo e um mancal e a sobreposta.

Seleo da gaxeta
A escolha da gaxeta adequada para cada tipo de trabalho deve ser feita com base em dados fornecidos pelos catlogos dos fabricantes. No entanto, os seguintes dados devero ser levados em considerao:
material utilizado na confeco da gaxeta; dimenses da caixa de gaxeta; fluido lquido ou gasoso bombeado pela mquina; temperatura e presso dentro da caixa de gaxeta; tipo de movimento da bomba (rotativo/alternativo); material utilizado na construo do eixo ou da haste; ciclos de trabalho da mquina; condies especiais da bomba: alta ou baixa temperatura; local de trabalho (submerso ou no); meio (cido, bsico, salino) a que se encontra exposta.

Substituio da gaxeta


A gaxeta deve ser removida com um par de saca-gaxeta com tamanho adequado. O interior da caixa de gaxeta deve ser bem limpo. O grau de limpeza poder ser verificado com o auxlio de um espelho ou lmpada, caso seja necessrio.

Substituio da gaxeta


Caso no exista uma gaxeta padronizada, deve-se substitu-la por uma em forma de corda, tomando cuidado em seu corte e montagem. O corte dever ser a 45 para que haja uma vedao. A gaxeta dever ser montada escalonadamente para que no ocorra uma coincidncia dos cortes ou emendas, evitando assim possveis vazamentos conforme mostra a figura seguinte.

Selo mecnico


O selo mecnico um vedador de presso que utiliza princpios hidrulicos para reter fluidos. A vedao exercida pelo selo mecnico se processa em dois momentos: a vedao principal e a secundria.

Selo mecnico


A vedao principal feita num plano perpendicular ao eixo por meio do contato deslizante entre as faces altamente polidas de duas peas, geralmente chamadas de sede e anel de selagem. A sede estacionria e fica conectada numa parte sobreposta. O anel de selagem fixado ao eixo e gira com ele. Para que as faces do anel de selagem e da sede permaneam sempre em contato e pressionadas, utilizam-se molas helicoidais conectadas ao anel de selagem. A vedao secundria, aplicada sede e ao anel de selagem, pode ser feita por meio de vrios anis com perfis diferentes, tais como: junta, anel oring, anel V, cunha, fole etc.

Selo mecnico

Selo mecnico

Selo mecnico

Vous aimerez peut-être aussi