Vous êtes sur la page 1sur 21

Unio da Representao Guarapariense de Entidades

TERCEIRO SETOR:
Contexto Histrico, Avanos, Desafios e Perspectivas...

Contexto Histrico...

Incio do sculo XVI/ XVII- Inicia o registro das aes filantrpicas no Brasil, sob a lgica da prtica assistencialista, com predomnio da caridade crist. Surgi as Santas Casas de Misericrdia, asilos, orfanatos, com dependncia total do Estado na administrao e financiamento destas organizaes ...

Dcada de 20 e 30- ocorreu mudanas radicais no panorama brasileiro. A chegada da industrializao e a crescente urbanizao. Crescia a massa de operrios no qualificados, crescia as cidades desordenadamente, os problemas sociais... Surgimento dos sindicatos, as associaes profissionais, as federaes e as confederaes, que vinculava o setor privado s prticas de assistncia e auxilio mtuo para imigrantes, operrios, empregados do comrcio, servios e funcionrios pblicos... Final do sculo XIX e incio XX- as Instituies de assistncia e amparo populao carente, deixam de ser assistencialistas, caritritas e passam a profissionalizar suas aes prticas e normativas...

Tanto o Brasil, como outros Pases, se viram diante de problemas globais, cujas solues agora dependiam da capacidade de articulao de um aspecto mais amplo de agentes sociais. Neste contexto histrico, surge a crescente interveno da Sociedade Civil que, de forma organizada, tenta gerenciar espaos e propor que os aspectos sociais do desenvolvimento passem a primeiro plano. A Sociedade Civil, aqui entendida como conjunto de instituies com base associativa que representam variados interesses em disputa e composta pelos: Partidos Polticos, Sindicatos, Instituies Religiosas, Movimentos Populares, ONGs, OSCs, OSCIPS cujo papel a novidade deste processo de democratizao.

A caracterstica Marcante das Organizaes da Sociedade Civil...


No tem as caractersticas de apropriao Privada que visa o lucro... ; Prestam servios pblicos mas no Publico, e sobrevivem basicamente da transferncia de recursos de terceiros ( governo, empresas e pessoas fsica)... ; No se enquadram dentro das categorias das atividades definidas pela metodologia das contas nacionais estatais (setor da industria,setor agrcola e servios ), ou atividade de mercado. As organizaes, passam a serem identificadas como Terceiro Setor...

Avanos....
O termo Terceiro Setor recente no Brasil. Ele passou a ser utilizado a partir do incio dos anos 90 para designar as Organizaes da Sociedade Civil, com fins no econmicos, de iniciativa privada que busca desenvolver atividades para a promoo humana e mantidas com nfase na participao voluntria, que atuam nas reas: sociais, educacionais, meio ambiente,direitos humanos, movimentos populares, sade econmica, visando a soluo de problemas sociais.

Avanos...
O Terceiro Setor passou a ser olhado como
uma rea Estratgica para o desenvolvimento harmnico da sociedade moderna, para cuidar de pessoas, como contribuir na transformao dessas pessoas em cidados. Este setor tambm conhecido como o setor solidrio, coletivo e independente.O Terceiro Setor vem se expandindo em uma velocidade superior aos tradicionais setores o Publico e o Privado.

Avanos...
Estima- se que atualmente existem cerca de 300 mil Organizaes do Terceiro Setor no Brasil, movimentando cifras que correspondem a R$ 10.9 Bilhes por ano; empregam 1.2 milhes de brasileiros; contribui com 1,5% do PIB brasileiro. Estima-se que no futuro tais Organizaes movimentem somas equivalentes a at 5% do PIB, equiparando- se mdia de outros pases. Agrega em mdia, 42 milhes de Voluntrios em vrios segmentos de atuao.

Avanos...
As novas exigncias internacionais e do novo mercado, aproximaram o Setor empresarial com o Terceiro Setor, criando bandeiras como Marketing Social e Responsabilidade Social das empresas. Isso significa que a crescente proximidade com o setor privado contribuiu para que as Organizaes com fins no econmicos buscassem profissionalizar mais rapidamente o quadro de profissionais e atingir a excelncia administrativa.

Desafios...
Administrao de uma Organizao No Governamental (ONG), no se diferencia de uma empresa convencional. As exigncias legais so mais complexas e exigem uma estrutura de gesto que no se restringe apenas aos documentos bsicos (estatuto, CNPJ, regimento interno, ata de diretoria, ata de fundao),a estrutura de gesto de uma ONG dever ser profissionalizada sem perder o conceito de Organizao No Governamental.

Desafios...
Constituio Legal de uma ONG...

No Brasil, existem apenas dois formatos institucionais para a constituio de uma Organizao com fins no econmicos: Fundao- tem origem em um patrimnio ou conjunto de bens; seu registro em cartrio depende da aprovao prvia do Estatuto Social pelo Ministrio Publico Municipal ou Estadual; fiscalizada pelo Ministrio Pblico anualmente;

Desafios Constituio Legal de uma ONG... Associao- se origina da vontade de um grupo de pessoas unidas por uma causa ou objetivos sociais comuns. A Associao no depende da aprovao do Ministrio Pblico, no seu ato constitutivo e sim da Assemblia Geral convocada para este fim.

Registros Legais de uma Associao ou Fundao...


Registro no Cartrio de Pessoa Jurdica; Receita Federal- CNPJ e Declarao do IR; Prefeitura: CCI- Cadastro de Contribuinte Imobilirio/ Imposto Predial e Territorial Urbano ( IPTU/ isento); Alvar de Funcionamento; Ministrio do Trabalho: RAIS- Relao Anual de Informaes Sociais = N OU P; GFIP- Guia do Fundo de Garantia e Informaes Previdncia e o INSS-CND; Prestaes de Contas Financeiras anual aos parceiros ou rgos Pblicos ( 5 peas contbeis/ Cons. Federal de Contabilidade: Demonstrao de resultado do exerccio, Balano Patrimonial, Demonstrao das Origens e aplicaes de recursos, Demonstrao das mutaes do patrimnio social e Notas Explicativas das demonstraes contbeis.

Inscries, Registros e Certificaes...


Registros: CNAS- Conselho Nacional de Assistncia Social, para o recebimento do CEBAS- Certificado Entidades Beneficentes de Assistncia Social, para o abatimento da cota patronal, junto ao INSS; Inscries: CMAS- Conselhos Municipais de Assistncia Social( Entidade que promovam a Assistncia Social); CMDCA- Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente( Entidade que trabalha com crianas e adolescentes); CNEA- Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas( Entidades voltada a atuao no meio ambiente); OBS: Todos os Conselhos Municipais so Paritrios: 50% da Sociedade Civil Organizada e 50% do Poder Publico. Certificaes dadas por legisladores Municipais, Estaduais e Federais, atravs de projetos de Lei. : Utilidade Pblica Municipal; Utilidade Pblica Estadual; Utilidade Pblica Federal; OSCIP- Cert. Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico, emitido pelo Ministrio da Justia.

Certificaes... OSCIPS- uma lei alternativa ao Terceiro Setor, foi criada pelo Lei de n
9.790/99; uma qualificao concedida pelo Ministrio da Justia. Partiuse do princpio de que era preciso fortalecer as Entidades da Sociedade Civil, criando meios mais favorveis, eficazes e transparentes de relacionamento entre elas e o poder Pblico. As Entidades que podem ser qualificada, so as que promovem:

Assistencial social,cultura,educao,sade gratuita,segurana alimentar e nutricional,promoo do voluntariado, preservao do meio ambiente etc... Quem no pode: Entidade de classe, Igrejas, partidos polticos,cooperativas, fundaes publicas etc... Vantagens: Remunerao de Dirigentes ( fere art. 150 e lei complementar )firmar termo de parceria com o Poder Pblico, menos burocracia na obteno da certificao, receber bens apreendidos, disponveis administrados pela Receita Federal... Desvantagem: Perca da Imunidade tributria e o CEBAS..

Leis que Legitimam e Fundamentam o Terceiro Setor...


CF- Constituio Federal-(estabelece a estrutura e as atribuies do Estado em funo do ser Humano e da Sociedade Civil)- Art. 4,5 ,150, 195, 203, 204, 227; CC- Cdigo Civil( se refere a pessoa humana e a sociedade civil) Art. 53 ao 69; LOAS- Lei Orgnica de Assistncia Social ( mudou a viso do favor, para DireitoTrip: Educao, Previdncia e Assistncia Social)legitima os Art. 203 e 204 da CF; ECA- Estatuto da Criana e Adolescente; LDB- Lei de Diretrizes Base de Educao( Terceirizao da educao Infantil); CNT- Cdigo Tributrio Nacional ( lei complementar Art. 150 da CF; Art. 9, 14,136,137,138,176,177,178e 179) que isenta as Associaes dos tributos; Lei n 9.608/ 1998- Lei do Trabalho Voluntrio/ alterada pela Lei 10.748/03 que cria a lei do incentivo ao primeiro emprego; O Mais recente Projeto de Lei do Senado- n7/ 03 - PLS 7, cria o CNO- Cadastro Nacional ONG( caso seja aprovado o que muda: As ONGs ter que presta contas anual de toda a sua movimentao financeira ao Ministrio Publico; ter que ter registro no CNO;define as Entidades que podem receber recursos pblicos: OSCIP, OSC, e Entidade UPF e com CEBAS; Criao do SUAS- Sistema nico de Assistncia Social

As Perspectivas...
Potencial de Crescimento Os nmeros sobre o Terceiro Setor no Brasil demonstram claramente que existe uma ampla possibilidade de expanso com uma maior participao no PIB; Possibilidade de ser um Setor Gerador de Emprego Tendo em vista o processo de excluso social que identificou-se no Brasil e nos pases da Amrica Latina. O setor por natureza mo-de-obra intensiva. So pessoas que atendem pessoas na prestao de inmeros servios sociais que no podem ser substitudas pelo atendimento de mquinas. Atuao Permanente e Imediata na Melhoria Geral da Vida O terceiro Setor apresenta a possibilidade de atuao permanente fora do aparelho de estado para que a condio de vida da populao excluda possa melhorar. O ativismo poltico poder ser acompanhado de aes concretas de interveno na transformao das pessoas e da sociedade.

As Perspectivas...
Convergncia de Interesses O Terceiro Setor pode aglutinar setores em causa de interesses comuns, mesmo que mantenham uma situao de antagonismo de interesses , por exemplo, na rea econmica: O antagonismo capital-trabalho pode continuar existindo da disputa por uma melhor distribuio de renda, mas isto no impede que empresas se dediquem a uma causa social e que possam estar ao lado dos trabalhadores nesta causa. Por exemplo: o esforo realizado na cidade de So Paulo pelos Sindicatos dos Bancrios e alguns bancos para resolver o problema do menor abandonado ou dos meninos e meninas de/ou na rua. Ampliao da Base de Atuao Poltica Alm de envolver trabalhadores pode tambm contar com o envolvimento de empresrios progressistas, grandes segmentos da classe mdia sensvel aos problemas sociais, da violncia e das drogas nas nossas sociedades.

As Perspectivas...
Mobilizao em Torno de Temas Mais Amplos do que o Simplesmente o Econmico Vida comunitria, harmonia social, segurana, desenvolvimento humano, melhoria da vida cultural, que contribuem para a criao de uma democracia econmica. Formao de Redes para Ativismo Poltico ( Foro Mundial ) Seattle, Davos, Washington. Recentemente o Terceiro Setor mostrou que possui um grande poder de mobilizao para o ativismo poltico questionador da ordem econmica predominante. Atravs de sua tradio de atuao em rede, centenas de organizao podem ser mobilizadas em torno de temas crticos para a melhoria das condies de vida em nossa sociedade, tais como a questo da perversa dvida dos pases em desenvolvimento que absorvem recursos que poderiam ser aplicados na rea social.

As Perspectivas...
A nova realidade emergente, entretanto passou a ser foco de ateno de algumas instituies de ensino, de educadores e pesquisadores que passaram, s muito recentemente, a dar a merecida ateno para as peculiaridades das atividades desenvolvidas pelo Terceiro Setor. A nova realidade exige, portanto: Treinamento de educadores para os programas sociais, tendo em vista os novos desafios das organizaes sociais e a perspectiva de ampliao de suas atividades com a populao; Formao de administradores para as organizaes da sociedade civil tendo em vista sua maior eficcia, eficincia e efetividade; Sistema de contabilidade que reflita as caractersticas desse setor e facilite as prestaes de contas para organismos financiadores.

Exemplo da Atuao do Terceiro Setor em Guarapari...

URGE- Unio da Representao Guarapariense de Entidades...

Reflexo...
O Quando de Deus Quando o sonho se desfaz, Deus reconstri;Quando se acabam as foras, Deus renova;Quando inevitvel conter as lagrimas, Deus d a alegria;Quando parece ser o final, Deus d novo comeo;Quando a aflio quer persistir, Deus nos envolve com a Paz;Quando faltam as palavras, Deus sabe o que queremos dizer;Quando tudo parece se fechar, Deus abre uma nova porta;Quando voc diz: no vou conseguir, Deus diz: no temas pois estou contigo;Quando a noite parece no ter fim, Deus faz nascer o amanhecer;Quando camos num profundo abismo, Deus estende sua mo e nos tira de l;Quando tudo dor, Deus d o refrigrio;Quando no existe mais f, Deus diz: acredita;Quando algum diz que no somos nada, Deus diz que somos mais que vencedores;Quando difcil se torna o caminhar, Deus nos carrega em seu colo. Sonhar,apesar das desiluses; Caminhar, apesar dos obstculos; Lutar, apesar das barreiras; Acreditar, acima de tudo

Vous aimerez peut-être aussi