Vous êtes sur la page 1sur 12

A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL

E A INDEPENDNCIA DAS AMRICAS.

A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL


QUANDO? Nas ltimas dcadas do sculo XVIII. MOTIVO: as transformaes ideolgicas, econmicas e polticas produzidas pelo Iluminismo, pela Revoluo Francesa (guerras Napolenicas) e pela Revoluo Industrial CONSEQUNCIAS: A independncia dos Estados Unidos e demais naes americanas, inclusive o Brasil. no processo de independncia da Amrica espanhola.

A INDEPENDNCIA DAS 13 COLNIAS.


Modelos de colonizao distintos: povoamento e explorao. Colnias de Povoamento: clima semelhante ao da Inglaterra, busca de liberdade religiosa, pequenas e mdias propriedades, trabalho livre, policultura e assalariado. Colnia de Explorao: latifndio, clima tropical, trabalho escravo e monocultura. As colnias do norte eram mais desenvolvidas que as do Sul Salutar Negligncia at o sculo XVII

MODELO DE COLNIA DE EXPLORAO.


EUA INGLATERRA N PRODUTOS 1os S ESCRAVOS Produtos industrializados

A Inglaterra briga ...


Revoluo Gloriosa- deu estabilidade poltica ao pas e fortaleceu a burguesia inglesa. A burguesia inglesa no via com bons olhos a autonomia dos colonos das 13 colnias, que produziam suas manufaturas e concorriam com os ingleses no mercado externo. Guerra dos Sete Anos, conflito entre a Frana e a Inglaterra. Esse conflito foi motivado pela invaso dos territrios dos Montes Apalaches por colonos ingleses. Essa regio era uma colonia francesa. A Inglaterra venceu o conflito e ganhou essas terras. O governo ingls proibiu os colonos ingleses de avanar sobre as terras indgenas entre os Montes Apalaches e o rio Mississpi. Os ingleses queriam que os ndios continuassem a fornecer peles preciosas(biso, castor, marta) para as companhias de comrcio inglesa.

...E quem paga a conta: os E.U.A


Lei do Acar(1764): aumentava os impostos sobre o acar, artigos de luxo, vinho, caf, seda e roupas. Ela tambm obrigava os colonos a comprarem o melao(que eles usavam para fazer rum) das Antilhas inglesas. Antes dessa lei os colonos compravam o melao de quem vendesse mais barato: as Antilhas francesas ou holandesas. Lei do Selo(1765): dizia que todos os contratos, jornais, cartazes, cartas e certides que circulavam na colnia deviam receber um selo comprado do governo ingls. Lei do Ch(1773) o governo ingls entregou Companhia das ndias Orientais o controle sobre a venda do ch para as colnias.

A DECLARAO DE INDEPENDNCIA DOS E.U.A


Como reao s leis intolerveis, os colonos organizaram um Congresso na Filadlfia. Nesse Congresso, apesar de se manterem leais ao rei, os colonos escreveram um documento onde pediam o fim das leis intolerveis. A reao inglesa ao congresso foi aumentar o nmero de soldados nas colnias. Em 1775, iniciaram-se aes militares entre ingleses e os colonos americanos. Em 1776, os colonos fizeram um segundo Congresso que acabou optando pela separao: em 4 de julho de 1776 ficou pronta a Declarao de Independncia. Esse documento foi baseado nos ideis iluministas de liberdade e igualdade.

A Amrica Espanhola antes da Independncia. (mapa)

A amrica espanhola antes da Independncia (sociedade).


"A sociedade colonial era rigidamente estratificada, privilegiando a elite de nascimento, homens brancos, nascidos na Espanha ou Amrica: Chapetones - eram os homens brancos, nascidos na Espanha e que vivendo na colnia representavam os interesses metropolitanos, ocupando altos cargos administrativos, judiciais, militares e no comrcio externo. Criollos - Elite colonial, descendentes de espanhis, nascidos na Amrica, grandes proprietrios rurais ou arrendatrios de minas, podiam ocupar cargos administrativos ou militares inferiores. Mestios - de brancos com ndios, eram homens livres, trabalhadores braais desqualificados e superexplorados na cidade (oficinas) e no campo (capatazes). Escravos negros - nas Antilhas representavam a maioria da sociedade e trabalhavam principalmente na agricultura. Indgenas - grande maioria da populao, foram submetidos ao trabalho forado atravs da mita ou da encomienda, que na prtica eram formas diferenciadas de escravido, apesar da proibio oficial desta pela metrpole."

CHAPETONES

CRIOULOS MESTIOS

ESCRAVOS INDGENAS

ESCRAVOS AFRICANOS

A Independncia e o Iluminismo
As elites da Amrica colonial encontraram na filosofia iluminista o embasamento ideolgico para seus ideais autonomistas. A luta pela liberdade poltica encontrava sua justificativa no direito dos povos oprimidos rebelio contra os governos tirnicos e luta pela liberdade econmica na substituio do monoplio comercial pelo regime de livre concorrncia. As lojas manicas.

PROJETOS PARA A AMRICA ESPANHOLA.


O novo mundo deve estar constitudo por naes livres e independentes, unidas entre si por um corpo de leis em comum que regulem seus relacionamentos externos" Pan-Americanismo com uma Repblica (Simon Bolvar). Jos de San Martin: PanAmericanismo com uma Monarquia.
Simon Bolvar

Jos de San Martin

Vous aimerez peut-être aussi