Vous êtes sur la page 1sur 21

y A estrela simboliza algum anjo enviado por Deus

para cumprir uma misso, e no necessariamente o diabo. O verbo grego para cado significa apenas a forma como as estrelas chegam terra v.1; 10:13, Joel 1:4;

y No AT os gafanhotos so smbolo da ira de Deus Ex

y No versculo 3 o texto compara o veneno dos

gafanhotos do texto a veneno de escorpio. Demonstrando assim parte da caracterstica dessa trombeta.

y Os gafanhotos recebem a ordem de no

atacar a terra e sim os seus moradores;


y 5 meses o prazo dado a eles para

atormentarem os moradores da terra. O tormento causado pelo veneno deles ;


y No versculo 6 dito que os seres humanos

procuraro a morte, mas no a encontraro.

y O texto (v.11) diz que o anjo do abismo

o rei dos gafanhotos, essa informao nos mostra que a viso que Joo tem dos gafanhotos trata-se realmente de um simbolismo. y Em Provrbios 30:27 dito que os gafanhotos no tem rei.

y O altar de ouro simboliza o altar do incenso, que por sua

vez simboliza as oraes dos justos por libertao e justia (8:3);

y No versculo 14 vemos que 4 anjos sero soltos para matar a

tera parte das pessoas na terra. Pelo contexto podemos compreender que eles so demnios que comandaro a praga da quinta trombeta;

y O rio Eufrates simbolizava o limite da terra prometida e o

seu transbordar simbolizava a invaso do territrio de Israel pelos seus inimigos (Is 7:20, 8:7; Jeremias 46:10).

y Os agentes do juzo transformam-se em mquinas

assassinas - v. 17-19 y i. Eles so seres inatingveis - v. 17 - Eles tm couraa de fogo. No podem ser destrudos com armas convencionais. Eles so seres mistos (cavalo, leo e serpente), y ii. Eles so seres ferozes - v. 17b - Eles parecem lees, smbolo de fora, ferocidade e poder destruidor, y iii. Eles so peonhentos como serpentes - v. 19 - Esses cavalos tm um grande poder destruidor. So altamente letais e venenosas. Eles no so cavalos ordinrios, eles simbolizam mquinas e instrumentos de guerra de toda classe: tanques, canhes, avies de combate, bombas, armas nucleares, qumicas e biolgicas.

y iv. Eles flagelam e matam os homens - v. 18 - Esses

espritos malignos agem nos homens e atravs dos homens e os atormentam e matam. Trs flagelos so mencionados: fogo, fumaa e enxofre. O fogo queima, a fumaa tira a visibilidade, o enxofre polui. O propsito deles destruir. Por meio deles matam uma tera parte dos homens. Isso fala das guerras em sua truculncia, ferocidade e poder destruidor. Essas guerras sangrentas tm o poder de matar uma tera parte dos homens. Quando os homens tentam se desvencilhar de Deus, eles comeam a lutar uns contra os outros e a destruir uns aos outros em grande nmero

y . Vejam as atrocidades das guerras: nos imprios

antigos, guerras na Europa, guerra civil nos Estados Unidos, guerras tribais, guerras tnicas, guerras religiosas, as duas guerras mundiais, as guerras atuais. O arsenal de morte armazenado hoje. v. Eles tm o controle da imprensa - v. 19 - O poder desses agentes destruidores est na boca. Eles tm a comunicao em seu poder. Eles dominam a imprensa. Eles controlam o mundo pela sua filosofia. O poder est na boca e o peonha na cauda. Eles tm poder quando falam e atravs da cauda destilam letal peonha.

y O JUZO DE DEUS NA SEXTA TROMBETA, POR

MAIS DRAMTICO AINDA LIMITADO - V. 15,18,20,21


y 1. A ira de Deus ainda est misturada com a

misericrdia y Deus impe um limite. Esse limite no pode ser ultrapassado. uma tera parte dos homens e nada mais. Deus est no controle, mesmo quando os agentes do juzo esto em ao na histria.

A sexta trombeta a ltima advertncia aos habitantes da terra. A advertncia a morte de uma tera parte dos homens. Um tero da raa humana destruda, com o objetivo de levar os outros dois teros ao arrependimento. y Quando chegar a stima trombeta, ser tarde demais. A cena da stima trombeta a cena do juzo final. Ento, no haver mais chance (11:15-18). y As sete taas falam da consumao da clera de Deus (15:1).
y

y Versculo 20: Os outros seres humanos que no y

y y y

morreram com os flagelos no se arrependeram; Poderamos pensar que restante da humanidade, que no foi morto pelas pragas , aprenderia a lio da tera parte que morreu. Mas no isto que acontece; eles continuam adorando demnios e dolos, desafiando a Deus. Podemos encarar o dolo de duas formas: 1 )Representa algo que no existe ICorntios 8:4 2) Representam demnios ICortnios 10:20

y y y y

A viso de outro anjo forte: v.1 No apocalipse anjos so sempre anjos, Cristo nunca chamado de anjo. Este anjo jura pelo que vive pelos sculos dos sculos (10:6). Este anjo surge apenas como mensageiro, e ele no adorado em nenhum momento por Joo. Tudo o que retratado como detalhes da aparncia do anjo apresentado apenas para identificar que se trata de um anjo forte.

y Tendo na mo um livrinho aberto: v.2 y A palavra grega usada para livro diferente daquela

traduzida por rolo em 5:1. Livrinho no d a idia de rolo. A palavra no aparece na literatura grega antes desta poca, e parece ser inventada por Joo. y H uma analogia bblica na experincia de Ezequiel. Joo recebeu a ordem de tomar o livro e com-lo (10:9), para depois continuar seu ministrio proftico; a experincia de Ezequiel foi semelhante. Ele viu um rolo, escrito dos dois lados com lamentaes, suspiros e ais. Teve de comer o livro (Ez 2:9; 3:3; Jr 15:16,17). Isto uma representao simblica da misso de Ezequiel, quando ele recebeu a incumbncia de pregar a Palavra de Deus Julgamento e castigo a um povo rebelde.

y Ps o p direito sobre o mar e o esquerdo sobre a

terra... Englobando o mundo todo com os seus ps o anjo deixa claro que sua mensagem para todo o mundo, alm de mostrar o seu tamanho gigantesco. y Versculo 3, E bradou em alta voz, como ruge um leo... A passagem d nfase no grande volume da voz dos anjos, no em qualidade animal. No h razo para concluirmos que os anjos emitiam sons inarticulados, como um leo. Em Ams 3:8 e Os 11:10 a voz de Deus tambm semelhante ao rugido de um leo.

y Versculo 7: A afirmao do anjo forte ampliada por

este versculo. Ele no diz que o fim vir no momento especfico em que a stima trombeta for tocada, mas que durante o perodo de tempo que a compreende y O perodo da stima trombeta inclui os sete flagelos (16:1-20), que levam diretamente ao julgamento final de Babilnia, a civilizao rebelde. y Versculo 9: Esta experincia semelhante a de Ezequiel (2:9; 3:3), e representa a reafirmao proftica vista do fim iminente, particularmente vista da ira de Deus que est para cair sobre a terra.

y Comer o livro significa que: y O profeta no era insensvel quanto mensagem; y A Palavra de Deus doce (salvao) e amarga

(condenao).
y O gosto reflete a reao dupla por parte do profeta ao

digerir a mensagem e compreend-la. doce estar perto de Deus e receber sua Palavra. (Sl 19:10, 119:103) y Mas depois de digerir a mensagem, refletindo sobre suas implicaes, ela ficou amarga em seu estmago.

y No captulo 11 veremos de forma viva a misso da igreja

no mundo, sua proteo, proclamao, perseguio, triunfo e ento, o surgimento triunfante e vitorioso do Reino de Deus. y Deus tm um plano para a sua igreja, no estamos neste mundo dissociados da sua vontade. y A igreja evidencia esse projeto de Deus atravs de si mesma, das suas respostas s investidas do mundo. y A igreja precisa ser relevante.

VEREMOS ALGUNS PASSOS QUE EVIDENCIAM O PLANO DE DEUS NA VIDA DA IGREJA: OS QUE SO A IGREJA; V.1,2 Podemos observar que todo esse versculo insere nesta discusso uma realidade bastante provocativa e que diz respeito ao real estado da igreja. No texto podemos constatar o emprego de 2 termos que esto diretamente relacionados vida e a f crist. O primeiro termo proskuneo (significando beijar, como um cachorro que lambe a mo de seu mestre) no NT usado para expressar o ato de ajoelhar-se ou prostrar-se, prestar homenagem ou reverncia a algum, seja para expressar respeito ou para suplicar.( trio exterior - era uma espcie de ptio, onde todos os israelitas tinham acesso.). Esse termo identifica claramente que inteno de Deus mostrar que conhece aqueles que so adoradores vivos e sinceros. O outro termo ethnos e se refere aos gentios. Esses gentios apresentados no texto simbolizam tanto os que viviam como amigos do Evangelho quanto os que no queriam nenhum compromisso ou envolvimento com a f evanglica. Um termo em especial, e que faz a ligao lgica e dramtica proposta do texto, me chamou a ateno. O termo ekballo ele traduzido no texto como excluir na verso NVI, e no foi a ordem de excluir que me chamou a ateno e sim a traduo do termo no grego. No grego o vocbulo significa fazer algum sair de um determinado lugar usando a fora .

y y y y

O PODER DA IGREJA; V.3.4 O texto tambm nos apresenta duas testemunhas que protagonizam todo o relato. Muitas pessoas ao ler esse trecho comeam a pensar que essas duas testemunhas surgiro em algum momento da histria e que ser fcil ver o cumprimento deste relato. Entretanto, precisamos lembrar que o livro de Apocalipse faz uso de muitos smbolos para comunicar a verdade bblica. Observando todo o texto e os seus contextos podemos afirmar, sem nenhum constrangimento, que as duas referidas testemunhas so nada mais nada menos que a prpria igreja anunciando a Palavra de Deus. y Moiss e Elias (a lei e os profetas) representam toda a igreja; essas duas testemunhas so o povo de Deus na terra, a igreja de Deus no mundo, o povo de Deus entre as naes, aqueles para quem o evangelho doce em meio queles para os quais o evangelho amargo. y Lucas 10:1 y Depois disso o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois, adiante dele, a todas as cidades e lugares para onde ele estava prestes a ir .
y y

y A INTEGRIDADE E A MISSO DA IGREJA; V.5-7a y Tertuliano, um pai da igreja que era Escritor e Apologista e

viveu 160-230 d.C. disse que: O sangue dos mrtires a sementeira da igreja . Apesar das perseguies e das mortes a igreja nunca foi afetada a ponto de deixar de existir. y No texto vemos que a igreja tem a sua integridade mantida por Deus e que s ser afligida quando o tempo do seu testemunho tiver terminado. y As testemunhas sero guardadas at o fim da proclamao. y O que faz a igreja ter poder e relevncia o fato dela estar em sintonia com Deus. Sendo fiel a Ele e pregando e vivendo a sua Santa Palavra. por isso que ela identificada no texto como testemunha.

y Do captulo 1 ao 11 vimos o relato da perseguio do

mundo contra a igreja, do captulo 12 ao 22 veremos a perseguio que parte de satans, do Anticristo, do falso profeta e da Babilnia arrojada contra a igreja. y Esta segunda parte pode ser dividida da seguinte forma: 1) As quatro foras citadas acima atacam a igreja (12-14); 2) As sete taas que so o juzo de Deus sobre um mundo corrompido (15-16);

Vous aimerez peut-être aussi