Vous êtes sur la page 1sur 23

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NO PERIOPERATRIO

O QUE PERIODO PERIOPERATRIO?

PERIOPERATRIO
Perodo perioperatrio empregado para descrever todo perodo da cirurgia incluindo antes e aps o procedimento cirrgico. Compreende trs fases que so:

Pr-operatria: inicia com a deciso de se realizar a cirurgia, e continua at o paciente chegar ao centro cirrgico.

Intra-operatria: inclui todo o procedimento cirrgico at a transferncia do paciente para a rea de recuperao.

Ps-operatria: comea com a admisso na rea de recuperao e continua at o paciente receber uma avaliao de acompanhamento em casa ou ser transferido para uma unidade de reabilitao.

PR-OPERATRIO
No pr-operatrio mediato o cliente submetido a exames que auxiliam na confirmao do diagnstico e que auxiliaro o planejamento cirrgico, o tratamento clnico para diminuir os sintomas e as precaues necessrias para evitar complicaes ps-operatrias, ou seja, abrange o perodo desde a indicao para a cirurgia at o dia anterior mesma;

AVALIAO CLNICA E LABORATORIAL A submisso a atos cirrgicos de maior ou menor porte implica certos riscos que torna imprescindvel a existncia de um bom estado geral, que permeia ao paciente suportar todas as alteraes hemodinmicas e metablicas decorrentes do trauma cirrgico.

Avaliao clnica: Anamnese Devem se questionados os seguintes problemas: - Tosse frequente, presena de expectorao e seu aspecto; - Cefalias frequentes, relacionada ou no com a tenso arterial; - Alergias em geral; - Uso prvio prolongado de medicamentos.

Antecedentes mrbidos

Avaliao das necessidades fsicas

Avaliao das necessidades psicolgicas

Avaliao das
necessidades culturais

Hospitalizaes; Sinais vitais; cirurgias anteriores; nvel conscincia;

Estado emocional; de nvel

Linguagem;

de costumes compreenso do particulares procedimento cirrgico

alergias;

peso e altura;

Regilio

qualquer prteses; problema anterior com anestesia.

Avaliao Laboratorial: A avaliao laboratorial pr-operatria inclui procedimentos realizados em laboratrios de patologia clnica e nos gabinetes de diagnstico por imagem: Hemograma completo: para afastar a presena de grandes anemias, infeces. Dosagem de glicose: til para detectar casos de diabetes no conhecidos e avaliar a dosagem em pacientes j portadores da afeco. Grupo sanguneo e fator RH; Urina;

Risco Cirrgico
Fatores de risco
Idade: -Muito jovem: imaturidade de sistemas orgnicos e de mecanismos reguladores;

Complicaes possveis
Obstruo respiratria, infeco.

Reduo do metabolismo e da -Idoso: degenerao de diversos excreo de anestsicos, orgos e mecanismos insuficincia renal, retardamento reguladores mais lentos. do processo de cicatrizao de feridas. Estado nutricional -Desnutrido Desequilbrio hidroeletrolticos, retardamento de cicatrizao de feridas. Retardamento do metabolismo e da excreo de anestsicos.

- Obeso

CONSENTIMENTO CIRRGICO Antes da cirurgia, o paciente deve assinar um formulrio de consentimento cirrgico ou permisso para a realizao da cirurgia.

PR-OPERATRIO IMEDIATO
O perodo pr operatrio imediato corresponde s 24 horas anteriores cirurgia e tem por objetivo preparar o cliente para o ato cirrgico mediante os seguintes procedimentos: jejum, limpeza intestinal, esvaziamento vesical, preparo da pele e aplicao de medicao pr-anestsica.

INTERNAO
A data e a hora da internao devem estar subordinadas ao horrio programado para cirurgia. Fazer a admisso completa do paciente; Orientar quanto ao procedimento; Orientar gerais; quanto aos cuidados

Atuando na preveno de complicaes no pr-operatrio

O preparo fsico do cliente importante para o bom andamento do ato cirrgico, bem como para evitar complicaes posteriores ao mesmo. Evitar estas complicaes requer alguns cuidados de enfermagem especficos relacionados com o preparo intestinal, vesical e da pele, alm de uma avaliao da equipe, do ambiente e do cliente para prevenir a ocorrncia de infeces.

Esvaziamento intestinal
O esvaziamento intestinal no pr-operatrio diminui o risco de liberao do contedo intestinal durante a cirurgia, provocado pelo efeito de medicamento relaxante muscular.

A numerao das sondas retais deve ser selecionada de acordo com a idade e sexo do cliente, sendo de 14 a 20 para crianas e adolescentes, de 22 a 24 para as mulheres e 24 a 26 para os homens.

Esvaziamento da bexiga
Recomenda-se seu esvaziamento espontneo antes do pr-anestsico. Em cirurgias em que a mesma necessite ser mantida vazia, ou naquelas de longa durao, faz-se necessrio passar a sonda vesical de demora, o que feito, geralmente, no centro cirrgico.

* Nunca devemos forar a entrada da sonda, caso encontre resistncia, aconselha-se afastar a sonda e com cuidado tentar novamente. Se no conseguir certificar se no h obstculo, suspender o procedimento, comunicar ao mdico. Anotar relatrio.

JEJUM
Para a maioria das cirurgias, o jejum properatrio deve iniciar de 08 a 10 horas antes da operao.

Objetiva evitar vmitos e prevenir a aspirao de resduos alimentares por ocasio da anestesia.

Higiene corporal pr-operatrio


O banho e a rigorosa limpeza da regio onde ser feita a inciso cirrgica devem ser realizados para diminuir a possibilidade de contaminao

Tricotomia
De acordo com o tipo de cirurgia, o cliente pode necessitar ser encaminhado para a cirurgia sem plos na regio operatria, sendo ento necessria uma tricotomia da regio. Recomenda- se que sua realizao ocorra o mais prximo possvel do momento da cirurgia (no mximo 1 horas antes) ou no prprio centro cirrgico, em menor rea possvel e com mtodo menos agressivo.

Vestimentas e Prteses

Medicamentos Pr-operatrios
Frequentemente os anestesistas prescrevem medicamentos pr-operatrios sendo os mais comuns: -Anticolinrgicos (atropina): que diminuem secrees do trato respiratrio. -Ansiolticos (Diazepam ou midazolon): reduzem a ansiedade pr-operatria. - Sedativos (Fenobarbital) : promovem o sono.

Encaminhamento para o CC
Explicar o paciente sobre o procedimento; Verificar jejum; Verificar a retirada de prteses, adornos, etc.. Orientar a vestimenta da roupa do CC (camisola, gorro, props); Verificar sinais vitais; Realizar as anotaes de enfermagem; Encaminhar pronturio completo;

Vous aimerez peut-être aussi