Vous êtes sur la page 1sur 31

ESFERA ECONMICA

Prof. Gedeon Alencar

ICEC

Max Weber

Desencantamento com o Mundo


  

Processo de Desmagificao ! Razo Aliada Cincia ! Define as Esferas Culturais !

Etimologias
Economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei) ou tambm gerir, administrar: da "regras da casa" (lar) e "administrao da casa".


O ascetismo ou asceticismo deriva de um temo grego askesis (prtica, treinamento ou exerccio) uma filosofia de vida na qual so refreados os prazeres mundanos, onde se propem a austeridade. Misticismo (do grego , transl. mystikos, um iniciado em uma religio de mistrios) a busca da comunho com a identidade, com, consciente ou conscincia de uma derradeira realidade, divindade, verdade espiritual, ou Deus atravs da experincia direta ou intuitiva.

3.000 a.C. Egpcios, gregos, romanos

UM POUCO DE HISTRIA...

1800 Sistema de fbricas Gerente assalariado 1890-1940 Perspectiva Clssica Taylor, Fayol,Ford, Max Weber

1930-1990 Perspectiva Humanista Behavorismo Estudos de Hawthorne Teoria X e Y Maslow e McGregor D.O. LASKI 1940-1990 Pesquisa Operacional MOORE 1999 O Malandro E O Protestante

1517 Reforma Protestante

O Peregrino e o Convertido

Esta concepo religiosa de uma f pessoal uma pea mestra neste universo de representao de onde emergiu, progressivamente, a figura moderna do individuo, sujeito autnomo que governa sua prpria vida. (2008 p. 37- O peregrino e o Convertido).

Tenso Religiosa x Mundo


O problema analtico para Weber observar similaridades e divergncias lgicas entre capitalismo versus religio, os dilemas e contradio e adeso aos valores liberais da liberdade individual e participaes polticas versus compromisso com a submisso e adeso forada ordem autocrtica.

Esprito do Capitalismo

Se que possvel encontrar algum sentido ao emprego dessa designao, ela s pode ser uma individualidade histrica, isto , um complexo de conexes que se do na realidade histrica.

Sermo Econmico
Lembra-te que o dinheiro procriador por natureza e frtil. O dinheiro poder gerar dinheiro, e seus rebentos podem gerar ainda mais, e assim por diante. Cinco Xelins investidos so seis, reinvestidos so sete xelins e trs pence, e assim por diante, at se tornarem cem libras esterlinas. Quanto mais dinheiro houver, mais produzira ao ser investido de sorte que os lucros crescem cada vez mais rpido. Quem mata uma porca prenhe destri sua prole at a milsima gerao. Quem estraga uma moeda de cinco xelins, assassina (!) tudo o que com ela poderia ser produzido: pilhas inteiras de libras esterlinas (p 43)

Benjamin cara plida, desta


A tica protestante de Benjamin em sua autobiografia, o excesso virtuoso ele retrata a sua converso a essas virtudes, atribui o fato de haver descoberto a utilidade da revelao de Deus, ganhar dinheiro e sempre mais dinheiro, o ser humano em funo do ganho como finalidade de vida, no mais o ganho destinado a satisfazer suas necessidades materiais (p 46), processo que leva a irracionalidade, a desumanizao em prol do ter e no do ser, cercando sua liberdade, havendo uma inverso na ordem natural das coisas, totalmente sem sentido! Por que afinal preciso fazer das pessoas dinheiro?

Voc conhece algum que faz bem o seu trabalho? Saiba que ele melhor do que a maioria e merece estar na companhia de reis (Pv 22,29)

Toms de Aquino
Toms de Aquino designa este princpio de construo do Esprito como sendo turpitudo (deformidade, torpeza, desonra infmia etc..) esta ambio de ganho, ao Esprito do capitalismo no mnimo inconveniente para a bem aventurana da alma.

Beruf (vocao profissional)

Dentro deste conceito nasce um dogma protestante que condena a moralidade intramundana asctica (Prtica) monstica, mas em cumprir os deveres intramundanos, no qual se cumpre a vocao profissional.

Empregue o seu dinheiro em bons negcios, e com o tempo ele aumentar. Empregue-o em vrios lugares e em negcios diferentes por que voc no sabe o que acontecer amanh.(Ec 11,1-2)

Contribuio Religiosa
Quando olhamos para a histria antiga, j encontramos vestgios do capitalismo, o que estamos averiguando o quanto a influencia religiosa contribuiu para sua expanso. Weber apresenta quatro espcies no protestantismo:
   

O calvinismo. O pietismo. O metodismo As seitas Anabatista.

Confisso Westminster
Temos de tomar contato com seu contedo autntico, como consta na Confisso de Westminster de 1647, a qual foi repetida nas profisses de f dos independentes e batistas (91). Capitulo 10 (da vocao eficaz), N 1: Todos aqueles que Deus predestinou vida, e somente esses, aprouve-lhe cham-los eficazmente (...) por Sua palavra e Seu Esprito, na hora apontada e aprazada, retirando-lhes o corao de pedra e dando-lhes um corao de carne; renovando-lhes a vontade e, Sua Onipotncia, determinandoos para o que bom (...), p92. Caros colegas concordamos com Weber: Posso ir para o inferno, mas um Deus desses jamais ter o meu respeito.

Richard Baxter

a favor da prosperidade financeira dos pastores, o obstculo estava no descanso sobre a posse, no cio e prazer, o descanso est no outro mundo, na terra o ser humano tem mais que buscar a certeza de seu estado de graa. Richard Baxter Lder puritano Ingls, Baxterianismo significa um calvinismo moderado, que diz que Deus escolhe de fato um pequeno numero de pessoas, mas no despreza ou rejeita ningum.

Luteranismo x Calvinismo.
Retomando:  Lutero - reforma protestante, a fidelidade ao trabalho nos imposta pelo pecado original, serve para mortificao da vontade prpria. O trabalho como numa profisso, prestado como amor ao prximo, um dever de gratido pela graa divina (Nota de rodap 214, p 252).


Calvinismo Cura das almas, convico da salvao e trabalho rduo.

Weber tese crtica ... contra as dvidas religiosas e os escrpulos torturantes, alm de uma dieta vegetariana e banhos frios, receita-se: trabalha duro na [tua] profisso (p 144). Dito de Paulo: Quem no trabalha no coma! (2 Tess, 3,10).

Ocidente x Oriente


Diferenas notrias entre Ocidente e Oriente:

Oriente Confucionismo, Piedade Filial, devoo ao Pai, miniatura da sociedade, Altrusmo valoriza a hierarquia, conformao do mundo tal qual ele aceitao da ordem e o no consumismo, condena o consumismo. Ocidente reforma protestante, revoluo industrial.

Revoluo Industrial
   

Surgimento das fbricas e inveno das mquinas a vapor. A empresa industrial. Substituio do arteso pelo OPERRIO ESPECIALIAZADO. Sistema fabril comerciantes comearam a reunir trabalhadores em galpes para exercer maior controle sobre seu desempenho. A concentrao de trabalhadores usando mquinas aumentou grandemente a PRODUTIVIDADE. O trabalhador especializou-se e perdeu o controle sobre o meios de produo e a viso do conjunto dos bens que produzia. Anos de 1800 artesos. primeiros sindicatos para proteger os salrios dos

Puritanismo

Frase puritana no pice de sua discusso: Fora de uma profisso fixa os trabalhos que um homem faz no passam de trabalhos ocasionais e precrios, ele gasta mais tempo vadiando do que trabalhando (p 147).

Ethos do Esprito

O Esprito do capitalismo encontrou um fundamento tico dentro da pratica da tica protestante, a pratica intramundana agiu contra o gozo descontrado; estrangulou o consumo, em compensao liberou o enriquecimento, rompeu as cadeias da ambio pelo lucro no s legitimando como diretamente querido por Deus. Um Deus justo e amoroso no vai permitir a igualdade!

Descaracterizao Humana
Convenhamos assim que a pratica religiosa transferiu-se dos mosteiros para a vida profissional, dominou a moralidade intramundana, contribuindo na construo desse poderoso cosmos da ordem econmica moderna, que hoje determina o estilo de vida de todos os indivduos inseridos nesta engrenagem. (p 165) Especialistas sem esprito, gozadores sem corao; esse NADA imagina ter chegado a um grau de humanidade nunca antes alcanado (Weber).

As Escolas da Administrao
   

Clssica (1880) Taylor, Fayol Burocrtica (1900) Weber, Merton Comportamental (1930) Pesquisa Operacional (1940 - 1990) - Moore

Caractersticas da BUROCRACIA - Weber


1. CARTER LEGAL DAS NORMAS E REGULAMENTOS 2. CARTER FORMAL DAS COMUNICAES 3. CARTER RACIONAL DA DIVISO DO TABALHO 4. IMPESSOALIDADE DAS RELAES 5. HIERARQUIA DA AUTORIDADE 6. ROTINAS E PROCEDIMENTOS PADRONIZADOS 7. COMPETNCIA TCNICA 8. ESPECIALIZAO DA ADMINISTRAO 9. PROFISSIONALIZAO DOS PARTICIPANTES 10. COMPLETA PREVISIBILIDADE DO FUNCIONAMENTO

VANTAGENS DA BUROCRACIA

Para Laski: 1. Evita-se o nepotismo 2. Dificulta-se a corrupo 3. Promove a moralidade econmica Para Moore: 1. Assegura a cooperao entre um grande nmero de pessoas que no necessariamente se sentem cooperadas.

Disfunes Burocrticas
A eficincia da disciplina exige uma ligao no racional do indivduo com a norma. Este levado a enxergar somente a norma (devoo), perdendo de vista os objetivos da empresa. A burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos mnimos detalhes como as coisas devem acontecer, para se conseguir a organizao eficiente.

Exigncias Burocrticas

Conseqncias Previstas

Conseqncias Imprevistas

Regras

?????

ASCETISMO x PROTESTANTISMO

ASCETISMO
O Trabalho um ato de gratido divino. Precisa ser coagido, controlado e ter punies. Tem pouca ambio.

PROTESTANTISMO
Homem busca responsabilidades e precisa trabalhar. Pode ser estimulado porque tem potencial vocao profissional. Ambio legitimada.

O Malandro e o Protestante

Jess de Souza faz uma abordagem conceitual de Weber a partir da influncia da racionalidade aps a reforma protestante, nos pases ocidentais.

O fato de nossa Nao jamais ter sido formada na escola do protestantismo asctico a fonte de tudo aquilo que odeio nela e em mim mesmo. (Carta de Max Weber)

Afinidade Eletiva

Weber classifica uma relao de obedincia maior a Deus do que a homens, comparando com o distanciamento protestante e judaco, noo moderna de uma obedincia de uma norma abstrata.

Paralelismo Weberiano

Em relao ao atraso brasileiro, sendo feito uma leitura a partir de So Paulo. Mantemos um pensamento oriental, onde podemos destacar uma das nossas principais caractersticas somos incapazes de demarcar os limites entre as esferas pblica e privada, condio necessria universalizao do paradigma ocidental.

Da mesma forma que Weber mantinha sua inquietao referente as diferenas entre a sua Alemanha e a Inglaterra, ns tambm possumos as nossas, em relao ao distanciamento do desenvolvimento existente entre os Estados Unidos e ns, j que temos apenas um sculo de diferena a mais que os EUA.

Correlao entre as idias

Da mesma forma que Weber mantinha sua inquietao referente as diferenas entre a sua Alemanha e a Inglaterra, ns tambm possumos as nossas, em relao ao distanciamento do desenvolvimento existente entre os Estados Unidos e ns, j que temos apenas um sculo de diferena a mais que os EUA.

Correlao entre as idias

Da mesma forma que Weber mantinha sua inquietao referente as diferenas entre a sua Alemanha e a Inglaterra, ns tambm possumos as nossas, em relao ao distanciamento do desenvolvimento existente entre os Estados Unidos e ns, j que temos apenas um sculo de diferena a mais que os EUA.

Vous aimerez peut-être aussi