Vous êtes sur la page 1sur 19

O processo ensinoaprendizagem e suas conseqncias na relao professor-aluno-paciente

NUTO, S.A.S. et al. O processo ensino-aprendizagem e suas conseqncias na relao professor-aluno-paciente. Cincia & Sade Coletiva, v.11, n.1, p.89-96, 2006.

Reforma Universitria
O cirurgio- dentista dever ter uma formao humanstica e tica, para se tornar um profissional habilitado a ser um promotor de sade, sensibilizado para uma prtica odontolgica interdisciplinar no mbito coletivo.

Aprender a aprender
aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, garantindo a capacitao dos profissionais com autonomia e discernimento e assegurar a

C O S TA , I C . C , . 2005.

Os sentimentos de curiosidade, tenso, ansiedade, angstia, entusiasmo, frustrao, alegria, impacincia, obstinao, surgidos no processo ensino-aprendizagem, so importantes e acompanham o ato de perceber, analisar, comparar, entender.

Aumento de conhecimentos no apenas quantitativo, baseado no volume de informaes acumuladas no crebro humano, mas a aprendizagem gera simultaneamente mudanas qualitativas que devero ser trabalhadas integralmente pelo educando.

B o rd e n a ve & Pe re i , 1 9 9 8 . ra

Quando o educador respeita a dignidade do aluno e trata-o com compreenso e ajuda construtiva, desenvolve a capacidade do aluno procurar em si mesmo as respostas para seus problemas, tornando-o responsvel e, consequentemente,

N o ro ; N o ro ,

Metodologia
Abordagem qualitativa Quatro Universidades do Nordeste Dois grupos: alunos de odontologia e usurios Roteiro no diretivo e observaes livres Sujeitos: 28 alunos e 33 usurios Diferenciao em trs grupos.

Cobaias
O s p a ci n te s o b se rva m tu d o ; e T m co n fi n a n o s a l n o s, m e sm o a u co m o co b a i s. a

Presena do Professor Seguran a X Medo

Impor Respeito
Esta forma de ensino estimula a passividade e acentua a competitividade entre os estudantes, sendo a responsvel direta pela falta de articulao e mobilizao presentes no somente entre os alunos, mas tambm entre os profissionais de sade formados nesta base o n P. M ., W i rzch e

2002.

A superioridade do professor tem como conseqncias a baixa auto-estima dos alunos e a reproduo do autoritarismo com seus pacientes.

A baixa auto-estima dos professores, quase sempre, leva a preferncia por tticas destrutivas e humilhantes para manter o controle da classe e acabam por aumentar os problemas de auto-estima que os alunos j tm. B ra n d e n N .,
2000.

O aumento da autoconfiana do aluno melhora os desempenhos tcnicos e humanos. O dilogo e a relao igualitria, em que o professor tenha habilidade de criticar e elogiar com estmulo, facilita o processo ensinoaprendizagem.

Objetivos no Ensino Mdico


Cognitivo Afetivo

Abertura para da relao esclarecer dvidas paciente

Transferncia para o

Sem repreenso auto-estima

Dilogo e

Aumento da segurana

Equilbrio

Experincia X Sensibilidade

Maior ateno na clnica Infantil Menor sensibilizao com a experincia Sensibilidade baseada em

Desrespeito dor
A odontologia histrica e culturalmente associada dor e ao sofrimento e os alunos no esto preparados para lidar com as diferentes situaes de medo.

psicolgico...

Separao corpo-mente-esprito do modelo biomdico.

Concluses
Incorporao pelo professor de um novo referencial pedaggico, em que a construo do conhecimento seja compartilhada com o aluno, atravs de metodologias ativas de aprendizagem.

Devem ser consideradas novas diretrizes e uma integrao curricular.

Nesse modelo pedaggico, a nfase dada integrao entre os contedos humanos e tcnicos, desenvolvendo-se aspectos humansticos em que o aluno atende ao paciente e ao mesmo tempo vivencia suas dificuldades

Vous aimerez peut-être aussi