Vous êtes sur la page 1sur 21

Cranioestenose

Anatomia
Paula Amorim

y Ao nascer, o osso da cabea do beb est separado por

linhas, chamadas de suturas e duas aberturas no alto, a fontanela anterior e a posterior, conhecidas como moleiras. y As principais funes das suturas e das fontanelas so de facilitar a passagem do beb na hora do parto e permitir o crescimento adequado do crebro. Mais tarde, a prpria natureza tratar de fech-las.

y A cranioestenose ou craniossinostose o fechamento prematuro de uma ou mais suturas cranianas. A forma do crnio se modifica, devido ao impedimento do crescimento normal do crebro. Esse fechamento precoce pode causar deformidades na cabea e at graves leses neurolgicas. Suas principais conseqncias so hipertenso intracraniana, diminuio de fluxo sangneo cerebral, obstruo de vias areas, diminuio da acuidade visual e auditiva, dficit de aprendizado e efeitos psicolgicos adversos.

y A doena congnita, iniciando-se na fase de embrio. Pode ser de causa hereditria, intra-uterina ou infecciosa. Tambm pelo uso de certos medicamentos durante a gravidez, como alguns anticonvulsivantes.

y O diagnstico feito pelo exame fsico da cabea do beb, complementado com o exame radiolgico e avaliao por neuroimagem. Estes exames permitem a constatao da sutura fechada e das possveis malformaes dos ossos da face e/ou do sistema nervoso que possam ter. y Deve ser tratada antes do 8 ms de vida, mas importante que o diagnstico seja firmado at o 2 ms, para permitir um acompanhamento neurolgico mais aprofundado. O tratamento cirrgico: so criados espaos ou suturas no osso do crnio, com resultados satisfatrios. y A CONSULTA REGULAR COM O PEDIATRA NO PRIMEIRO ANO DE VIDA DA CRIANA AJUDA A FAZER O DIAGNSTICO PRECOCE E A DEFINIR O MELHOR TIPO DE TRATAMENTO.

Tipos de cranioestenose:
Escafocefalia: causado pelo fechamento da sutura sagital. o caso mais comum. Trigonocefalia: causado pelo fechamento da sutura metpica. Plagiocefalia: causada pelo fechamento da sutura coronria unilateral. Braquicefalia: causada pelo fechamento da sutura coronria bilateral. Oxicefalia: causada pelo fechamento da caixa craniana Turricefalia: causada pelo fechamento das suturas frontoparietal e parietoccipital

Escafocefalia
y A escafocefalia caracteriza-se pelo fechamento da

sutura sagital, que a "linha mole" que vai desde a testa at a nuca, e a no expanso dos ossos laterais (chamados parietais) que ficam logo acima das orelhas e abrangem a maior parte dos "lados" direito e esquerdo da cabea. Por este motivo, o crebro cresce para a frente, para trs e para cima, gerando uma cabea alta, estreita e comprida. y O crescimento anormal do crebro pode gerar desvantagens em algumas reas que ficam comprimidas, sem espao para expandirem-se.

Plagiocefalia
y A plagiocefalia (do grego Plagio = oblicuo e cefala=

cabea) resulta da fuso unilateral prematura das suturas coronal ou lambdidea(une o osso ocipital com os ossos parietais) (fechamento de um lado apenas da coronal)

y Produz orelhas desalinhdas, assimetria facial e abombamento da frente y Quando aparece a plagiocefalia deve-se fazer uso combinado das

mudanas posturais adequadas (dormir sobre o lado contrrio principalmente, dedicar o mximo tempo possvel de ficar com a barriga para baixo fazendo actividade fsica para o lado contrrio ao do aplanamento, mant-lo em braos) e fisioterapia da musculatura do pescoo intensiva, diariamente e feita em casa alm do trabalho do fisioterapeuta. y Cumpridos os 3 ou 4 meses de idade, dependendo do grau de severidade, deve-se acrescentar a esse tratamento o uso de bandas ortopdicas craniais dinmicas para devolver a normalidade aos pacientes afectados. Entre esse perodo e os 12 meses de idade quando se obtm os melhores resultados. medida em que o lactante cresce, as possibilidades de melhora diminuem, de modo que a partir de 2 anos de idade j no possvel o tratamento ortopdico, sendo til apenas a cirurgia.

Braquicefalia bilateral
y O nome significa cabea curta. A alterao causada

pela ossificao precoce da sutura coronal, fundindo os ossos adjacentes, fazendo com que o crnio se projete para cima y craniosinostose decorrente do fechamento precoce e bilateral das suturas coronais y caracterizada pela presena de uma cabea larga e curta, com o crnio achatado atrs.

Oxicefalia
y A Oxicefalia um termo usado s vezes para

descrever o fechamento prematuro da sutura coronal mais que de qualquer outra sutura, ou pode ser utilizado para descrever a fuso prematura de todas as suturas . A oxicefalia o tipo mais grave de craneoestenose. y a cabea achatada lateralmente, a testa muito levantada e a regio occipital esta alongada para o alto,

Trigonocefalia
y A Trigonocefalia a fuso prematura da sutura

metpica (parte da sutura frontal que une as duas metades do osso frontal do crnio) no qual uma anormalidade em forma de V ocorre na parte frontal do crnio. Caracteriza-se por uma proeminncia triangular da frente e olhos muito juntos.

Fim

Vous aimerez peut-être aussi