Vous êtes sur la page 1sur 31

ABORDAGEM CLSSICA DA ADMINISTRAO

TEORIAS DA ADMINISTRAO
PROF SUZANA DE OLIVEIRA MALTA

Desdobramentos da Abordagem Clssica:

Administrao Cientfica

Taylor

nfase nas tarefas

Abordagem Clssica da Administrao

Teoria Clssica

Fayol

nfase na estrutura

ABORDAGEM CLSSICA Teoria da Administrao Cientfica


(Arrumando o Cho da Fbrica)
A obra de Taylor. A Administrao como cincia. A organizao racional do trabalho. Os princpios da Administrao Cientfica. Apreciao crtica da Administrao Cientfica.

Taylor e a Administrao Cientfica (sc.XIX) Origens: As conseqncias da Revoluo Industrial. O crescimento acelerado e desorganizado das empresas. A necessidade de aumentar a eficincia dos processos de produo das empresas aps a Revoluo Industrial.

Objetivo:
Determinar princpios e tcnicas para aumentar a eficincia dos trabalhadores por meio da racionalizao do trabalho. (MAXIMIANO, 2000)

ADMINISTRAO CIENTFICA
a corrente administrativa iniciada por Taylor e que enfatiza a administrao das tarefas atravs da:
racionalizao do trabalho operrio; padronizao da produo; estabelecimento de princpios bsicos de organizao racional do trabalho.
Aumentar a Produtividade por Meio da Eficincia Operacional:
de baixo para cima, das partes para o todo; nfase nas tarefas.

Frederick Wislow TAYLOR


Filadlfia EUA (18561915) Iniciou como operrio Formado em engenharia Educao rgida (disciplina e culto ao trabalho) Fixao por regras e procedimentos

A Midvale Steel Co. Co.


Vista parcial da empresa onde Taylor iniciou sua carreira e passou a maior parte de sua vida profissional

ADMINISTRAO CIENTFICA
Origens da Adm. Cientfica: crescimento das empresas; necessidade de aumentar a eficincia e a competncia das organizaes.

Isso gerou a necessidade de:


eliminar o desperdcio e as perdas sofridas por estas novas estruturas fabris; aumentar a produtividade por meio de aplicaes de mtodos e tcnicas da engenharia industrial.

Primeiro perodo de Taylor:


Livro: Administrao de Oficinas (1903) Trata das tcnicas de Racionalizao do Trabalho atravs do estudo de Tempos e Movimentos: anlise, decomposio dos movimentos e processos, aperfeioamento e padronizao. As Idias de Taylor: salrios altos e custos reduzidos para as empresas; aplicao de mtodos cientficos de trabalho; empregados cientificamente treinados; clima de cooperao entre administrao e trabalhadores.

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO CIENTFICA DE TAYLOR


Princpio do Planejamento consiste em substituir a
improvisao pela cincia, atravs do planejamento do mtodo de trabalho.

Princpio de Preparo consiste na seleo cientfica do


trabalhador de acordo com suas aptides e prepar-lo para trabalhar mais e melhor, com base no mtodo planejado. Preparar as mquinas e equipamentos atravs do arranjo fsico e disposio racional das ferramentas e materiais.

Princpio do Controle consiste em controlar o


trabalho para se certificar que este est sendo realizado dentro do mtodo planejado.

Princpio da Execuo consiste na distribuio


distinta de atribuies e responsabilidades para que a execuo do trabalho seja disciplinada.

Segundo perodo de Taylor:


Livro: Princpios da Administrao Cientfica  Os Problemas detectados nas fbricas:

1. vadiagem sistemtica; 2. desconhecimento das tarefas; 3. falta de uniformidade nas tcnicas.


    Rendimento mximo atravs da cooperao. Cincia em lugar de empirismo. Harmonia e cooperao em vez de discrdia. Identidade de interesses no sentido de alcanar a mxima eficincia e prosperidade.

ORGANIZAO RACIONAL DO TRABALHO - ORT


Taylor observou que os operrios aprendiam a realizar as tarefas com base na observao de como seu colega o executava:
execuo das tarefas por meio da observao; operrio no tem capacidade, nem formao, nem meios para o estabelecimento de um mtodo eficiente de trabalho. A ORT sugere: Diviso de Responsabilidades: Administrao Planejamento e Superviso Trabalhadores Execuo das tarefas

A Organizao Racional do Trabalho:


1. Anlise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos. 2. Estudo da fadiga humana. 3. Diviso do trabalho e especializao do operrio. 4. Desenho de cargos e de tarefas. 5. Incentivos salariais e prmios de produo. 6. Conceito do homo economicus. 7. Condies ambientais de trabalho, como iluminao, conforto etc. 8. Padronizao de mtodos e de mquinas. 9. Superviso funcional.

Caractersticas da ORT:
1- Anlise do trabalho e Estudos dos Tempos e Movimentos
Mtodo: maneira de se fazer alguma coisa para obter determinado resultado. Substituir a improvisao no trabalho pelo rigor cientfico (regras e frmulas). Permitir a racionalizao dos mtodos de trabalho do operrio e a fixao de tempos padres para a execuo das tarefas entre outras vantagens.

2- Estudo da Fadiga Humana


A fadiga vista como um problema apenas fisiolgico (na realidade psicofisiolgico). Pretendia racionalizar os movimentos, eliminando os que produzem fadiga e os que no estejam diretamente relacionado com a tarefa executada pelo trabalhador.

Caractersticas da ORT:
3- Diviso do Trabalho e Especializao do Operrio
O objetivo de elevar a produtividade/eficincia atravs da especializao. Por isso limitava cada trabalhador a executar uma nica operao (tarefa), de maneira contnua e repetitiva.

A diviso do trabalho e a especializao do operrio

Cada operrio desempenha a tarefa total

Vrios operrios desempenham em paralelo partes da tarefa

Vrios operrios desempenham em srie partes da tarefa total

Caractersticas da ORT:
4- Desenho de Cargos e Tarefas Desenho de Cargos: maneira pela qual um cargo criado, projetado e combinado com outros cargos para a execuo das tarefas. A preocupao bsica com a racionalizao do trabalho do operrio era simplificar os cargos de maneira a obter o mximo de especializao de cada trabalhador (tarefa nica e repetitiva).

Caractersticas da ORT:
5- Incentivos salariais e Prmios de Produo
A idia bsica era que a remunerao baseada no tempo (salrio mensal, semanal, dirio ou por hora) no estimula ningum a trabalhar mais e deve ser substituda por remunerao baseada na produo de cada operrio (ganho por pea).

6- Conceito de Homo Econonicus


Ser humano considerado previsvel e controlvel, limitado, egosta e utilitarista em seus propsitos, preguioso,culpado pela vadiagem e desperdcio das empresas. Racionalidade absoluta. Incentivos monetrios.

The First-Class Man FirstHomem de primeira linha - o tipo fsico talhado para cada tarefa particular
Um dos primeiros requisitos para um indivduo que queira carregar lingotes como ocupao regular que seja to estpido e fleumtico que mais se assemelhe em sua constituio mental a um boi. Um homem de reaes vivas e inteligentes , por isso mesmo, inteiramente imprprio para tarefa to montona.

Caractersticas da ORT:
7- Condies de Trabalho
O conforto do operrio e a melhoria do ambiente fsico (iluminao, ventilao, rudo, aspectos visuais da fbrica, etc.) passam a ser valorizados, no porque as pessoas o merecessem, mas porque eram essenciais para a melhoria da eficincia do trabalhador.

8- Padronizao
Padro uma unidade de medida adotada e aceita comumente como critrio. A padronizao a aplicao de padres em uma organizao para obter uniformidade e reduo de custos. Padronizao conduz a simplificao = aumento da eficincia.

Caractersticas da ORT:
9- Superviso funcional
Representa a aplicao da diviso do trabalho e da especializao no nvel dos supervisores e chefes. A administrao funcional um tipo de organizao que permite que especialistas transmitam a cada operrio o conhecimento e orientao. Esta caracterstica teve como conseqncia a efetiva separao entre o planejamento e a execuo .

SUPERVISO FUNCIONAL

OBSERVAES:
A diviso de competncias propostas pela administrao cientfica de Taylor constituia uma proteo no sentido de que, caso o operrio executasse fielmente as instrues, dentro dos parmetros requeridos, e a produtividade no atingisse o nvel desejado, a culpa era imputada ao engenheiro: cabia a ele aprimorar os sistemas de trabalho. Ao operrio cabia ser um brao eficiente. Trata-se de uma proteo paternalista: considera que o funcionrio incapaz de pensar por si prprio e com isso a sua responsabilidade no processo de produo era muito pequena.

CONTRIBUIES DE TAYLOR:
Incio da Administrao formal nos EUA. Busca da produo eficiente e ininterrupta. Padronizao e aumento da produtividade nas

fbricas. Introduziu mtodos e a anlise cientfica nas fbricas. Instituiu o sistema de gratificao diferenciada de acordo com o desempenho de cada trabalhador. Preocupao em obter ambiente favorvel e a cooperao entre a administrao e o trabalhadores.

CRTICAS - ADMINISTRAO CIENTIFICA:


Mecanizao do elemento humano e a reduo de sua importncia dentro do processo produtivo. Superespecializao do Operrio(robotizao). Viso microscpica do Homem. Ausncia de Comprovao Cientfica(refere-se ao como e no ao porqu da ao do operrio). Abordagem incompleta da Organizao (avalia apenas os aspectos formais). Limitaes do Campo de Aplicao (restringe aos problemas de produo, desconsiderando os demais aspectos como financeiro, pessoal...). Abordagem Prescritiva e Normativa (diz como a organizao deveria funcionar, ao invs de explicar seu funcionamento). Abordagem de sistema fechado.

CRTICAS ADMINISTRAO CIENTFICA Comportamento mecnico: pressupe um trabalhador obediente e passivo. Tentativa de padronizao do homem (homem-mquina). Homo Economicus: concepo de homem reducionista e limitada. Desqualificao e alienao do trabalho.

Seguidores de Taylor

Frank e Lilian Gilbreth (1904)


Estudo dos movimentos e da fadiga humana (therblig) The best way Psicologia aplicada (jornada de trabalho, condies de trabalho)

Seguidores de Taylor

Henry Gantt (1861-1919)


Grfico de Gantt (balano dirio da produo) Sistema tarefa-bonificao Treinamento profissionalizante

Seguidores de Taylor
Harrington Emerson (1853-1931) Doze Princpios da Eficincia
Ideais Bom senso Disciplina Competncia Justia social no trabalho Registros confiveis Despacho programao da produo Padres e prazos em todas a profisses Padronizao das condies de trabalho Padronizao das operaes Padronizao de instrues Incentivo para a eficincia sistema de incentivos financeiros

Henry Ford (1863-1947)


Peas padronizadas
Mquinas especializadas Sistema universal de fabricao Controle da qualidade Simplificao das peas Simplificao do processo produtivo

Fordismo...
Trabalhador especializado
Uma nica tarefa ou um pequeno nmero de tarefas Posio fixa dentro de uma seqncia de tarefas Layout facilitador A linha de montagem mvel Inovaes (jornada de trabalho, salrio, orientao para o mercado e o modelo T)

Vous aimerez peut-être aussi