Vous êtes sur la page 1sur 21

HOMILTICA

A ARTE DE PREGAR

O termo Homiltica derivado do Grego "HOMILOS" o que significa, multido assemblia do povo, derivando assim outro termo, "HOMILIA" ou pequeno discurso do verbo "OMILEU" conversar.

O termo Grego "HOMILIA" significa um discurso com a finalidade de Convencer e agradar. Portanto, Homiltica significa "A arte de pregar". A arte de falar em pblico nasceu na Grcia antiga com o nome de Retrica. O cristianismo passou a usar esta arte como meio da pregao, que no sculo 17 passou a ser chamada de Homiltica.

Discurso - Conjunto de frases ordenada faladas em pblico. Homiltica - a cincia ou a arte de elaborar e expor o sermo. Oratria - Arte de falar ao pblico. Pregao - Ato de pregar, sermo, ato de anunciar uma notcia. Retrica - Conjunto de regras relativas a eloquncia; arte de falar bem. Sermo - Discurso cristo falado no plpito.

FINALIDADE
O estudo da Homiltica abrange tudo o que tem a ver com a pregao e apresentao de prticas religiosas: como preparar e apresentar sermes de maneira mais eficaz.

IMPORTNCIA DA MATRIA Sendo a HOMILTICA a "Arte de Pregar", deve ser considerada a mais nobre tarefa existente na terra. O prprio Jesus Cristo em Lucas 16 . 16 disse: Ide pregai o evangelho... Quando a Homiltica observada e aplicada, proporciona-se ao ouvinte uma melhor compreenso do texto. A observao da Homiltica traz orientao ao orador, PREGADOR.

ELOQUNCIA um termo derivado Latim Eloquentia que significa: Elegncia no falar, Falar bem, ou seja, garantir o sucesso de sua comunicao, capacidade de convencer. a soma das qualidades do pregador. No gritaria, pularia ou pancadaria no plpito. A elocuo o meio mais comum para a comunicao; portanto deve observar o seguinte:

1. Voz - A voz, o principal aspecto de um discurso. Audvel Todos possam ouvir. Entendvel Todos possam entender.Pronunciar claramente as palavras. Leitura incorreta, no observa as pontuaes e acentuaes.

2. Vocabulrio - Quantidade de palavras que conhecemos. Fcil de falar - comum a todos, de fcil compreenso - saber o significado Evitar as grias, Linguagem incorreta, Ilustraes imprprias.

ALGUMAS REGRAS DE ELOQUNCIA

- Procurar ler o mais que puder sobre o assunto a ser exposto. - Conhecimento do publico ouvinte. - Procurar saber o tipo de reunio e o nvel dos ouvintes. - Seriedade pois o orador no um animador de platia.

- Ser objetivo, claro para no causar nos ouvintes o desinteresse. - Utilizar uma linguagem bblica. - Evitar usar o pronome EU e sim o pronome NS

A POSTURA DO ORADOR muito importante que o orador saiba como comportar-se em um plpito ou tribuna. A sua postura pode ajudar ou atrapalhar sua exposio. A fisionomia muito importe pois transmite os nossos sentimentos, Vejamos : - Ficar em posio de nobre atitude. - Olhar para os ouvintes. - No demonstrar rigidez e nervosismo.

- Evitar exageros nos gestos. - No demonstrar indisposio. - Evitar as leituras prolongadas. - Sempre preocupado com a indumentria. ( Cores, Gravata, Meias ) - Cabelos penteados melhora muito a aparncia. - O assentar tambm muito importante. Lembre-se que existem muitos ouvintes, e esto atentos, esperando receber alguma coisa boa da parte de Deus atravs de voc.

CARACTERSTICAS DE UM BOM SERMO


O sermo caracterizado como um bom sermo no pela sua extenso e nem mesmo pelas virtudes do pregador, sejam intelectuais ou morais, mas pelas qualidade do sermo:

1- Todo sermo deve ter dependncia de Deus. Um sermo sem isso, ainda que tenha uma excelente estrutura, no apresentar poder para converso, consolao e edificao. Devemos lembrar que ao transmitir um sermo, no estamos transmitindo conhecimento humano mas a Palavra de Deus e esta a nica que penetra at a diviso da Alma e Esprito, portanto fundamental esse requisito.

2. FIDELIDADE TEXTUAL Fidelidade textual importante, visto que os ouvintes esto atentos ao texto de referncia ou ao tema escolhido. H muitos pregadores que tomam um texto como referncia e depois esquecem dele.

3. UNIDADE Todo sermo tem um objetivo a ser alcanado. O seu contedo deve convergir para um nico alvo. "H sermes que so uma colcha de retalho, uma verdadeira miscelnea de assuntos, idias e ensinos".

4. FINAL Tudo tem um comeo e um final. O Pregador deve ter em mente que o ouvinte est se alimentando espiritualmente. Um sermo bem terminado ser muito produtivo ao ponto de despertar o desejo de querer ouvir mais.

RECOLHENDO MATERIAL Quase toda pesquisa serve como base para sermes. Todavia, verdade incontestvel que, quanto mais instruo tem uma pessoa, tanto mais condies ter para preparar e apresentar sermes.

Toda pessoa que deseja ocupar-se na obra do Senhor, e especialmente falar diante do pblico, deve formar paulatinamente uma biblioteca segundo suas capacidades mentais e financeiras.

Os quatro primeiros livros a serem adquiridos e que dever servir como base da sua biblioteca so: Bblia de estudo; Dicionrio bblico; Concordncia; Um comentrio bblico. Depois pode ir adquirindo outros, de acordo com as necessidades.

Vous aimerez peut-être aussi