Vous êtes sur la page 1sur 29

TETRAVALENTE TTANO DIFTERIA COQUELUXE HAEMOFILUS B

ALUNOS: EDYANE, JULIANO, MILENA, STEFANIE

Incio da dcada de 1950 - implantao do toxide tetnico (TT) e a vacina DTP, em alguns estados. 2002 - Introduo da vacina Tetravalente para os menores de 1 ano

DTP
Vacina trplice bacteriana. Preveni a difteria, o ttano e a coqueluche . administrada a partir dos 2 meses de idade at os seis anos 11 meses e 29 dias.

TTANO NEONATAL / UMBILICAL/ MAL 7 DIAS


Doena infecciosa aguda, grave, no- contagiosa, que acomete o recm-nascido nos primeiros dias de vida. Agente etiolgico: Clostridium tetani A infeco ocorre por contaminao, quando so utilizados instrumentos cortantes contaminados para seco do cordo umbilical.

PERODO INCUBAO / TRANSMISSIBILIDADE


Em media, 7 dias, podendo variar de 2 a 28 dias. Como no doena contagiosa, no existe transmisso de pessoa a pessoa.

TTANO ACIDENTAL
Causada pela ao de exotoxinas produzidas pelo Clostridium tetani, que provocam um estado de hiperexcitabilidade do SNC. A infeco ocorre pela introduo dos esporos em ferimentos superficiais ou profundos. Incubao varia de 1 dia a alguns meses, mas comumente de 3 a 21 dias.

DIFTERIA
Doena transmissvel aguda, causada por bacilo toxignico, que frequentemente se aloja nas amgdalas, faringe, laringe, nariz, mucosas e na pele. Agente Etiolgico: Corynebacterium diphtheriae. Transmisso: contato direto de pessoa doente ou portadores com pessoa suscetvel, atravs de gotculas de secreo respiratria(tosse, espirro ou ao falar); fmites.

PERODO INCUBAO / TRANSMISSIBILIDADE


Em geral, de 1 a 6 dias, podendo ser mais longo. At 2 semanas aps o incio dos sintomas. A antibioticoterapia adequada erradica o bacilo diftrico da orofaringe, de 24 a 48 horas aps a sua introduo, na maioria dos casos.

COMPOSIO
A vacina DTP uma associao dos toxides diftrico e tetnico com a Bordetella pertussis inativada, tendo o hidrxido ou o fosfato de alumnio como adjuvante e o timerosal como preservativo

APRESENTAO/ CONSERVAO
A vacina DTP apresentada sob a forma lquida, em ampola ou frasco de dose nica ou em frasco multidoses ( 5 ou 10 doses) Aps aberta dura mx: 8hrs. A vacina DTP conservada numa temperatura entre +2C e +8C,

DOSE /VOLUME
3 doses no primeiro ano de vida, com intervalo de 60 dias. ( 2, 4, 6 meses idade). Reforo :6 a 12 meses depois da terceira dose (15meses de idade)- junto com a trplice viral e poliomielite. Volume :dose de 0,5 ml, podendo variar de acordo com o laboratrio produtor. Via de administrao: Intramuscular profunda.

dT/ DT
Existem dois tipos de vacinas contra a difteria e o ttano: a dupla tipo infantil (DT) e a dupla tipo adulto (dT).

DT- Infantil
Indicada para crianas at os 6 anos e 11 meses, que tenham apresentado complicaes nos primeiros sete dias aps a vacinao com a DTP. A dupla infantil uma opo, quando aps a aplicao da DTP ocorrem convulses nas primeiras 72 horas ou episdio hipotnicohiporresponsivo (EHH) nas primeiras 48 horas.

dT- Adulto
Indicada a partir dos 7 anos de idade, para preveno do ttano acidental e da difteria. Tambm indicada para a vacinao de mulheres em idade frtil (12 a 49 anos) e gestantes, principalmente para a preveno do ttano neonatal. administrada nas pessoas que no tenham recebido as vacinas DTP ou DT, ou que tenham esquema incompleto dessas vacinas, ou por ocasio dos reforos do esquema bsico.

COMPOSIO
As vacinas DT e dT so associaes dos toxides diftrico e tetnico, tendo o hidrxido ou o fosfato de alumnio como adjuvante e o timerosal como preservativo.

APRESENTAO/ CONSERVAO
As vacinas DT e dT so apresentadas sob a forma lquida e em frasco de dose nica ou de multidoses. So conservadas numa temperatura entre +2C e +8C

DOSE/VOLUME
O esquema bsico da dT (adulta) corresponde a 3 doses com intervalo de 60 dias entre as doses. O intervalo mnimo de 30 dias. Entre a segunda e a terceira doses o intervalo ideal de 180 dias (seis meses). Ao indicar a vacina dupla tipo adulto, considerar as doses da vacina trplice bacteriana (DTP) ou da dupla infantil (DT) recebidas anteriormente, orientando a continuidade do esquema. O reforo da dupla adulto administrado de 10/10 anos.

O esquema bsico da dupla infantil (DT) corresponde a 3 doses, com intervalo de 60 dias entre as doses. O intervalo mnimo de 30 dias. O reforo da dupla infantil uma dose 6 a 12 meses depois da terceira dose (15 meses de idade) simultaneamente com a vacina trplice viral e com a vacina contra a poliomielite. O volume correspondente a uma dose de 0,5 ml, podendo variar dependendo do laboratrio produtor

VIA DE ADMINISTRAO
Via intramuscular profunda; Nas crianas com menos de dois anos de idade :no vasto lateral da coxa. Maiores de 2 anos: regio do deltide. Adultos pode ser utilizada tambm a regio gltea, no quadrante superior externo.

Haemophilus Influenzae Tipo b


A vacina contra Haemophilus influenzae do tipo B (Hib) uma vacina indicada para a imunizao de rotina; Foi includa no calendrio bsico de vacinao da criana a partir de 1999.

Indicaes da Vacina
indicada para imunizao ativa de todos os bebs a partir de 2 meses de idade, contra as doenas causadas por Haemophilus influenzae tipo b.

Doenas
Meningite Septicemia Pneumonia Celulite Epiglotite Artrite sptica Osteomielite Pericardite

Meningite
Era a principal causadora de meningite, at o incio da vacinao. A doena transmitida pelo contato direto: pessoa a pessoa Atravs das vias respiratrias.

Composio
A vacina composta por polissacardeo capsular de Haemophilus influenzae tipo b (Hib), conjugado a diferentes protenas como o toxide diftrico, toxide tetnico ou protena de membrana externa do meningococo.

Apresentao
2 formas: Forma liofilizada acompanhada do diluente (soluo salina estril). Forma lquida, em frascos de dose nica ou multidoses

Validade: O prazo de validade do de 24 meses, a contar da data de sua fabricao. Conservao: deve ser armazenada sob refrigerao temperatura de +2C a +8C e protegida da luz. Obs: No pode ser congelado.

Doses/ Volume
So realizadas 3 doses da vacina. Iniciando aos 2 meses de idade, com intervalo de dois meses entre as doses. As crianas com 1 a 5 anos recebem uma dose nica. Vacinao em situaes especiais.  Cada dose tem volume igual 0,5 ml.

Via de Administrao
Deve ser administrada por via intramuscular profunda. Nas crianas menores de 2 anos realizada no vasto lateral. Crianas com mais de 2 anos pode ser feita no deltide e na regio gltea.

Referncia

Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Guia de vigilncia epidemiolgica / Ministrio da Sade, Secretaria de Vigilncia em Sade. 6. ed. Braslia : Ministrio da Sade, 2005. Manual de Procedimentos para Vacinao / elaborao de Clelia Maria Sarmento de Souza Aranda et al. 4. ed. - Braslia : Ministrio da Sade : Fundao Nacional de Sade , 2001. SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA. Guia de Doenas : Meningite por Haemophilus influenzae tipo b. Disponvel em: < http://www.sbinfecto.org.br/publicoleigo/default.asp?siteAcao=mostraPagina&paginaId=9&ac ao=guia2&guiaId=52 >. Acesso em 28/06/2011 FIOCRUZ, Fundao Oswaldo Cruz; Instituto de Tecnologia em Imunobiolgicos BioManguinhos. Vacina conjugada contra Haemophilus influenze tipo b. Disponvel em: < <http://www.fiocruz.br/bio_eng/media/bulas/vacinas/BM_030_04B%20Hib%20190215.pdf>. Acesso em 28/06/2011.
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=29489 ( acesso 29/06/2011)

Vous aimerez peut-être aussi