Vous êtes sur la page 1sur 25

CNCER DE COLO DO TERO

Rosana Rodrigues de Santana

INTRODUO
Neste trabalho iremos abordar sobre o que o Cncer de Colo do tero, seus fatores de risco, sintomas, diagnstico e tratamento e preveno . Sendo complementado pelo artigo: Cncer do Colo Uterino: Correlao com o Incio da Atividade Sexual e Multiparidade, para um melhor entendimento sobre os fatores de risco, como idade das pacientes,e a idade da primeira relao sexual e Multiplicidade de parceiros sexuais e o vrus HPV- Papilomavrus humano .

CONCEITO
O cncer de colo uterino, ou carcinoma cervical, uma patologia oncolgica feminina, que se caracteriza por uma neoplasia maligna que atinge esse rgo do aparelho reprodutor da mulher. Esse processo maligno cervical tem como causa o agente etiolgico patognico, o vrus HPV- Papilomavrus humano, como fatores de risco podemos relacionar a promiscuidade sexual, as DSTs, as infeces por HPV, infeco por HIV (AIDS), grande numero de parceiros sexuais, entre outros. O carcinoma cervical possui uma maior ocorrncia em mulheres dentro da faixa etria de 40 a 55 anos, a segunda forma de cncer mais frequente nas mulheres. O cncer de colo uterino poder ser constitudo por: 1 Epitelioma ( tipo de tumor maligno, ou benigno, que deriva de tecido epitelial ), em suas diversas formas, constituindo cerca de 80 % a 90% do total de caso.

2- Adenocarcinomas ( tipos de neoplasia maligna com origem epitelial, sendo histologicamente do tipo glandular) 3- Sarcomas (tipo de neoplasia de muito maligna do tecido conjuntivo, que se origina de uma multiplicao de clulas mesordmicas), sendo de ocorrncia rara. A evoluo do carcinoma uterino se d da seguinte forma: 1 Neoplasia intra-epitelial do colo ( o surgimento de clulas atpicas e pleomrficas, situadas na base do epitlio escamoso), a doena em estagio inicial: 2- CARCINOMA , a invaso de clulas ( tipos de neoplasia maligna com origem epitelial, sendo histologicamente do tipo glandular) . 3 Sarcomas ( tipo de neoplasia muito maligna do tecido conjuntivo, que se origina de uma multiplicao de clulas mesodrmicas), sendo de ocorrncia rara.

A evoluo do carcinoma uterino se d da seguinte forma: 1 Neoplasia intra-epitelial do colo ( o surgimento de clulas atpicas e pleomrficas, situadas na base do epitlio escamoso), a doena em estgio inicial: 2 Carcinoma de graus I II e III ( a invaso de clulas nas outras camadas). 3 Carcinoma invasivo ( as clulas cancerosas avanam pela membrana basal invadindo assim o estroma. Invadem rgos prximos peritnio e linfonodos e produzem metstases em rgos fgado, pulmes, etc. 4 - O Vrus Papiloma Humano (HPV) um vrus extremamente comum do qual existem mais de 80 sub-tipos so transmitidos sexualmente (por contato sexual com parceiro portador desse vrus e . Desses, alguns esto associados ao cncer de colo do tero. No existe tratamento para esse tipo de vrus as mulheres portadoras desse vrus devem fazer exames mais freqentes para detectar alteraes sugestivas de leses malignas ou pr-malignas quanto mais cedo possvel, for detectado aumenta a chance de cura.

Sinais e sintomas
O cncer de colo uterino manifesta-se clinicamente com o surgimento de sangramentos vaginais no-regulares , cpula difcil e acompanhada de dor (dispareunia), sangramentos vaginais aps a cpula, sensao de dor abdominal, dor plvica, corrimento vaginal com mau cheiro, sangramento pelo reto a presena de sangue na urina (hematria), aumento do volume do colo uterino, entre outras possveis manifestaes. Sangramento vaginais irregulares dispareunia sangramento vaginais aps a cpula, dor abdominal dor plvica corrimento vaginal com mau cheiro sangramento pelo reto a presena de sangue na urina aumento do volume do colo uterino etc.

Diagnstico
O diagnstico do cncer de colo uterino poder ser sugerido pelos sinais e sintomas apresentados pela paciente, fazendo-se necessria uma ampla investigao imediata. Ns exames laboratoriais sero realizados : o hemograma completo, a creatinina, os testes de funo heptica, e o esfregao de papanicolau ( que um exame profiltico de rotina , usado na triagem). o HBV detectado atravs da tcnica da hibridizao de DNA. Em havendo displasia, sero realizadas a colposcopia, a coleta de amostras de tecido do endomtrio e exame de biopsia. As metstases so investigadas com exames de citoscopia, retossigmoidoscopia, TC.-Tomografia computadorizada ( abdominal e ou plvica), ultra-sonografia, etc. O diagnstico diferencial do cncer de colo uterino composto por plipo cervical, quadro clnico de cervicite severa, o carcinoma do endomtrio e o carcinoma metasttico (e coriocarcinoma).

viso aumentada do colo do tero LESES DO HPV

Verrugas mos, ps e faces.

Condiloma acuminado

regio genital

SUBTIPOS DE HPV
Baixo risco - Infeces benignas (LIE Leses Intra-epiteliais de baixo grau); - Vulva, colo uterino, vagina, pnis, escroto, uretra e nus boca olhos. Alto rico - LIE de alto grau e carcinomas do colo; - Colo, vulva, nus e pnis.

LESES CLNICA PELO HPV

TRATAMENTO E PREVENO
O tratamento se dar com a paciente sob internao hospitalar, inclusive para se chegar ao diagnstico definitivo, com a realizao de exames especficos . O tratamento de cncer de colo uterino se dar por exciso cirrgica por conizao, com o emprego de bisturi ou ento de raios laser, ou ainda atravs de histerectomia ( a ablao cirrgica, total ou parcial, do tero) o tratamento do carcinoma invasivo, quando localizado, consiste na exrese cirrgica do tumor e de gnglios regionais, alm de radioterapia. O tratamento de metstase ( a propagao da neoplasia maligna distncia). se processa com a realizao de radioterapia com csio sobre o tumor: e nas adenopatias, com a radiao externa. O procedimento cirurgico consiste em histerectomia e a ablao de anexos e de gnglios linfticos retroperitoniais, e de radioterapia, alm de quimioterapia no tratamento sistmico. A preveno consiste em se evitar a promiscuidade sexual, a pluraridade de parceiros, o risco de exposio s DSTs, fazer uso de preventivos e realizar periodicamente os exames preventivos.

CNCER DE COLO DO TERO


Definio: Clulas da superfcie do colo do tero se tornam anormais. No incio, estas anormalidades ainda no se caracterizam como um cncer e so denominadas displasias.

Fatores de risco
 -Infeco pelo Vrus Papiloma Humano (HPV)  - precoce da atividade sexual.  - Multiplicidade de parceiros sexuais.  - Inicio precoce da vida sexual ativa  - Multiparidade  - Tabagismo.  - Imunossupresso.  - Higiene ntima inadequada.  - Baixas condies scio-econmicas.  - Baixa ingesto de vitamina A e C ,E  -Uso prolongado de contraceptivos orais.  -parceiro sexual de risco  - multiparidade (vrios partos)  -primeira gestao precoce  - radiao prvia  - vrus herpes simples e o HIV

EXAME PAPANICOLAU
 -

 -

Situaes Especiais Grvidas at o 7 ms; Virgens no deve ser realizada na rotina; Mulheres histerectomizadas: Histerectomia total; Histerectomia parcial. Mulheres com DSTs. Recomendaes Prvias No usar duchas ou medicamentos vaginais durante 48 horas antes; Evitar relaes sexuais durante 48 horas antes; Anticoncepcionais locais, espermicidas durante 48 horas antes; Aguardar o 5 dia aps o trmino da menstruao.

EXAME PAPANICOLAU
 Importncia

- Verificar alteraes nas clulas cervicais ( displasias cervicais); - Detectar infeces virticas no colo do tero (verrugas genitais e herpes)

PROCEDIMENTO DO EXAME
Materiais

- Mesa ginecolgica;
-

Foco de luz com cabo flexvel; Lmina de vidro com extremidade fosca; Esptula de ayre; Escova endocervical; Luvas de procedimento; Soluo fixadora; Frasco porta-lmina; Fita adesiva para identificao do frasco; Lpis grafite ou preto n 2; Formulrio de requisio do exame citopatolgico;

MTODO DA COLETA

MTODO DA COLETA

MTODO DA COLETA VISUALIZANDO

MTODO DA COLETA
 Coleta de material ectocervical

 Coleta do material endrocervical

Resultados do Exame Preventivo (Papanicolau)


 Negativo para cncer (clulas malignas): se o primeiro resultado

negativo, a mulher dever fazer novo exame preventivo em um ano. Se tiver um resultado negativo no ano anterior, o exame dever ser repetido em 3 anos.

 Alterao tipo NIC I: repetir o exame em 6 meses;  Alteraes tipo NIC II e NIC III: o mdico dever decidir a melhor

conduta. Novos exames, como a colposcopia, devero ser realizadas;

 Infeco pelo HPV: o exame dever ser repetido em 6 meses;

CONCLUSO

melhor mtodo para o diagnstico precoce; Ao detectado o cncer e tratado inicialmente ou em fases precursoras, pode chegar a um ndice de 99% de cura. - e pode ter suas estatsticas de mortalidade reduzidas se houver um rastreamento eficiente. - que os fatores de risco para o cncer de colo uterino so identificados, os mtodos de rastreamento para preveno so conhecidos e programas governamentais de rastreamento so ofertados s mulheres gratuitamente.

- Por tanto,podemos concluir O exame ginecolgico regular o

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
 Abc da sade. Cncer de colo do tero. Acessado em: 16 de

junho. de 2011. <http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?688>.

 Guia Online de Medicina e Sade Acessado em :16 de

junho,de 2011. < http://www.tuasaude.com/conizacao-doutero/> cirrgico.9 ed. V.II;cap.:21 ed.: guanabara koogan; Rio de Janeiro;2002.

 BRUNNER e SUDDARTH, Tratado de enfermagem mdico

 Scielo. Cncer do Colo Uterino: Correlao com o Incio da

atividade Sexual e Paridade. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. v.21 n.9 Rio de Janeiro out. 1999.

Vous aimerez peut-être aussi