Vous êtes sur la page 1sur 42

Empreendedorismo: a necessidade de se aprender a empreender

Ailton Carlos da Silveira et all

Resumo
Este artigo apresenta o empreededorismo como a criao de algo novo a partir da identificao de uma oportunidade, a dedicao, a persistncia e a ousadia aparecem como atitudes imprescindveis neste processo para se obter os objetivos pretendidos. Os riscos, naturalmente presentes no empreender, devero ser previstos e calculados. Ainda, contextualiza-se o empreendedorismo na conjuntura econmica brasileira, abordando quando e de que forma surge a necessidade de se difundir uma cultura empreendedora e salienta a distino entre empreendedor e administrador, no estando absorto da correlao existente entre eles.

INTRODUO
O conceito de empreendedorismo muito subjetivo, todos parecem conhecer, mas no conseguem definir realmente o que seja. Essa subjetividade pode ser devido as diferentes concepes ainda no consolidadas sobre o assunto ou por se tratar de uma novidade, principalmente no Brasil, onde o tema se popularizou a partir da dcada de 90.

A ascenso do empreendedorismo vem paralelamente ao processo de privatizao das grandes estatais e abertura do mercado interno para concorrncia externa. Da a grande importncia de desenvolver empreendedores que ajudem o pas no seu crescimento e gere possibilidade de trabalho, renda e maiores investimentos.

EMPREENDEDORISMO: HISTRICO E DEFINIO


De acordo com o dicionrio eletrnico Wikipdia, empreendedorismo o movimento de mudana causado pelo empreendedor, cuja origem da palavra vem do verbo francs entrepreneur que significa aquele que assume riscos e comea algo de novo. Apesar do empreendedorismo estar cada vez mais em evidncia nos artigos, revista, internet, livros e aparentar ser um termo novo para os profissionais, um conceito antigo que assumiu diversas vertentes ao longo do tempo.

S no incio do sculo XX, a palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo, de forma resumida, uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovaes.

Mais tarde, em 1967 com K. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negcio. E em 1985 com Pinchot foi introduzido o conceito de intraempreendedor, uma pessoa empreendedora, mas dentro de uma organizao.

Buscando ainda as razes do empreendedorismo, Dornelas (2001) faz um resgate histrico e identifica que a primeira definio de empreendedorismo creditada a Marco Polo, sendo o empreendedor aquele que assume os riscos de forma ativa, fsicos e emocionais, e o capitalista assume os riscos de forma passiva.

No sculo XX, tem-se a definio do economista moderno, de Joseph Schumpeter, j citada acima sucintamente, o empreendedor aquele que destri a ordem econmica existente pela introduo de novos produtos e servios, pela criao de novas formas de organizao ou pela explorao de novos recursos e materiais (SCHUMPETER, 1949, apud DORNELAS, 2001, p. 37).

Contudo, parece que uma definio de empreendedor que atende na atualidade de Dornelas (2001, p. 37), que est baseada nas diversas definies vistas at ento,o empreendedor aquele que detecta uma oportunidade e cria um negcio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.

Caracteriza a ao empreendedora em todas as suas etapas, ou seja, criar algo novo mediante a identificao de uma oportunidade, dedicao e persistncia na atividade que se prope a fazer para alcanar os objetivos pretendidos e ousadia para assumir os riscos que devero ser calculados.

FORMAO E CARACTERSTICAS DO EMPREENDEDOR


Existe a concepo do empreendedor nato, aquele que nasce com as caractersticas necessrias para empreender com sucesso. No entanto, como se trata de um ser social, influenciado pelo meio que em que vive, a formao empreendedora pode acontecer por influncia familiar, estudo, formao e prtica.

Para Dolabella (1999, p. 12), para se aprender a empreender, faz-se necessrio um comportamento pr-ativo do indivduo, o qual deve desejar aprender a pensar e agir por conta prpria, com criatividade, liderana e viso de futuro, para inovar e ocupar o seu espao no mercado, transformando esse ato tambm em prazer e emoo.

No campo cientfico e acadmico, a formao empreendedora pode ser caracterizada por situaes que contribuem diretamente para que esta ao acontea. Entre elas, podem-se citar duas caractersticas que incidem diretamente, a primeira a natureza da ao, caracterizada por buscar fazer algo inovador ou diferente do que j feito.

E a segunda a liberdade de ao. Estes dois fatores so considerados importantes na ao empreendedora, uma execuo de algo sem controle e sem mtodos com uma nova concepo. Isso no significa que todas as aes de mudanas so empreendedoras. Ser se, ambos os quesitos estiverem presentes.

Da mesma forma, nem todas as aes desenvolvidas, com risco, sem controle dos processos so aes empreendedoras, pois nem sempre so aes inovadoras.

Filon (1999), estabelece um modelo com quatro fatores fundamentais para que uma ao seja empreendedora (viso, energia, liderana e relaes), visando formao do profissional empreendedor. Destaca-se como principal caracterstica as relaes, a qual, segundo o autor, se obtm os conhecimentos fundamentais e necessrios dentro de uma estrutura de mercado: as informaes necessrias para a tomada de decises e o conhecimento da realidade do mercado.

Atualmente, as organizaes possuem uma grande necessidade de buscar e desenvolver profissionais com perfil empreendedor, devido ao fato de estes, serem os responsveis pelas modificaes, criaes e vises inovadoras para se obter um destaque maior e uma diferenciao positiva frente concorrncia.

Os empreendedores so visionrios, dotados de idias realistas e inovadoras, baseados no planejamento de uma organizao, intervm no planejado e propem mudanas. O empreendedor desenvolve um papel otimista dentro da organizao, capaz de enfrentar obstculos internos e externos, sabendo olhar alm das dificuldades, com foco no melhor resultado.

Alm das caractersticas acima comentadas, o empreendedor tem um perfil de liderana para obter xito em suas atividades, como o grande responsvel em colocar em prtica as inovaes, mtodos e procedimentos que props, dever estimular os envolvidos na realizao das atividades, de forma a alcanar as metas traadas.

O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
Segundo Dornelas (2001), o empreendedorismo ganhou fora no Brasil somente a partir da dcada 1990, com a abertura da economia que propiciou a criao de entidades como SEBRAE (Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportao de Software). Antes desse momento, o termo empreendedor era praticamente desconhecido e a criao de pequenas empresas era limitada, em funo do ambiente poltico e econmico nada propcio do pas.

Porm, no significa que no existiram empreendedores, deve-se salientar que muitos visionrios atuaram em um cenrio obscuro, deram tudo de si, mesmo sem conhecerem formalmente finanas, marketing, organizao e outros contedos da rea empresarial, a exemplo, o clebre industrial Francisco Matarazzo, e tantos outros que contriburam para o desenvolvimento da economia do pas.

O SEBRAE amplamente difundido entre os pequenos empresrios brasileiros, com finalidade de informar e dar suporte necessrio para a abertura de uma empresa, bem como acompanhar atravs de consultorias seu andamento, solucionando pequenos problemas do negcio. Este rgo est de certa forma, implantando a cultura empreendedora nas universidades brasileiras, ao promover em parceria com outros pases, o Desafio SEBRAE, uma competio entre acadmicos de vrias nacionalidades, que tm como tarefa, administrar uma empresa virtual.

Apesar do pouco tempo, o Brasil apresenta aes que visam desenvolver um dos maiores programas de ensino de empreendedorismo e potencializa o pas perante o mundo nesse milnio. Dornelas (2001, p. 25 e 26) cita alguns exemplos:

Diversos cursos e programas sendo criados nas universidades brasileiras para o ensino do empreendedorismo. o caso de Santa Catarina, com programa Engenheiro Empreendedor, que capacita alunos de graduao em engenharia de todo o pas. Destaca-se tambm o programa REUNE, da CNI (Confederao Nacional das Indstrias), de difuso do empreendedorismo nas escolas de ensino superior do pas, presente em mais de duzentas instituies brasileiras.

Aes voltadas capacitao do empreendedor, como os programas EMPRETEC e Jovem Empreendedor do SEBRAE. E ainda o programa Brasil Empreendedor, do Governo Federal, dirigido capacitao de mais de 1 milho de empreendedores em todo pas e destinando recursos financeiros a esses empreendedores, totalizando um investimento de oito bilhes de reais.

A recente exploso do movimento de criao de empresas de Internet no pas, motivando o surgimento de entidades com o Instituto ecobra, de apoio aos empreendedores das ponto.com (empresas baseadas em Internet), com cursos, palestras e at prmios aos melhores planos de negcios de empresas Start-ups de Internet, desenvolvidos por jovens empreendedores.

Essas iniciativas so de suma importncia para os empreendedores brasileiros que apesar dos percalos so fundamentais para a economia do pas.

O Brasil possui um nvel relativamente alto de atividade empreendedora: a cada 100 adultos, 14,2 so empreendedores, colocando-o em quinto lugar do mundo. No entanto, 41% deles esto envolvidos por necessidade e no por oportunidade;

As mulheres brasileiras so bastante empreendedoras: a produo de 38%, a maior entre os 29 pases participantes do levantamento;

A disponibilidade de capital no Brasil se ampliou. Mas muitos empreendedores brasileiros ainda percebem o capital como algo difcil e custoso de se obter. Para piorar, os programas de financiamento existentes no so bem divulgados;

A falta de tradio e o difcil acesso aos investimentos continuam a ser principais impedimentos atividade empreendedora. O brasileiro no tem o hbito de fazer planos para o longo prazo, devido conjuntura econmica do pas. Nos pases desenvolvidos, perfeitamente comum o financiamento de imveis, com planos que levam de dez a trinta anos para serem liquidados.

Infra-estrutura precria e pouca disponibilidade de mo-de-obra qualificada tm impedido a proliferao de programas de incubao de novos negcios fora os centros urbanos;

No h proteo legal dos direitos de propriedade intelectual, altos custos para registros de patentes no pas e fora dele e parcos mecanismos de transferncia tecnolgica. As universidades ainda esto isoladas da comunidade de empreendedores.

Portanto, percebe-se que o incio da difuso do empreendedorismo no Brasil, nasce por convenincia do governo e sobrevivncia de muitos trabalhadores que saram das grandes estatais aps o processo de privatizao. A partir disso, o governo se prope a fornecer subsdios, acima citados, para que os trabalhadores tivessem a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento e a gerao de emprego no Brasil.

EMPREENDEDOR X ADMINISTRADOR
Uma das grandes diferenas entre o empreendedor e as pessoas que trabalham em organizaes que o empreendedor define o objeto que vai determinar seu prprio futuro (Filion, 1999). Ou seja, apesar das similaridades nas funes empreendedoras e administradoras, conceituadas desde a abordagem clssica pelos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar existe o diferencial visionrio caracterstico dos empreendedores.

Por essa caracterstica, o empreendedor direciona as atividades para o aspecto estratgico das organizaes, enquanto o administrador limita e coordena as atividades dirias. Segundo Dornelas (2001), as diferenas entre os domnios empreendedor e administrativo podem ser comparadas em cinco dimenses distintas de negcio: orientao estratgia, anlise das oportunidades, comprometimento dos recursos, controle dos recursos e estrutura gerencial.

Um empreendedor est sempre com foco em futuro e o administrador, principalmente no presente, seria impossvel escolher um destes perfis como melhor que o outro, afinal o ideal que todo administrador seja empreendedor e vice-versa, porm isso nem sempre se faz necessrio, depende da posio que o sujeito ocupa numa

Para finalizar, considera-se o planejamento com viso de futuro um dos principais diferenciais entre o empreendedor e o administrador. Porm, se planejar uma das funes bsicas do administrador, apontadas na abordagem clssica, Dornelas (2001, p. 37) considera isso um paradoxo pois, o empreendedor estaria sendo um administrador completo, que incorpora as vrias abordagens existentes sem se restringir a apenas uma delas e interage com seu ambiente para tomar as melhores decises.

Vous aimerez peut-être aussi