Vous êtes sur la page 1sur 17

INTRODUO CINCIA POLTICA

O que Cincia Poltica? Anlise de macroproblemas poltico-sociais. Estuda origens e diferenas das formas de governo, de Estados e de ideologias polticas. Poltica Fazer humano que precedido de um discurso. O discorrer do home loquax (homem que fala, discursa) precede a ao do homem que age. O discurso poltico se origina em trs fontes distintas: a) a filosofia poltica; b) a cincia ou o conhecimento emprico da poltica; e c) o discurso comum sobre a poltica. Poltica (ou politiks em grego) deriva do adjetivo originado de plis tudo o que se refere cidade, o que urbano, civil, pblico, socivel, social. Poltica institucional.
Marcelo M Souza 1

INTRODUO CINCIA POLTICA


Facetas de aplicao da palavra poltica: atividades de uma esfera institucional poltica; um comcio uma reunio poltica; um partido, caracteriza-se como uma associao poltica; um indivduo que questiona a ordem institucional, torna-se preso poltico; as aes do governo, o voto de um eleitor, discurso de um vereador, so polticos; a poltica da igreja, do sindicato, a poltica feminista; a poltica dos movimentos sociais. Para os modernos tambm definida como atividade ou prxis humana ligada ao poder. Distino dos antigos, as formas de poder, do homem sobre o homem, so: a) poder paterno se exerce pelo interesse dos filhos; b) poder desptico pelo interesse do senhor; c) poder poltico pelo interesse de quem governa e de quem governado.
Marcelo M Souza 2

INTRODUO CINCIA POLTICA


Os modernos distinguem as formas de poder em outros trs grandes grupos: a) Econmico: posse dos meios de produo. b) Ideolgico: influncia de idias de uma determinada classe sobre outra(s). c) Poltico: posse dos instrumentos, mediante os quais se exerce a fora fsica o poder coercitivo Estado. Bem pblico, o poder e o sentido polmico. O que caracteriza a poltica ou o poltico o equilbrio de todos esses elementos. Filosofia Poltica Como os homens pensam a poltica? O objeto da filosofia poltica o pensamento. A poltica surge nas redes de relaes sociais. Cincia Poltica Como os homens fazem a poltica? Seu objeto a ao humana concretizada nas instituies polticas o(s) Estado(s); nas formas de governo(s); no sufrgio; no poder; na democracia.

Marcelo M Souza

INTRODUO CINCIA POLTICA


Atualmente as pesquisas no campo da Cincia Poltica ocupam-se dos seguintes temas: Instituies e polticas pblicas no Brasil; Partidos, eleies e representaes polticas; Repblica e cidadania; Transformaes do Estado e globalizao; Participao poltica das minorias: tnico/raciais e de gnero; Desigualdade social. Plato (427 - 348 ou 347 a.C.) Em A Repblica, Plato prope tambm um modelo de Estado ideal, com base em uma diviso racional do trabalho. Formas boas e ms de governo: monarquia, aristocracia e democracia positiva so consideradas boas; democracia negativa, oligarquia e tirania so as ms. O homem oligrquico tem fome de riqueza, o democrtico tem desejo imoderado da liberdade e o tirnico, a violncia.
Marcelo M Souza 4

INTRODUO CINCIA POLTICA


Aristteles (384 - 322 a.C.) Teoria das formas de governo. Cruzamento de dois critrios responde pergunta quem governa? (critrio numrico). responde pergunta como governa? (critrio axiolgico ou de valor).
Quem governa? Um Poucos Muitos Monarquia (+) Aristocracia (+) Democracia (+) Como governa? Bem (Constituies retas) Mal (Constituies degeneradas) Tirania (-) Oligarquia (-) Democracia (-)

Maquiavel (1469 1527) no limiar do pensamento poltico moderno O contexto histrico em que viveu Nicolau Maquiavel foi marcado por profundas transformaes polticas e intelectuais na Itlia renascentista. O homem passou a ser o centro do universo e reivindica a sua liberdade de pensamento e de ao.
Marcelo M Souza

INTRODUO CINCIA POLTICA


Objetivo poltico: a Itlia se constitusse numa grande repblica. Maquiavel foi maquiavlico? Maquiavlico: tudo aquilo que velhaco, astucioso, traioeiro Rousseau, Spinoza e Hegel: reconstruo de Maquiavel que discorreu sobre a liberdade ao oferecer preciosos conselhos sua conquista ou salvaguarda: Maquiavel, fingindo dar lies ao prncipe, deu grandes lies ao povo (Rousseau). Visto como pensador maldito, entra para o Index da Igreja Catlica Medieval. Novas formas de governo: O Prncipe: Todos os Estados, todos os governos que tiveram e tm autoridade sobre os homens, foram e so ou repblicas ou monarquias. Estudo do passado pode-se prever acontecimentos futuros em cada Estado (projeo) - utilizao dos meios dos antepassados. O que a poltica? Ele responderia que a poltica o resultado de feixes de fora que entram em confronto na luta e manuteno do poder (do Estado).
Marcelo M Souza 6

INTRODUO CINCIA POLTICA


Afinal quem o Prncipe para Maquiavel? O Prncipe fundador do Estado, transitrio. A funo de seu poder regenerar o Estado e educar seus sditos. Para Maquiavel o bom Prncipe deve ter virt, principal qualidade pessoal para conquistar a fortuna. A fortuna era uma deusa que possua os bens como honra, riqueza, glria, poder. Para favorecer os homens era preciso seduzi-la, conquistla. O homem teria que mostrar-se vir, ter virilidade, coragem, em resumo, virt. O prncipe demonstra a possibilidade da virt conquistar a fortuna. O governante no o mais forte, mas o mais virtuoso. Montesquieu (1689 1755), a diviso dos poderes e a concepo secular de lei. Doutrinador e incentivador da independncia norte-americana e da Revoluo Francesa. Teoria da separao dos poderes, teoria contida nas diversas constituies modernas, inclusive na Constituio Federal brasileira de 1988.
Marcelo M Souza 7

INTRODUO CINCIA POLTICA


Na poltica tinha pavor do nepotismo; na religio no gostava de fanatismo. Sobre as Leis Na obra - O esprito das leis, Montesquieu quer descobrir as leis que governam o movimento e as formas das sociedades modernas. Distingue dois aspectos: a) todos os seres do mundo, inclusive Deus, so governados por leis; b) tem-se uma lei (ou: possvel enunciar uma lei) sempre que h relaes necessrias entre dois seres. As leis positivas: criadas pelos homens para reger relaes entre eles. Distingue trs causas da variedade das leis: a) fsicas ou naturais (ex: o clima tende a influenciar o temperamento dos povos; a maior ou menor fertilidade do solo); b) econmico-sociais (ex: o modo de subsistncia de povos selvagens, caadores, brbaros, pastores, civis, agricultores, comerciantes); c) espirituais (ex: a religio).
Marcelo M Souza 8

INTRODUO CINCIA POLTICA


Sobre as Formas de Governo Permitem ordenar vrias formas histricas de sociedade, ou os diversos tipos de organizao poltica: a) governo republicano - o povo, ou pelo menos uma parte dele detm o poder supremo; compreende tanto a aristocracia como a democracia (o modelo a repblica romana da Antigidade); b) governo monrquico - governo de um s, de acordo com leis fixas e estabelecidas (o modelo compreende as monarquias inglesa e francesa de seu tempo); c) governo desptico - um s arrasta todos, com sua vontade e caprichos, sem leis ou freios (a tirania; o modelo compreende os imprios chins, indiano, japons). Na Repblica a virtude cvica; na Monarquia a honra, Despotismo, o medo. Teoria da Separao dos Poderes O governo republicano considerado moderado. Neste tipo de governo o poder deriva da dissociao do poder soberano e da sua participao com base nas trs funes do Estado: a legislativa, a executiva e a judiciria.
Marcelo M Souza 9

INTRODUO CINCIA POLTICA


O equilbrio dos poderes condio da liberdade poltica. O poder legislativo coopera com o executivo; deve examinar em que medida as leis esto sendo aplicadas corretamente por este ltimo. A votao anual do oramento assim uma condio da liberdade. O poder judicirio essencialmente o intrprete das leis, deve ter o mnimo possvel de iniciativa e personalidade No h liberdade se o poder judicirio no est separado dos demais As ideologias polticas modernas O Liberalismo Conjunto de idias ticas, polticas e econmicas da burguesia que se opunha viso de mundo da nobreza feudal. Separar definitivamente o pblico do privado, reduzindo ao mnimo a interveno do Estado na vida de cada um.
Marcelo M Souza 10

INTRODUO CINCIA POLTICA


Liberalismo tico direitos individuais: liberdade de pensamento, expresso e religio. Estado de direito para que sejam evitados os arbtrios, as lutas religiosas, as prises injustas, a tortura, as penas cruis. Liberalismo poltico busca nas teorias contratulistas as formas de legitimao do poder, agora no mais fundado no direito divino, tradio ou herana do monarca, mas no consentimento dos cidados. Essa forma de pensar a poltica institui o voto e a representao poltica, a autonomia dos poderes e a limitao do poder central. Liberalismo econmico oposio interveno do monarca nos negcios e defende a propriedade privada dos meios de produo e a economia de mercado, baseada na livre iniciativa e competio. Prega a teoria do Estado mnimo, no-intervencionista. Reivindicaes populares do novo sentido ao liberalismo, sculo XIX consolidam-se duas vertentes do pensamento liberal: o liberalismo conservador que defende a liberdade, mas no a democracia e o liberalismo radical que defende a liberdade e a igualdade. O liberalismo no sculo XX e incio do XXI, passa por crises, adaptaes e alvo de crtica do movimento socialista em todo mundo
Marcelo M Souza 11

INTRODUO CINCIA POLTICA


As extremas desigualdades sociais desencadeadas pelo desenvolvimento do capitalismo levam alguns a pensar que a nfase na economia livre deveria ser atenuada. A quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929, a crise do modelo capitalista que desencadeia a experincia totalitria na Alemanha e Itlia nazismo e fascismo, levam reviso do papel do Estado na economia Welfare State, ou seja, ao Estado de Bem-Estar Social Direito a emprego, controle de salrio, seguro contra invalidez, doena, aposentadoria, licena maternidade, o que aumentou significativamente a rede de servios sociais garantidos pelo Estado. Necessrio aliar a eficincia econmica liberdade individual, atendendo a justia social. O neoliberalismo surge como crtica a essas teorias e como nova proposta liberal para limitar a ao assistencial do Estado e, ao mesmo tempo, retomar o ideal do Estado mnimo. Estado (mnimo) deve se restringir ao policiamento, justia e defesa nacional.
Marcelo M Souza 12

INTRODUO CINCIA POLTICA


No Brasil tem se confirmado nos processos de privatizao de organismos estatais e abolio da reserva de mercado, ou seja, tem priorizado o modelo de mercado monopolista. Para os neoliberais, a sociedade ideal concebida como um mercado, sem excluir a interveno da lei e do Estado no sentido de fazer respeitar as leis do jogo, a honestidade das transaes e a liberdade de expresso e ao de cada um. O Socialismo O marxismo uma variedade dentro do gnero do socialismo Thomas More (Utopia) e Campanella (Cidade do Sol), no sculo XVI. Ambos os autores imaginam uma sociedade de iguais. Crtica radical Revoluo Francesa mobiliza tericos e ativistas no sculo XIX. Condies econmicas (Ver Industrial) - pobreza decorrente da expanso da economia, da passagem grande indstria e ao capitalismo de monoplio (nascem organizaes do proletariado). Cenrio configura um estado de injustia social gerador de protestos e anseios de mudana. As teorias socialistas apresentavam um projeto de reconstruo da sociedade em bases comunitrias e promovia formas associativas de vrios gneros (sindicais, polticas, experincias cooperativas e comunitrias) para realizar as novas idias.
Marcelo M Souza 13

INTRODUO CINCIA POLTICA


Teoria do socialismo utpico (Saint-Simon; Fourier; Proudhon, Owen) e a teoria do socialismo cientfico, de Marx e Engels. Teorias socialistas utpicas: elaborao de modelos e programas de cooperao entre os operrios e de gesto comum dos meios de produo. O socialismo revolucionrio: o caminho para uma sociedade igualitria, socialista a insurreio armada (ou revoluo). O socialismo reformista prope a via eleitoral seguida de um conjunto de reformas graduais. Revolues socialistas (Rssia em 1917); aps a Segunda Guerra Mundial, no leste europeu (Albnia, Bulgria, Tchecoslovquia, Hungria, Polnia, Romnia, Iugoslvia e Alemanha Oriental), na sia (Vietn do Norte, Coria do Norte, China, Laos, Camboja), na Amrica (Cuba), e tentativas na frica (Arglia, Guin Bissau, Moambique, Angola). O socialismo, assim como a maior parte das ideologias, inclui posies profundas, sutis e muitas vezes contraditrias. No mundo contemporneo no h cenrio propcio a uma revoluo socialista, como queriam os revolucionrios do sculo XIX e XX. O socialismo continua ser uma tradio ideolgica frtil e adaptvel, que reflete, neste sculo, um modo extremamente importante de autocompreenso humana e aspirao moral. (VINCENT, 1995, p. 120).
Marcelo M Souza 14

Estrutura Poltica no Brasil


Estado: democrtico Regime de governo: repblica Composta por estados (federaes) e municpios Formada pelos poderes: Executivo - Legislativo Judicirio Condies de elegibilidade: - nacionalidade brasileira; - pleno exerccio dos direitos polticos; - o alistamento eleitoral; - o domiclio eleitoral na circunscrio; - a filiao partidria. O alistamento eleitoral e o voto so: - obrigatrio para os maiores de 18 anos; - facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e para os maiores de 16 e menores de 18 anos.
Marcelo M Souza 15

Estrutura Poltica no Brasil


Idade mnima para ser elegvel: -35 anos para Presidente e Vice-Presidente da Repblica e Senador; - 30 anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; - 21 anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito e Vice-Prefeito; - 18 anos para vereador. So privativos de brasileiro nato os cargos: - Presidente e Vice-Presidente da Repblica; - Presidente da Cmara dos Deputados; - Presidente do Senado Federal;
Marcelo M Souza 16

Estrutura Poltica no Brasil


Eleies Majoritrias Executivo: Federal : Presidente da Repblica Estadual: Governador Municipal: Prefeito Eleies Proporcionais Legislativo: Federal : Senadores / Dep. Federais Estadual: Deputados Estaduais Municipal: Vereadores
Marcelo M Souza 17

Vous aimerez peut-être aussi