Vous êtes sur la page 1sur 19

Prof.

Ftima Lima

Objetivo
Capacitar os professores para a utilizao dos recursos tecnolgicos e de informtica existentes na Escola, visando oportunizar a esses profissionais a possibilidade de criar, planejar e executar projetos de multimdia em sala de aula, interrelacionando fotografia, vdeo, udio e textos de forma produtiva e consistente, atravs de uma estratgia de comunicao moderna e abrangente.

Matriz curricular
A importncia do uso das mdias em sala de aula Planejar para usar adequadamente Cuidados necessrios no manejo dos equipamentos No usar os recursos para matar o tempo Utilizao adequada de cada recurso disponvel Internet Acesso ao Portal do Professor e analisar aulas Construo de aulas e postar no Portal do Professor Domnio Pblico

Reflexo: Inovar necessrio na Educao? Por qu?

Tecnologias ao alcance de todos


A popularizao das tecnologias permite o acesso a bens de consumo, cada vez mais sofisticados, a praticamente todos os elementos da sociedade. Particularmente interessados, a maioria dos jovens, independente do poder aquisitivo, possuem elementos multi-tecnolgicos: celulares que tocam mp3, filmam, fotografam..., cmeras digitais, mp4, mp5... e os usam com muita frequncia e desenvoltura.

Recursos e prazer de us-los


Quando os jovens adquirem um aparelho to cheio de recursos, esforam-se para utiliz-los no seu cotidiano, seja fazendo download (msicas, vdeos), seja fazendo fotos ou filmagens de tudo que lhe interessam, e, principalmente, que possam mostrar a algum.

Enquanto isso, na escola:


O professor utiliza poucos recursos audiovisuais, seja por falta de tempo, seja por falta de conhecimento para produzi-lo. Quando os utilizam, geralmente demonstram pouca habilidade. A facilidade que os alunos tem para fazer uso dos recursos de seus aparelhos tecnolgicos (mquinas digitais, celulares que filmam e fotografam) ignorado.

Que tal utilizar estes recursos no cotidiano escolar?


Vantagens:
Tecnologia acessvel; Facilidade no manuseio; prazeroso para quem faz e para quem assiste; Aplicvel em vrios contedos /disciplinas Possibilidades: Aumentar a auto-estima do aluno; Estimular o senso esttico e criatividade; Desenvolver a viso crtica; Oportunidade de maior aprendizagem

Quer exemplos de uso?


1. REPORTAGEM: VDEO OU FOTO estimular os alunos a registrarem fatos cotidianos ou inusitados e relacion-los a contedos/ disciplinas. 2. VDEO-CLIPS: montagens, animaes e encenaes com roteiro feito pela turma ou releituras de obras conhecidas. 3. Exposio de fotos: Esta uma das formas interessantes de fazer culminncia de projetos. Ex: Cultura Afro brasileira.

Como a escola pode se preparar:


Incluindo as TIC no PPP, ressaltando a importncia de acompanhar os avanos tecnolgicos como mais uma ferramenta para o xito do processo ensino-aprendizagem; Estimular novas prticas pedaggicas a partir da possibilidade de acesso dos professores e dos alunos s novas tecnologias.

Como os professores podem se preparar?


Incluindo no planejamento das atividades (rotineiras e projetos) a possibilidade do uso de recursos audiovisuais construdos pelos alunos. Os educadores precisam saber utilizar os recursos para orientar, inclusive as formas de salvar o trabalho para possibilitar a exibio em tv pendrive;

Conceituando Mdia Educacional


A palavra mdia deriva da palavra meio, do latim mdius, significando aquilo que est no meio ou entre dois pontos. A partir dessa definio, pode-se inferir que uma mdia educacional um meio atravs do qual se transmite ou constri conhecimentos.

Conceituando Multimdia
A multimdia definida como o conjunto de textos, imagens, sons, animaes, interaes e vdeos. Seu objetivo principal consiste na transmisso de uma mensagem a um determinado pblico. Devemos ter em mente a estatstica de que as pessoas se lembram de 15% do que escutam, 25% do que vem e 60% daquilo com o que interagem Vaughan T., 1994 e Wolfman D. E., 1994.

1 Aula Utilizando o PROJETOR MULTIMDIA

Conectando o udio

AJUSTAR O FOCO BUSCAR SINAL AJUSTAR A TELA

ENTER

LIGA / DESLIGA

AJUSTAR A TELA

Estamos aprendendo, fazendo. Os modelos de educao tradicional no nos servem mais, por isso importante fazer as experincias possveis nas nossas condies concretas. Podemos comear por formas de utilizao das novas tecnologias mais simples e ir assumindo atividades mais complexas. Experimentar, avaliar e experimentar novamente a chave para a inovao e a mudana desejadas e necessrias.
Jos Manuel Moran

Sem acompanhar os avanos...

Para Casa
Planeje e execute uma aula utilizando o projetor multimdia.

Na prxima aula discutiremos os resultados


Continuaremos na prxima aula

Vous aimerez peut-être aussi