Vous êtes sur la page 1sur 46

Enf.

VANESSA ANDRADE

Curativo o procedimento de limpeza e cobertura aplicado a uma rea do corpo que apresente leso. O curativo realizado com a finalidade de:
Proporcionar

ambiente fisiolgico adequado cicatrizao; Absorver a drenagem; Conter ou imobilizar a ferida; Proteger a ferida de traumatismo mecnico; Evitar contaminao bacteriana exgena; Promover a homostasia; Proporcionar conforto fsico e mental; Desbridar a ferida.

Entretanto, em algumas situaes como em perodo ps-operatrio imediato, os curativos so eliminados sempre que possvel.

Quando o curativo inicial de uma inciso limpa, seca e intacta removido, geralmente no substitudo, podendo ocorrer dentro de 24 horas aps a cirurgia.

Assim as vantagens de no usar curativo neste caso so:


Visualizar

melhor a ferida; Eliminar condies que promovam crescimento de organismos (umidade, calor, escurido); Evitar reaes a fitas adesivas ; Reduzir custo com curativos.

curativo mido, aplicado em leses que necessitam de tratamento e auxilio no processo de cicatrizao. curativo seco, aplicado em locais que a umidade constitui fator de risco para a colonizao ou infeco bacteriana, ou seja, locais de insero de dispositivos invasivos.

Cicatrizao

por primeira inteno: (unio primria) - Este tipo de cicatrizao ocorre quando as bordas da ferida so apostas ou aproximadas, havendo perda mnima de tecido, ausncia de infeco e edema mnimo. Quando as feridas cicatrizam-se por primeira inteno, a formao de tecido de granulao no visvel.

Cicatrizao

por segunda inteno: (granulao) - Neste tipo de cicatrizao ocorre perda excessiva de tecido e presena de infeco. O processo de reparo, neste caso, mais complicado e demorado. Esse mtodo de reparo tambm denominado cicatrizao por granulao, pois no abscesso formam-se brotos minsculos chamados granulaes.

A reao inflamatria mais intensa por causa da maior quantidade de fibrina e tecido necrtico na ferida. ocorre grande leso em tecidos mais profundos, a responsabilidade de fechamento cabe ao tecido de granulao.

Quando

Cicatrizao

por terceira inteno: (retarda o fechamento por primeira inteno) - Caso uma ferida no tenha sido suturada inicialmente ou as suras se romperam e a ferida tem que ser novamente suturada. Isso feito pelo cirurgio que, aps a drenagem do material, promove a aproximao das bordas.

Leses

fechadas por primeira inteno: nas incises simples, as bordas da leso so mantidas em juno por meio de suturas, grampos ou fitas. Um curativo simples, costuma ser usado para cobrir a ferida no final da cirurgia para proteo contra traumas mecnicos.

Leses

abertas: As feridas que permanecem abertas para cicatrizar por segunda ou terceira inteno, como queimaduras, leses traumticas, lceras e leses infectadas supurativas, necessitam de curativo e cobertura que tem funo de proporcionar limpeza e tratamento local para auxiliar no processo de cicatrizao.

Drenos:

so utilizados para proporcionar um canal ao fluido e exsudato at a superfcie do corpo. H vrios tipos de drenos, que podem ser classificados em abertos ou fechados.

Drenos

abertos permitem drenagem do fluido para o curativo, causando desconforto ao paciente e risco de infeco, pois oferece passagem aberta a bactrias.

Drenos

fechados podem ser aplicados por suco ou efeito gravitacional. O sistema considerado fechado quando o dreno est conectado ao coletor.
Curativos em drenos devem visar a proteo da pele adjacente contra fluidos e exsudato que podem causar irritaes.

Bandeja, contendo:
Pacote de curativo estril (pinas: Kelly, kocher, anatmica, dente-de-rato e tesoura), Pacote com unidades de gaze esterilizada, Esparadrapo comum ou hipoalergnico, SF a 0,9% (e outros produtos a serem utilizados), Seringa de 20 ml, Agulha 25x08 ou 40x12, Saco plstico para descarte de materiais ou similar. Outros materiais s/n: chumao de algodo e/ ou compressas estreis, bacia, atadura de crepe e luvas.

escolha do produto adequado deve ser baseada no conhecimento em relao as indicaes, eficcia, contraindicaes, custo e acessibilidade.

O produto eficaz para o tratamento de ferida deve apresentar as seguintes qualidades:


1.
2. 3. 4. 5. 6.

Boa relao custo/beneficio Conforto ao paciente Adaptabilidade (conformao adversas regies do corpo) Facilidade de aplicao Facilidade de remoo No requer troca frequentemente

Indicao:

anti sptico de pele e mucosa, na insero de cateteres, indutores e fixadores externos previne colonizao.
indicao: feridas abertas causam danos ao tecido.

Contra

Indicao:

anti sptico de pele e mucosa, na insero de cateteres, indutores e fixadores externos previne colonizao.
indicao: feridas abertas causam danos ao tecido.

Contra

Contra

indicao: manter meio mido em feridas com cicatrizao por primeira inteno e locais de insero de cateteres, introdutores, fixadores externos e drenos.

Indicao:

limpeza e manuteno da ferida mida.

Indicaes:

tratamento de leses abertas e preveno de ulcera de presso.


indicao: em casos de hipersensibilidade ao produto referida com cicatrizao por primeira inteno.

Contra

Indicao:

desbridamento enzimtico de forma suave sobre os tecidos desvitalizados.


indicao: feridas com cicatrizao por primeira inteno e hipersensibilidade aos seus compostos.

Contra

Indicao:

feridas infectadas exsudativas, com ou sem odor. Contra indicao: feridas limpas e queimaduras.

Indicao:

cobertura de incises cirrgicas limpas, queimaduras ou feridas com dano parcial de tecido; proteo de reas com risco de leses; fixao de cateteres vasculares e cobertura de reas doadoras de enxerto. Contra indicao: feridas exsudativas e infectadas.

Indicao:

tratamento de queimaduras e preveno de colonizao, feridas infectadas. indicao: em casos de hipersensibilidade ao produto.

Contra

Indicao:

em todas as fases do processo de cicatrizao; feridas abertas, limpas ou infectadas, com ou sem reas de necrose.
indicao: tempo prolongado de preparo devido instabilidade da enzima oxidao e autodegradao contato com metais e substncias compostas por ferro iodo e oxignio - inativam o sitio da molcula de papana.

Contra

OBRIGADA!!!

DVIDAS??

DVIDAS??

Vous aimerez peut-être aussi