Vous êtes sur la page 1sur 21

DIABETES MELLITUS

Prof Dr Adriana Ap. Delloiagono de Paula

CONCEITO DE DIABETES MELLITUS


um grupo de doenas metablicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicaes, disfunes e insuficincia de vrios rgos, especialmente olhos, rins, nervos, crebro, corao e vasos sangneos. Pode resultar de defeitos de secreo e/ou ao da insulina envolvendo processos patognicos especficos, por exemplo, destruio das clulas beta do pncreas (produtoras de insulina), resistncia ao da insulina, distrbios da secreo da insulina, entre outros.

EPIDEMIOLOGIA DO DIABETES
O diabetes apresenta alta morbi-mortalidade, com perda importante na qualidade de vida. uma das principais causas de mortalidade, insuficincia renal, amputao de membros inferiores, cegueira e doena cardiovascular.

Tipos de diabetes
diabetes tipo 1, anteriormente conhecido como diabetes juvenil, que compreende cerca de 10% do total de casos, diabetes tipo 2, anteriormente conhecido como diabetes do adulto, que compreende cerca de 90% do total de casos. diabetes gestacional, que, em geral, um estgio pr-clnico de diabetes, detectado no rastreamento pr-natal.

Diabetes tipo 1
O termo tipo 1 indica destruio da clula beta que eventualmente leva ao estgio de deficincia absoluta de insulina, quando a administrao de insulina necessria para prevenir cetoacidose, coma e morte. O desenvolvimento do diabetes tipo 1 pode ocorrer de forma rapidamente progressiva, principalmente, em crianas e adolescentes (pico de incidncia entre 10 e 14 anos).

CETOACIDOSE
Sem a insulina necessria, ele simplesmente no consegue introduzir a glicose nas clulas. Em vez disso, o corpo tenta quebrar a gordura armazenada para produzir combustvel disponvel s clulas. A gordura das clulas gordurosas quebrada em cidos graxos, que passam atravs do fgado e formam as cetonas. As cetonas comeam a se formar no sangue; e vo para a urina. Em nveis altos, as cetonas no sangue so txicas e podem provocar cetoacidose diabtica.

QUADRO CLNICO
A principio o paciente apresenta um quadro clnico semelhante ao inicio do diabetes com polira, polidipsia, polifagia, perda ponderal, astenia e desidratao leve. Com a maior elevao e maior durao da hiperglicemia, a polifagia substituda por anorexia, surgem nuseas e vmitos, a desidratao se acentua, a respirao torna-se rpida e profunda (respirao de Kussmaul), aparece o hlito cetnico, o paciente torna-se irritado e pode ocorrer dor abdominal simulando o abdome agudo. O estgio mais grave caracterizado por depresso do nvel de conscincia (confuso, torpor, coma), sinais de desidratao grave ou choque hipovolmico, arritmia cardaca e reduo dos movimentos respiratrios

Diabetes tipo 2
O termo tipo 2 usado para designar uma deficincia relativa de insulina. A administrao de insulina nesses casos, quando efetuada, no visa evitar cetoacidose, mas alcanar controle do quadro hiperglicmico. A cetoacidose rara e, quando presente, acompanhada de infeco ou estresse muito grave.

Diabetes gestacional
a hiperglicemia diagnosticada na gravidez, de intensidade variada, geralmente se resolvendo no perodo ps-parto, mas retornando anos depois em grande parte dos casos.

Rastreamento do diabetes tipo 2


Fatores indicativos de maior risco: Idade >45 anos. Sobrepeso (ndice de Massa Corporal IMC >25). Obesidade central (cintura abdominal >102 cm para homens e >88 cm para mulheres, medida na altura das cristas ilacas). Antecedente familiar (me ou pai) de diabetes. Hipertenso arterial (> 140/90 mmHg). Histria de macrossomia ou diabetes gestacional. Diagnstico prvio de sndrome de ovrios policsticos. Doena cardiovascular, cerebrovascular ou vascular perifrica definida.

Principais sintomas de diabetes


Os 4 Ps Poliria; um sintoma que corresponde ao aumento do
volume urinrio (acima de 2.500 ml por dia), podendo ou no ser acompanhado de um aumento da frequncia urinria.

Polidipsia; sede intensa Polifagia; fome excessiva Perda involuntria de peso

Interpretao dos resultados da glicemia de jejum e do teste de tolerncia glicose.


Classificao Normal Hiperglicemia intermediria Glicemia de jejum alterada Tolerncia glicose diminuda 110-125 140-199 Glicemia em jejum (mg/dL) 70 - 110 Glicemia 2h aps TTG-75g (mg/dL) <140

Diabetes mellitus

>126

>200

Deteco
O diabetes pode ser detectado atravs de testes simples que pesquisam a presena de acar na urina ou que avaliam a quantidade de acar no sangue. Mas o diagnstico deve ser comprovado atravs do exame laboratorial de sangue (glicemia), que pode ser realizado em trs condies:

1- JEJUM = Com glicemia pela manh em jejum de pelo menos 8 horas (uma noite) e o resultado igual ou superior a 126mg/dl sugestivo de diabetes;
2- PS-PRANDIAL = Com glicemia 2 horas aps sobrecarga com 75g de glicose (a glicose ingerida com gua, aps jejum de uma noite e o sangue colhido 2 horas aps para dosagem da glicose), o resultado igual ou superior a 200mg/dl sugestivo de diabetes; 3- CASUAL = Com glicemia casual (o sangue deve ser colhido em qualquer horrio do dia, sem relao com alimentao) esta glicemia deve ser realizada apenas nas pessoas que esto apresentando quadro clnico sugestivo de diabetes (muita fome, muita sede e muita urina) e o resultado igual ou superior a 200mg/dl sugestivo de diabetes. Um resultado positivo por qualquer critrio acima, dever ser referendado nos dias subsequentes por uma nova glicemia de jejum ou 2 horas ps-sobrecarga.

INSULINA
uma pequena molcula equivalente protena secretada pelas clulas beta do pncreas. Funo fazer com que os msculos e clulas gordurosas absorvam a glicose e pedir ao fgado que fabrique menos glicose.

Insulinas Caractersticas importantes


Tempo de Ao = o tempo que leva para a insulina chegar corrente sangunea e comear a diminuir o nvel de glicose. Pico = a hora em que a insulina est no seu ponto mximo em termos de reduo do nvel de glicose. Durao = o tempo que a insulina permanece no corpo continuando a trabalhar e diminuir os nveis de glicose.

INSULINAS
Tipo de Insulina Regular NPH Lenta Tempo de Ao 30 a 60 minutos 2 a 4 horas 4 a 6 horas Pico 2 a 4 horas 6 a 10 horas 10 a 20 horas Durao 6 a 8 horas 13 a 24 horas 24 a 36 horas

Vias de administrao Via subcutnea ou IM: todas as insulinas Via IV: apenas insulina simples

Locais de aplicao da insulina

Importncia do rodzio
O rodzio entre os locais indispensvel para o conforto e segurana de quem faz aplicaes de insulina. Com ele voc ir prevenir o aparecimento de alteraes ou deformidades que ocorrem no tecido subcutneo, as chamadas lipodistrofias, que alm de antiestticas so responsveis por alteraes dos nveis de glicemia.

Recomendaes para misturas de insulinas NPH com Regular (R)

Recomenda-se aspirar primeiro a insulina de ao rpida (R), que possuem aspecto lmpido transparente e, em seguida, a insulina de ao intermediria (NPH) que possui aspecto turvo, leitoso. O objetivo diminuir a possibilidade de entrada de insulina NPH no frasco de insulina R, alterando a capacidade desta insulina agir rapidamente em uma outra aplicao.

OBRIGADA

Vous aimerez peut-être aussi