Vous êtes sur la page 1sur 142

Tpicos selecionados de Toxicologia Ocupacional

Professor Doutor Henrique Vicente Della Rosa Faculdade de Cincias Farmacuticas USP Toxikon Assessoria Toxicolgica hdellarosa@toxikon.com.br

Tpicos selecionados de Toxicologia Ocupacional


Princpios gerais de Toxicologia Ocupacional A importncia da Toxicologia no dia a dia do Mdico do Trabalho: exemplos prticos

Princpios gerais de Toxicologia


Relao dose/resposta Fatores que influenciam na toxicidade Toxicocintica Toxicologia dos metais: Pb; Hg; Cd; As. Toxicidade dos solventes Gases e vapores irritantes e asfixiantes Agrotxicos

Introduo
O corpo humano possui sistemas naturais de defesa que ajudam a proteger contras muitos riscos ambientais e ocupacionais. Esses sistemas de defesa ajudam tambm o organismo a curar-se quando sofre um dano e/ou fica doente. Os riscos ocupacionais podem ser por bactrias; vrus; substncias qumicas (material particulado, lquidos, gases, vapores); rudo, temperatura, procedimentos de trabalho (fatores antiergonmicos) Os trabalhadores podem estar expostos a esses riscos que podem debilitar seus sistemas de defesa do organismo.

Riscos ocupacionais: Substncias qumicas

Material particulado Lquidos Gases Vapores

Principais vias de introduo

Respiratria
Pele Oral digestiva

Absoro Atravs da Pele


A pele constitui-se numa importante camada protetora do organismo. Mas....

No protege sempre contra os riscos presentes no ambiente de trabalho porque as substncias qumicas podem ser absorvidas diretamente pelo organismo atravs da pele saudvel. Uma vez absorvidas, as substncias qumicas atravs da circulao so transportadas para os rgos alvo produzindo efeitos nocivos.

Pele
Vrios materiais ou situaes no ambiente de trabalho podem causar molstias ou leses.

O trabalho mecnico em que realiza frices, presso e outras formas de fora (p. ex., trabalhadores que utilizam rebitadeiras, retiram lascas, verrumas e martelos) podem produzir calos, bolhas, leses nos nervos, cortes, etc.

Pele
As centenas de novas substncias qumicas que ingressam nos ambientes de trabalho a cada ano, algumas delas podem ocasionar irritao da pele e reaes alrgicas da derme. Algumas substncias tais como cidos e lcalis fortes provocaro leses na pele quase imediatamente. Outras como cidos e lcalis diludos e solventes em geral, provocaro efeitos na pele s se houver contacto da pele com a substncia qumica durante vrios dias.

Quais substncias pode podem danificar a pele?


Todas as formas de petrleo, entre elas o diesel, lubrificantes, combustveis, solventes, diluentes e desengraxantes, (parafina, tricloroetileno, e os produtos derivados do petrleo); Produtos do alcatro da hulha, compreendidos os fenis e os cresis. Algumas substncias podem tornar a pele enrijecida, aps a formao de bolhas ou produzir escamas isto , dermatites.

Dermatites: sintomatologia

Habitualmente os sintomas somente aparecem quando a substncia qumica entra em contacto com a pele e desaparecem quando o trabalhador deixa de estar em contacto com a mesma.

Algumas substncias qumicas que causam dermatites de contacto


Formaldedo.

Compostos de nquel.
Resinas epxi e catalisadores utilizados na fabricao de produtos plsticos. Agentes germicidas que levam o sabo e outros produtos de limpeza, em particular o hexaclorofeno, bitionol e as salicilanilidas halogenadas. Cromatos.

Sistema Respiratrio
O sistema respiratrio dispe de mecanismos muito eficazes para filtrar os poluentes normais que ocorrem no ar. Os sistemas de filtrao do nariz (pelos) e do trato respiratrio superior (mucosa, clios vibrteis) impedem que grandes partculas penetrem no organismo e atinjam os pulmes produzindo efeitos adversos sade.

Sistema Respiratrio
Em geral filtra as partculas de ps de dimetros grandes, entre as quais as fibras. muito difcil eliminar as partculas de dimetros pequenos que pode atingir partes mais profundas dos pulmes e ocasionar graves problemas respiratrios locais. Quando os pulmes esto expostos a concentraes elevadas de ps, vapores, fumos do cigarro, poluentes da atmosfera, os mecanismos de filtrao podem ficar sobrecarregados e sofrer um dano.

Sistema Respiratrio
Uma vez sofrido o dano provvel que se desenvolvam nos pulmes, diferentes bactrias,vrus etc, provocando pneumonias. Tarefas em locais cheios de ps (mineiros de bauxita e carvo; engenhos de acar; de amianto; indstria qumica; indstria farmacutica, etc) maior possibilidade de contrair doenas respiratrias que outros trabalhadores em outras atividades.

Sistema Respiratrio
Mineiros de bauxita Mineiros de carvo Engenhos de acar Amianto Indstria qumica Indstria farmacutica, etc Maior possibilidade de contrair doenas respiratrias que outros trabalhadores em outras atividades.

Gases e vapores
Irritantes
o o

Primrios Secundrios

Asfixiantes
o o

Simples Sistmicos

Os gases e vapores podem tambm penetrar no organismo atravs do sistema respiratrio. Efeitos locais no trato respiratrio superior e nos pulmes e, outras sero absorvidos passando para a corrente sangnea e provocar efeitos adversos nos rgos alvo.
______________________
Amnia irritante respiratrio. Gs sulfdrico irritante e depressor do SNC.

O organismo dispe de vrios mecanismos que podem emitir sinais de alarme quando ocorrem riscos: Odor Tosse Irritao no nariz

Estes sinais de advertncia apenas diro que h um provvel risco.


Todavia muitas substncias qumicas no apresentam odor e assim no podemos identificar.

Outras substncias qumicas s apresentam odor quando se apresentam em concentraes muito acima dos nveis de segurana e j podem estar provocando danos sade. Alternativamente, outras no apresentam odor aps determinado tempo prximo a elas, pois o nariz se habitua com o seu odor (adaptao). Dessa forma o olfato nem sempre um sinal de alarme confivel.

Aspectos Toxicolgicos dos Solventes Orgnicos

O que um Solvente?
De interesse para a Toxicologia Ocupacional: Liquido Compostos Orgnicos Dissolve outros compostos orgnicos Lipoflicos Habitualmente voltil Alguns compostos em outros contextos

Usos
Como Solvente
Dissoluo Extrao Desengraxamento Tintas, corantes, pinturas, coberturas Diluio, dispersante Limpeza a seco

Como algo mais


Combustveis Alimentos Drogas de abuso Bebidas Anticongelante Explosivos Poluentes

Classes Qumicas dos Solventes (1)


Hidrocarb. Alifticos Hidrocarb. Cclicos Hidrocarb. Aromticos Cetonas Aldedos lcoois teres steres Gasolina Ciclohexano Benzeno, tolueno Ciclohexanona, acetona Acetaldedo Etanol, metanol teres Gliclicos Acetato de Etila

Classes Qumicas dos Solventes (2)


Hidrocarbonetos Nitro Alcanos Halogenados

Etilnitrato, TNT
1,1,1-tricloretano, tetracloreto de carbono, clorofrmio Tricloretileno, Cloreto de vinila

Alcenos Halogenados

Misturas

Querosene, white spirit

Toxicocintica dos Solventes (A)


Absoro rpida
Via inalatria (solventes volteis, por difuso) Via cutnea Ingesto (incomum)

Distribuio
De acordo com o teor de lipdeos e vascularidade Tecidos:adiposo e os ricos em lipdeos (so depsitos para armazenamento)

Toxicocintica dos Solventes (B)


Metabolismo
Geralmente heptico, pelo sistema MFO Bioativao de alguns para metablitos txicos
urina, produtos conjugados fezes, produtos conjugados ar expirado, solventes volteis

Excreo

MFO = funo oxidase mista

Caractersticas comuns na Toxicidade dos Solventes


Efeitos drmicos locais devido a extrao dos lipdeos da derme Efeito depressor do SNC Efeitos Neurotxicos Efeitos Hepatotxicos Efeitos Nefrotxicos Risco varivel de cncer

Efeitos Hepticos dos Solventes (1)

Hepatite qumica, com transaminases indicando dano hepatocelular Esteatose (fgado gorduroso), ocasionalmente progredindo para necrose heptica Possvel cirrose (na recuperao) Metabolismo reduzido de outros xenobiticos

Efeitos Hepticos dos Solventes (2)


Mecanismos da hepatotoxicidade
desalogenao formao de radicais livres

Hidrocarbonetos Halogenados tm maior toxicidade


tetracloreto de carbono, clorofrmio 1,1,1-tricloretano, tricloretileno

Hidrocarbonetos no halogenados

Toxicidade Renal dos Solventes


Necrose tubular aguda
Exposio aguda severa Hidrocarbonetos halogenados, glicis, tolueno, destilados do petrleo

Glomrulonefrite crnica, exposio crnica a gasolina est implicada

Neurotoxicidade Central Aguda


Atividade como um anestsico geral ou por uma inibio seletiva
Narcose

Euforia Agitao (desinibio) Incoordenao motora, ataxia, disartria

Neurotoxicidade Central Crnica


Controversa, difcil atribuir
Sndrome dos Pintores
Depresso Desempenho psicomotor retardado Alterao da personalidade Diminuio da memria recente

Bateria de Testes Neurocomportamentais da WHO

Problemas na Avaliao da Neurotoxicidade dos Solventes


Definio de casos no especifica ndice de prevalncia na reproduo Variabilidade nos testes neurocomportamentais Exames fisiolgicos no especficos Confundida com etanol, trauma, outros fatores Exposies mistas

Neurotoxicidade Perifrica e Solventes


Neuropatia axonal distal Solventes conhecidos especificos ou suspeitos de causar NP:

n-hexano, metil-n-butil cetona, dissulfeto de carbono (conhecidos) estireno, tetracloretileno (suspeitos)

Apresentam-se inicialmente nas baixas extremidade

Neurotoxicidade Perifrica e Solventes


Parestesias sensoriais precoces
Dormncia Perda da capacidade de receber estmulos dos msculos e tendes (posteriormente). Ex: reflexos no tendo de Aquiles, vibrao.

Efeitos motores
Fraqueza motora Atrofia de nervos

Neurotoxicidade Perifrica e os Solventes


Eletrofisiologia

Diagnostico diferencial

Padro de inervao Conduo nervosa lenta


Outros agentes txicos (etanol - induz neuropatia) Mecnica (compresso) - trauma Deficincias nutricionais, metablicas, hereditrias (protenas loucas)* Desmielinizao, protenas pr-neoplsicas (SSxs)
* SSxs madprotein

Neurotoxicidade Perifrica (produto Hexanodiona)


Sndrome clssica em Medicina do Trabalho Reconhecida em 1964 no Japo (manufat. sandal.) Mais tarde: prevalente Inicio rpido (meses) MEK poderia potenciar Controle pela substituio Mecanismos comuns do n-Hexano e da MnBK* Ambos metabolizados a 2,5-hexanodiona Macia morte axonal Desenervao Degenerao distal do axnio Tri-o-cresil fosfato

MnBK metil n butil cetona MEK metil etil cetona

Toxicologia Geral dos Solventes Halogenados Alifticos


Severa hepatotoxicidade (CCl4 - CHCl3) Nefrotoxicidade Arritmias Cardacas Carcinogenicidade
alcanos: polihaletos, cloretos alcenos: monohaletos, cloretos

Toxicologia especifica dos Solventes Alifticos


Gasolina
Glomrulonefrite (?) Aspirao pneumonite Teor de Pb ?

Nitratos alifticos (inclusive o TNT)


Metemoglobina Hipotenso Severa hepatotoxicidade

Toxicologia especifica dos Solventes Halogenados Alifticos


Tricloretileno [Ca] Tetracloreto de Carbono, clorofrmio - [Ca]
Severa hepatotoxicidade

Diclorometano (cloreto de metileno, CH2Cl2) [Ca]


Metabolisado a CO

[Ca] : carcingeno

Etanol (1)
Etanol um bom exemplo para os lcoois
o acetaldedo (CH3CHO) acetato (CH3COO-)

lcool desidrogenase
o cintica zero-ordem o inibida pelo disulfiram, metranidazol

Catalase (limitada pela H2O2) Induzida pelo MEOS

Etanol - 2
Efeitos Adversos - numerosos
Intoxicao aguda
o o o

Embriaguez Abuso crnico do lcool (dependncia) Sndrome alcolica fetal


o o

Sndrome de abstinncia
Delerium tremens Outros sintomas

Outros lcoois
Metanol
formaldedo CH2O (pela AD) acido frmico CHOO- (pela aldedo desidrogenase) Metabolismo muito lento nos primatas (a partir do formato) Toxicidade na retina visual cegueira Retardo da acidose metablica (no da acidose lctica) Com indicao de hemodilise, etanol Etanol inibe competitivamente a AD

Glicis
Etileno glicol (etanodiol) oxalato
o Clculos de oxalato, o Nefrotoxicidade, deposio de oxalato no tbulos o Hipocalcemia (pela quelao) o Acidose com grande perda de anions o Etanol, hemodilise

teres gliclicos
o Toxicidade reprodutiva

Toxicologia especfica dos Solventes Aromticos

BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno, xileno) contaminantes comuns do solo e gua. Tolueno - potente toxicidade no SNC, desordem cognitiva crnica Xileno - irritante das membranas mucosas, especialmente a ocular.

Benzeno
C6H6 CAS = 71-43-2 PM = 78,1 P.E. = 80C

Benzeno
ESPOSIO OCUPACIONAL Refinarias de petrleo Petroqumicas Coquerias Distribuidores de combustveis Sntese de outros solventes (estireno, fenol, clorobenzeno) Industria do couro Laboratrios qumicos e biolgicos ESPOSIO EXTRAOCUPACIONAL Fumo do cigarro Poluio do trfego veicular

Metabolismo
A taxa de biotransformao do benzeno aps a exposio ocupacional superior a 50%. A primeira reao a converso a benzeno-epxido (BE), principal intermedirio reativo. O BE sucessivamente biotransformado a metablitos fenlicos que representam cerca de 30% da dose de benzeno absorvida (fenol - 15%; quinol - 12%; catecol - 2%; 1,2,4-benzenotriol - 2%).

Metabolismo
O BE reage com a glutationa e o conjugado (<1%) origina o acido S-Fenilmercaptrico que eliminado na urina. O anel aromtico quimicamente estvel mas cerca de 2% sofre uma abertura para formar um metablito de estrutura linear, o ac. trans,trans mucnico.

Biotransformao do benzeno

Metabolismo: distribuio e eliminao


O benzeno distribudo para varias partes do corpo: sangue, medula ssea, tecido adiposo e fgado transportado do sangue para os pulmes: eliminado Cerca de 12% do benzeno absorvido eliminado inalterado pelos pulmes e 1% pela urina A meia-vida do benzeno estimada em 9 horas, mas estes valores podem alcanar tambm 24 horas porque o benzeno tende a depositar-se no tecido adiposo de onde lentamente liberado

Toxicidade
Intoxicao aguda
Os sintomas mais evidentes esto a cargo do SNC

Intoxicao crnica
o Efeito txico mais relevante esta a cargo do sistema hematopoitico, caracterizado por uma menor produo de eritrcitos, leuccitos e plaquetas pela medula (anemia aplstica e induo de leucemia)

Benzeno

epxido fenol catecol, acido t, tmucnico Carcingeno no genotxico (?) Anemia aplstica, leucemia mielide aguda Muconaldedo, quinonas na medula ssea

Limites de Exposio
TLVs/ACGIH (2005)
TWA = 0,5 ppm STEL = 2,5 PPM

MAK/DFG (2005)
TRK = Limite de Exposio Tcnica

Efeitos crticos (base para o TLV): Cncer

Biomarcadores
Urina
c. t,t- mucnico
c.S-fenilmercaptrico

Sangue
Benzeno

Ar exalado
Benzeno

(S-PMA) Benzeno

Limites Biolgicos de Exposio


(acido t,t, mucnico) ACGIH/BEI
500 g/g creat

DFG/EKA
ambiental (mg/m3) 2,0 3,3 6,5 13 19,5 urina (mg/L) 1,6 2 3 5 7

B = basal

Limites Biolgicos de Exposio


(c. fenil mercaptrico) ACGIH/BEI
25 g/g creat B
1,0 2,0 3,0 3,3 6,5 13 19,5

DFG/EKA
ambiental
(mg/m3)

urina
(g/g cre)

B = basal

0,010 0,025 0.040 0,045 0,090 0,180 0,270

Limites Biolgicos de Exposio


(Benzeno no sangue)

ACGIH/BEI
No relacionado

DFG/BTV
ambiental
(mg/m3)

sangue
(mg/L)

1 2 3 3,3 6,5 13.

0,9 2,4 4,4 5. 14. 38.

BTV Biological Tolerance Value

Valores de referncia
Acido S-fenilmercaptrico urinrio: < 5 g/g creat (no fumantes) Acido trans,trans-mucnico urinrio: < 0,3 mg/g creat (no fumantes) Benzeno no sangue: < 0,5 g/L

Interferentes
Acido S-fenilmercaptrico urinrio O habito de fumar representa um fator aditivo. Acido trans,trans-mucnico urinrio O habito de fumar representa um fator aditivo. Metablito do acido srbico (aditivo alimentar). Benzeno no sangue O hbito de fumar e contaminao ambiental.

TOLUENO
(metilbenzeno)

C7H8 CAS = 108-88-3 PM = 92,1 P.E. = 111C

EXPOSIO
OCUPACIONAL
Petroqumicas Refinarias de Petrleo

EXTRA-OCUPACIONAL
Produtos de limpeza Colas

Metabolismo
o O tolueno absorvido atravs dos pulmes e mais lentamente pela pele o No organismo encontrado primeiramente no sangue o Em seguida deposita-se no tecido adiposo o 20 % da dose absorvida eliminado inalterado pelo trato respiratrio o 80% biotransformado: os principais metablitos so o cido hiprico, o o-cresol e o cido benzico.

Toxicidade
Exposio aguda
Irritao dos vias areas superiores Depresso do SNC

Exposio crnica
Intolerncia ao lcool Cefalia Distrbios do ritmo sonoviglia Hepatotoxicidade (hepatomegalia) Nefrotoxicidade

Limites de Exposio
ACGIH (2005)
TLV-TWA 50 ppm MAK

DFG (2005)
50 ppm 190 mg/m3

Efeitos crticos

(base para o TLV):SNC

Biomarcadores
Urina
Acido hiprico o-cresol Tolueno

Sangue

Tolueno

Limites Biolgicos de Exposio


(cido hiprico urinrio) ACGIH/BEI
(2005) 1,6 mg/g creatinina

DFG/BTV
(2005) No relatado

Notaes: B; Ne B basal Ne no especifico

Limites Biolgicos de Exposio


(orto-cresol urinrio) ACGIH/BEI
(2005)
0,5 mg/L
Notaes: B B basal

DFG/BTV
(2005)
3,0 mg/L

Limites Biolgicos de Exposio


(tolueno no sangue) ACGIH/BEI
(2005)
0,5 mg/L

DFG/BTV
(2005)
No relatado

Notaes: nenhuma

Valores de Referncia
cido hiprico urinrio
o-cresol urinrio

1,5 g/g creat


30-350 g/L.

tolueno no sangue
tolueno urinario

< 0,6 g/L.


< 1 g/L

Interferentes
cido hiprico urinrio A ingesto de lcool inibe a biotransformao do tolueno ao cido hiprico o-cresol urinrio Exposio ao fumo do cigarro; co-exposio com outros solventes Tolueno no sangue: no conhecido

Tolueno urinario: no conhecido

XILENOS
(dimetilbenzeno)

C8H10 CAS = 1330-20-7 o = 95-47-6 m = 108-38-3 p = 106-42-3 PM = 106,2 P.E. = o-=144C m-=139C p-=137C

EXPOSIO
OCUPACIONAL
Industria de solventes (freqentemente em combinao com tolueno), Resinas sintticas Plastificantes Borracha Preparaes farmacuticas (vitaminas), Laboratrios de anatomia patolgica

EXTRA-OCUPACIONAL
Gs de descarga da gasolina verde Fumo do cigarro, Diluentes

METABOLISMO
o As principais vias de absoro: trato respiratrio e a pele o No organismo: reaes semelhantes ao metabolismo do tolueno o Oxidao de um grupo metlico formando o cido metilbenzico o cido metilbenzico conjuga com a glicina acido metilhiprico excretado na urina (95% da dose absorvida) o Pequena parte excretada como xilenol

Toxicidade
Toxicidade aguda
460 ppm: irritao
olhos pele (dermatite).

Toxicidade crnica:
Exposio prolongada aos vapores:
Conjuntivite Irritao da pele e cavidade nasal SNC: inicialmente excitao e depois depresso.

Biomarcadores
cidos metilhiprico urinrios
xilenos no sangue

xilenos na urina

Limites de Exposio
ACGIH - TLVs
TWA TLV-STEL/C 100 ppm 150 ppm MAK

DFG
100 ppm

Em concentraes superiores podem ocorrer distrbios da viso, depresso do SNC, confuso e coma. Efeitos crticos (base para o TLV): Irritao

Limites Biolgicos de Exposio


(cidos metilhiprico urinrios)

ACGIH/BEI
1,5 g/g creat

DFG/BTV
2000 mg/L

Limites Biolgicos de Exposio


(xilenos no sangue)

ACGIH/BEI
No relatado

DFG/BTV
1,5 mg/L

Valores de Referncia
Ac. Metilhipricos urinrios:
Xilenos no Sangue:

< 1 mg/L
< 3 g/L

Interferentes
No conhecidos

n-HEXANO
C6H14 CAS = 110-54-3 PM = 86,2 P.E. = 69C P.F. = -95C

Exposio
OCUPACIONAL
Industria de calados (solvente de cola) Usado em laboratrio como agente de extrao na determinao do ndice de refrao dos minerais.

EXTRA-OCUPACIONAL
No passado era utilizado em vernizes,colas e solventes.

METABOLISMO
Absoro:

Sistema respiratrio Pele

Acumulao

Tecido adiposo.

METABOLISMO
Metablitos do n-hexano:
2-hexanol 2,5-hexanodiol + 2-hexanona 5-hidroxi-2-hexanona 2,5-hexanodiona + 4,5-dihidroxi-2-hexanona 4-hidroxi-2,5hexanodiona.

METABOLISMO
Principal via de excreo: hexano inalterado pulmonar ar exalado Principal via de excreo dos metablitos: urinaria

TOXICIDADE
A exposio elevada ao hexano produz um efeito narctico A exposio as concentraes ocupacionais: podem causar neuropatias perifricas Efeito neurotxico: aumentado por uma exposio simultnea a metil etil cetona (MEK)

Limites de Exposio
ACGIH
TLV-TWA 50 ppm BAT

DFG
180mg/m3

Efeitos crticos (base para o TLV): o SNC o Irritao

Biomarcadores

2,5-hexanodiona urinria

Interferentes
Consumo de lcool, variaes metablicas de origem gentica
A metil-n-butilcetona tem entre seus metablitos tambm a 2,5-hexanodiona n-hexano urinrio: no encontrado

Limites Biolgicos de Exposio


ACGIH/BEI (2005)
2,5-hexanodiona urinria 5 mg/g creat
Notaes: o Ne o Sq

DFG/BTV (2005)
2,5-hexanodiona + 4,5dihidroxi-2-hexanona 5 mg/L

Valores de Referncia

2,5-hexanodiona: < 0,5 mg/g creat.

Aspectos toxicolgicos do As, Cd, Pb e Hg

Arsnico
CAS = 7440-38-2 PA = 75 P.E. = 613C

Arsnico
Exposio Ocupacional
Industria siderrgica Do vidro Da cermica Preparao de frmacos Preparao de corantes

Exposio extra-ocupacional
Consumo de frutos do mar com a arsenobetana (no txica) Traos no ar urbano Na gua (variaes geogrficas) Fumo do cigarro.

Metabolismo
o O As absorvido pela via inalatria (a mais importante no mbito ocupacional) e a gastrintestinal. o No organismo se acumula sobretudo na pele e anexos, pulmes, fgado, rins e msculos. o As tende a se ligar aos grupos SH presentes nas protenas o As3+ pode ser oxidado a As5+ mas pode tambm ser metilado seja para acido monometilarsnico (MMA) como dimetilarsnico (DMA). o A principal via de excreo do As inorgnico e de seus metablitos metilados a urinaria. o Na urina encontrado cerca de 20% do As inalterado, 20% de MMA e 60% de DMA, nas exposies a baixas doses de As inorgnico.

Toxicidade
Intoxicao aguda
Casos de suicdio e homicdio Sintomas: oGastrintestinais oCardaco oVascular Provoca a morte entre 30-60 minutos.

Intoxicao crnica
Ocorre em ambientes de trabalho com exposies em baixas doses

Sintomas:
o o o o o o Fadiga Problemas gastrintestinais Melanodermia Hiperqueratose Hepatomegalia que pode evoluir para uma cirrose Neoplasias pulmonar, heptica e cutnea.

Limites de Exposio
ACGIH-TLV
TWA 0,01 mg/m3 TRK

DFG
0,1 mg/m3

Trixido de As, Pentxido de As Acido arsenioso Acido arsnico Arseniato de chumbo Arseniato de clcio

Limites Biolgicos de Exposio


ACGIH BEI DFG - BAT (BLV)

o arsnico inorgnico + metablitos metilados 30 g/L

o arsnico inorgnico + metablitos metilados 50 g/L

Interferentes
Consumo de gua potvel contaminada Fumo do cigarro Dieta rica em crustceos

Valores de Referncia

Arsnico urinario: 2-25 g/L

Cdmio

Cd
CAS = 7440-43-9 PM = 112,41 P.E. = 765C P.F. = 320,9C

Exposio
OCUPACIONAL Industria do zinco Ligas de cdmio com outros metais Baterias nquel-cdmio Ligas de solda manganscdmio Pigmentos de tintas Estabilizantes de plsticos EXTRA - OCUPACIONAL o Adubos com fosfato o Fumo do cigarro o Proximidades de fundies de material no ferroso.

Metabolismo
Atividade industrial:principal via de absoro o sistema respiratrio. A dieta diria contem de 30 a 60 g de cdmio, cuja absoro de 2-7%, com pico de 20% nos indivduos com teor de ferro limitado. O Cd embora presente em todos os tecidos, possuem maior afinidade pelo fgado e rim, pela elevada presena, nesses rgos, da metalotionena.

Metabolismo
No sangue o Cd intra-eritrocitrio. O Cd eliminado principalmente atravs da urina e pouco pelas fezes.

Meia- vida biolgica


Cdmio no sangue de um a trs meses. Cd no organismo: meia vida muito longa (10-30 anos).

Toxicidade
O Cd liga-se a: grupos sulfidrlas das enzimas, grupos carboxlicos, grupos fosfricos, cistena, histidina, cidos nuclicos. A intoxicao por via oral: menos grave do que por via respiratria. Via oral:nuseas, vmito e diarria.

Toxicidade
Cimbras, vertigens, dores sseas. Proteinria e glicosria. Via respiratria:
o Rinorria o Dispnia

o Dor torcica
o Edema pulmonar o Enfisema progressivo (por inibio da antitripsina) o Proteinria o Anemia hipocrmica.

Limites de Exposio
ACGIH TLV
TWA - Cd e compostos como Cd

DFG
Cd e compostos inorgnicos No so relatados limites

0,01 mg/m3

Efeitos crticos (base para o TLV): Rins

Biomarcadores
Cdmio urinrio Interferncias: Hbito de fumar, idade, alimentao. Cdmio no sangue Interferncias: Hbito de fumar, idade, alimentao.

Biomarcadores
ACGIH - BEI
Cdmio urinrio 5 g/g creat B

ACGIH BEI
Cdmio no sangue

5 g/L

B - basal

Valores de Referncia

Cdmio urinrio: Cdmio no Sangue:

0,1 - 4 g/L 0,1 - 3 g/L

Mercrio

Hg
CAS = 7439-97-6 PA = 200,6 P.E. = 356,7C P.F. = -38,8C

Exposio
OCUPACIONAL
Preparaes de amalgamas dentrios Lmpadas produo de aparelhos cientficos de preciso (termmetros, barmetros, manmetros) Plantas de produo de cloro-soda.
o o

EXTRA-OCUPACIONAL
gua potvel Peixes

Metabolismo
Na natureza: mercrio elementar (Hg0), mercrio inorgnico (Hg2+) e mercrio orgnico. O mercrio inorgnico (Hgi): liberado na gua pelas industrias; pode ser convertido a metilmercrio pela flora bacteriana e sucessivamente concentrado em peixes, que representam a principal fonte de exposio para os indivduos no expostos ocupacionalmente.

Metabolismo
No mbito ocupacional o mercrio absorvido principalmente por inalao ou atravs da pele. O Hg0 eliminado nas fezes, na urina, no ar expirado e na saliva O Hg0 atravessa a barreira hemato-enceflica e se acumula no SNC.

Metabolismo
O Hg2+ desnatura as protenas do trato gastrintestinal com efeitos corrosivos. Pode causar necrose do tbulo renal. Em mineiros expostos simultaneamente ao mercrio e selnio: observado um menor efeito neurotxico.

Possvel formao do complexo Hg-Se efeito protetor (?)

Metabolismo
O mercrio orgnico, em particular o metilmercrio, distribudo ao SNC, fgado, e rim. Nas mulheres grvidas atravessa a placenta produzindo um efeito teratognico.

Limites de Exposio
ACGIH - TLV
Formas inorgnicas incluindo o Hg0 TWA = 0,025 mg/m3

DFG
Mercrio metlico e compostos inorgnicos como mercrio MAK = 0,1 mg/m3

Efeitos crticos (base para o TLV): SNC; rins; sistema reprodutivo

Exposio ao Hg elementar e inorgnico

Biomarcadores

Mercrio Total Inorgnico Urinrio Mercrio Total Inorgnico no Sangue

Limites Biolgicos de Exposio


(Mercrio total inorgnico urinrio)

ACGIH
BEI 35 g/g creat B

DFG
BAT 100 g/L

Limites Biolgicos de Exposio


(Mercrio total inorgnico no sangue)

ACGIH/BEI (2005)
15 g/L B

DFG/BAT (2005)
No relatado

Valores de Referncia

Mercrio urinrio: < 7 g/L. Interferncia: Consumo de peixes.

Mercrio no sangue: < 5 g/L. Interferncia: Consumo de peixes.

Chumbo

Pb
CAS = 7439-92-1 PA = 207 P.E. = 1740C P.F. = 327,5C

Exposio
OCUPACIONAL
Produo de baterias Corantes Ligas metlicas

EXTRA-OCUPACIONAL
o Presente em tintas a base de chumbo o Descargas industriais o Alimento contaminado

Exposio
Dimenses das partculas desempenham um papel muito importante na absoro (1m) atravs do trato respiratrio

Metabolismo
o Partculas de maiores dimenses so retidas no trato respiratrio e as que so removidas podem ser em parte deglutidas

o Outra via de absoro o trato gastrintestinal e a pele


o Uma vez absorvido o Pb distribudo no plasma, fluidos extracelulares, atravessa a barreira hemato-enceflica o Acumula-se nos tecidos moles e no esqueleto

Metabolismo
Mais de 95% do Pb no sangue est nas hemcias ligado a hemoglobina e outras substancias A excreo do Pb ocorre pela urina e fezes

Biossntese do HEME

o Glicina + Succinil CoA ALA SINTETASE ALA Porfobilinognio Uroporfobilinognio o Coproporfirinognio Protoporfirina + Ferro Ferro Quelatase HEME. o Provoca um aumento da protoporfirina, porque estimula a protoporfirina sintetase e inibe a ferro quelatase

Toxicidade
Intoxicao aguda
No observada na industria Ingesto acidental de compostos de Pb

Intoxicao crnica (saturnismo)


Pb atua nos nveis: Gastrintestinal SNC Rins Tecido muscular Anemia normoctica Encefalopatia Aminoacidria Coproporfirinria

o o o

o
o o o o

Toxicidade

A toxicidade do Pb deve-se a sua afinidade pelas membranas celulares das mitocndrias Uma indicao evidente de uma futura intoxicao o aumento das porfirinas no sangue e na urina Entre os sintomas esto o aparecimento da orla gengival e a clica saturnnica

Principais inibies enzimticas


O Pb liga-se com grupos sulfidrlas de diversas enzimas As mais importantes so:
Acido -aminolevulnico desidratase (-ALA-D) Ferro quelatase.

Limites de Exposio
EUA
ACGIH TLV-TWA 0,05 mg/m3
Efeitos crticos (base para o TLV): SNC; sangue; rins; sistema reprodutivo

ALEMANHA
DFG - MAK
0,1 mg/m3

ITLIA - (D.Lgs. 25-2-2002) 0,15 mg/m3

Limites Biolgicos de Exposio


Chumbo no sangue

ACGIH - BEI*
30 g/100 ml
* Mulheres em idade frtil cujo Pb-S > 10 g/100 ml: risco de gerar crianas com Pb-S > 10 g/100 ml dficit cognitivo

DFG/BAT
400 g/L 300 g/L
(em mulheres< 45 anos)

Itlia

60 g/100 mL 40 g/100 mL (mulheres em idade frtil)

PCMSO - Brasil
60 g/100 mL

Valores de Referncia

Chumbo no sangue: 5-160 g/L (de acordo com a zona geogrfica)

Interferncias

Idade Fumo do cigarro Amostras sensveis a contaminao

Biomonitoramento: Introduo
o Trata-se de uma metodologia de fundamental importncia, atualmente de ampla aplicao pratica seja nas investigaes transversais seja nas longitudinais, pois permite avaliar o andamento das exposies no tempo. o O biomonitoramento tambm importante na pesquisa, particularmente nos estudos epidemiolgicos. o Em tais investigaes o valor dos biomarcadores fornece uma informao sobre a exposio e prognosticar um eventual desenvolvimento no tempo, de efeitos adversos a sade dos expostos.

Conceitos
BIOMONITORAMENTO: consiste na determinao de biomarcadores de exposio e biomarcadores de efeitos, nos indivduos expostos (tecidos, secrees, ar expirado, metablitos) aos agentes presentes no ambiente de trabalho, para avaliar a exposio e o risco a sade comparando com referncias apropriadas. MONITORAMENTO AMBIENTAL: consiste na medida, dos agentes qumicos presentes na atmosfera do ambiente de trabalho para avaliar a exposio ambiental e o risco a sade comparando com referncias apropriadas.

Limites de Exposio Ambientais (DFG)


MAK (Mxima Concentrao Tolervel): a mxima concentrao de uma substancia qumica (gs, vapor ou partculas aerodispersas) presente no ambiente de trabalho que no produz efeitos adversos nos trabalhadores expostos durante um perodo de 8 horas dirias ou 40 horas semanais. TRK (Limite de Exposio Tcnico): o nvel mais baixo de concentrao que pode ser obtido nas industrias com a tecnologia atual.

Limites de Exposio Ambientais (ACGIH)


TLV-TWA (Valor limite limiar - mdia ponderada no tempo): concentrao media ponderada no tempo (calculada para uma jornada de trabalho convencional de oito horas e/ou 40 horas de trabalho semanal) para as quais se acredita que quase todos os trabalhadores possam estar repetidamente expostos dia aps dia sem apresentar efeitos adversos. TLV-STEL (Valor limite limiar - limite para um breve perodo (tempo) de exposio): concentrao a qual se acredita que os trabalhadores possam estar expostos continuamente por um breve perodo de tempo sem que surjam irritaes, dano crnico ou irreversvel nos tecidos e reduo do estado de ateno. TLV-C (Valor limite limiar - Ceiling): concentrao que no deve ser superada durante qualquer momento da exposio da jornada de trabalho.

Limites biolgico segundo a ACGIH e a DFG


BEI (ndice Biolgico de Exposio - ACGIH): representa o valor do biomarcador que possvel encontrar em amostras colhidas de trabalhadores saudveis, expostos aos nveis de concentrao do ar da ordem de grandeza do TLV-TWA. o BAT (Nvel Biolgico Tolerado - DFG): representa a mxima quantidade da substancia qumica ou de seu metablito presente nas amostras colhidas dos trabalhadores expostos num perodo de 8 horas dirias ou 40 horas semanais. o Os BAT so validados referindo-se aos valores do MAK. o EKA (Limite de Exposio Equivalente para Substancias Cancergenas - DFG): para as substancias cancergenas os BATs foram substitudos pelo EKA.
Servem para investigar a relao entre a concentrao da substancia carcinognica na atmosfera do ambiente de trabalho e a dos metablitos presentes no material biolgico.

Consideraes Finais
Os LBEs no se destinam a:
o Determinar os efeitos nocivos a sade ou o Diagnosticar uma patologia ocupacional

Correspondem a uma avaliao biolgica da exposio

Vous aimerez peut-être aussi