Vous êtes sur la page 1sur 12

EQUILIBRIO PONTUADO

Aline Ariel Elzirene Tomasi Hellison

Durante o processo de evoluo das espcies, correntes de pensamentos divergentes propuseram teorias para explicar a formao e perpetuao de novas espcies, atravs de mecanismos de especiao.

Por volta de 1859 a 1972, vigorava a teoria do Gradualismo, proposta por Charles Darwin, defendendo o acmulo de pequenas modificaes ao longo de vrias geraes, portanto um evento lento, condicionado pela transferncia hereditria de mudanas no comportamento morfolgico e fisiolgico do indivduo.

Contrria a essa corrente, surgiu uma teoria cientfica formulada aps 1972, pelos paleontlogos evolucionistas Stephen Jay Gould e Niles Eldredge,

Stephen Jay Gould

Dr. Niles Eldredge

Dr. Stephen Jay Gould, um dos mais influentes paleontlogos e bilogos evolucionistas do final do sculo 20 e incio de 21. Colombia em parceria com Museu Americano de Histria Natural Trabalhando sob a orientao do eminente paleontlogo e curador Museu Norman Newell. Como estudante, comeou uma coloborao com Niles Eldredge.

Norman Newell

Dr. Gould (1941-2002)

Paixo profissional e principal de Eldredge a evoluo. Ao longo de sua carreira, ele tem usado padres repetidos na histria da vida para refinar idias sobre como o processo evolutivo realmente funciona. A teoria do "equilbrio pontuado", desenvolvido com Stephen Jay Gould em 1972, foi um marco inicial.

Dr. Niles Eldredge

O que a Teoria prope?


A teoria prope que a maior parte das populaes de organismos de reproduo sexuada experimentam pouca mudana ao longo do tempo geolgico e, quando mudanas evolutivas no fentipo ocorrem, elas se do de forma rara e localizada em eventos rpidos de especiao denominados cladognese.

ou seja: Os depsitos nos quais so encontrados sucessveis fsseis, de uma linhagem em evoluo, so muitas vezes separados por interrupes de pelo menos 50000 100000 anos, de uma forma que as flutuaes de curto perodo nas caractersticas de uma espcie, raramente so evidentes. Linhagens com registro fssil irregular freqentemente mostram pouca mudana substancial por milhes de anos.

Para explicar o padro invocaram a teoria de Mayr (1954) de especiao paraptrica:


Onde no h nenhuma Barreira extrnsecos especficas par o Fluxo gnico, a populao contnua. Os indivduos so mais propensos a copular com os seus vizinhos geogrficos do que com os indivduos em uma parte diferente do alcance da populao. Neste modo, a divergncia pode acontecer por causa do reduzido fluxo gnico entre a populao e as presses de seleo diferentes em toda a faixa da populao.

O que prope a teoria do Equibrio Pontuado que h diferencia do gradualismo

http://www.amnh.org/science/bios/gould/ http://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/g radualismo-equilibrio-pontuado.htm http://www.amnh.org/exhibitions/darwin/cur ator/

Vous aimerez peut-être aussi