Vous êtes sur la page 1sur 37

DESEQUILBRIOS AMBIENTAIS

Prof. Eduardo Henrique

Desenvolvimento sustentvel
Saber usar os recursos naturais, satisfazendo as necessidades humanas, sem esgot-los, sem poluir o ambiente, sem comprometer as necessidades e aspiraes das futuras geraes.

Desenvolvimento sustentvel

Atender as necessidades da gerao presente, sem comprometer a habilidade das geraes futuras de atenderem suas prprias necessidades ONU, 1994

DCADA de 90 Nas seqncias de acontecimentos, o passo seguinte foi a estruturao de uma nova Conferncia Mundial que ocorreu em 1992 no Rio de Janeiro, ECO-92 - 2 Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Esta Conferncia estabeleceu as aes a serem seguidas no sculo XXI, rumo aos desenvolvimentos sustentveis, e agenda 21.

Em 1997 no Japo, representantes de 160 naes, discutiram solues para reduo da emisso dos gases causadores do efeito estufa, Mecanismo Desenvolvimento Limpo, proposto na conferencia de Kyoto. O custo do reflorestamento, sempre muito menor que a reduo da emisso propriamente dita. Floresta em crescimento aumentam sua massa e incorporam mais carbono, funcionando como verdadeiros sumidouros desse gs.

Protocolo de Kyoto - Constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rgidos para a reduo da emisso dos gases que agravam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigaes cientficas, como causa antropognicas do aquecimento global.

Poluio
Poluio: introduo no meio ambiente de qualquer matria ou energia que venha a alterar as propriedades fsicas ou qumicas ou biolgicas desse meio, afetando a "sade" das espcies que dependem dele. Impacto Ambiental: o resultado da interveno do ser humano sobre o meio ambiente. Pode ser positivo ou negativo.

Poluio do ar
Principais Poluentes: Monxido de Carbono (CO)
produzido pela combusto incompleta de compostos que tenham carbono como gasolina, lcool, diesel... Altamente txico

xidos de Nitrognio (N2O, NO, NO2)


xidos de Enxofre (SO3, SO2)

formado pela reao de N2 e O2 que ocorre no interior de motores de automveis Formao de chuva cida Produzido na combusto de compostos que cont, enxofre Formao de chuva cida

Efeito Estufa Espessa camada de


co2 que impede a passagem do calor, a reteno desse calor provoca o aumento da temperatura na atmosfera. Pode alterar o clima, provocando o derretimento das calotas polares e elevar o nvel dos oceanos.

Efeito estufa

Camada de oznio Forma uma capa


protetora ao redor da Terra. O CFC usado em spray, geladeiras, ar condicionado e fabricao de embalagens de isopor e destroem a camada de oznio, deixando as radiaes ultravioletas entrarem livremente, provocando mutaes gnicas, cncer, alteraes no plncton.

Efeito estufa associado ao aquecimento global

1. Calor do sol que entra na atmosfera terrestre 2. Algum do calor do sol absorvido pelos gases causadores do efeito estufa 3. Uma parte do calor absorvida pela Terra 4. Muito do calor absorvido pela Terra emitido como radiao infravermelha 5. A maioria desse calor absorvido pelos gases causadores do efeito estufa 6. O calor absorvido pelos gases de efeito estufa devolvido Terra 7. O calor absorvido pela Terra emitido como raios infravermelhos 8. Maiores nveis de CO2 significam que existem mais gases a reter calor e a causar um aumento da temperatura global

Gases causadores do efeito estufa


Dixido de carbono (CO2) 64%
Clorofluorcabonetos (CFCs), Metano (CH4), cido Ntrico (HNO3) e Oznio (O3).

Buraco na camada de Oznio


Radiao UV

Formao do gs Oznio

Destruio do Oznio pelo CFC


Radiao UV

ClO

Cl -

Cl -

Oznio

O2

Principais causadores

Conseqncias do Buraco na camada de Oznio

Queimadura

Envelhecimento precoce

Melanoma

Carcinoma

Chuva cida Poluentes eliminados por chamins


de indstrias (xido de nitrognio e de enxofre) misturados com gua formam cido ntrico e cido sulfrico que podem ser levados em nuvens de chuvas cidas para as florestas provocando desfolhamento, acidez do solo e morte dos vegetais.

Principais conseqncias da Chuva cida

Inverso Trmica
VERO INVERNO (INVERSO TRMICA)

Inverso Trmica O fluxo do ar dispersa a


poluio para camadas mais altas, no inverno forma uma camada de ar quente que fica acima de uma camada de ar frio e impede a subida do ar e dos poluentes, e forma uma espcie de neblina poluda. (provoca conjuntivite, asma, agrava bronquite, problemas respiratrios e etc).

Conseqncias da Inverso Trmica

Desertificao - o empobrecimento do solo provocado pelo desmatamento, pela queimada ou pela minerao e, potencializado pela chuva, provocando a eroso e a reduo da biodiversidade.

ONU adverte para efeitos da desertificao Fenmeno ocorre mais intensamente por conta do aquecimento global, diz diretor de programa para o meio ambiente. Vitimas podem chegar a 1 bilho

Poluio da gua
Principais poluentes:
Esgoto domstico: - contaminao por bactrias patognicas: ligado a higiene (esgotos sem tratamento) - contaminao por substncias orgnicas: detergentes.
Dejetos industriais: petrleo, metais pesados (Cd, PB, Hg) Agrotxicos e fertilizantes

Poluio do solo
Consiste na presena indevida, no solo, de elementos qumicos estranhos, de origem humana, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular.

Eutrofizao

Pesticidas e metais pesados se acumulam ao longo da cadeia alimentar

Biomagnificao

CONTROLE DE EMISSO DE POLUENTES POR VECULOS AUTOMOTORES

Uso de combustveis menos poluidores, o gs natural por exemplo Instalao de filtros Operao e manuteno adequadas do veculo, visando o bom funcionamento do mesmo

Rodzio de carros

CONTROLE DE EMISSO DE POLUENTES PELAS INDSTRIAS


Altura adequada das chamins de indstrias, em funo das condies de disperso dos poluentes Uso de matrias primas e combustveis que resultem em resduos gasosos menos poluidores Melhoria da combusto: quanto mais completa a combusto, menor a emisso de poluentes Instalao de filtros nas chamins Tratamento de resduos qumicos

O QUE PODEMOS FAZER PARA CONTRIBUIR COM A DIMINUIO DE POLUENTES?


Evitar queimar compostos orgnicos ou lixo de um modo geral Plantar mais rvores Reduzir o lixo Fazer vistorias constantes em seus veculos e se empresrio, em suas indstrias. Prefira organizar um sistema de caronas, diminuindo o volume de carros nas ruas

Lixo Produzir menos lixo seria, por si, uma


enorme contribuio da sociedade ao ambiente. Essa uma questo meramente cultural.
Solues: Coleta seletiva, aterro sanitrio, incinerao,compostagem da matria orgnica. Bastaria que descobrssemos maneira de reduzir sua produo, reaproveitar e reciclar.

Vous aimerez peut-être aussi