Vous êtes sur la page 1sur 20

Qumica - 9ano Prof Analu B. M.

Toledo

BEM-VINDOS AO REINO PERIDICO. Esta uma terra de fantasia,mas est mais prxima da realidade do que parece.Este o reino dos elementos qumicos,as substncias a partir das quais tudo tangvel feito.No um pas muito grande pois consiste de um pouco mais de centenas de regies,mas ainda assim responsvel por tudo que constitui nosso mundo. ATKINS,P.W.1996

O PRINCPIO.....

MENDELEEV listou os elementos e suas propriedades em cartes individuais e tentou organiz-los de diferentes formas procura de padres de comportamento.

A soluo foi encontrada quando ele disps os cartes em ordem crescente da massa atmica. H He Li Be B C N O F Ne Na Mg Al Si P S Cl Ar K Ca

MASSA ATMICA CRESCENTE

Porm,em 1913, Moseley descobriu o nmero atmico Z e ficou determinado que os elementos deveriam obedecer a uma ordem crescente de nmero atmico e no de massa atmica.

Com a descoberta de MOSELEY a tabela passou a ser organizada com a disposio dos elementos em ordem crescente de nmero atmico e assim foi enunciada a lei peridica dos elementos:
AS PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS SO FUNES PERDICAS DE SEUS NMEROS ATMICOS H He Li Be B C N O F Ne Na Mg Al Si P S Cl Ar K Ca

Ordem crescente de Z

O princpio de construo da tabela peridica atual est baseado em que as semelhanas nas propriedades qumicas dos elementos so justificadas pelas semelhanas de suas eletrosferas.

Famlia (ou grupo)

medida que percorremos um perodo, as propriedades fsicas variam regularmente, uniformemente.


1 perodo (ou srie) 2 perodo (ou srie) 3 perodo (ou srie) 4 perodo (ou srie) 5 perodo (ou srie) 6 perodo (ou srie) 7 perodo (ou srie)

Srie dos Lantandeos Srie dos Actindeos

Num grupo (famlias) os elementos apresentam propriedades qumicas semelhantes.

Configurao eletrnica:

Perodos: horizontal indica o n de nveis eletrnico (K, L, M, N, O, P e Q); Grupos/Famlias:Veltical:1,2,13,14,15,16,17,18 n de eltrons no ltimo nvel Hlio s tem 2 eltrons.

Organizao da Tabela Peridica


Famlias ou grupos
A tabela atual constituda por 18 famlias. Cada uma delas agrupa elementos com propriedades qumicas semelhantes, devido ao fato de apresentarem a mesma configurao eletrnica na camada de valncia.

- 1s 2 2s1 3 Li Na - 1s 2 s 2 p 3s1 11
2 2 6

Famlia IA = todos os elementos apresentam


1 eltron na camada de valncia.

Existem, atualmente, duas maneiras de identificar as famlias ou grupos. A mais comum indicar cada famlia por um algarismo romano, seguido de letras A e B, por exemplo, IA, IIA, VB. Essas letras A e B indicam a posio do eltron mais energtico nos subnveis.
No final da dcada passada, a IUPAC props outra maneira: as famlias seriam indicadas por algarismos arbicos de 1 a 18, eliminando-se as letras A e B.

Localizao dos elementos nas Famlias A

Faml ia ou grupo

Os elementos que constituem as famlias A so denominados elementos representativos. Nas famlias A, o nmero da famlia indica a quantidade de eltrons na camada de valncia . Elas recebem ainda nomes caractersticos.

N de eltrons na camada de valncia

Distribui o eletrnica da camada de valncia

Nome

IA

ns ns

Metais alcalinos Metais alcalinos terrosos Famlia do boro Famlia do carbono Famlia do nitrognio Calcognios Halognios Gases nobres

IIA IIIA IVA VA VIA VIIA VIIIA ou O

2 3 4 5 6 7 8 ns np ns np ns np ns np4 ns np5 ns np6

Localizao dos elementos nas Famlias B


Os elementos dessas famlias so genericamente elementos de transio. denominados

Uma parte deles ocupa o bloco central da tabela peridica, de IIIB at IIB (10 colunas).

Apresentam brilho quando polidos; Sob temperatura ambiente, apresentam-se no estado slido, a nica exceo o mercrio, um metal lquido; So bons condutores de calor e eletricidade; So resistentes, maleveis (lmina) e dcteis (fio).

Existem nos estados slidos (iodo, enxofre, fsforo, carbono) sendo quebradios e opacos, e gasoso (nitrognio, oxignio, flor); a exceo o bromo, um no-metal lquido; No apresentam brilho, so excees o iodo e o carbono sob a forma de diamante; No conduzem bem o calor e a eletricidade, com exceo do carbono sob a forma de grafite;

Elementos qumicos que dificilmente se combinam com outros elementos hlio, nenio, argnio, criptnio, xennio e radnio.
So normalmente encontrados isolados na natureza, constituindo substncias formadas por um nico tomo do elemento no estado gasoso.

Li / Na / K / Rb / Cs / Fr Na e K so os mais abundantes Estrutura ns1 - aparecem normalmente como ies positivos (+) No se encontram isolados na natureza / reaco com no-metais Carbonatos (CO3) / cloretos / nitratos (NO3) Propriedades reao (violenta) com gua : hidrxidos (XOH /bases solveis

/alkalis)

Reao com oxignio dando origem a xidos (XO) Aplicaes Soda caustica (NaOH) / Cloro Li2CO3 tratamento de depresses

Be / Mg / Ca / Sr / Ba / Ra Ca e Mg so os mais abundantes (animais e plantas) Propriedades Os xidos hidrolisam para dar uma soluo alcalina Terrosos - no fundem nem alteram ao fogo (alquimia) Os ies 2+ so mais pequenos que os ies 1+ (melhor atrao de ee ligaes mais fortes)

Aplicaes Carbonato / xido de Ca construo Ca na forma de sulfato dihidratado : cimento Portland Ligas de Al / Mg : melhores propriedades mecnicas e resistncia corroso Ba lmpadas Ra (sais): materiais luminosos (relgios)

Os elementos da famlia VIIA (atual 17) so conhecidos como halognios (formadores de sal);
Os halognios, por serem altamente reativos, no so encontrados livres na natureza e ocorrem como ons halogenetos: F, Cl, Br e I; Reagem com H2 produzindo cidos; Reagem, violentamente, com metais alcalinos, dando origem a compostos slidos em temperatura ambiente sais: 2 Na (s) + Cl2 (g) 2 NaCl (s) A reatividade decresce com o aumento do nmero atmico.

O / S / Se / Te

Todos os elementos desse grupo possuem 6 eltrons na camada de valncia;


Carga desses elementos: - 2;

Calcognio deriva do grego formador de cobre.

Vous aimerez peut-être aussi