Vous êtes sur la page 1sur 14

Agrupamento de Escolas Antnio Jos de Almeida

Portugal na segunda metade do sculo XIX Mudanas nos transportes ,nas comunicaes e no ensino

Trabalho realizado por: Nuno Gabriel 6C n3246/22

ndice

Introduo Transportes Comunicaes Ensino Bibliografia

Introduo

Eu neste trabalho vou apresentar as mudanas que ocorreram nos meios de transporte, nas comunicaes e no ensino a partir de 1850.

Mudanas nos transportes

Antes de 1850 a maior parte das estradas que existiam eram as que tinham sido feitas pelos romanos muitos sculos por isso estavam em muito mau estado.

Depois de 1850 foram construdas novas estradas, caminhos de ferro, entre outros meios de transporte.

A partir de 1850 com a construo de novas estradas , foi criado o servio da mala-posta , que transportava os passageiros , a sua bagagem e transportava tambm correio. Ao longo das estradas existiam pousadas para descanso dos passageiros e para a muda dos cavalos cansados por cavalos em bom estado fsico.

A partir de 1850 viajar passou a ser mais barato, rpido e seguro com a inveno do comboio, isto aumentou a facilidade de deslocao das pessoas. Cada Locomotiva puxava vrias carruagens, umas destinadas a transportar mercadorias outras a transportar passageiros, uma viagem tinha um custo diferente para cada carruagem consoante o conforto que oferecia. Mas para a circulao dos comboios foi necessria a construo de caminhos de ferro, tneis, e estaes.

A partir de 1850 os barcos vela comearam a ser substitudos pelos barcos a vapor que eram muito populares em toda a Europa. Para que as viagens fossem o mais possvel cmodas e seguras, por todo o pais foram construdos faris e novos portos.

Facilitaram:

Novos meios de transporte

Mala-posta Comboio Barco a vapor Estradas Caminhos de ferro Pontes Tneis Estaes Apeadeiros Faris Portos

O transporte das populaes O desenvolvimento econmico do pas. A comunicao entre as pessoas.

Novas vias de comunicao

Alteraram o espao:
As cidades do litoral cresceram. Os campos foram atravessados por caminhos de ferro e estradas.

Outras construes

Mudanas nos meios de comunicao

Na segunda metade do sculo XIX foram produzidos em Portugal os telefones e os telgrafos. Estes novos meios de comunicao permitiram uma que as pessoas comunicassem entre si de uma maneira mais rpida, e tambm permitiram comunicar entre vrios pases.

Tambm na segunda metade do sculo XIX, foram criados marcos do correio e nas grandes cidades portuguesas foram contratados carteiros, e para facilitar o trabalho dos carteiros foram escritos em placas o nome das ruas.

Novos meios de comunicao

telgrafo

telefone facilitaram

Novos servios

correios

Troca de ideias e de informao. Desenvolvimento da economia do pas.

Mudanas no ensino

No sculo XIX, foram melhoradas as escolas e foi preciso reformar o ensino, formando professores, desde as escolas primarias at s universidades. Foram as cartilhas maternais de Joo de Deus, de 1876 o primeiro manual escolar.

Nmeros de alunos que comearam a ir a escola desde 1864 a 1900

Anos 1864 1878 1890 1900

Nmeros de alunos 1230 1290 2110 2736

Bibliografia

Vous aimerez peut-être aussi