Vous êtes sur la page 1sur 9

Unio Europeia

A Unio Europeia (UE), anteriormente designada por Comunidade Econmica Europeia (CEE) e Comunidade Europeia (CE), uma unio supranacional econmica e poltica de 27 Estados-membros, estabelecida aps a assinatura do Tratado de Maastricht, a 7 de fevereiro de 1992, pelos doze primeiros pases da antiga CEE, uma das trs Comunidades Europeias.

A Unio Europeia uma formao de um novo tipo de unio entre Estados pertencentes Europa. Enquanto instituio, passou a dispor de personalidade jurdica aps o incio da vigncia do Tratado de Lisboa. Possui competncias prprias, tais como a Poltica Agrcola Comum, as pescas, entre outros. Estas competncias so partilhadas com todos os Estados-membros da Unio Europeia. Trata-se de uma organizao que combina o nvel supranacional e o nvel institucional num campo geogrfico restrito com o papel poltico prprio sobre os seus Estados-membros.

Em 1972 e 1994, a Noruega assinou tambm tratados de adeso Unio Europeia. No entanto, nas duas ocasies, atravs de referendos, a populao norueguesa rejeitou a adeso do seu pas. populao helvtica foi tambm proposta a adeso do pas Unio, mas foi rejeitada atravs de referendo popular em 2001.

O Tratado de Paris, assinado em 1951, estabeleceu a Comunidade Europeia do Carvo e do Ao, e os Tratados de Roma, assinados em 1957, instituindo a Comunidade Econmica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atmica ou Euratom, foram assinados por seis membros fundadores: Alemanha, Blgica, Frana, Itlia, Luxemburgo e Pases Baixos. Depois disto, a UE levou a cabo seis alargamentos sucessivos: em 1973, Dinamarca, Irlanda e Reino Unido; em 1981, Grcia; em 1986, Portugal e Espanha; em 1995, ustria, Finlndia e Sucia; a 1 de maio de 2004, Repblica Checa, Chipre, Eslovquia, Eslovnia, Estnia, Hungria, Letnia, Litunia, Malta e Polnia; a 1 de janeiro de 2007, Bulgria e Romnia.

A Crocia, a Turquia, a Repblica da Macednia e a Islndia[8] so os Estados candidatos adeso UE. As negociaes com os trs primeiros pases iniciaram-se oficialmente em outubro de 2005 mas ainda no h uma data de adeso definida - o processo pode estender-se por vrios anos, sobretudo no que concerne Turquia, contra a qual h forte oposio da Frana e da ustria. Quanto Islndia, formalizou em julho de 2009 a sua candidatura, e caso as negociaes sejam bem sucedidas realizar-se- um referendo para que a adeso se possa efetivar. A primeira-ministra Jhanna Sigurardttir uma das principais vozes favorveis integrao na UE, que se seguir pior crise oramental da histria do pas.

Objetivos da Unio Europeia

- Promover a unidade poltica e econmica da Europa; - Melhorar as condies de vida e de trabalho dos cidados europeus; - Melhorar as condies de livre comrcio entre os pases membros; - Reduzir as desigualdades sociais e econmicas entre as regies; - Fomentar o desenvolvimento econmico dos pases em fase de crescimento; - Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilbrio na Europa.

Voc Sabia?
- O presidente da Unio Europeia eleito pelos membros do Conselho Europeu e tem mandato de dois anos e meio, podendo ser renovado uma nica vez. - A partir do ano de 2014, as leis da Unio Europeia s sero aprovadas se tiverem o voto favorvel de 55% dos Estados, desde que represente tambm 65% da populao da Unio Europeia.

Trabalho de Geografia Prof.: Lucas Amanda A. Luiza Fernandes Leticia Erica S.

Vous aimerez peut-être aussi