Vous êtes sur la page 1sur 19

SENAC CEPTIC Curso: Administrador de Redes Bloco Temtico: Introduo a redes de computadores

Componentes Ativos e Passivos


Profa. : rika Almeida Silva

Sistema de Cabeamento Estruturado


Componentes Passivos

Componentes Ativos

Componentes Passivos
So o meio fsico pelo qual os dados so transmitidos, compostos por cabos, tubulaes e os componentes de conexo. No necessitam de fonte de alimentao. Exemplos de componentes passivos: racks, cabos, conectores, MUTOA, PCC, tomadas, patch panel, patch cables e adapter cable.

Racks
Os racks devem viabilizar facilidades de manutenes, facilidade de operao, resistncia mecnica, e principalmente maior flexibilidade para novas instalaes, alm de uma melhor organizao e visualizao dos equipamentos.

Patch Panel
Os Patch Panel (Concentrador de tomadas), onde se conecta todos os cabos provenientes da rede, tendo ou no sala de equipamentos, dotado de uma interface flexvel, atua para interconexo e manobras de interligao entre as conexes do cabeamento secundrio e outros dispositivos em rede.

Patch Cord
O patch cord feito de um cordo multifiliar como o caso do UTP multiflex CAT 5e, composto de fios retorcidos com plugs RJ45 nas extremidades. Podem ser subdivididos entre Patch Cable e Adapter Cable.

Patch Cable (Cabo de Manobra)


Adapter Cable (Cabo de Interligao)

Patch Cable (Cabo de Manobra)


Patch Cable (Cabo de Manobra): Sua funo interligar dois painis de conexo ou um painel e um equipamento facilitando as manobras de manuteno ou de alteraes de configurao. A montagem dos pinos deve obedecer codificao de pinagem T568-B. Os componentes (cabo e conectores) devem atender especificao dos procedimentos de testes da TIA/EIA 568 B.2.

Adapter Cable (Cabo de Interligao)


Adapter Cable (Cabo de Interligao): so cordes prmontados e inspecionados em fbrica, garantem qualidades nem sempre obtidas nas montagens em campo. So utilizados na interligao das estaes com a rea do usurio. A tendem rigorosamente as normas, inclusive quanto ao uso de cabos com condutores flexveis, conforme exigido pela EIA/TIA 568 B.2. Encontram-se disponveis em vrios comprimentos e sete cores diferentes para atender variados requisitos de instalao.

Componentes Ativos
So os equipamentos eletrnicos que permitem a transmisso de dados entre eles. Necessitam de fonte de alimentao. Exemplos de ativos: hub, switches, roteadores e modens.

Modens
Os modens so dispositivos eletrnicos que modulam um sinal digital em uma onda analgica, pronta a ser transmitida pela linha telefnica, e que demodulam os sinais analgicos reconvertedo-os para o formato digital original. Utilizado para conexo Internet, ou a outro computador.

Fracionador
O fracionador: um equipamento ativo utilizado em link menores de 2Mb, atraves de sub-camadas a fim de pr-alocar uma determinada banda para o circuito, utilizando time slot de 64Kb.

Concentradores (Hub)
Os concentradores (hub) so considerados um dispositivo da camada de nvel fsico do modelo OSI porque apenas geram novamente o sinal e os transmitem para suas portas.

Chaveadores (switch)
Os chaveadores (switch) genericamente falando, so considerados dispositivos da camada de nvel de enlace do modelo OSI porque identifica as mquinas pelo MAC e envia os pacotes somente para o destinatrio correto.

Pontes (bridges)
As pontes (bridges) podem atuar de diferentes maneiras, como um repetidor inteligente, estabelecendo a comunicao entre segmentos diferente de redes, ou ainda, de diferentes arquiteturas. A brigde incorpora outras habilidades quando se trata de comunicao wireless. .

Roteadores (routers)
Os roteadores (routers) dispositivos que atuam na camada de rede do modelo OSI, responsvel por interligar redes diferentes.

Distribuidor Interno ptico (DIO)


O DIO - Distribuidor ptico tem a finalidade de acomodar e proteger todas conexes pticas existentes, devendo ser dimensionado levando-se em considerao as diversas variveis de um sistema com cabeamento estruturado ptico.

Conversor de mdia
Converte fibra ptica para cabo UTP.

Vous aimerez peut-être aussi