Vous êtes sur la page 1sur 30

HISTRICO

Os gregos antigos usavam leo de oliva como um tipo de filtro solar. Entretanto, o leo no era muito efetivo. Ao longo do incio do sculo XX, H.A. Milton Blake, um qumico australiano, assim como muitos outros inventores, tentaram criar um filtro solar efetivo, mas no conseguiram. Foi assim at 1944, quando o primeiro protetor solar foi inventado.

Naquela poca, a Segunda Guerra Mundial movimentava os campos de batalha e muitos soldados sofriam de srias queimaduras solares. Um farmacutico chamado Benjamin Greene decidiu criar algo que pudesse proteger os soldados dos malficos raios solares. No forno de sua esposa, ele criou uma substncia vermelha e viscosa, a qual chamou de "red vet pet" (petrolato veterinrio vermelho). Funcionava principalmente atravs do bloqueio fsico dos raios solares por meio de um espesso produto originado do petrleo, similar Vaselina.

Greene ento testou-o em sua prpria cabea careca. No funcionou to bem como os modernos protetores, mas foi um comeo. O filtro solar passou por um longo caminho desde sua criao. Os produtos modernos apresentam muito maior proteo e tambm podem ser resistentes contra gua e suor. Um filtro solar efetivo foi desenvolvido em 1938 pelo estudante de qumica suo Franz Greiter, depois de se queimar severamente durante a escalada do pico Piz Buin na fronteira entre Sua e ustria.

Ele chamou seu produto de 'Creme Gletscher' ou, em ingls, 'Creme Glacier', que foi desenvolvido em um pequeno laboratrio na casa de seus pais. Exemplos que ainda existem do 'Creme Glacier' mostraram ter um FPS de 2 e, portanto, podem ser classificados como sendo filtros protetores efetivos.

Mecanismo de ao
Os principais ingredientes dos filtro solares so molculas aromticas conjugadas com grupos carbonil. Essa estrutura geral permite molcula absorver raios ultravioleta de alta energia e liberar a energia como raios de baixa energia, desse modo prevenindo o ultravioleta, que danoso pele, de atingi-la. Ento, quando da exposio luz UV, a maioria dos ingredientes no sofrem uma modificao qumica significativa, permitindo estes ingredientes reter o potencial de absoro de UV sem uma fotodegradao significante.

Os protetores solares so divididos em dois grupos: Fsico: chamado de bloqueador solar, contm maior quantidade de dixido de titnio, que cria uma barreira para a passagem dos raios UV, ou seja funciona como um refletor - esses bloqueadores so aqueles que deixam uma camada branca sobre a pele, devido ao excesso de TiO2.

Qumicos: possuem substncias que interagem com a radiao UV absorvendo-a e sofrendo mudanas em suas estruturas; assim a radiao UV absorvida por essa fina camada de substncias e no atinge os melancitos - esse protetores no deixam aquela camada to branca quanto os bloqueadores.

OS PROTETORES QUIMICOS Captam e enfraquecem os raios UVA e UVB. Menos intensa, a radiao torna-se menos nociva as clulas cutneas. So mais leves e fceis de espalhar.

Os seguintes ingredientes ativos de filtro solar so os permitidos pela FDA:


cido p-aminobenzico (PABA) at 15 %. Avobenzona at 3%. Cinoxato at 3%. Dioxibenzona at 3%. Homosalato at 15%. Mentil antranilato at 5%. Octocrylene at 10%. Octyl methoxycinnamate (Octinoxate) at 7.5%. Octyl salicylate at 5%. Oxybenzone at 6%. Padimate O at 8%. cido fenilbenzimidazol sulfnico (Ensulizol) at 4%. Sulisobenzona at 10%. Dixido de titnio at 25%. Salicilato de trolamina at 12 %. xido de Zinco at 25%.

Fator de Proteo Solar


O FPS (Fator de Proteo Solar) uma medida de laboratrio que indica a efetividade do filtro solar; quanto mais alto o valor do FPS; maior a proteo que o filtro solar oferece contra raios UV-B (a radiao ultravioleta que causa a queimadura solar) e UVA (mais associada aos danos de longo prazo na pele). O FPS indica a relao entre o tempo que a pessoa pode se expor luz solar usando filtro solar antes de se queimar e o tempo que ela pode ficar exposta luz solar sem se queimar.

Por exemplo, uma pessoa que se queimaria depois de 12 minutos no sol deve se queimar 2 horas (120 minutos) se protegida com um filtro solar de FPS 10 (10 vezes mais proteo). Na prtica, a proteo de um filtro solar depende de fatores como:
O tipo de pele (cor) do usurio. A quantidade que aplicada e a freqncia de reaplicao. Atividades que o usurio faz (por exemplo, nadar leva a uma perda de filtro solar da pele). Quantidade de filtro solar que a pele absorve.

Medio do FPS
O FPS pode ser medido aplicando-se o filtro na pele de um voluntrio e medindo-se quanto tempo leva at que ocorra queimadura ao ser exposto a uma luz solar artificial. Portanto: FPS = DEM na pele protegida DEM na pele sem proteo
.

DOSE ERITEMATOGNICA MNIMA (DME). A DME o tempo necessrio para produzir um mnimo sinal de eritema perceptvel na pele aps uma srie de irradiaes.

Essa uma frmula alternativa, usada principalmente nas anlises laboratoriais experimentais:

onde E() o espectro de radiao solar, A() o espectro de ao eritemal, e MPF() o fator de proteo monocromtica, todas funes do comprimento de onda . O MPF grosseiramente o inverso da trasmitncia num dado comprimento de onda.

Foto tipo 0 I II III IV V VI

Ao do sol sobre a pele No podem tomar sol, no bronzeiam Se queimam facilmente, no bronzeiam, ficam vermelhos

Caractersticas Albinos Ruivos Loiros Morenos Latinos rabes, Mediterrneos, Mestios, Asiticos Negros

Se queimam facilmente, bronzeiam um pouco Se queimam moderadamente, bronzeiam progressivamente


Se queimam pouco, sempre bronzeiam bem Se queimam raramente, sempre so bronzeados Nunca se queimam, pele pigmentada

Raios UVC

200-290 nm

So absorvidos pela camada de oznio


Possuem uma intensa atividade fisiopatolgica sobre a pele. No obstante, no penetram profundamente nas camadas cutneas. So em grande parte, absorvidas em cima da derme. So responsveis pelo enriquecimento solar a curto prazo e a longo prazo provocam os cnceres cutneos.

Raios UVB (0,1% da energia eletromagntica que chega na Terra)

290-320 nm

Raios UVA (4,9% da energia eletromagntica que chega na Terra) Luz Visvel (40% da energia eletromagntica que chega na Terra) Infravermelhos (55% da energia eletromagntica que chega na Terra)

320-400 nm

Possuem uma energia muito menor que os UVB. Seus efeitos biolgicos so acumulativos (efeitos a longo prazo). Penetram profundamente na derme. Intervm nos fenmenos do foto-envelhecimento e na gnese de certos cnceres.
A parte visvel do espectro solar pode ser nociva s clulas. Tem um papel coadjuvante no foto-envelhecimento cutneo.

400-700 nm

700-3000 nm

A ao prolongada ao calor pode provocar srios efeitos secundrios

EFEITOS ADVERSOS
Algumas pessoas podem ter pequenas a moderadas reaes alrgicas a certos ingredientes de filtro solar, particularmente a benzofenona qumica, que tambm conhecida como fenil cetona, difenil cetona ou bezoilbenzeno. No se tem certeza sobre a quantidade de benzofenona que absorvida na corrente sangunea, mas traos da substncia pode ser encontrada na urina aps o uso.

MELANOMA MALIGNO
O melanoma maligno o cncer da pele de pior prognstico. um tumor muito grave devido ao seu alto potencial de produzir metstases enviando clulas tumorais para outros rgos, onde se desenvolvem. Origina-se dos melancitos, clulas que produzem o pigmento que d a cor da pele. Pode se originar da pele s ou de leses pigmentadas pr-existentes, os nevos pigmentados ("sinais" escuros). De ocorrncia mais freqente em pessoas de pele clara, fototipos I ou II, o melanoma pode surgir em rea de pele no exposta ao sol porm, o maior nmero de leses aparece nas reas da pele que ficam expostas radiao solar.

TRATAMENTO
O tratamento do melanoma maligno cirrgico e deve ser realizado o mais precocemente possvel. O diagnstico e o tratamento precoce so fundamentais para a cura.

Melanoma conjunctival

Mitos e verdades
Pessoas com pele seca e oleosa podem usar o mesmo tipo de protetor?

Mito. Pessoas de pele seca devem usar protetor solar mais cremoso e aquelas com pele mais oleosa devem optar por um protetor livre de leo (oil free), nas verses em gel ou spray.

Quando a pele fica vermelha sinal que ficar bronzeada. Mito. Isso sinal de insolao e queimadura. Quando a pele apresentar vermelhido, bolas e estiver ardendo procure imediatamente um dermatologista. Alm disso, suspenda o uso de cosmticos para no agravar o quadro.

Hidratantes com FPS podem substituir o protetor solar. Verdade. Atualmente, existem vrios cremes com essa finalidade, os chamados multifuncionais. Eles tm mais de uma indicao num mesmo produto. Por exemplo: hidratantes com FPS, protetores solares com ao anti-fotoenvelhecimento ou hidratante.

BIBLIOGRAFIA
http://www.dermatologia.net/neo/base/doencas/melanoma.htm http://super.abril.com.br/superarquivo/2001/conteudo_162488.shtml http://www.marcad.com.br/images/pele.jpg http://www.scielo.br/img/revistas/qn/v30n1/26t1.gif http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://cosmeticnow.com.br/imagens /sol-imagem18.jpg&imgrefurl=http://cosmeticnow.com.br/mt_sol_melhoradoresfiltros.htm&usg=__6iUhrOQ2YI_qiYzl87H_jZRMKag=&h=202&w=300&sz=10& hl=ptBR&start=89&um=1&tbnid=72c_5iXDlhtiWM:&tbnh=78&tbnw=116&prev=/imag es%3Fq%3D%2522protetor%2Bsolar%2522%2Bqu%25C3%25ADmicos%2Be %2Bf%25C3%25ADsicos%26start%3D84%26ndsp%3D21%26um%3D1%26hl %3Dpt-BR%26lr%3Dlang_pt%26sa%3DN http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0214/aberto/mt_292291.shtml http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1394

Vous aimerez peut-être aussi