Vous êtes sur la page 1sur 9

A pesquisa bibliogrfica possui os mesmos elementos que as demais pesquisas:

Introduo: justificativa , objetivos, questo norteadora;

Referencial Terico: todo material bibliogrfico pesquisado que possibilite a resposta questo norteadora;

Metodologia: o "caminho do pensamento" expe as implicaes do caminho escolhido para compreender determinada realidade

Nessa fase coleta de dados envolvendo dois momentos distintos e sucessivos: - levantamento da bibliografia - levantamento das informaes contidas na bibliografia.

o desenho da coleta dos dados e/ou das informaes presentes no material bibliogrfico. Deve-se salientar que os resultados da pesquisa dependem da quantidade e da qualidade dos dados coletados.

A coleta de dados iniciada com a adoo de critrios que delimitam o universo de estudo, orientando a seleo do material: a) parmetro temtico as obras relacionadas ao objeto de estudo, de acordo com os temas que lhe so correlatos;

b) parmetro lingstico obras nos idiomas portugus, ingls, espanhol, etc.;

c) principais fontes que se pretende consultar livros, peridicos, teses, dissertaes, coletneas de textos, etc.; d) parmetro cronolgico de publicao para seleo das obras que comporo o universo a ser pesquisado, definindo o perodo a ser pesquisado.

A partir da escolha desses critrios definese a tcnica a ser utilizada para a resposta da questo norteadora e alcance dos objetivos.

leitura: identificar informaes e dados contidos no material selecionado; verificar as relaes existentes entre eles de modo a analisar a sua consistncia.

Leitura de reconhecimento do material bibliogrfico leitura rpida que localiza e seleciona o material quanto ao tema da pesquisa;
Leitura exploratria / seletiva momento de seleo das informaes e/ou dados pertinentes e relevantes ao tema; so identificadas e descartadas as informaes e/ou dados que no atendem ao objetivos da pesquisa; Leitura reflexiva ou crtica momento da compreenso das afirmaes do autor e do porqu dessas afirmaes. Estudo crtico do material a fim de ordenar e sumarizar as informaes contidas; e) Leitura interpretativa o momento da interpretao das idias do autor tem por objetivo relacionar as idias expressas na obra com o problema para o qual se busca; requer um exerccio de associao de idias, transferncia de situaes, comparao de propsitos, liberdade de pensar e capacidade de criar.

Construo de um instrumento que permita pinar das obras escolhidas os temas, os conceitos, as consideraes relevantes para a compreenso do objeto de estudo tem a finalidade de proceder a um exame minucioso das obras selecionadas, Seu preenchimento acontecer sempre aps as leituras para o levantamento das informaes.

O instrumento em questo refere-se a um roteiro para leitura e seus campos

Podem ser ampliados ou reduzidos de acordo com a necessidade do pesquisador ou da quantidade de informaes que o objeto de pesquisa demande.

Exemplo de campos para o Instrumento de Coleta de Dados: Indentificao da obra: Referencia bibliogrfica completa; Localizao da obra local onde pode ser encontrada (bibliotecas, bancos de dados eletrnicos, etc.), facilita a busca pelas informaes. Caracterizao da obra:

Tema central destaca o principal tema abordado; Objetivo da obra permite verificar se o objetivo proposto na obra corresponde ao seu tema ; Conceitos utilizados permitem identificar as referncias conceituais presentes na obra e se so pertinentes ao objeto de estudo proposto;
Contribuies da obra para o estudo proposto: registros das reflexes, dos questionamentos e encaminhamentos suscitados pela leitura da obra, bem como na indicao de como podem ser utilizados na elaborao do texto final.

Discusso dos Resultados: Anlise e interpretao dos dados consistindo na sntese integradora reflexo realizada a partir do referencial terico e dos dados obtidos no intuito de realizar uma aproximao crtica dos objetivos propostos aprofundando os aspectos que ainda se mostram confusos ou contraditrios;

Consideraes Finais: sntese dos resultados encontrados; Referncias Bibliogrficas: fontes utilizadas e citadas no trabalho; Apndice: documentos produzidos pelo pesquisador. Ex: O instrumento de coleta de dados bibliogrficos.

Vous aimerez peut-être aussi