Vous êtes sur la page 1sur 14

FRANCISCO PEREIRA DA SILVA

Raimunda Pinto Sim Senhor

Perfil Biogrfico

Francisco Pereira da Silva,

dramaturgo, contista, cronista, crtico teatral, nasceu no dia 11 de agosto de 1918, na cidade de Campo Maior-PI. Morreu em seu apartamento na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, Rio de Janeiro, no dia 8 de abril de 1985.

Obra
Viagem (1945); Lzaro (1948, encenada no Teatro Duse em

1952); O Caso do Chapu (1951); Memrias de um Sargento de Milcias (1956, baseado no romance/folhetim de Manuel Antnio de Almeida); Cristo Proclamado (1958);

Obra
Romance do Vilela (1959); O Vaso Suspirado (1963, pequena obra

prima); O Cho dos Penitentes (1964, drama); A Caa e o Caador (1965, tragdia); O Desejado (1966/69) Chapu de Sebo (1961, texto mais conhecido e com o maior nmero de montagens);

Obra
A tetralogia Raimunda! (1972, oferecida

atriz Fernanda Montenegro composta dos seguintes textos:


Raimunda Jovita na Roleta da Vida ou Quis o Destino: De Purcella e Ninon (comdia); 2. O Trgico Destino de Duas Raimundas ou Os Dois amores de Lampio Antes de Maria Bonita e S Agora Revelados (comdia); 3. Raimunda Pinto, Sim, Senhor (comdia); 4. Ramanda e Rud (tragdia).
1.

Ler uma pea de teatro?


O gnero dramtico caracterstico de textos

produzidos unicamente para encenao pblica: a chamada pea teatral. O texto gira em torno de uma histria onde os acontecimentos no so contados por um narrador, e, sim, apresentados diretamente pela fala, cenrio, msica e expresso dos atores.

Ler uma pea de teatro?


So textos dessa categoria: 1. A Tragdia; 2. O Drama; 3. A Comdia; 4. A Tragicomdia (Humor Negro); 5. A Farsa; 6. O Auto.

Contexto do Teatro Piauiense

Em 1858, surgiu em

Em 1875, surgiu o Teatro 06

Teresina a primeira casa de espetculo o Teatro Nacional de Santa Teresa. Depois de algum tempo e censura, a casa foi fechada, e as apresentaes voltaram s casas e quintais particulares.

de Julho, numa residncia, que, at o ano de 1879, os jornais da Capital ainda divulgavam espetculos em casas particulares. Ainda em 1879, nasceu o novo teatro, o Teatro da Concrdia, atual Centro de Artesanato Mestre Dezinho, na Praa Pedro II.

Contexto do Teatro Piauiense

Em 1858, no dia 04 de

setembro, depois de um longo perodo de reclamaes de jornalistas, intelectuais, artistas e grupos de servios sociais, nasceu o mais famoso espao de cultura teatral da Capital e do Estado do Piau: Theatro 4 de Setembro.

O que comdia?
Uma das formas principais do Gnero

Dramtico ou DRAMA que enfatiza a crtica e a correo atravs da deformao e do ridculo. O efeito principal da comdia provocar o riso.

RAIMUNDA PINTO SIM SENHOR


A pea uma comdia, terceira obra da famosa Tetralogia Raimunda! Produzida em homenagem

famosa atriz Fernanda Montenegro.

RAIMUNDA PINTO SIM SENHOR


Sntese: Raimunda Pinto uma cearense nascida com lbio leporino, que, muito pelo defeito,

resolve partir para o Rio de Janeiro. L pretende estudar na Escola de Enfermagem Ana Neri e fazer plstica nos lbios. a dcada de 1940, e ela atravessa todo o interior do Brasil, sobrevivendo como pode at chegar afinal Capital Federal. Passa no concurso da Escola, mas reprovada nos exames de sade: decide ento procurar o prprio Getlio Vargas, no Palcio do Catete, para denunciar a injustia.

RAIMUNDA PINTO SIM SENHOR


A pea revela pelo riso a questo social,

regional e universal do tema da excluso. O xodo feminino em circunstncias curiosas: uma moa fanha (lbio leporino) de classe baixa com duas colegas na mesma faixa. A diferena fundamental est na correo do lbio: o sonho de tirar o defeito por uma cirurgia praticamente inacessvel.

RAIMUNDA PINTO SIM SENHOR


O dramaturgo carnavaliza as classes sociais

para projetar a personagem no imaginrio do seu desejo: o poltico, o motorista, o mdico, o chofer, o Pres. Getlio, o Playboy... Personagens: Raimunda Pinto / Me / Isaura /
Lindalva / Encantador / Palhao / Goiabinha / Oly / Eduardo Carlos / Pres. Getlio / Gregrio / Dr. Renato / Playboy / Milionrio / Senador / Rapaz / Chofer / Ajudante / Enfermeira.

Vous aimerez peut-être aussi