Vous êtes sur la page 1sur 31

O CONTRATUALISMO

UNILAVRAS -DIREITO

O QUE CONTRATUALISMO?
um contrato social onde os membros da sociedade transmitem em parte sua soberania e abrem mo de alguns direitos a um representante, com o fim de se estabelecer a ordem e regular as relaes sociais.

CONTRATUALISMO
Thomas Hobbes (1588 1679) John Locke (1632 1704) Rousseau (1712 1778)

OS AUTORES CONTRATUALISTAS
Cada um a sua maneira tenta explicar como foi de interesse racional e evolutivo sair do estado de natureza abrindo mo da liberdade que possuam, para melhor conviver em sociedade, j que o homem um animal socivel de natureza, isso foi um marco para sobrevivncia e soberania humano no planeta.

Thomas Hobbes
Foi o primeiro filsofo que articulou a ideia contratualista, em o leviat explicou seu ponto de vista sobre a natureza humana e sobre necessidades de governo e sociedade.

Locke
Suas ideias ajudaram a derrubar o absolutismo na Inglaterra. Locke dizia que todos os homens, ao nascer, tinham direitos naturais: direito vida, liberdade e propriedade. Para garantir esses direitos naturais, os homens haviam criado governos.

Rousseau
No incio, Rousseau questiona porque o homem vive em sociedade e porque se priva de sua liberdade. V num rei e seu povo, o senhor e seu escravo. Rousseau diz que a liberdade est inerente na lei livremente aceita. Considera a liberdade um direito e um dever ao mesmo tempo.

Thomas Hobbes
Thomas Hobbes era filsofo e cientista poltico ingls. Nasceu em 1588, e veio a falecer 1679, aos 91 anos, durante uma poca em que a expectativa mdia de vida no era muito mais do que quarenta anos.

Desde a infncia Hobbes presenciou vrias guerras o que reforou ainda mais a sua viso pessimista acerca da natureza humana.

Como herana deixou varias obras, das quais se destacam; O Leviat (1651) e a outra obra foi, Do cidado (1651).
Na obra Leviat, explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de governos e sociedades. Thomas Hobbes defendia a ideia segundo a qual os homens s podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado.

PENSAMENTO:
Hobbes empirista e racionalista; pe em prtica o empirismo nas suas observaes e concluses sobre a natureza humana, mas faz uma anlise das palavras e do raciocnio que dedutiva, racionalista, principalmente em cincia poltica.

Conatus: o conatus impulsiona o homem a vencer sempre, ele provoca "guerra de todos contra todos", o estado natural em que vivem os homens, antes de seu ingresso no estado social.
Instinto de conservao : no estado natural a vida est em constante ameaa. O instinto de conservao leva ao desejo da paz. A paz a dimenso mais compatvel com o instinto de conservao.

Contrato de segurana interna e externa.


tica: preciso evitar tudo o que prejudique a concrdia.

Finalidade do governo: as leis careceriam de um reforo como garantia de seu cumprimento em cautela do pacto social.

Absolutismo: o soberano no precisa dar satisfaes de sua gesto, sendo responsvel apenas perante Deus "sob pena de morte eterna".
Religio do Estado: toda a autoridade religiosa deve ser entregue ao soberano absoluto; caso contrrio a religio ameaaria a paz civil.

AS FORMAS DE GOVERNO
O poder soberano pode ser adquirido de duas formas:

pela livre vontade dos cidados pela imposio aos cidados.

O Estado por instituio, na poltica de Hobbes, pode ser governado por trs espcies: pela Monarquia - governo de uma pessoa; por uma Democracia - governo popular, de todos; pela Oligarquia - governo de poucos.

John Locke
Nasceu em 29 de Agosto de 1632 na cidade de Wrington, sudoeste da Inglaterra, faleceu em Harlow em 28 de Outubro de 1704, filho de burgueses comerciantes. Estou medicina, cincias naturais e filosofia em Oxford.

Obras Filosficas mais notveis so:


O Tratado do Governo Civil (1689) Ensaio Sobre o Intelecto Humano (1690)

O Pensamento Sobre a Educao (1693)

Locke e o Contratualismo
A liberdade natural no basta; o homem no estado de natureza um juiz em causa prpria, comeam a guerrear, da a necessidade de se instaurar o estado civil no intuito de conservar a vida e a propriedade que so direitos naturais fundamentais. No estado civil o homem tem seus direitos naturais garantidos.

Viso Poltica
Para Locke a soberania no reside no Estado, mas sim na populao. Defendeu a separao da Igreja do Estado e a liberdade religiosa.

O poder deveria ser dividido em trs: Executivo, Legislativo e Judicirio.

Jean-Jacques Rousseau
um dos principais pensadores da concepo contratualista. Seu pensamento influenciou toda a gerao posterior de poetas, romancistas e contistas. Seu ideal poltico serviu de mote para a Revoluo Francesa (liberdade, igualdade e fraternidade) de 1789, e permaneceu como fundamental ao entendimento do que conhecemos por Estado Moderno.

Ele acreditava que o homem era essencialmente bom. Tudo comeou a dar errado, segundo Rousseau, quando surgiu a propriedade privada. Para o iluminista suo, o estado de natureza seria, portanto, melhor do que a sociedade civil. No sendo, entretanto, possvel voltar ao estado de natureza, busca desenvolver um sistema poltico que minore as diferenas entre os homens, criados pela sociedade civil.

Os homens, assim, na concepo rousseauniana, firmaram um pacto, o contrato social, segundo o qual todos governariam juntos, em prol do bem comum. Rousseau pregava, portanto, que o Estado existia no para defender interesses particulares, e sim para defender a vontade geral, no qual os indivduos entram em acordo para proteo dos direitos, que o Estado criado para preservar. Este contrato social para Rousseau Uma livre associao de seres humanos inteligentes, que deliberadamente resolvem formar um certo tipo de sociedade, qual passam a prestar obedincia mediante o respeito vontade geral.

A vontade geral para assegurar a liberdade, a igualdade, e justia dentro do estado, no importa a vontade da maioria, e sim no contrato social, a soberania individual cedida para o estado em ordem que esses objetivos possam ser atingidos.
Rousseau refora o contrato social atravs de sanes rigorosas que acreditava serem necessrias para a manuteno da estabilidade poltica do Estado por ele preconizado.

Rousseau e os princpios de liberdade e igualdade poltica


Foi grande a influncia poltica que tiveram as idias de Rousseau na Frana
Para Rousseau os fins no justificam os meios, pelo contrrio, os meios devem ser to importantes e bem fundamentados quanto os fins.

A vontade de todos a soma das vontades particulares


A vontade de todos a soma das vontades particulares, e essa deve ser a governante. Caso haja associaes entre os cidados que pretendem sobrepujar a vontade destes sobre a dos demais, esta deve ser eliminada, pois ataca ao princpio de igualdade que deve reger o Estado.

O Estado
O fim do Estado o bem comum, e para isso ele pode utilizar-se do que for necessrio para atingir seu objetivo. O estado civil, diferente do estado natural, faz com que os homens antes de consultar seus desejos consultem sua razo.

Quanto s guerras, Rousseau afirma que elas so uma relao de Estados, no devendo portanto ferir os indivduos, muito menos escraviz-los, pois isso apenas prolong-la.

As leis
O soberano no deve criar as leis, essas devem ser criadas por um legislador

O objetivo das leis deve ser sempre geral, deve representar a vontade do povo como se ele mesmo as tivessem feito.

A Origem da Desigualdade
O estado de natureza apresentado como um momento de ampla felicidade humana, onde os seres humanos no tinham a necessidade de se relacionarem e no havia desigualdade. Sendo a desigualdade para Rousseau um fato irreversvel, ele tenta responder a questo do que compele um homem a obedecer a outro homem, ou por que direito um homem exerce autoridade sobre outro. Ele concluiu que somente um contrato tcito e livremente aceito por todos permite cada um ligar-se a todos enquanto retendo sua vontade livre.
A liberdade est inerente na lei livremente aceita. Seguir o impulso de algum escravido, mas obedecer uma lei auto-imposta liberdade

A necessidade de igualdade para existncia de Liberdade


Rousseau acredita na Democracia como melhor forma de governo, uma vez que est diretamente ligada com a natureza de associao dos homens. Ele conduz seu raciocnio para explicar a necessidade e o porqu de o homem nascer livre, mas revogar essa condio, uma vez que a liberdade o maior bem que se pode ter e sua perda significa a renncia qualidade de homem e aos direitos do mesmo.

Diante do problema da desigualdade humana, a proposta poltica de Rousseau afirma como valores fundamentais a igualdade e liberdade.
Sob os maus governos a igualdade ilusria e aparente, e no serve seno para manter o pobre na misria e o rico na usurpao.

A liberdade no existe sem igualdade porque o ser humano que estiver numa condio superior ao outro ter mais poder e o que estar em situao inferior ficar limitado a este.
O mais forte nunca suficientemente forte para ser sempre o senhor, seno transformando sua fora em direito e a obedincia em dever.

BIBLIOGRAFIA
Curso de Filosofia do Direito, Eduardo C.B. Bittar Guilherme Assis de Almeida, 8 edio, editora Atlas.

Vous aimerez peut-être aussi