Vous êtes sur la page 1sur 27

Universidade Estadual do Cear- UECE Centro de Cincias e Tecnologias CCT Curso de Licenciatura de Geografia Disciplina- Geografia Fsica do Brasil

l Prof- Carol Equipe- Auciliene Lima, caro de Paiva, Lenidas Rodrigues, Maria Adriana e Marlia Franco

Domnios Morfoclimticos do Brasil Araucrias

Domnios Morfoclimticos
entendemos por domnio morfoclimtico um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial de centena de milhares a milhes de quilmetros quadrados de rea onde haja um esquema coerente de feies do relevo, tipos de solos, formas de vegetao e condies climatohidrolgicas. Tais domnios espaciais de feies paisagsticas e ecolgicas integradas, ocorrem em uma espcie de, rea principal, de certa dimenso e arranjo, em que as condies fisiogrficas e biogeogrficas formam um complexo relativamente homogneo e extenso (AB SABER, 2003)

Clima

grafia Domnio Morfoclimtico

Rele

Solo

Vegetao

Domnio de Araucria. o domnio que ocupa o planalto da Bacia do Rio Paran, onde o clima subtropical est associado s mdias altitudes, entre 800 e 1300 metros. Nesse domnio aparecem reas com manchas de terra roxa, como no Paran. A floresta de araucria tambm conhecida como Mata dos Pinhais; homognea, aciculifoliada e tem grande aproveitamento de madeira e erva-mate. A intensa ocupao agrria (caf, soja) desse domnio a responsvel pela devastao dessa floresta.

Localizao Geogrfica Compreende uma rea total de quase 578 mil quilmetros quadrados, divididos por trs estados Paran (1 99 554 Km), Santa Catarina (95 985 km) e Rio Grande do Sul (282 184 Km) existe um eixo maior de distancias, de norte para sul, com cerca de 1200 Km, enquanto a extenso leste-oeste, em todas as unidades administrativas, no ultrapassa a de 500 ou 600 Km (Aziz AbSber). Uma rpida e discreta perda da tropicalidade, sobretudo no que diz respeito s temperaturas mdias, a principal caracterstica fsica do Brasil Meridional. Trata-se de uma condicionante climtica que tornou possvel a ampla e contnua instalao de um domnio de natureza extratropical, constitudo por araucrias emergentes acima do dossel de matinhas subtropicais (Aziz AbSber).

Caractersticas do Povoamento. A regio das araucrias foi povoada no final do sculo XIX, principalmente por imigrantes italianos, alemes, poloneses, ucranianos etc. Com isto, os estrangeiros diversificaram a economia local, o que tornou essa regio uma das mais prsperas economicamente

Vegetao
O solo e um clima de um lugar so responsveis pelo tipo de vegetao que ocorre. Os elementos climticos so determinantes para o tipo de vegetao em certa rea. O clima pode definir a sua fisionomia, e a vegetao de acordo com a sua forma pode ser classificada em: - Xerfilas: plantas que so adaptadas a aridez, como os cactos. - Tropfilas: so adaptadas a uma rotao seca, e outra mida. - Higrficas: plantas adaptveis a muita umidade. - Aciculifoliadas: tem folhas em forma de agulhas, como os pinheiros. - Latifoliadas: so de regies midas, com folhas largas. Permitindo intensa transpirao. - Caduciflias: elas perdem as folhas em pocas frias ou secas do ano.

MATA DE ARAUCRIAS OU PINHAIS


Nessa forma de vegetao predomina a araucria angustiflia, espcie que adaptvel ao clima subtropical ou temperado. Araucria angustiflia (Bert.) Kuntze uma rvore originria do Brasil. O segundo nome da espcie, "angustiflia", do latim, lembra angstia ou dor, pelas suas folhas pontiagudas que machucam como uma agulha. Originalmente, localizava-se das terras altas de So Paulo at o Rio Grande do Sul, sendo o nico exemplo brasileiro de confera.

Araucria angustiflia

Fauna
A fauna das florestas de pinhais desempenha importante papel na manuteno da dinmica natural desse bioma e constitui importante elemento para a disperso das sementes das araucrias. Destacam-se roedores como cotias, pacas, camundongos e aves como papagaio-depeito-roxo, tucanos e a gralha azul. A gralha azul um pssaro tpico das florestas de pinhais. Devido seu hbito de enterrar os pinhes, contribui na disseminao da araucria, escondendo-os, para consumi-los depois. Os pinhes esquecidos germinam e vo produzir as novas rvores.

Hidrografia
O Domnio das Araucrias drenado, principalmente, por rios pertencentes s bacias Paran e do Uruguai. So rios de planaltos com belssimas cachoeiras e quedas, o que lhes confere um elevado potencial hidrulico. Embora o Paran apresente um regime tropical, com cheias de vero (dezembro a maro), a maior parte dos rios desse domnio possui regime subtropical (Uruguai, por exemplo), com duas cheias e duas vazantes anuais, apresentando pequena variao em sua vazo, conseqncia do regime de chuvas, distribudo durante o ano todo.

Rio Paran

Regio Hidrogrfica do Paran


rea de Abrangncia rea Total: 879.860 km, 10% do territrio nacional Pases: Brasil (100%) Estados: So Paulo (25%), Paran (21%), Mato Grosso do Sul (20%), Minas Gerais (18%), Gois (14%), Santa Catarina (1,5%), Distrito Federal (0,5%) Municpios: 1505 municpios -

Regio Hidrogrfica do Uruguai rea de Abrangncia rea Total - 174.612 km, 2,0% do Pas Pases - Brasil Uruguai Estados - Rio Grande do Sul (73%) Santa Catarina (27%) Municpios - 384 municpios Lages e Chapec, em Santa Catarina, Erechim, Iju, Uruguiana, Santana do Livramento e Bag, no Rio Grande do Sul

Clima

O domnio das araucrias apresenta como clima predominante o subtropical. Ao contrrio dos demais climas brasileiros, pode ser classificado como mesotrmico, isto , temperaturas mdias, no muito elevadas ficam entre 14 C e 30 C. Tipos climticos de ocorrncia: Clima tropical mido, Clima subtropical mido e Clima subtropical de altitude. A umidade relativa do ar est relacionada temperatura, com influncia da altitude. A regio das araucrias encontra-se no planalto meridional onde a altitude pode variar de 500 metros at cerca de 1.300 m. Isso evidencia um clima subtropical em toda sua extenso que mantm uma boa relao com a precipitao existente nesse domnio, variando de 1.200 a 2.000 mm.

Os maiores ndices pluviomtricos so registrados nos planaltos, com chuvas bem distribudas no decorrer do ano, no h uma estao seca e com elevadas amplitudes trmicas.

O Morro da Igreja uma elevao situada na Regio Sul do Brasil, no sudeste do estado de Santa Catarina, na Serra Geral, no municpio de Urubici. Seu pico est situado a 1.822 metros de altitude, sendo o ponto habitado mais alto da Regio Sul e onde foi, no-oficialmente, registrada a temperatura mais baixa do Brasil: -17,8C, em 29 de junho de 1996

Geologia
PLANALTO MERIDIONAL Tem origem basicamente vulcnica, e encontrado na regio Sul do Brasil, com reas de ocorrncias rochosas, como de arenito e basalto.

Relevo
O Domnio das Araucrias ocupa reas pertencentes ao Planalto Meridional do Brasil; as altitudes variam entre 800 e 1 300 metros; apresentam terrenos sedimentares (Paleozico), recobertos, em parte, por lavas vulcnicas (basalto) datadas do Mesozico. Alm do planalto arenito basltico, surge a Depresso Perifrica e suas cuestas. So relevos salientes, formados pela eroso diferencial, ou seja, ao erosiva sobre rochas de diferentes resistncias; apresentam uma vertente inclinada, denominada frente ou front e um reverso suave. Essas frentes de cuestas so chamadas serras: Geral, Botucatu, Esperana, etc.

Solos
Aparecem, nesse domnio, solos de grande fertilidade natural, como a terra roxa a oeste do Paran, solo de origem vulcnica, de cor vermelha, formado pela decomposio do basalto. Em vrios trechos do Rio Grande do Sul, ocorrem vastas reas de solo frtil, denominado brunizem(elevado teor de matria orgnica). So encontrados ainda, nesse domnio, solos cidos, pobres em minerais e de baixa fertilidade natural.

Terra Roxa
Terra roxa um tipo de solo bastante frtil, caracterizado por ser o resultado de milhes de anos de decomposio de rochas de arenito-basltico originadas do maior derrame vulcnico que este planeta j presenciou, causado pela separao da Gondwana - Amrica da Sul e frica - datada do perodo Mezozico. caracterizado pela sua aparncia vermelho-roxeada inconfundvel, devida a presena de minerais.

Impactos Ambientais Percebe-se atualmente que esta arbrea quase desapareceu dessa regio, devido descontrolada explorao da araucria para produo de celulose. Felizmente, medidas foram tomadas e hoje a araucria protegida por lei estadual no Paran. Mas os questionamentos ambientais no esto somente na vegetao. Devido este solo ser utilizado h anos vem a ocorrer uma erosividade considerada. Em virtude do mesmo, surge a tcnica de manejo agrcola chamada plantio direto, que evidencia uma proteo ao solo nu em pocas de ps-safra. Nesse sentido, o domnio morfoclimtico das araucrias, que compreende uma importante rea no sul brasileiro, detm um nvel de conservao e reestruturao vegetal considervel. Mas no se deve estagnar esse processo positivo, pois necessitamos muito dessas terras frteis que mantm as economias locais.

A Questo sobre a Usina Hidreltrica de Barra Grande A Usina Hidreltrica de Barra Grande uma obra de grande porte, gerando significativos impactos ambientais em reas dos municpios de Anita Garibaldi, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Capo Alto e Lages, em Santa Catarina, e Pinhal da Serra, Esmeralda, Vacaria e Bom Jesus, no Rio Grande do Sul. A construo foi no Rio Pelotas que fica na divisa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Vous aimerez peut-être aussi