Vous êtes sur la page 1sur 29

Algas e Protozorios

Diversidade dos microrganismos eucariticos

Fungos Algas Protozorios

As algas constituem um grupo filogeneticamente heterogneo.

Algas
Compreendem vrios grupos de seres vivos aquticos e autotrficos

(fotossintetizantes).
A maioria so microscpicas (no devem ser confundidas com as cianobactrias). Algumas so macroscpicas. Algas marinhas podem atingir mais de 30 m. No possuem verdadeiras razes, caules ou folhas.

- No precisam de sistema vascular pois toda clula autotrfica.

Algas marinhas macroscpicas

Algas microscpicas

Metabolismo energtico e polmeros de reserva


As algas contm clorofila e realizam a fotossntese (autotrofia): Fotossntese: 6 CO2 + 12 H2O energia luminosa

C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2

Algumas algas tambm realizam a fotossntese sem a produo de O2 Fotossntese anoxignica: 6 CO2 + 12 H2 energia luminosa C6H12O6 + 6 H2O

(Tambm realizada por procariotos fotossintticos, mas com H2S com redutor) Algumas podem crescer na ausncia de luz (quimiorganotrofia): Outras podem assimilar compostos orgnicos simples na presena de luz (fotoeterotrofia). Uma das principais caractersticas de classificao das algas corresponde ao polmero de reserva, como resultado da fotossntese -Tabela 14.3

Parede celular das algas

Apresenta grande diversidade na estrutura e composio qumica:


Fibrilas de celulose Reforo de carbonato de clcio (algas calcreas) Quitina Slica nas diatomceas (melhores fsseis de algas, 200 milhes de anos) Ausente nas euglenides Contm poros que permitem apenas a passagem de substncias de pequena massa molecular No fagocitam, aspecto que distingue dos protozorios.

As algas so abundantes em ambientes aquticos

oceanos rios e lagos tanques artificiais poas de gua

so tambm comuns nos solos e em rochas em associao com fungos (lquens)

Em diversas situaes, os lquens so seres pioneiros em uma sucesso ecolgica, pois conseguem colonizar ambientes com poucos recursos nutritivos. Liberam substncias que degradam as rochas, iniciando a formao de um solo.

Diversidade das algas

Podem ser unicelulares e coloniais Quando os agregados so lineares: filamentosa

Micrasterias: clula nica

Volvox: colnias

Scenedesmus: pacotes de 4 clulas

Spirogyra: filamentosa

antenas para captao da luz

As algas contm clorofila

colorao verde

Outras algas comuns exibem colorao vermelha ou marrom devido presena tambm de outros pigmentos, tais como a xantofila, mascarando a colorao verde.

Contm um ou mais cloroplastos em cada clula

Spirogyra

Polysiphonia

Motilidade
Algumas algas so mveis, em geral pela ao de flagelos. Algas no apresentam clios

Euglena

Algas txicas
- Dinoflagelados txicos (do grego dinos = rodopiante)
Podem originar densas suspenses denominadas florescimentos, de colorao vermelha (mars vermelhas) A toxicidade decorrente de uma potente neurotoxina (algas do gnero Alexandrium)

guas costeiras, mornas e geralmente poludas

- Pfiesteria outro gnero de dinoflagelado txico


Os esporos infectam peixes e as neurotoxinas destroem a pele dos animais infectados possibilitando o desenvolvimento de patgenos bacterianos.

Em 1991 mais de 1 bilho de peixes foram mortos devido ao surto dessa alga no Esturio Nuese, na Carolina do Norte, EUA

Importncia das algas para o homem


Alm da importncia ecolgica, elas apresentam grande participao em atividades industriais e econmicas :
So utilizadas como matria-prima para a produo de espessantes (algina, utilizada na indstria alimentar e de cosmticos) Na produo de medicamentos e indstria farmacutica Solidificante para meio de cultura de fungos e bactrias (a partir das algas Rodofceas, obtm-se o gar);

Na indstria de tintas e filtros (a partir das Diatomceas). A produo de microalgas um dos pontos crticos na aquicultura (50% do custo da produo de sementes de ostra.

Ecotecnologias

Biodiesel, lcool, hidrognio, tratamento de efluentes

Protozorios
So microrganismos eucariticos unicelulares desprovidos de parede celular. Geralmente sem colorao e com mobilidade. Distinguem-se: - Dos procariotos por sua natureza eucaritica e tamanho geralmente maior. - Das algas por serem desprovidos de clorofila - Das leveduras (fungos) pela mobilidade e ausncia de parede celular - Dos bolores pela incapacidade de formar corpos de frutificao. So filogeneticamente diversos, estando presentes em vrias linhagens da rvore de Eukarya.

Os protozorios esto presentes em diversas linhagens

Ramificao precoce. Desprovidos de mitocndria, esses eucariotos antigos possuem clulas metabolicamente deficientes, sendo parasitas do homem e de outros animais.

Protozorios tpicos
Tradicionalmente, quatro grupos so reconhecidos conforme seus meios locomotores: amebas, ciliados, flagelados e esporozorios.

Ameba (Entamoeba)

Ciliado (Paramecium)

Flagelado (Trichomona)

Esporozorio (Plasmodium)

Protozorios- generalidades

So encontrados em diversos habitats de gua doce e marinha

Vrios so parasitas de animais, inclusive do homem


Outros crescem no solo e rvores Os protozorios de vida livre esto em todos os nveis da cadeia alimentar. So encontrados no estmago de ruminantes onde participam da digesto dos nutrientes. Muitos flagelados apresentam pigmentos fotossintetizantes e participam da produo primria (matria orgnica) dos ambientes aquticos.

... generalidades
Os protozorios amebides, ciliados e flagelados hetertrofos ingerem partculas e outros organismos - reciclagem de substncias do ambiente. Relaes mutualstica e comensais tambm ocorrem com protozorios amebides e flagelados. Ex.: cupins e protozorios ruminantes e protozorios

Os esporozorios (formadores de esporos) tambm so hetertrofos mas


vivem exclusivamente parasitando animais.

Nutrio
A maioria nutre-se pela ingesto, geralmente de outras clulas (fagocitose)
http://www.youtube.com/watch?v=qJbKhGJFIG4

Principais grupos de protozorios


com base nos seus mecanismos de locomoo

Mastigophora: os flagelados
So mveis pela ao do flagelo Muitos so de vida livre Outros so parasitas e/ou patognicos Os mais importantes so os tripanossomas

Doena de Chagas, uma infeco causada Trypanosoma cruzi, transmitida por insetos.

Euglenides: flagelados fototrficos

Flagelados contendo cloroplastos (classificados como algas): permite o crescimento fotossinttico Na ausncia de luz so capazes de crescer utilizando matria orgnica (fonte de C e energia), tornando-se indistinguveis dos demais protozorios. No so patognicos.

As algas euglenides na ausncia de luz so consideradas como protozorios.

Sarcodina: as amebas
Locomoo por movimento amebide Em geral, alimentam-se de bactrias, algas, rotferos e outros protozorios. Diversas amebas so parasitas de humanos e outros vertebrados.
Ex: Entamoeba histolityca (cavidades da boca e trato intestinal, provoca ulceraes)

Ciliophora: os ciliados
Durante algum estgio da vida apresenta clios O mais conhecido e de maior distribuio do gnero Paramecium - Alimenta-se de microrganismos como bactrias, algas e leveduras

Apicomplexa (esporozorios)
So parasitas obrigatrios. No formam esporos verdadeiros como os de fungos, mas sim uma estrutura anloga, relacionada com sua transmisso. O alimento absorvido na forma solvel, como nas bactrias.

A malria uma doena infecciosa causada por esporozorios do gnero Plasmodium, transmitidos pelo mosquito Anopheles. A malria mata 3 milhes de pessoas por ano Provoca a destruio macia das hemcias

Vous aimerez peut-être aussi