Vous êtes sur la page 1sur 20

Hoje em dia, com o fcil acesso informao que caracteriza os nossos dias, no me seria difcil incorporar neste trabalho

o uma anlise mais detalhada dos muitos estudos que tm sido levados a cabo nesta rea, particularmente nos ltimos vinte anos. Estruturei o trabalho da forma o mais leve possvel, sem todavia o prejudicar no alcance dos seus objectivos mais elementares. Devido a complexidade das emoes, no fcil apresentar uma definio.
As seis emoes ditas primrias ou universais so: alegria, tristeza, medo, clera, surpresa ou averso. () Damsio, Antnio

A emoo uma reaco complexa a estmulos externos (mais frequente) e tambm a estmulos internos, que se traduz em reaces fisiolgicas, comportamentais, cognitivas, afectivas, sentimentais e em expresses faciais. Estas so reaces em geral publicamente observveis . So algo que acontece de repente, de forma brusca. No requerem conscincia e a sua durao relativamente limitada.

Alegria Tristeza Clera Medo Espanto Adverso Nojo

A Alegria uma das emoes que engloba o amor, paixo, amizade, bom humor, felicidade. a emoo mais procurada pelo humano. A emoo que ajuda a ultrapassar dificuldades, dio, rancor, cime, e muitos outros sentimentos negativos. A alegria no se manifesta apenas num sorriso. Por exemplo, as crianas quando esto alegres adoptam um jeito de andar diferente, pulam e saltam, no precisam mostrar um sorriso para mostrarem a sua felicidade. Por vezes as pessoas quando muito felizes choram. Porqu? Choram porque se sentem extasiadas de tanta felicidade, por exemplo a alegria do reencontro, ou mesmo da vitria num jogo de futebol. Uma das coisas mais importantes para aceitar ou procurar a felicidade a personalidade. Tomemos como exemplo uma pessoa extrovertida. Se assim tem uma sensibilidade maior perante acontecimentos agradveis e exprime a sua felicidade mais facilmente do que uma pessoa que no seja to aberta a este nvel.

O Medo conhecido como a emoo mais estudada entre os cientistas. a emoo do perigo. Esta emoo causa um forte impacto fisiolgico, o corao comea a bater mais forte, a respirao acelera, os msculos contraem, as mos tremem. Todas estas sensaes derivam do sistema nervoso simptico, adrenalina e noradrenalina que agem sobre o nosso corpo quando temos medo. Estas sensaes vo obrigar-nos a enfrentar o perigo ou a fugir dele. Por vezes a expresso do medo pode ser confundida com surpresa, ou seja quando o indivduo se assusta tambm se surpreende. O medo pode ser confundido com ansiedade mas as diferenas so muitas. O medo uma reaco ao perigo que acontece naquele momento, a ansiedade o medo sentido por antecipar perigos que podem ou no ocorrer. Na emoo medo, este sentimento de medo passa em breves instantes e a ansiedade pode tornar-se crnica. Na ansiedade, enquanto que as manifestaes so psicolgicas (preocupao), no medo so fsicas (arrepios).

compreenso e ajuda. Para se sentir vergonha, o grupo tem de no aceitar o que o indivduo , e at mesmo ele no se aceita a si prprio. Quando se sente vergonha, o rosto fica corado, ou seja, ocorre uma vasodilatao nos vasos sanguneos do rosto. Normalmente as pessoas ao sentirem vergonha baixam o olhar e inclinam a cabea para a frente como que a querer esconder-se. Por vezes a vergonha atenuada e sente-se um simples embarao (olhar de lado e um sorriso nervoso). Sentir vergonha no uma doena, mas em excesso ou em insuficincia podem demonstrar algum tipo de perturbao psicolgica ou de personalidade, por exemplo a depresso. A depresso manifesta-se por uma profunda tristeza mas outras perturbaes estaro presentes tambm, tais como a vergonha de se sentirem daquela maneira, de se culparem por aqueles acontecimentos.

A vergonha uma das emoes que mais nos acompanham durante toda a vida, desde a infncia que sentimos esse tipo de emoo. A vergonha s sentida quando se tenta mostrar ao grupo a que se pertence que no conseguimos atingir as normas do mesmo, tais como sexualidade, competio ou estatuto,

A raiva uma emoo humana completamente normal, saudvel, e uma determinada quantidade dela necessria a nossa sobrevivncia. A raiva surge quando nos sentimos fracos e frustrados ao termos de reconhecer nossos limites internos e externos. Inspira os sentimentos e os comportamentos poderosos e agressivos, que permitem ao ser humano lutar e defender-se quando atacado. A raiva pode ser causada por factores externos e internos, e como outras emoes, ao sentirmos esta emoo, o batimento cardaco e a presso sangunea aumentam, alm dos nveis das hormonas adrenalina e noradrenalina. Apesar de a raiva se expressar mediante a fora da agressividade, ela, pelo contrrio, enfraquece-nos tomando conta de todo o nosso sistema nervoso. Para desfazer a raiva, preciso saber atravess-la. O segredo est em observar o incmodo que ela produz em ns, sem nos deixarmos contagiar pela negatividade da autocrtica. Como um cientista que capaz de analisar uma essncia venenosa sem se deixar contaminar por ela.

Reaces fisiolgicas O ritmo cardaco acelera, as pupilas dilatam, a respirao torna-se mais pesada e h contraco muscular; pode-mos ficar corados e com suores frios. Reaces comportamentais Pode-mos ficar parados ou fugir. Expresses faciais O medo difcil de esconder e manifesta-se no aspecto do rosto, na dilatao das pupilas e no franzir da testa. Cognio Pode ocorrer, se tiver tempo e frieza, pensar em algo sobre o que fazer na situao em que se encontra. Reaces afectivas a experincia subjectiva e imediata do modo como se sentiu durante a situao amedrontado, aterrorizado ou surpreendido condiciona o seu comportamento. Reaces sentimentais O modo como em ns ficou marcada essa experincia emocional e que pode prolongar-se no tempo.

O crebro desempenha um papel importante nas emoes, um dos sistemas subcorticais responsveis pelo desencadeamento de emoes como o medo e a raiva o sistema lmbico. Uma das suas estruturas mais importantes a amgdala. Uma pequena estrutura em forma de almndega, a amgdala foi considerada o centro da agressividade. Embora as razes biolgicas da agressividade sejam mais complexas do que essa designao nos d a entender, a verdade que a amgdala est envolvida na produo dos impulsos agressivos e violentos, assim como na base de impulsos como o medo e a ansiedade. Passando do crebro ao sistema nervoso em geral, h que salientar o papel do sistema nervoso autnomo, dividido em sistema nervoso simptico e sistema nervoso parassimptico. Quando um acontecimento desencadeia uma resposta emocional, o organismo prepara-se para a aco. Para nos mobilizar para a luta ou para a fuga decorrentes da raiva ou clera e do medo, o hipotlamo activa o sistema nervoso simptico e lana na corrente sangunea hormonas como a adrenalina mediante a estimulao do sistema glndulas endcrinas.

O SISTEMA NERVOSO SIMPTICO a diviso do sistema nervoso autnomo que prepara o corpo para responder a situaes de tenso, de emergncia. o sistema de emergncia do nosso organismo, activando-o para enfrentar problemas e ameaas. As fibras do sistema nervoso simptico, quando por exemplo estamos assustados ou zangados, transportam mensagens que indicam ao corpo que se deve preparar para agir, podendo essa aco ser rpida ou desgastante. Respondendo a essas mensagens do sistema simptico, o corao acelera, as pupilas dilatam-se, a digesto pra, a respirao acelera, etc. Estas respostas fisiolgicas tm de ser de curta durao, porque um prolongado estado de activao, de desgaste de energia, conduz exausto e deteriorao fsica.

O SISTEMA NERVOSO PARASSIMPTICO a diviso do sistema nervoso autnomo responsvel pela manuteno e conservao das reservas energticas do organismo. Quando j no necessria a activao do organismo para enfrentar situaes de stress ou de perigo, o sistema parassimptico acalma e relaxa o corpo, fazendo-o regressar ao estado de equilbrio. Em suma, abranda os processos Fisiolgicos activados pelo sistema simptico. O sistema simptico (dominante em momentos de tenso e que contribui para o dispndio de energias) e o sistema parassimptico (dominante em momentos de calma e que economiza e conserva as energias) trabalham frequentemente em tandem, coordenam a sua actividade de modo a assegurar a manuteno do equilbrio do organismo.

Teoria

Descrio

Descrio

James- Lange

Uma situao provoca uma excitao fisiolgica e uma resposta do organismo. A nossa experincia da emoo d - se aps a interpretao da resposta do organismo.

Regressa da escola de noite e ouve passos atrs de si. O seu corao comea a bater forte e as suas pernas comeam a tremer. Interpreta estas reaces fisiolgicas como medo.
Regressa da escola de noite e ouve passos atrs de si. O seu corao comea a bater forte e as suas pernas comeam a tremer. Sente medo. Regressa da escola de noite e ouve passos atrs de si. O seu corao comea a bater forte e as suas pernas comeam a tremer. Sabe que caminhar sozinho noite pode ser perigoso e por isso sente medo.

Cannon- Bard Uma situao provoca uma reaco fisiolgica e uma resposta emocional dada pelo. A resposta fisiolgica e a resposta emocional acontecem quase em simultneo, no sendo rigorosamente correcto dizer que uma causa a outra. SchachterSinger Uma situao provoca uma reaco fisiolgica. Devemos ser capazes de identificar a razo de ser da excitao fisiolgica de modo a nomear a emoo.

A componente cognitiva de uma emoo o modo como percepcionamos ou interpretamos um estmulo e Uma situao determina o tipo de emoo que sentimos. Os defensores desta perspectiva, defendem que os processos cognitivos, como as recordaes, percepes e aprendizagens, so elementos fundamentais para se perceber as emoes. Acham ento, que estes factores de ordem cognitiva que explicam os estados emocionais: o modo de como se encara a situao, de como interpretada e avaliada, que causa a emoo, e no o acontecimento em si. A alegria, o medo e a clera dependem da interpretao da situao feita pelo sujeito. Esta interpretao depende dos quadros cognitivos, da histria pessoal do individuo e do seu contexto de vida. Alguns crticos consideram que no necessrio estar na posse de aptides cognitivas desenvolvidas, para sermos capazes de exprimir emoes, pois os recm-nascidos tm essa capacidade mesmo antes de poderem reconhecer qualquer estmulo visual.

Reaco emocional Estimulo emocional

Sentimento de Emoo

Rtulo Cognitivo

Schachter e Singer admitem que as emoes produzem estados internos de excitao. Ao tomarmos conscincia dessa excitao, procuramos no mundo externo uma explicao para isso. Interpretamos os indicadores externos presentes e identificamos a emoo nomeando-a como medo ou alegria. Por exemplo, sentindo-se bem depois de um elogio, pode nomear a emoo como alegria. Sentindo-se perturbado por alguma coisa errada que fez, pode nomear a emoo como sendo de tristeza.

Estimulo emocional

Reaco emocional Sentimento de emoo

Fisiolgicas Comportamentais

No existe relao de causa e efeito entre a relao emocional e a conscincia de emoo. O que existe uma correlao entre esses dois eventos, uma vez que eles ocorrem em paralelo ao mesmo tempo.

A componente social das emoes corresponde s manifestaes exteriores das emoes. As nossas expresses faciais, os gestos, o tom de voz e a postura do corpo so forma de expresso de estados emocionais. Algumas expresses faciais que acompanham as emoes so inatas e no variam de cultura para cultura. Mas outras formas de expresso emocional so influenciadas pela cultura e pelo modo como cada sociedade condiciona o modo de transmitir emoes.

Vous aimerez peut-être aussi