Vous êtes sur la page 1sur 62

CLASSIFICAO DAS BEBIDAS

Classificao das Bebidas


Servir bebidas uma prtica tradicional em todo o mundo. De acordo com a cultura, educao e regras da boa etiqueta, uma pessoa pode receber um convidado com um bom caf, chs, sucos at mesmo um bourbon.

Classificao das Bebidas


As bebidas existentes costumam ser classificadas em duas grandes categorias: bebidas alcolicas e no alcolicas.

As

Classificao das Bebidas bebidas acompanham o homem

muito tempo, desde que ele conheceu as infuses e os sucos. Desde o longnquo momento em que um ancestral percebeu, provavelmente perplexo, que a fermentao de algum fruto mudava no s o seu sabor como tambm sua essncia.

Classificao das Bebidas


At aprender a destilar fermentados, retificar, refermentar, bidestilar, filtrar,

maturar, aromatizar e engarrafar bebidas, era inevitvel que se aprendesse tambm a beber.

Classificao das Bebidas


Junto com os chs, vinhos, aguardentes e licores desenvolveu-se o paladar, o gosto e todo mito em volta dela, to companheira dos pioneiros navegadores.

O conhecimento das diferentes bebidas, tanto pelo paladar quanto pela histria e seus ingredientes contribuem de alguma forma para a profuso de sabores que hoje fazem parte do colorido e sonoro movimento de lquidos, garrafas e copos.

Classificao das Bebidas

Classificao das Bebidas Escolher e apreciar uma bebida, conhecer


sua histria e distinguir suas nuances mais sutis algo que faz parte de um enriquecimento cultural. Falar sobre a origem das bebidas, suas curiosidades uma bela forma de regar um bom papo.

Bebidas No Alcolicas
As bebidas no alcolicas esto crescendo em popularidade. De um modo geral as pessoas esto mais cautelosas com relao ao consumo de lcool. Os estilos de vida tornaram-se mais saudveis, as pessoas esto conscientes e mais responsveis com o consumo de bebidas .

Bebidas No Alcolicas
Cerveja sem lcool: As cervejarias tem desenvolvido convencional, muitos mas produtos que contm, que na apresentam a mesma aparncia da cerveja verdade, menos teor calrico e 95 a 98% menos lcool, que pode ser removido artificialmente,

Bebidas No Alcolicas
seja antes do processamento da cevada, seja depois de sua fermentao. O sabor naturalmente bem diferente do sabor caracterstico das cervejas alcolicas.

Bebidas No Alcolicas
Caf: uma bebida atual. As vendas de
variedades e preparaes especiais excedem hoje 3 bilhes de dlares ao ano nos EUA. O Brasil responsvel pela produo de mais de 30% do caf consumido no mundo, produo que em sua maior parte se destina exportao de caf instantneo ou em lata.

Bebidas No Alcolicas
Os especialistas recomendam o caf de acordo com a variedade e nome do gro do qual produzido, como os provenientes dos gros arbica ou robusta. Os gros de caf, so freqentemente misturados pelos torrefadores, uma das melhores misturas existentes o Mocha-Java, o resultado da harmonizao dessas duas variedades.

Bebidas No Alcolicas
O caf pode ser torrado at ficar claro ou escuro, de acordo com a preferncia. A torrefao leve em geral, para os enlatados e instantneos. A torrefao mdia so as preferidas da maioria das pessoas.

Bebidas No Alcolicas
A torrefao alta conhecida como torrefao plena ou vienense, na qual se procura um equilbrio entre a suavidade e o vigor.

Bebidas No Alcolicas
Caf Descafenado: aquele cujo o p tem a cafena removida pela ao de solventes ou gua. Os cafs especiais buscam substituir a cafena pela adio de outras substncias.

Bebidas no alcolicas
Ch: a bebida que resulta no processo
de macerar folhas de ch, provenientes de um arbusto ou de pequenas arvores da sia, em gua fervente. O ch, embora seja consumido indiferentemente como uma bebida quente ou fria por aproximadamente metade da populao mundial, tem menos importncia do que o caf.

Bebidas No Alcolicas
As folhas de ch, contm em geral de 3 a 5% de cafena. Isto significa que uma folha de ch tem mais que o dobro de cafena do que um gro de caf. No entanto, uma xcara de caf, tem mais cafena do que uma xcara de ch, porque um quilo de ch, rende 600 xcaras enquanto o mesmo peso de caf, rende apenas 90 xcaras.

Bebidas No Alcolicas
Refrigerantes: edulcorante, carbnico, ou o fabricado aroma aspecto industrialmente, base de gua, acar ou um gs extrato dando sintetizado de fruta ou outros vegetais e borbulhante.

Bebidas No Alcolicas
O mercado de refrigerantes h muito dominado pela Coca-Cola. Na dcada de 70 a Diet coke foram introduzidas no mercado, ganhando grande popularidade, j que o refrigerante foi sempre o grande vilo das calorias!

Bebidas No Alcolicas
Sucos: Dentre os sucos mais populares e mais consumidos destacam-se os de laranja, uva, manga, mamo, ma e abacaxi. Os pontos de vendas de sucos se estabeleceram como espaos de consumo de bebidas rpidas e saudveis.

Bebidas no alcolicas
gua Mineral: Num perodo em que a gua da torneira no era muito segura, tornou-se popular o consumo de gua mineral. As guas engarrafadas comercializadas no mercado podem ser minerais, gasosas e ou da fonte. uma bebida refrescante, de sabor lmpido e sem algum valor calrico.

Bebidas Alcolicas
Cocktail: O inventor do primeiro cocktail manter-se- certamente desconhecido para todo o sempre. No entanto, para que a elaborao dos cocktails se tenha tornado possvel foi preciso um que se encontrasse ou no, em reunido determinado e variedade

nmero de condies: bebidas, alcolicas quantidade

Bebidas Alcolicas
Consumidores suficientemente curiosos

para se aventurarem em novas orientaes gustativas, locais apropriados nos quais existam profissionais dotados de um esprito inovador e capazes de elaborar composies saborosas e originais.

Bebidas Alcolicas
Partindo deste pressupostos podemos, sem grande receio de errar, localizar o aparecimento do primeiro cocktail na segunda metade do sculo XIX. S a partir deste perodo os fabricantes de licores e os destiladores conseguiram aperfeioar a sua arte de forma a poderem elaborar bebidas suficientemente estabilizadas e

Bebidas Alcolicas
Com a permanente descoberta de novos ingredientes como o rum, a vodka, a tequila, os frutos tropicais e os licores mais sofisticados, o mundo dos barmen comea a profissionalizar-se a partir da dcada de 40. Surgem ento as organizaes profissionais, com regras e convenes.

Bebidas Alcolicas
Os cocktails se dividem em duas grandes famlias: Os short drinks cujo o volume oscila entre 60 a 120 mililitros, sendo utilizados como aperitivos ou como digestivos, so geralmente fortes e bastante alcoolizados;

Bebidas Alcolicas
Os long drinks o volume oscila entre 120 a 250 mililitros, servem geralmente de aperitivos e podem ser consumidos em qualquer horrio do dia, uma vez que seu teor alcolico menor que os dos short drinks e so muito refrescantes.

Preparao de Cocktails
tima qualidade de todos os ingredientes. Curto ou longo um cocktail numca deve ter mais de 7cl de lcool no total. Evitar a mistura de duas guas ardentes diferentes na mesma receita ( de cereaisgin; vodka e whisky com uma vinicaconhaque)

O leite, natas e ovos combinam mal com sumos de frutas, uma vez que se tornam instveis. Respeitar a ordem da utilizao dos ingredientes da receita, conforme suas densidades. No utilizar mais de 5 ingredientes no mesmo drink, para o bom equilbrio.

Jamais

bata

qualquer

tipo

de

aula

gaseificada na shaker. Para preparaes com o shaker, agit-lo por 10 segundos, para emulso e homognidade.

Dosagens
Os cocktails tem a quantidades certas de ingredientes para sua melhor originalidade, e conseguinte a qualidade: Ex: Um cocktail de 3 ingredientes com 7 cl de lcool A= 1/10 X 7cl= 0,7cl 1cl

B= 3/10 X 7cl=2,1 2cl C=6/10 X 7cl=4,2 4 Somando um total de 7cl Este mtodo se aplica maioria das receitas, se for long drink, completar com champagne, gaseificada. gua tnica ou gua

Vocabulrios
Agitar - sacudir energicamente o shaker Rebordar (Crusta) molhar a borda do copo no suco de limo, aplicando-o depois num prato com sal ou aucar. Coar coar a preparao do shaker, evitando a passagem do gelo para o copo. Refrescar arrefecer um copo no refrigerador ou com cubos de gelo, tomando cuidado com o resto da gua.

Aromatizar - espremer lminas de cascas de limo ou laranja sobre o copo, ou a mesmo us-las de decorao. Termo GOLPEdesigna se obtm uma pequena e

quantidade (inferior a 1/10 do total dos ingredientes)que inclinando erguendo rapidamente a garrafa; por as vezes com o polegar a semiobistruo da abertura do gargalo.

Os copos
Por regra devem ser transparente, no coloridos lquido sem grandes elementos decorativos, para melhor valorizao do

Tipos de copos

CANECA DE CERVEJA

CANECA PARA COCKTAILS QUENTES

COPO DOUBLE OLD-FASHIONED

COPO OLD-FASHIONED

COPO SHORT

COPO ON THE ROCKS

COPO JIGGER

COPO ZOMBIE

COPO HIGHBALL

COPO HURRICANE

COPO DE CERVEJA

COPO DE CHOPP

TAA FIESTA

TAA DE CONHAQUE

COPO COLLINS

TAA DE VINHO TINTO

CLICE DE VINHO

TAA DE CHAMPAGNE SAUCER

TAA SOUR

TAA DE VINHO BRANCO

TAA SHERRY

TAA DE COCKTAIL

TAA TULIPA

TAA PONY

TAA PARFAIT

TAA FLUTE

TAA CORDIAL

COPO DE PONCHE

Instrumentos
Balde Bar: de de gelo: uso existem do dois de tipos: formato exclusivo bartender,

geralmente

transparente,

retangular e perfurado na parte inferior. Seu formato permite o encaixe adequado na cuba e seus furos proporcionam o escoamento da gua que se forma conforme o gelo derrete.

Mesa: geralmente de formato redondo, utilizado em bares e restaurantes acompa-nhando garrafas quando servidas aos clientes. Coador: coador convencional de cozinha, utilizado para coar sucos, se necessrio

Bar Caddy: um organizador utilizado no bar onde so que depositados canudos, o guardanapos, mexedores, entre outros acessrios coquetel. Socador: feito de acrlico, utilizado para macerar (esmagar) frutas e outros ingredientes. complementaro

Speed opener: um abridor de garrafas no convencional, pois seu design moderno e inovado, tornando-o mais eficaz. Tambm utilizado para abrir garrafas fazendo malabarismo (Flair e Working Flair). Speed Rail: utilizado para armazenar as garrafas no bar de forma prtica e organizada, facilitando a elaborao dos coquetis.

Strainer: usado para coar bebidas para o copo sem o gelo, encaixando-o no mixingglass ou em coqueteleiras. Tbua: feitas de acrlico, so utilizadas para cortar frutas e guarnies Mini ralador: utilizado para ralar pequenas especiarias que sero utilizadas no coquetel, assim como noz moscada etc

...

Colher de bar / Bailarina: utilizada principalmente para mexer coquetis no mixingglass, para separar bebidas dos coquetis em camadas e tambm usada como medida de bar. Exemplo: 1 colher de bar de acar. Coqueteleira: feita de inox, ela essencial em qualquer bar. usada para fazer coquetis que usam ingredientes de difcil mistura, como acar, leite, etc.

Dosador / medidor de bar: os mais comuns so os de 50 mililitros (ml). Espremedor manual: utilizado para espremer frutas como limes, laranjas, etc. Liquidificador: utilizado principalmente para o preparo de frozen drinks. Tambm usado para o preparo de mixes. Exemplo: Sweet and Sour, Half and Half, etc.

Mexedores: acompanham alguns coquetis. especialmente feito para a pessoa que vai beber o coquetel mistur-lo, se assim desejar. Mixing glass / Copo de bar / Copo misturador: recipiente onde so misturadas e geladas bebidas para depois serem transferidas para os copos. fundamental que sejam lisos e transparentes para uma melhor visualizao do que se estiver preparando. Saca-rolha: objeto utlizado para abrir garrafas que so fechadas com rolha.

Socador: feito de acrlico, utilizado para macerar (esmagar) frutas e outros ingredientes. Tbua: feitas de acrlico, so utilizadas para cortar frutas e guarnies.

Modalidades de drinks
Mexidos So os coquetis preparados no mixing glass, as bebidas usadas na sua elaborao so de fcil mistura, depois so coados e servidos sem gelo. Por serem servidos sem gelo na hora da preparao adiciona-se uma grande quantidade de gelo para que o coquetel fique bem gelado, ele mexido com o auxilio de uma colher bailarina. O copo em que for servido deve ser previamente gelado.

Batidos So os coquetis que utilizam bebidas e ingredientes de difcil mistura, como acar, creme de leite, frutas ou suco de frutas e licores. So batidos na coqueteleira com gelo. Montados Dispensam a utilizao da coqueteleira e do mixing glass, so preparados com gelo no prprio copo em que sero servidos

Grupos Clssicos
Sours So coquetis azedos. Os sours no Brasil, so preparados base de bebidas destiladas, suco de limo e acar, como a capirinha. Na Europa e na Amrica do Norte, so preparados com sucos cidos e servidos em copos on the rocks.

Fizzes So drinks efervescentes. Preparados com bebidas destiladas, suco de frutas cidas, acar e gelo, batidos e completados com Club Soda, gua com gs ou champanhe, devem ser servidos logo a seguir, para no perderem a efervescncia.

Eggnogs So drinks que levam em sua receita uma gema de ovo crua. Hoje em dia, quase impossvel achar essa categoria em algum bar, devido a casos de salmonela (doena causada pela gema de ovo contaminada). Frappes Licores servidos aps as refeies, em taas com gelo ou sem gelo.

Fancies So coquetis enfeitados ou coloridos, em geral, os fancies so coquetis preparados pelo barman para atrair a ateno dos clientes. Caf Coquetel Bebidas feitas base de caf bem quente, bebidas destiladas e licores

Cups Os cups so preparados em vasilhas grandes e so perfeitos para serem servidos em festas e reunies. Na maior parte das vezes feito com frutas frescas ou suco de frutas, vinhos, licores e bebidas destiladas. Grogs So bebidas quentes e aucaradas feitas base de rum, kirsh, Conhaque ou gin.

Pousse Caf Representa o licor que se toma aps o caf. Preparados em camadas os pousse cafs so elaborados com bebidas digestivas e licores. Collins Preparados base de bebidas destiladas como whisky, Gin ou Rum, com adio de gua tnica ou com gs, acar ou at algum suco cido, so

Slings Bebida elaborada a partir de Gin ou Whisky, gua e acar, tambm pode ser preparada com bebidas destiladas e licores. Soft Drinks So bebidas sem lcool preparadas com sucos de fruta, refrigerantes, xaropes, servidos em copo long drink ou taa de coquetel, so muito saborosos e refrescantes

Decoraes bsicas
Twist / Zest O Twist e o Zest so praticamente a mesma coisa e ambos so feitos com a casca da fruta. A nica diferena entre eles que no caso do Twist a decorao vai junto com o coquetel e no caso do Zest no.

Squeeze O Squeeze o mais fcil de ser feito. Usando o limo como exemplo, corte-o em 8 pedaos, cortando primeiro no meio e depois as metades em 4 pedaos cada.

Quando o coquetel estiver pronto, esprema um desses pedaos dentro do coquetel e depois jogue-o no mesmo.

Vous aimerez peut-être aussi