Vous êtes sur la page 1sur 11

BIOQUMICA

SUBSTNCIAS ORGNICAS

VITAMINAS
Vitaminas so substncias vitais para o metabolismo normal do organismo, ativando-o. Atuam como co-fatores no metabolismo, acelerando as diversas reaes bioqumicas que ocorrem.

APOENZIMA + CO-FATOR = HOLOENZIMA


Cobre (Cu++), Vitaminas ( Coenzimas )

VITAMINAS
Juntamente com os minerais, no so sintetizados pelo organismo tendo que ser obtidas atravs da alimentao. Como exceo temos as vitaminas D e B 12 que podem ser sintetizadas em pequena quantidade pelo organismo. A falta de vitaminas pode ser total - avitaminose -, ou parcial hipovitaminose. Em ambas as condies citadas, podem surgir manifestaes classificadas como doenas carnciais. A falta de vitaminas pode ser provocada por: diminuio de ingesto. diminuio da absoro. alteraes da flora intestinal. modificaes do metabolismo. pelo excesso de consumo.

O excesso de vitaminas - hipervitaminose - pode ser a conseqncia da ingesto, ou da administrao exagerada de vitaminas.

ALGUMAS VITAMINAS E MINERAIS COM SUAS FUNES.

VITAMINAS

FUNES / IMPORTNCIA Atua na pele, olhos, dentes, cabelos e estrutura ssea. Ajuda no crescimento corpreo e aumenta a resistncia do organismo a infeces.

CARNCIA / EXCESSO

FONTES

Vitamina A

Carncia cegueira noturna, leses e ressecamento de pele e das mucosas. Excesso Perda de apetite, pele amarala e seca. Queda de cabelo acentuada.

Tomate, manteiga, verduras amarelas, fgado, gema de ovo, melo, pssego.

XEROFTALMIA CEGUEIRA NOTORNA

AVITAMINOSE A

Fonte: http://www.oftalmo.com/publicaciones/ojoseco/cap14.htm

VITAMINAS

FUNES / IMPORTNCIA

CARNCIA / EXCESSO

FONTES

Vitamina B3 Nicotinamid a/ , cido nicotnico ou niacina

Atua para a produo de energia nas reaes biometablicas celulares.

Sua ausncia causa a PELAGRA que chamada de doena dos 3D: Dermatite, Demncia, Diarria.

Ameixa, peixe, carnes, figo, amendoim, legumes

LESES NA PELE OCASIONADOS PELA HIPOVITAMINOSE B3 - PELAGRA

FONTE: http://www.geocities.com/bebesano/izqimagen.html
FONTE: http://www.nutriweb.org.br/n0201/hipovitaminoses.htm

VITAMINAS

FUNES / IMPORTNCIA

CARNCIA / EXCESSO Manifestaes de carncia da vitamina C.

FONTES

VITAMINA C

Principais funes: participa na formao de catecolaminas; aumenta a absoro de ferro pelo intestino.

Leses do colgeno. O escorbuto era tpico dos marinheiros que enfrentavam longas viagens. , hoje em dia, uma doena praticamente desconhecida. Manifestaes de excesso: Formao de clculos nos rins.

Principais fontes: frutas e verduras frescas.

Sangramento gengival causado pelo escorbuto (falta de vitamina C)

FONTE: http://www.nutriweb.org.br/n0201/hipovitaminoses.htm

VITAMINAS

FUNES / IMPORTNCIA

CARNCIA / EXCESSO A carncia de vitamina B1 ( BERIBRI ) se d por neurites perifricas, distrbios da sensibilidade com zonas de anestesia, perda de foras at a paralisia de membros. A nvel cerebral podemos depresso, perda de energia e falta de memria. Temos ainda casos de manifestaes cardacas.

FONTES

VITAMINA B1

Atua principalmente no metabolismo energtico dos acares. A sua funo como neurotransmissor discutida.

carnes, nozes, verduras e cerveja.

A esquerda, atrofia muscular severa das pernas. A direita: edema perifrico causado pela insuficincia cardaca. Conseqncias do beriberi

FONTE: http://www.nutriweb.org.br/n0201/hipovitaminoses.htm

VITAMINAS

FUNES / IMPORTNCIA Ela pode ser absorvida pelo intestino ou produzida pela pele quando a mesma exposta luz ultravioleta (especialmente a luz do sol). Por ao desse padro de luz, ela convertida em uma forma ativa pelo corpo em 2 etapas. no fgado e completada nos rins. Na sua forma ativa ela age como um hormnio que regula a absoro de clcio pelo intestino, tambm regulando os nveis de clcio e fosfato nos ossos. A vitamina D ativa auxiliada pela ao de outros hormnios do corpo.

CARNCIA / EXCESSO

FONTES

VITAMINA D

Determina o raquitismo que uma doena ssea manifestada em crianas. Ele provoca o amolecimento e enfraquecimento progressivo das estruturas sseas, com perda de clcio e fosfato pelos ossos, o que causa a destruio da matriz ssea de apoio.

Peixes gordurosos, margarina e cereais.

Criana com raquitismo - destaca-se as "pernas tortas"

FONTE:http://www.nutriweb.org.br/n0201/hipovitaminoses.htm

BIOQUMICA
SUBSTNCIAS ORGNICAS

RADICAIS LIVRES
Radicais livres so molculas instveis pois, seus tomos possuem um nmero mpar de eltrons. Para atingir a estabilidade, estas molculas reagem com certos compostos qumicos para roubar um eltron.

RADICAIS LIVRES

Os radicais livres podem ser: a) Receptores de eltrons: funcionando como agentes oxidantes; b) Doadores de eltrons: funcionando como agentes redutores. Uma parte do oxignio que respiramos transformado em radicais livres, que se encontram relacionados a processos degenerativos como o cncer e o envelhecimento. Vale salientar que os radicais livres tambm tem um papel importante no combate a inflamaes, ajudando MACRFAGOS a matar bactrias, e controlando o tnus dos "msculos lisos". Os antioxidantes protegem o organismo da ao danosa dos radicais livres. Alguns antioxidantes so produzidos por nosso prprio corpo e outros - como as vitaminas C, E e o beta-caroteno so ingeridos.

ALGUNS ALIMENTOS DE AO ANTIOXIDANTE

PODER ANTIOXIDANTE
VEGETAIS REPOLHO BETERRABA PIMENTA VERMELHA BRCOLIS ESPINAFRE BATATA MILHO . . FRUTAS MORANGO AMEIXA LARANJA UVA MA TOMATE BANANA PRA MELO

Vous aimerez peut-être aussi