Vous êtes sur la page 1sur 10

Aps as dificuldades econmicas dos primeiros anos ps-guerra a economia alem havia recuperado seu equilbrio, graas aos

investimentos vindos do estrangeiro (principalmente dos Estados Unidos). De 1930 em diante, os capitalistas estrangeiros comearam a retirar seus emprstimos. A inflao recomeou e a crise econmica tambm. A produo do pas entrou em declnio.

O movimento nazi uma ideologia totalitria anti-parlamentar (nega a soberania da maioria), baseada em ideias de superioridade de raa, cujos princpios foram adoptados pelo Partido Nacional-Socialista, fundado por Hitler na Alemanha.

Caractersticas do regime nazi


Totalitarismo
- Hitler possua a totalidade dos poderes e assumia-se como o guia supremo do Estado; - o Partido Nazi era anti-parlamentar e anticomunista e onico partido politico alemo; - o Estado controlava o Ensino, a rdio, a imprensa e organizava grandes paradas militares;

Racismo
- Hitler defendia a ideia de superioridade de raa ariana, do que os alemes seriam os mais puros representantes;

- os judeus eram considerados de raa inferior e eram perseguidos e


marginalizados (anti-semitismo); - todas as populaes de lngua alem deviam unir-se numa Grande Alemanha;

Nacionalismo e imperialismo - a ideia da restaurao da unidade nacional e da grandeza imperial da Alemanha;


- o nazismo fazia propaganda com a ideia de que os alemes tinham sido humilhados no tratado de Versalhes e deviam acabar com as injustias de que tinham sido alvo; - defendiam a conquista de um espao vital de uma Grande Alemanha que permitisse o crescimento da raa ariana;

Corporativismo

- criao de associaes de operrios e patres controladas pelo estado;

O nazismo recorria a dois meios: a propaganda e a censura.

Hitler conquista o poder


A instabilidade econmica e social foi aproveitada pelos partidos de extrema direita e
esquerda entre os quais o Partido Nazi, dirigido por Adolfo Hitler. Hitler para superar a crise tomou as seguintes medidas:

reviso do Tratado de Versalhes , considerado vergonhoso para os alemes;


anulao das dvidas dos agricultores; eliminao dos judeus, considerados raa inferior que poderia corromper os

alemes;
A pouco e pouco Hitler conquistou a maioria da populao que estava desejosa de melhorar a sua situao. Ganhou ainda a simpatia da grande burguesia receosa do comunismo.

Fascismo

doutrina politica totalitrio de extrema direita desenvolvida por

Benito Mussolini que exalta o nacionalismo, o imperialismo, o militarismo, o culto ao


chefe e o corporativismo.

Como surgiu em Itlia?


A Itlia estava a viver uma crise econmica e social. Assustados com a contestao dos operrios e com a hiptese do comunismo, industriais e proprietrios

comearam a apoiar o Partido Nacional Fascista, liderado por Mussolini. O rei de Itlia
receando uma guerra civil convidou Mussolini a formar o governo. Em 1924 realizaramse eleies que deram maioria dos lugares no parlamento ao Partido Nacional Fascista que passou a governar de forma autoritria e absoluta.

Caractersticas do Fascismo
Culto ao chefe, guia e salvador da nao que concentrava na sua mo todos os poderes que exigia obedincia incondicional por parte de todos os cidados; Estado totalitrio, o Estado estava acima do indivduo; Partido nico, rejeio do parlamentarismo, da pluralidade de partidos e da democracia; Combate ao socialismo e comunismo, considerados responsveis pela destruio dos valores tradicionais; Nacionalismo: a Nao era o valor mais importante; Imperialismo: necessidade de alargamento do espao territorial (a Itlia devia ser continuadora das grandezas do Imprio Romano); Corporativismo: baseava-se nas corporaes, organismos que integravam patres e empregados, para evitar a luta de classes.

Vous aimerez peut-être aussi