Vous êtes sur la page 1sur 30

UNIJU UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL VICE-REITORIA DE GRADUAO VRG

COORDENADORIA DE EDUCAO A DISTNCIA


DEPARTAMENTO DE CINCIAS SOCIAIS CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA EaD COMPONENTE CURRICULAR TEORIA DO ESTUDO CONTEMPORNEO PROF DEJALMA CREMONESE ALUNA LINDONES MARIOTTI Iju, 10 de julho de 2008

CONCEITO um termo da lngua inglesa, sem traduo exata para o portugus, que remete obrigao de membros de um rgo administrativo ou representativo de prestar contas a instncias controladas ou a seus representantes.

CONCEITO
Outro termo usado numa possvel verso portuguesa responsabilizao. Freqentemente usado em circunstncias que denotam responsabilidade social, imputabilidade, obrigaes e prestao de contas.

A cultura patrimonialista brasileira est visceralmente ligada a outro trao cultural: a ausncia de accountability na relao entre os governantes e a sociedade.

A tentativa de compreender o termo accountability remete-nos obrigatoriamente ao artigo Accountability: quando poderemos traduzi-la para o portugus?, de Ana Maria Campos.

A ausncia de uma palavra em nossa lngua ptria para traduzir o termo accountability reveladora, segundo Campos (1990:1):

Ao longo dos anos foi entendido que faltava aos brasileiros no precisamente a palavra, ausente tanto na linguagem comum como nos dicionrios. Na verdade, o que nos falta o prprio conceito, razo pela qual no dispomos da palavra em nosso vocabulrio.

Accountability envolve duas partes: a primeira delega responsabilidade para que a segunda proceda gesto dos recursos de prestar contas de sua gesto, demonstrando o bom uso desses recursos.

Mas quem pode compelir o detentor da funo pblica ao exerccio da accountability? Tal controle constitui-se, numa democracia, prerrogativa essencial dos cidados, segundo Campos (1990:35):

Somente a partir da organizao de cidados vigilantes e conscientes de seus direitos haver condio para a accountability. No haver tal condio enquanto o povo se definir como tutelado e o Estado como tutor.

Assim, o alto grau de preocupao com accountability na democracia norte-americana e a virtual ausncia desse conceito no Brasil esto relacionados ao elo entre accountability e cidadania organizada; explica-se pela diferena no estgio de desenvolvimento poltico dos dois pases.

Portanto, a accountability somente pode ser garantida pelo exerccio da cidadania ativa, no dos cidados individualmente, mas da cidadania organizada (Campos, 1990:35).

O controle social e os controles formais esto estreitamente vinculados entre si. Somente com accountability plena, ou seja, com informaes pblicas e prestaes de contas confiveis por parte dos governantes, devidamente auditados pelos externo e interno dos rgos pblicos, os cidados podem participar ativamente das decises pblicas.

Por outro lado sem uma sociedade civil organizada, os gestores pblicos no se sentiro obrigados a promover a accountability.

O controle social pode, portanto, fortalecer o controle formal legalmente institudo, levando a sociedade a participar ente o desempenho do governo e as efetivas necessidades dos cidados.

O governante delegativo se apresenta acima dos partidos polticos e interesses organizados e das instituies, como o Congresso e o Judicirio, que se tornam incmodos na medida em que a idia de prestao de contas (accountability) mostra-se como um impedimento plena autoridade que o governante recebeu por delegao.

Nas democracias consolidadas encontra-se tanto a accoutability vertical, em relao aos que elegeram o ocupante de um cargo pblico, quanto a accoutability horizontal, em relao a uma rede de instituio relativamente autnomas que tm capacidade de cobrar do dirigente suas responsabilidades e punir caso necessrio.

Estas condies no seriam encontradas em pases da Amrica Latina marcados pela democracia delegativa, que representa para o presidente a vantagem de no ter praticamente nenhuma obrigatoriedade de prestar contas (accountability) horizontalmente (ODonnell, 1991:33).

Democracia delegativa e patrimonialista no s prescindem da accountability como a evitam.

Numa sociedade com accountability plena, espera-se que os gestores pblicos prestam contas de suas aes, dando publicidade s decises e aes governamentais que interessem coletividade, tais como a divulgao de balanos oramentrios; ampla publicidade s licitaes, indicando os fornecedores selecionados e preos das propostas vencedoras; e indicao dos servios e programas de governo oferecidos.

Geralmente, este termo se aplica com mais propriedade nos casos em que os bancos centrais so autnomos ou independentes de um governo central de um pas.

EXEMPLO Na prtica, a accountability a situao em que A reporta a B quando A obrigado a prestar contas a B de suas aes e decises, passadas ou futuras, para justifica-las e, em caso de eventual m-conduta, receber punies.

CONCLUSO
A pesquisa apresentada neste artigo buscou explorar a tenso existente entre as formulaes dos tericos da sociedade da informao e os traos culturais vigentes na sociedade brasileira: patrimonialismo, ausncia de accountability e democracia delegativa, por pressupor que esses traos culturais dificultam o avano da sociedade da informao em direo a uma sociedade mais democrtica.

Numa sociedade da informao a democracia plena decorre da ampla disponibilizao de informao de informaes pblicas para a sociedade, numa cultura patrimonialista e com regime de democracia delegativa inexiste, em geral, a accountability, pois o governantes no se sentem obrigados a prestar contas sociedade.

Os resultados confirmam os pressupostos da pesquisa e apontam para a ausncia de accountability e conseqente manuteno do patrimonialismo e da democracia delegativa na sociedade brasileira na maioria dos casos.

No obstante, alguns resultados pontuais, porm significativos, evidenciam avanos por parte dos gestores em direo a uma maior accountability e conseqente construo de uma sociedade mais democrtica, conforme previsto pelos tericos da sociedade da informao.

Os avanos em direo a uma accountability plena dependem, portanto, somente do uso que os governantes faam dessas tecnologias de informao j disponveis.

Neste caso, os avanos devem ser impulsionados pela sociedade, ao eleger governantes com maior compromisso com a accountability e com a construo de uma sociedade mais democrtica.

BIBLIOGRAFIA

Campos, Ana Maria. Accountability: quando poderemos traduzi-la para o portugus? Revista de Administrao Pblica. Rio de Janeiro, FGV, 24(2):30-50, fev./abr. 1990.
Campos, Ana Maria. Accountability: quando poderemos traduzi-la para o portugus? Revista de Administrao Pblica. Rio de Janeiro, FGV, 36(5):723-45. Set./Out. 2002. http://pt.wikipedia.org/wiki/accountability Sandroni, Paulo. Dicionario de Economia do Sculo XXI. 2 edio. Editora Record, Rio de Janeiro So Paulo 2006.

Vous aimerez peut-être aussi