Vous êtes sur la page 1sur 64

PLANO DE NEGCIOS

Estratgico

ESTRUTURAO DO PLANO DE NEGCIOS


Normas tcnicas A formatao obedecer s Normas para apresentao do trabalho de concluso de curso, monografia, dissertao e tese da Universidade Gama Filho (UGF) sendo:
- Margens: esquerda = 3,0 cm superior = 3,0 cm - Fonte: direita = 2,0 cm inferior = 2,0 cm

Arial ou Times New Roman = 12

ESTRUTURAO DO PLANO DE NEGCIOS


- Espao entre as linhas (Pargrafo) = 1,5cm
- Numerao das Pginas = direita superior - Bibliografia = ABNT* - Papel: A4 = reciclado ou branco - Encadernao: - Espiral: transparente, branca ou preta - Frente: transparente - Fundo: preto ou azul escuro
* BRAZIELLAS, Maria de Lourdes Motta. Normas da para apresentao de trabalho de concluso de curso, monografia, dissertao e tese / Maria de Lourdes Motta Braziellas e Nelza Maria Moutinho An - 2.ed.rev. e ampl. Rio de Janeiro: Editora Universidade Gama Filho (UGF), 2009

ESTRUTURAO DO PLANO DE NEGCIOS


Uso de ilustraes: permitido o uso de figuras, quadros, planilhas, grficos, fotos, planta baixa, marca e logomarca e catlogos da nova empresa para ilustrar o Plano de Negcios, ficando a critrio do professor responsvel pela disciplina o controle do uso excessivo destes recursos e/ou a definio dos itens que devero ser apresentados em anexo. Correes: Caber ao aluno, antes da entrega final do Plano de Negcios fazer todas as correes relacionadas ao mesmo, a saber: ortogrfica, diagramao, formatao, estrutura, alm das recomendadas pelo professor responsvel pelas disciplinas de Plano de Negcios.

MODELO DE CAPA

UNIVERSIDADE GAMA FILHO PR-REITORIA DE HUMANIDADES E CINCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAO

TTULO DO TRABALHO subttulo (se houver)

Autor

Rio de Janeiro 2011

MODELO DE FOLHA DE ROSTO

AUTOR

TTULO DO TRABALHO subttulo (se houver)

Plano de Negcios apresentado como pr-requisito parcial para a obteno do ttulo de Bacharel em Administrao e como exigncia final da disciplina ADM182 Plano de Negcios I, turma (n)

Professor orientador: (se houver) (Titulao e Nome do orientador) Professor responsvel: Disciplina: ADM182 Rio de Janeiro 2011

LISTA DE ILUSTRAES
(figuras, quadros e grficos)
Figura 1 Ttulo......................................XX Figura 2 - Ttulo.......................................XX Elemento opcional que deve ser elaborada de acordo com a ordem em que aparecem no texto, com cada item designado por seu nome especfico, acompanhado do respectivo nmero da pgina.

LISTA DE TABELAS
Tabela 1 Ttulo...............................XX
Elemento opcional que deve ser elaborada de acordo com a ordem em que aparecem no texto, com cada item designado por seu nome especfico, acompanhado do respectivo nmero de pgina.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS


TCC Trabalho de Concluso de Curso
Elemento opcional que consiste na relao alfabtica das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expresses correspondentes grafadas por extenso; recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo.

SUMRIO
1. APRESENTAO .................................................................................................. 10 2. JUSTIFICATIVA .......................................................................................................12 3. TRABALHOS DE CONCLUSO DE CURSO SEGUNDO A NBR 4724:2005.......13 4. MODALIDADES DE TRABALHOS DE CONCLUSO DE CURSO NA UGF .......14 4.1. Monografia ....................................................................................................14 4.2. Artigo .............................................................................................................18 4.2.1. Concepes e caractersticas ..........................................................18 4.2.2. Estrutura do artigo ............................................................................18 4.2.3. Apresentao grfica.........................................................................20

4.3. Estudo de caso ............................................................................................ 21 4.3.1. Concepo e caractersticas ........................................................... 21 4.3.2. Planejamento ................................................................................... 22 4.3.3. Coleta de dados ............................................................................... 23 4.3.4. Anlise dos dados ............................................................................ 23 4.3.5. Redao do relatrio ........................................................................ 23 4.3.6. Estrutura do relatrio ....................................................................... 24
4.4. Projeto ........................................................................................................... 25 4.5. Etapas do processo de elaborao do TCC ............................................. 25

1.SUMRIO EXECUTIVO

(A ser elaborado no Plano de Negcios III)

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO


Este item dever conter uma breve descrio da empresa, abordando os seguintes pontos (em forma de texto):
Dados da empresa (nome, endereo, localizao, porte da empresa, previso de lanamento - ms/ano) Definio do negcio (ramo de atividade: comrcio, indstria, servio)

Identificar os scios (nome completo, formao profissional e competncia distintiva)


. Valor total do investimento e percentual de cada scio Produto e/ou servio que ser comercializado Pblico alvo (idade, sexo, classe social) Indicar o site da empresa e qual o seu contedo Forma de organizao da empresa (Ltda., S/A) Necessidade de mercado a ser atendida (oportunidade do negcio)

Aps a descrio da empresa, apresentar a oportunidade do negcio. Justificar, resumidamente, porque o negcio oportuno com base na anlise do ambiente (um pargrafo suficiente).

DESCRIO DA EMPRESA
MODELO

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO


A loja de roupas feminina XXX ser uma organizao Ltda. do ramo de vesturio, de pequeno porte e estar localizada na Rua Sobe e Desce, n 0, Bairro do Esqueci, zona sul do Rio de Janeiro , alm do endereo eletrnico www.roupa feminina.com.br. Seu pblico alvo ser mulheres, das classes sociais B e C, com manequim entre 46 e 60 e idade superior a 18 anos. Sua inaugurao est prevista para julho de 2012. A empresa ter como scios Shirley Rossana , com experincia na rea de compras e na rea de moda feminina, e Joo da Silva com experincia da rea administrativo-financeira. Segundo o IBGE (2010), o mercado de roupa feminina tem crescido 34% no ltimo ano........... Esse crescimento deuse pelo aumento do poder econmico das classes sociais B e C, segundo pesquisa realizada pela FECOMERCIO (2010)..... Alm do aumento de peso observado na populao, segundo pesquisa divulgada pelo jornal O Globo do dia xx/xx/2011........

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO

2.1 Histrico (somente para nova Unidade de Negcio) Apresentar o negcio/empresa existente, o produto/servio e justificar a motivao para a nova Unidade de Negcio, que dever ser detalhada no item.

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO 2.2 A misso A misso o caminho a ser trilhado ou construdo para se chegar viso definida. A misso no especifica o produto, mas a rea de atuao da empresa que, ao longo do tempo, poder ter diferentes produtos. 2.3 A viso A viso representa a imagem futura que se projeta de um negcio, correspondendo a uma meta mais prxima daquilo que seria seu ideal. Viso uma direo estratgica. onde queremos chegar no futuro; determina o destino de uma organizao; um sonho de longo prazo.

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO


Exemplos: Misso: Ser a melhor opo em comunicao com mobilidade (Vivo). Viso: Ser a empresa lder e inovadora em solues mveis de comunicao, informao e entretenimento. Comprometida na gerao de valor aos clientes, colaboradores, acionistas e comunidade. Misso: Satisfazer nossos clientes, com os produtos mais gostosos do mercado, com qualidade, em uma atmosfera agradvel, sempre servidos por uma equipe motivada, atendendo s expectativas dos nossos investidores (Bobs). Viso: Ser reconhecido como a melhor escolha entre os restaurantes de fast foods no Brasil, com os produtos mais gostosos e com servio diferenciado. Misso Garantir a excelncia na entrega de produtos e servios financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas (HSBC). Viso: Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em gerao de valor para clientes, acionistas e colaboradores. Misso Ser o melhor grupo empresarial no setor de educao superior do Brasil (IBMEC). Viso: Educar e formar cidados e profissionais, para atender s demandas requeridas pelo pas, gerando valor e contribuindo para o crescimento pessoal e profissional dos nossos alunos e da educao no Brasil.

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO

2.4 Valores da Empresa


Os valores representam o conjunto de princpios e normas, os parmetros que sero incorporados e aceitos para a conduo da empresa ao cumprimento da misso. Ex:

tica Comprometimento com o cliente Integridade Transparncia Competncia Trabalho em equipe Flexibilidade Dinamismo

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO


2.5 Objetivos da Empresa

Estabelecer os objetivos para os prximos anos de forma concreta e realista. O que se pretende conquistar em relao ao mercado, clientes, fornecedores, etc. definindo as metas (resultados projetados e mensurveis) e as aes especficas para alcanar determinada meta (estratgias). Metas quantificar Estratgia como? alcanar a meta
Apresentam uma abordagem mais quantitativa das metas da empresa, quer sejam relativas ao faturamento, participao de mercado, quer aos ndices de lucratividade a serem atingidos.

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO


Quadro 1 Objetivos, metas e estratgias

Objetivos

Metas

Estratgias
Facilidade nas formas de pagamento Investir no marketing da empresa

Conquistar clientes.

Obter 55% dos clientes que usam este tipo de produto na regio.

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO 2.5.1 Situao Planejada

Posio desejada do negcio em um futuro prximo. Definir a proposta do negcio em relao ao pblico, mercado, evoluo tcnica, concorrncia, caractersticas dos clientes, como pretende atend-los e o seu relacionamento com os clientes e/ou fornecedores. Apresentar a estratgia para o alcance da Viso (item 2.3)

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO 2.6 Anlise dos Ambientes


Quadro 2 Matriz SWOT

PONTOS FORTES
Quais so as suas caractersticas mais fortes?

PONTOS FRACOS
O que ainda precisa melhorar para ser melhor?

OPORTUNIDADES

AMEAAS

O que tem no mercado O que tem no mercado que pode ser bom para o que pode prejudicar o seu negcio? seu negcio?

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO

2.6.1 Anlise do Ambiente Interno

Descrever os pontos fortes e pontos fracos da empresa (texto ou item).

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO 2.6.2 Anlise do Ambiente Externo


Anlise descritiva do macroambiente poltico, econmico, legal, social, tecnolgico, ambiental identificar, quantificar e qualificar. Este item dever conter: taxa de crescimento do mercado; participao do negcio no mercado; tamanho potencial do mercado; pbico alvo; taxa de empregabilidade; participao no PIB Produto Interno Bruto; faturamento bruto anual Perfil scio-demogrfico do pblico alvo Este item deve conter: populao; escolaridade; renda; idade; sexo OBS: Citar a crise econmica e impacto no negcio; tendncias da tecnologia aplicadas aos produtos/servios. Concluso: Resumir as oportunidades e ameaas identificadas para o negcio proposto.

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO 2.6.2.1 Ambiente competitivo (mercado formal e informal) Inicialmente, fazer uma anlise do ambiente competitivo abrangendo todo o cenrio do seu negcio (identificar, quantificar e qualificar). Aps esta anlise, detalhar, no mnimo, os trs principais concorrentes, informando: - quem so? - onde esto? - quais so os pontos fortes e fracos? - descrever como seu produto e/ou servio se compara aos produtos e/ou servios dos concorrentes (diferencial)

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO


Quadro 3 Anlise dos Concorrentes
6 Excelente 5 Muito Bom 4 Bom 3 Regular 2 Ruim 1 Muito Ruim

ITEM

CONCORRENTE A

CONCORRENTE B

CONCORRENTE C

Atendimento Preo

Outros

Destacar pontos fortes e fracos dos trs principais concorrentes, bem como as suas vantagens competitivas.

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO


2.6.2.2 Substitutos Podem ser entendidos como aqueles provenientes da concorrncia indireta ou ampliada, produtos que apresentam o mesmo valor para o cliente e que so provenientes de outras indstrias incluindo profissionais liberais e negcios no legalizados. Ex: bolo - enfoque sobremesa - tortas e doces enfoque comemorativo - sem substitutos

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO


2.6.2.3 Fornecedores (critrios para escolha de fornecedores) Anlise dos fornecedores, incluindo os critrios para a escolha. Fazer levantamento dos fornecedores por categoria de produtos, incluindo: - quem so e onde esto os fornecedores - quais os produtos fornecidos - poltica de preo praticada - prazo de entrega, lote mnimo de compra - prazo/formas de pagamento - responsabilidade scio-ambiental - pontos fortes e fracos

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO


Quadro 3 Fornecedores
6 Excelente 5 Muito Bom 4 Bom 3 Regular
Fornecedor A

2 Ruim
Fornecedor B

1 Muito Ruim
Fornecedor C

ITEM

Seu fornecedor (Empresa existente)

Atendimento Capacidade de entrega

Localizao
Preo Relacionamento

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO


2.6.2.4 Anlise do Ponto Identificar as vantagens e desvantagens do ponto a ser escolhido
Quadro 5 Anlise do ponto (adaptar para cada negcio)

Fatores
Estado do imvel Fluxo de trafego Localizao na rua Transporte pblico

Vantagens
Identificar a vantagem

Desvantagens
Identificar a desvantagem

Outros
Aps a anlise do quadro 5, descrever as condies urbansticas e edilcias, prazos, custos, rgos competentes para aprovao do projeto e funcionamento do negcio. (consultar site da Prefeitura da regio)

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO


2.6.2.5 Parcerias estratgicas Organizao cuja atuao possua sinergia com a sua empresa; desenvolvendo trabalhos ou projetos comuns em benefcio mtuo. Parceiro que agrega valor em seus produtos ou servios. a associao inteligente com outras empresas, na qual os dois parceiros saem ganhando. Obs: Tentar identificar: fornecedores, produtos complementares e empresas existentes no entorno: comunidade e mdia local

- Objetivo/meta/acordo (financeiro e/ou estratgico) descrever/mensurar - Parceiro: (dar) - Sua empresa: (receber) Apresentar a parceria e os ganhos de ambas as empresas.

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO


2.6.2.6 Possveis investidores Descreva os possveis investidores do negcio. Muitas vezes o empreendedor no possui recursos prprios suficientes para arcar com todos os gastos. - Formao de capital (no mnimo) - 70% capital prprio - 30% capital terceiros Indicar e justificar a instituio escolhida para fornecer o capital.

Apresentar, pelo menos, 03 instituies financeiras, simulando capital, taxa de juros e as exigncias legais de cada uma.

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO


2.7 Fatores Crticos de Sucesso So os fatores determinantes para que uma empresa possa competir com chances de sucesso. Uma empresa sempre procura definir os fatores-chave para o sucesso em seu mercado especfico. So considerados vitais para a conduo da empresa. Dizem respeito ao ambiente interno da empresa, frente ao contexto externo. O que no pode faltar para que o seu negcio faa sucesso.

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO 2.8 Foco (no produto/servio, pblico alvo e rea geografia) Delimita o negcio; define os limites do tamanho do mercado e o pblico alvo para o qual o produto/servio trar benefcios. Definir claramente os interesses da empresa, onde estaro concentradas as suas atividades e para quem.

Dentro do seu pblico alvo, com quem, na realidade voc vai ganhar dinheiro?

2. A EMPRESA E A OPORTUNIDADE DE NEGCIO


2.9 Posicionamento Estratgico (proposio e percepo de valor) a maneira como a empresa quer ser percebida pelo pbico alvo. Na definio do posicionamento inclui-se a deciso quanto aos pontos de diferena que devero ser comunicados ao mercado (vantagens competitivas). Aps a definio do posicionamento, apresentar a estratgia para comunicar a vantagem declarada.

Contedo para GQ2

2.10- Estrutura Legal


Apresentar sucintamente as principais formas de constituio jurdica da empresa, suas caractersticas principais, razo para escolha entre elas e suas consequncias, tais como controle da responsabilidade dos scios e obrigaes com relao aos impostos.

Obs.: Recomenda-se a consulta a contadores e advogados especializados nesta rea.


Informaes pertinentes a este item: (pg. 178 Cecconello)

Constituio jurdica (Tipos de espcies societrias) Tamanho do empreendimento (micro, pequeno, mdio ou grande) Razo Social Nome Fantasia Localizao endereo Objeto da constituio jurdica (atividade)

2.10.1 Descrio Legal


So as exigncias legais sobre o produto. Possuem impacto direto na legalidade e na responsabilidade do produto / servio, bem como da organizao e de seus executivos. Obs.: Vrias questes esto envolvidas nesta seo, embora nem sempre sejam todas necessariamente pertinentes a todos os tipos de produtos. Aspectos que devem constar nesta seo: 1) Legislao especfica Descrever as leis federais que regem a produo e a comercializao do produto / servio. Descrever a legislao internacional, regional, estadual ou municipal especfica para o produto / servio.

2.10.1 Descrio Legal


Aspectos que devem constar nesta seo: 2) Legislao em trmite (se existir) Descrever a legislao em trmite que mude as condies de produo e / ou comercializao do produto (mudanas esperadas). 3) rgos de classe Descrever os rgos de classe existentes no mercado em questo e se h algum requisito a ser satisfeito. Ex: cosmticos Abilipec e Sipatesp Academias de Ginstica - CONFEF/CREF

2.10.1 Descrio Legal


4) Tributos

Descreva os tributos, impostos e contribuies bem como suas alquotas, que incidem sobre o produto / servio.

Quadro 6 - Tributos

Tributos

Valor R$

Total

2.10.1 Descrio Legal


5) Registro da Marca e da Patente Registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) (buscar se h registro e em nome de quem) Procedimentos para registro Custo Prazo de registro H patente a ser registrada? Quando? Em que rgo pblico? Qual o prazo de validade? No site www.inpi.gov.br pode ser encontrada toda a legislao brasileira sobre o assunto.

2.10.1 Descrio Legal


6) Cdigo de Defesa do Consumidor Descreva todas as exigncias contidas no Cdigo de Defesa do Consumidor Texto dos rtulos Anncio, material impresso de divulgao Estrutura para atender reclamaes dos clientes Estrutura para clientes inadimplentes Atendimento, garantia e troca de produtos Comunicao do produto Procedimentos comerciais Pesquisar no site www.mj.gov.br, item consumidor

2.11 - Estrutura Inicial e Custos de Negcio


2.11.1 - Estrutura de capital
Esta seo deve conter: a) Capital inicial informar qual o investimento necessrio para iniciar o negcio b) Participaes - informar o nmero de cotas de cada scio, bem como o seu respectivo valor. Incluir o currculo resumido de cada scio.

2.11 - Estrutura Inicial e Custos de Negcio


Tabela 1- Participaes
Scios

Capital R$

Shirley

50

50.000,00

Joo
Jos
Total

25
25

25.000,00
25.000,00

100

100.000,00

2.11 - Estrutura Inicial e Custos de Negcio


c) Legalizao- fazer um quadro com os documentos e despesas (de cada um) necessrios para legalizar a empresa. Indicar o contador responsvel pela legalizao, o CRC e o valor cobrado. Quadro 7 Documentao para legalizao
Documentos Valor (R$)

Total

2.11.2 - Infraestrutura fsica e tecnolgica


Descrever as necessidades para organizar e colocar em funcionamento a empresa (atividades iniciais). Descrever a rea com as respectivas divises dos setores e apresentar a planta baixa (m2). Consultar o SEBRAE e Prefeitura local (Secretaria de Fazenda) Preencher o quadro 8, inserindo o valor do imvel (prprio ou alugado) e de todos os mveis, material permanente e equipamentos necessrios para iniciar o negcio com as despesas associadas. Indicar os fornecedores.

2.11.2 - Infraestrutura fsica e tecnolgica


Quadro 8- Recursos fsicos e tecnolgicos
Itens computador Quantidade 4 Valor Unitrio / R$ 1500,00 Valor Total / R$ 6000,00 Fornecedores Ponto Frio

cadeira

10

100,00

1000,00

Shopping da Matriz LojaInfo

antivrus

250,00

1000,00

Total

2.11.3 Estrutura Organizacional


Descrio dos parceiros-chave em um novo negcio, de suas experincias e qualificaes. Estrutura Funcional: - definio e especificao da equipe gerencial e dos quadros quantitativos de pessoal necessrios por funo, com a especificao dos cargos, exigncias / qualificao dos ocupantes, experincia profissional e responsabilidades bem delineadas (quadro 9).

2.11.3 Estrutura Organizacional


Quadro 9 - Estrutura funcional
Cargo Ocupante Quantitativo Exigncias e / ou Qualificaes Experincia exigida Responsabilidades

Gerente Financeiro Gerente de Pessoal Balconista

Joo

............

...........

............

Shirley

1 4

............ ............

........... ...........

............ ............

2.11.3 Estrutura Organizacional


- elaborar a estrutura de um organograma com as reas e a indicao de sua subordinao.

- apresentar (descrever) as reas que sero terceirizadas (Marketing, Contabilidade, Jurdico, Medicina do Trabalho)

2.11.3 Estrutura Organizacional


Estrutura Humana: - Apresentar plano de pessoal detalhado incluindo:
Quadro 10 - Estrutura humana
Cargo Recrutamento Seleo Treinamento / Desenvolvimento descrever quais os critrios (o que ser avaliado comportamento e / ou tcnica de trabalho) e periodicidade que ocorrero os programas de capacitao do corpo funcional, alm dos responsveis por eles (externo ou da prpria empresa). Avaliao de Desempenho descrever a fonte (jornal, internet, placa na porta, etc.) e o perfil profissional da vaga (conhecimentos necessrios pelo ocupante da vaga). descrever os critrios e tcnicas (entrevista, dinmica de grupo, prova de conhecimentos, simulao) que sero utilizadas na seleo do corpo funcional da empresa. descrever os critrios utilizados para a mensurao da performance do corpo funcional.

Obs: apresentar estrutura humana para cada cargo ou conjunto de cargos da empresa.

2.11.3 Estrutura Organizacional


Quadro 11 - Remunerao
Encargo Social (R$) 200,00

Cargo G. de Pessoas

Quantidade 1

Salrio (R$) 1000,00

Benefcios -

Total (R$) 1200,00

Balconista

600,00

200,00

400,00

4800,00

Total

- Discriminar os encargos sociais que incidem sobre os empregados (corpo funcional) - Discriminar os benefcios apresentar a poltica de benefcios da empresa

2.11.4 Estrutura Operacional


- Administrao elaborar o fluxograma de
operaes - Comercial apresentar a capacidade de oferta (quantidade e valor).
Quadro 12 Capacidade de oferta
PRODUTO Corte de cabelo CO Ms 1 416 Ms 2 416 Ms 3 416 Ms 4 416 Ms 5 416 Ms 6 416 TOTAL 2496

Custo unitrio (R$)


CO Custo (R$) CO Custo(R$)

5,00

5,00

5,00

5,00

5,00

5,00

12480,00

Ref. CO Capacidade de Oferta. Custo unitrio do produto / servio

2.11.3 Estrutura Operacional


A capacidade de oferta est relacionada ao volume mximo que a empresa pode ofertar ao mercado em um determinado perodo de tempo (lead times tempo de ressuprimento - das operaes). Apresentar a metodologia da composio da capacidade de oferta produtos e servios. - Controle de Qualidade definir como vai ser realizado o controle de qualidade para garantir a satisfao do cliente - Terceirizao das operaes definir o que ser terceirizado, como o terceiro ir participar do processo e qual a responsabilidade de cada um (ex: servio de entrega fsica dos produtos), bem como o custo dos servios. - Sistemas de Gesto e Informao apresentar o sistema de gesto e informao que ser utilizado pela empresa e como ser o fluxo operacional (software de gesto).

3 CUSTOS OPERACIONAIS
3.1 Pr-operao Um item de grande importncia na anlise da viabilidade econmica de um projeto a descrio do valor do investimento, que representa todos os gastos que o investidor realiza para abrir seu negcio.

Os itens que compem o investimento variam de acordo com o negcio.

Quadro 12 - Pr -operao
ITENS DE INVESTIMENTO IMVEL (aluguel ou aquisio IPTU, condomnio) Reforma do local LEGALIZAO (total do item 2.11.1 c) Marcas e patentes (incluindo construo da logomarca) Letreiro (taxa Prefeitura) Licenas, permisses, certificaes EQUIPAMENTOS, MATERIAL PERMANENTE, MVEIS E VECULOS (infraestrutura fsica e tecnolgica - total do item 2.11.2 sem o valor do imvel) AMBIENTAO (decorao) ADMINISTRATIVO (uniforme, extintores) MATERIAL PROMOCIONAL (folder, banner, carto de visita, outros planejamento e produo) Site produo (domnio e registro) CONTRATAO (servios) Treinamento Recrutamento e seleo ESTOQUE INICIAL (insumos) Material administrativo e limpeza Embalagem DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO (se tiver) SISTEMA DE GESTAO (softwares) CAPITAL DE GIRO (mnimo 3 meses) OUTROS TOTAL DO INVESTIMENTO VALOR (R$)

(referncia para a formao do investimento)

3.2 Custos fixos e variveis


Descrever os custos fixos e variveis para os seis primeiros meses de atividade.

Quadro 13 Custos operacionais 1.Custos Fixos Item 1 Ms 2 Ms 3 Ms 4 Ms

5 Ms

6 Ms

Item

1 Ms

2.Custos Variveis 2 Ms 3 Ms 4 Ms

5 Ms

6 Ms

Total

4 PRODUTOS / SERVIOS OFERTADOS


O sucesso do negcio est ligado / relacionado ao produto que a empresa vai oferecer as suas caractersticas, disponibilidade para colocao no mercado, a qualidade e em que medida ele atende s necessidades dos clientes. Produto tudo aquilo que a empresa oferece ao mercado em troca de pagamento.

4.1 Descrio dos Produtos / Servios


Descrever, com clareza, cada um dos produtos e /ou servios que a empresa ir vender, bem como suas principais caractersticas Finalidade que os produtos atendem e a quem so destinados. Tempo de obsolescncia (prazo de validade dos produtos, vida til do bem / servio, tecnolgica e econmica)

4.2 Materiais empregados (indstrias) Descrever os recursos utilizados: como o produto ser elaborado, matria prima e mo de obra. 4.3 Tecnologia empregada (mquinas, equipamentos e / ou softwares) 4.4 Atividades de apoio (suporte atividade primria da empresa) Indicar as atividades de apoio que sero desenvolvidas pela empresa e que tornaro o produto / servio mais vantajoso que os dos concorrentes. 4.5 Embalagem (descrever: especificao tcnicas, custo / benefcio, bem como a sua composio

4.6 Estoque (descrever o estoque inicial para o primeiro ms de funcionamento e como ser armazenado) 4.7 Composio do preo Apresentar a metodologia da composio do preo
Tabela 2 Composio do preo
CUSTO PRODUTO MARKUP PREO DE VENDA

REFERNCIAS
ANEXOS APNDICE

Vous aimerez peut-être aussi