Vous êtes sur la page 1sur 45

Soluo Cigam para NFe / SPED

Dezembro/2008

Sistema Empresarial ERP

ERP CIGAM

As funcionalidades do ERP CIGAM, permitem personalizar regras que determinam, limitam ou comunicam funes especficas de acordo com as necessidades e dinmicas de cada negcio.

ERP CIGAM

Impactos da Nfe e SPED

Quais os principais impactos para as organizaes na implantao integral da NFe e SPED?


a) Profissionalizao das atividades gerenciais e operacionais; b) Planejamento tributrio c) Organizao de processos contbeis d) Reviso de processos, em especial administrativos e logsticos e) Auditoria f) Integrao eletrnica de informaes fiscais e logsticas com clientes, fornecedores e contadores. g) Capacitao profissional h) Implantao de sistemas de apoio a gesto empresarial (ERP). i) Segurana da Informao

NFe CIGAM

Sistema Empresarial ERP

ERP CIGAM

Nota Fiscal Eletrnica

ERP CIGAM

Alinhamento Estratgico

Misso CIGAM
promover crescimento e maiores resultados a nossos clientes com nossas solues de software e servio.
A NFe uma forma efetiva de diminuio de custos, com reduo da burocracia, e graas automao, melhora da produtividade e eliminao de erros de digitao, alm de representar um importante instrumento no combate concorrncia desleal pela sonegao de impostos.

ERP CIGAM

Integrao

A soluo CIGAM para a Nota fiscal Eletrnica totalmente transparente para o usurio. Qualquer empresa que possuir o ERP CIGAM ter um mnimo de alteraes em seu ambiente e rotinas de trabalho graas sua integrao com os WebServices da Secretarias da Fazenda de cada estado.

ERP CIGAM

Benefcios com a Adeso NFe

Para o contribuinte Vendedor (emissor da NF-e)


a) Reduo de gastos com impresso e papel; b) Reduo de gastos com armazenagem de documentos (substitudo por arquivamento eletrnico) c) Otimizao do tempo na liberao da carga d) Simplificao de obrigaes acessrias, como dispensa da AIDF e) Negociao antecipada da carga, evitando devoluo de mercadorias f) Reduo de tempo de parada de caminhes em Postos Fiscais de Fronteira

ERP CIGAM

Benefcios com a Adeso NFe

Para o contribuinte Comprador (receptor da NF-e)


a) Eliminao da digitao de Notas Fiscais na recepo de mercadorias; b) Planejamento de logstica de entrega pela recepo antecipada da NF-e c) Reduo de erros de escriturao devido a equvocos de digitao de Notas Fiscais d) Incentivo ao uso e padronizao de relacionamentos eletrnicos com fornecedores (B2B)

ERP CIGAM

Benefcios com a Adeso NFe

Para as Administraes Tributrias


a) Aumento na confiabilidade da Nota Fiscal b) Melhoria no processo de controle fiscal c) Reduo de custos no processo de controle das Notas Fiscais capturadas pela fiscalizao de mercadorias em trnsito d) Diminuio da sonegao e aumento da arrecadao

ERP CIGAM

Certificado Digital

O certificado digital a caneta que assinar a nota eletrnica, garantindo a sua procedncia e legitimidade perante o Fisco. Podem ser utilizados os certificados dos modelos A1 ou A3 emitidos por um rgo homologado pela ICP Brasil http://www.icpbrasil.gov.br/

ERP CIGAM

Funcionalidades

Consulta status do servio. Consulta a cadastro de contribuinte. Envio. Retorno. Impresso do DANFE Cancelamento. Inutilizao. Importao de NFe de Fornecedores.

ERP CIGAM

O Arquivo da Nota

A Nota Fiscal Eletrnica um arquivo com extenso XML (eXtensible Markup Language), no qual so demonstradas todas as Tags (campos) do layout da nota com suas respectivas informaes. Este padro de arquivo melhor visualizado pelo Internet Explorer ou por programas prprios para abrir este tipo de extenso.

ERP CIGAM

O Arquivo da Nota

O CIGAM disponibiliza a opo de envio automtico do arquivo da nota fiscal para o seu cliente atravs de e-mail no momento do retorno com aprovao da SEFAZ, bem como, possibilita a importao dos arquivos XML das notas eletrnicas emitidas pelos seus fornecedores(nota de entrada).

ERP CIGAM

Exemplo de Operao
DANFE

e-mail XML CIGAM e10 Cliente WebServices

DANFE

XML Fornecedor SEFAZ

ERP CIGAM

O Arquivo da Nota

A nica mudana referente NFe na rotina do usurio que lana as notas sero os botes Enviar NFe e Retornar NFe, localizados no mini-boto mltiplo, ao lado do boto imprimir da nota fiscal.

ERP CIGAM

Uso no CIGAM

As notas fiscais eletrnicas podem ser visualizadas atravs do Gerenciador NFe CIGAM

ERP CIGAM

Contingncia

O ERP CIGAM est preparado para entrar automaticamente no modo de emisso em contingncia assim que detectado algum problema de conexo(acesso) com a Secretaria da Fazenda, bem como, retornar ao modo de emisso normal to logo os servios estejam novamente disponveis.

ERP CIGAM

Impresso do DANFE
Cdigo de Barras: chave de Acesso

O DANFE - Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrnica, pode ser Nmero da NF configurado atravs de modelo com 9 dgitos personalizado com tecnologia a Merge(integrao entre o ERP CIGAM e o Microsoft Office) de acordo com Chave de Acesso qualquer configurao que para consulta no o cliente site do desejar(limitado pelo padro Legal).SEFAZ Importante: O DANFE no uma nota fiscal, nem substitui uma nota fiscal, servindo apenas como instrumento auxiliar para consulta da NF-e

ERP CIGAM

Configurao do Ambiente CIGAM

Para utilizar a nota fiscal eletrnica CIGAM sero necessrios: O Cadastro de empresas CIGAM deve Certificado digital modelo A1 ou A3; ser revisado, pois dados que antes no eram obrigatrios, como cdigos Possuir os de pases, estados e do IBGE mdulos Escrita Fiscal e Faturamento; passaram a ser exigidos. municpios Tambm no o CIGAMe10; Estar utilizandosero aceitos cadastros incompletos de endereos e dados de transportadoras. Formulrio de Contingncia; Reviso de cadastros;

SPED Fiscal CIGAM

Sistema Empresarial ERP

ERP CIGAM

A Escriturao Fiscal Digital - EFD um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escrituraes de documentos fiscais e de outras informaes de interesse dos Fiscos das Unidades Federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apurao de impostos referentes s operaes e prestaes praticadas pelo contribuinte. Este arquivo dever ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente SPED.

ERP CIGAM

EFD - Principais impactos


Livros fiscais em meio eletrnico; Reduo de obrigaes acessrias; Melhoria no ambiente operacional fiscal das empresas; Simplificao

ERP CIGAM

Quais os livros fiscais abrangidos?


A Clusula stima do Convnio ICMS 143/06 estabelece que a escriturao prevista na forma deste convnio substitui a escriturao e impresso dos seguintes livros: I - Registro de Entradas; II - Registro de Sadas; III - Registro de Inventrio; IV - Registro de Apurao do IPI; V - Registro de Apurao do ICMS.

ERP CIGAM

Uso no CIGAM

No ERP CIGAM, o SPED Fiscal gerado atravs de uma rotina EDI nos mesmos moldes do SINTEGRA (obrigao acessria j conhecida pela maioria dos contribuintes).

ERP CIGAM

Uso no CIGAM

O arquivo gerado pelo CIGAM ter extenso *.txt, estruturado de acordo com o padro estabelecido pelo Fisco e estar pronto para importao e transmisso no validador do SPED Fiscal, disponibilizado no portal do SPED (http://www1.receita.fazenda.gov.br/default.htm).

ERP CIGAM

Transmisso do Arquivo

A assinatura do arquivo ser feita atravs do Certificado Digital, assim como na NFe, e ser inserida pelo validador SPED aps o processo de validao.

ERP CIGAM

Transmisso do Arquivo

ERP CIGAM

Configurao do Ambiente

O cliente CIGAM que for obrigado a entregar o SPED Fiscal e j estiver emitindo a NFe, no ter que realizar manuteno em sua base de dados, j que a validao realizada pelo SPED a mesma realizada pela NFe. Restando apenas a criao do arquivo atravs da rotina do SPED e posterior entrega atravs de seu transmissor.

ERP CIGAM

Configurao do Ambiente

Salientamos alguns pontos relevantes que devem ser observados para a gerao do arquivo do ATO COTEPE Nro. 09/08 (SPED Fiscal) para usurios do ERP CIGAM: As incidncias e os percentuais dos impostos, bem como os CFOPs, devem ser corretamente informados e vlidos. As inscries estaduais e os CNPJs devem ser vlidos.

ERP CIGAM

Configurao do Ambiente

Os modelos dos documentos fiscais devem estar corretamente informados no cadastro do Tipo de Operao (campo 'Modelo Formulrio'). Nos municpios devem estar devidamente informados o cdigo vlido pelo IBGE (campo 'Cdigo IBGE). As UFs (unidades federativas) devem ser vlidas.

ERP CIGAM

Os pases devem estar cadastrados com o cdigo do pas vlido pelo BACEN (campo 'Cdigo Pas BACEN). No caso as notas fiscais com IMPOSTOS AJUSTADOS(ajustadas pelo usurio emissor) podero ocorrer divergncias nos totais dos impostos. Nestes casos devem ser avaliados os valores informados pelo usurio emissor.

SPED Contbil CIGAM

Sistema Empresarial ERP

ERP CIGAM

A ECD Escriturao Contbil Digital compreende a verso digital de livros contbeis, para fins fiscais e previdencirios. Sendo considerada vlida a ECD, aps a confirmao de recebimento do arquivo e, quando for o caso, aps a autenticao pelos rgos de registros. A autoria e validade jurdica da ECD sero garantidas pela assinatura digital, do representante legal e contabilista, no arquivo.

ERP CIGAM

ECD - Principais impactos


- Eliminao da impresso em papel; - Eliminao de gerao de microfichas; - Simplificao (1 arquivo 2 livros); - Eliminao Obrigaes Acessrias (IN86 e MANAD); - Menor necessidade de presena fsica de auditores fiscais nas empresas; - Modernizao das Juntas Comerciais.

ERP CIGAM

Quais os livros contbeis abrangidos?


Podem ser includos todos os livros da escriturao contbil, em suas diversas formas. O dirio e o razo so, para a ECD, um livro digital nico. Cabe ao PVA (Programa Validador e Assinador) mostr-los no formato escolhido pelo usurio. So previstas as seguintes formas de escriturao: I - Dirio Geral; II - Dirio com Escriturao Resumida (vinculado a livro auxiliar); III -Dirio Auxiliar; IV -Razo Auxiliar; V - Livro de Balancetes Dirios e Balanos.

ERP CIGAM

Uso no CIGAM

Novos Cadastros / parmetros exigidos no ECD: Participantes: Conjunto de informaes para identificar as pessoas fsicas e jurdicas com as quais a empresa tem alguns tipos de relacionamentos especficos. (Ex. matriz no exterior, coligada, controlada, localizada em pas com tributao favorecida, etc.)

ERP CIGAM

Uso no CIGAM

Novos Cadastros / parmetros exigidos no ECD: Inscries da empresa nas instituies. (Ex. BACEN, Secretarias da Fazenda estaduais, etc.) Assinantes da escriturao e sua qualificao (Ex. Diretor, Administrador, Contador, etc.)

ERP CIGAM

Uso no CIGAM

Novas Rotinas / Processos: Relacionamento (DE PARA) do plano de contas do CIGAM Contbil com os planos de contas referenciais disponibilizados pelas entidades responsveis (RFB, BACEN ou SUSEP). Saldos Contbeis x Gerenciais: Na gerao dos saldos para a ECD os valores das contas so rateados por centro de custo (gerenciais), para agilizar a obteno destes dados foi criado uma estrutura para abrigar e atualizar os saldos neste formato.

ERP CIGAM

Uso no CIGAM

A ECD gerada por meio de uma rotina EDI nos mesmos moldes da IN86 (obrigao acessria j conhecida pela maioria dos contribuintes)

ERP CIGAM

Uso no CIGAM

O arquivo digital gerado pelo CIGAM Contbil estar estruturado de acordo com os padres estabelecidos pela Receita Federal (Anexo nico IN RFB 787) e pronto para ser submetido ao Programa Validador e Assinador (PVA), disponibilizado no portal SPED.

Estrutura Simplificada do Arquivo

ERP CIGAM

Transmisso do Arquivo

Aps a validao do arquivo digital pelo PVA assinado digitalmente (signatrios) e transmitido.

ERP CIGAM

Qual o prximo passo

Quais novidades ainda tero no campo da tecnologia da informao voltada para rea contbil, fiscal e administrativa, ou seja, na gesto empresarial como um todo?
Do ponto de vista do projeto SPED ainda h um longo caminho: a) Massificao da NF-e, ECD, EFD, NFS-e e do Conhecimento de Transporte Eletrnico (CT-e) b) Implantao do e-Lalur, e-Folha, e outros livros fiscais c) Eliminao das obrigaes acessrias tradicionais Do ponto de vista empresarial, um grande desafio a capacitao das pessoas, alm da gesto dos processos e sistemas.

ERP CIGAM

Dicas de Implantao do Software

Quais as perguntas que devem ser feitas antes de iniciar a seleo de um software?
a) O fornecedor tem tradio no mercado de software empresarial? b) Sua atuao local ou nacional? Ele tem estrutura para atender a sua empresa? c) Que tipo de software a empresa candidata est acostumada a desenvolver? Software para gesto empresarial ou outro tipo? d) H experincia em questes fiscais e tributrias? Em quais regies do pas? e) A sua empresa planeja crescer? A soluo do seu fornecedor pode acompanhar seu crescimento? f) Como seu cliente perceber valor na nova tecnologia?

www.cigam.com.br | cigam@cigam.com.br

Unidades CIGAM : BA, DF, GO, MG, PR, RJ, RS, SP

Vous aimerez peut-être aussi