Vous êtes sur la page 1sur 57

IACS/UFF/Jornalismo Redao de Hipertexto Larissa Morais

Manual

de Redao do ltimo Segundo (do iG) foco na prtica do jornalismo dirio na web, principalmente nos aspectos do texto escrito. Edo em texto de abordagem mais acadmica, a autora espanhola d recomendaes sobre a escrita na web. Rodrigues e o webwriting. Considera o texto da web como a inter-relao entre informao escrita e visual. Foco no s em veculos jornalsticos, mas tambm em sites de empresas, servios etc.

Concha

Bruno

PARTE I

leitor precisa saber o que est acontecendo; no fiel, navega em vrios sites em busca dessas informaes; de informaes no menor tempo

Ele

Necessita

possvel.

O texto deve ser claro, direto e de fcil compreenso; No se utilizam nariz de cera ou palavras rebuscadas; As frases devem ser curtas, na ordem direta. Iniciar o texto do mais importante; Opinio: no cabe nos servios de informao; Regra geral, os textos tambm devem ser curtos; no mximo de 1.500 caracteres. Se o assunto render, escolher um gancho para desdobrar a notcia;

Textos Grafia

analticos podem ser maiores.

padronizada conforme o dicionrio Aurlio; claramente identificveis; informao em off s sob consulta; no devem ser publicados; podem ser o ponto de partida de notcias.

Fontes

Releases

No iniciar notcias com segundo ou de acordo; Se usados no incio da frase, numeros vm por extenso; Abreviam-se os nmeros acima de mil: 1,2 mil; 1,5 milho; 3,5 bilhes; Moedas: R$ 5 milhes; US$ 100 mil. Moedas de smbolos pouco conhecidos por extenso: 4 milhes de libras. No usar gerndio.

contato pessoal prefervel, mas o telefone pode e deve ser utilizado at pela importncia da rapidez, nesses veculos; o email deve ser reservado para o ltimo caso. de outros veculos: a fonte deve ser apontada.

Notcia

PARTE II

... se apia na capacidade humana de relacionar idias, feitos, dados diferentes, por meio de conexes mentais. O leitor decide a trajetria, a ordem que deseja seguir para se informar. Permite uma leitura no-linear. O texto na web deve explorar essa possibilidade.

Em relao ao impresso, h menos elementos grficos para se destacar uma notcia (poucas colunas, de mesma espessura). No h como usar fotos grandes. Basicamente, o lugar ocupado d o destaque (alto da pgina, centro, baixo). O anonimato - em boa parte conseqncia da atualizao constante. O texto perde a autoria, o que pode significar um menor compromisso com o publicado. O abuso do corta e cola.

No h frmula pronta. preciso usar a criatividade para escolher os melhores suportes das notcias. O ensaio de uma banda: timo para uso de vdeo e/ou udio; Um evento ao ar livre: perfeito para uma fotogaleria; Um flagrante: fotos. Notcias de economia: infogrficos so bemvindos e devem ser, ao mximo possvel, autoexplicativos.

Textos curtos. Alguns autores falam em 50% menores do que seriam no impresso; outros em apenas 25%. Aptides necessrias: capacidade de sntese das questes essenciais tratadas e domnio da linguagem. Tempo verbal usado. Para certas notcias, que podero ficar mais tempo na rede, o uso do presente do indicativo no essencial. (Podero ser lidas em diferentes horrios, de diferentes partes do mundo.) Os ttulos devem informar o mais importante, de modo atrativo. Vale a frmula sujeito-verbo-complemento. Aida sobre ttulos: mais nfase do explcito que ao implcito; ao objetivo do que o subjetivo. Oraes simples e frases curtas, de fcil legibilidade.

A rede exige uma reviso dinmica nos modos habituais de apresentar a informao, da estrutura textual, do estilo e das caractersticas dos leitores - a quem a interatividade caracterstica da rede converteu em atores que interatuam com os meios e os jornalistas.

Na rede se busca a atualidade e utilidade do que se comunica; preciso fazer uma verificao completa dos dados. Palavras-chave so: correo conciso clareza atrao do receptor. As aspiraes gramaticais dos leitores da rede so to grandes quanto a dos leitores em papel > correo gera credibilidade. O lead tradicional costuma ser muito til, bem como o uso da voz ativa. Evitar interrogaes e negaes.

Ordem

direta: Governo do Japo prove a venda de cogumelos de Fukushima em vez de Venda de cogumelos de Fukushima proibida pelo governo japons
Idem

nas frases com orao subordinada: Dilma voltou ao Palcio do Planalto, aps a visita, em vez de Depois da visita, Dilma voltou a Palcio do Planalto.

Muitos

autores defendem a validade do lead para o texto da Internet. Nielsen (2002) considera que a tcnica torna-se ainda mais importante na web. os usurios no gostam de rolar pginas, portanto frenquentemente lem apenas o topo do artigo. pgina deve seguir essa lgica. Conjunto de pirmides.

Jacob

Cada

Parte III

Uma nova mdia costuma utilizar a linguagem de outras j existentes. Com seu amadurecimento, o contedo produzido sob demanda torna-se uma vantagem competitiva. Conforme o novo meio vai sendo conhecido, torna-se possvel explorar suas caractersticas, suas potencialidades. Para suprir a necessidade de se pensar o texto e produzir contedo em sintonia perfeita com o mundo online, surgiu uma nova profisso: a de webwriter.

O leitor no l, escaneia. Desfila a viso de um lado para o outro, circula entre inmeras pginas (...). Mal reflete sobre o que acabou de ver e, com a mo nervosa, e o crebro atiado, clica, clica, buscando o que ele nem sabe bem o que . Diante de tantas disperses preciso atrair a ateno do internauta. O livro mostra algumas iscas.

funo do webwriter tornar o texto apetitoso em qualquer ambiente onde os bits se fizerem presentes. Ele ir aliar texto, design e tecnologia e trat-los como um componente nico a informao. do vov que escrevia propagandas para O Cruzeiro: Quando se tem um espao reduzido, escreve-se pouco e objetivamente. E tenta-se se o mais persuasivo possvel.

Dica

Experincia em jornais dirios + em redao publicitria + fermento de press releases. Boa parte dos bons webwriters tm uma experincia diversificada em comunicao. Por que voc precisa desse caldeiro borbulhante? Porque webwriting no uma linguagem jornalstica ou publicitria: o mix das duas. preciso ter um bom domnio de redao.

Um

conjunto de tcnicas que auxiliam na distribuio de contedo informativo (no apenas jornalstico) em ambientes digitais. deve ser traduzido como redao online. Justificativa: a preocupao, em webwriting, com a informao como um todo, seja ela cone, foto filme, som e, claro, texto.

No

.
Em sites web, nada mais precioso e eficaz que um discurso bem amarrado em argumentos slidos. O redator o anzol da rede, no importa a informao a ser apresentada (notcia em tempo real, servio de utilidade, texto institucional etc.)

Trate a informao com importncia; disponibilize dados completos, se aproveitando dos recursos da rede. O usurio bem atendido sempre volta. A credibilidade um bem precioso. Cheque as informaes e as revise minuciosamente. Um site de referncia indicado pelo usurio aos amigos. Valorize a emoo/explicite os benefcios. Se voc o est encaminhando para a consulta de um servio, fale da praticidade da consulta via internet; se forem informaes difceis de serem encontradas em outras mdias, valorizeas. Deixe a objetividade para o contedo. O tom emocional cativa o usurio.

Ir

direto ao ponto, sem rodeios para B.R., isso objetividade. Na web, contudo, o conceito tambm abrange o atendimento s expectativas do usurio.

Lembre-se que a web um enorme, imenso arquivo. Tudo que o usurio quer acesso informao. (...). Cabe ao redator ajud-lo sem rudo, sem lacuna, sem sobra.

Trabalhe

com o raciocnio em camadas: para entender o comportamento da informao em ambientes virtuais, a melhor imagem a da cebola.
A

primeira camada a primeira pgina do site, com o chamado contedo de apresentao. Abriga os aspectos mais persuasivos da informao que vir. As pginas que vm logo depois apresentam o chamado contedo genrico, onde so respondidas informaes bsicas sobre o contedo em questo. As que vm depois, j com mltiplos aspectos da informao, so chamadas pginas de contedo expandido.

Trabalhar com o contedo aos poucos, oferecendo novos aspectos a cada camada, a maneira mais eficaz de lidar com a informao na web. Lide com uma idia por pargrafo. Isso torna a leitura mais tranqila e as informaes mais fceis de assimilar.

redator da web deve funcionar como uma espcie de guia. Apresenta a informao, sugere aspectos que possam complement-la, aponta assuntos correlatos, recomenda outro sites. criar essas conexes, preciso estar atento aos detalhes, como o uso do link. H o momento certo para aplic-lo. risco de um link mal utilizado a mudana de foco do usurio. Ele pode no retornar. evitar sua disperso, recomenda-se:

Para

Para

inclua um link ao longo do texto quando for abordar aspectos que possam complementar a informao j apresentada e no agregar outra informao; que o usurio no se perca, fundamental que na pgina indicada exista um link de retorno rpido. No conte apenas com o boto de retorno do navegador; assuntos correlatos, o link deve vir ao final do texto. Nesse caso, no h problema caso ele no retorne.

Para

Para

No

basta criar um link de acesso. preciso explicitar quais informaes o usurio encontrar para que fique claro o porqu da indicao; crie link para uma pgina interna do site sugerido, e sim para a pgina principal. A informao pode ter sido retirada, e o usurio ser prejudicado. (Dessa recomendao eu discordo. No pior ele ficar perdido ali procurando a informao?) uma palavra-chave que auxilie o leitor a encontrar o que necessita.

No

Indique

Imaginemos um site como uma loja. Essa imagem d a dimenso da importncia de dar visibilidade s informaes da pgina. Uma pgina inicial deve ser uma vitrine. O que colocar na vitrine, ento? Somente os lanamentos? Ou tambm o que precisa ser vendido? Os contedos tm um ciclo de vida, como os produtos: so lanados com destaque, divulgados e passam um tempo na vitrine para, depois, voltarem na liquidao. Ento, natural que se d destaque a uma informao recm inserida. A chamada para seu contedo pode permanecer por um tempo na primeira pgina.

depois? Aps certo tempo fora da zona de destaque, recomenda-se destacar tambm o que no mais novidade para no transformar o site num cemitrio de informaes. boa arquitetura da informao tem a funo de tornar visveis mesmo informaes presentes nas camadas mais profundas de um site.

Uma

como um produto exposto na vitrine.

Texto breve, com os principais aspectos da informao que ser apresentada. grande esforo de persuaso do redator. Analise o material e escolha o que ele tem de maior apelo junto ao pblico-alvo. ttulo um sinalizador para o que o usurio procura.

Necessita

Aborde

o aspecto mais interessante no primeiro pargrafo e s depois apresente os detalhes. se a chamada aborda um prmio entregue a uma revelao do futebol, use uma foto do jogador e uma legenda com dados ainda no abordados pelo texto, como idade do jogador e sua colocao no ranking da Fifa. de verbos que chamam o leitor, como conhea, descubra, consulte etc.

Exemplo:

Abuse

Viso

geral: como uma ficha de arquivo, traz os aspectos principais do assunto. uma viso geral do tema; deve responder as perguntas jornalsticas bsicas (o que, quando, quem, como, onde e porqu). prender a ateno do leitor para continuar a navegao. em cada pargrafo, uma idia

Oferece

Deve

Relembrando:

principal.

Em

geral, o texto de contedo genrico tem de 15 a 25 linhas. exemplo do prmio, o 1. pargrafo deve incluir o porqu do prmio, quem recebeu e quem entregou, quando e onde foi a cerimnia e como ela transcorreu. aspectos adicionais ficam para os outros pargrafos.

No

Os

Pginas que vm logo aps o contedo genrico. Tambm so conhecidas como pginas de leia mais, saiba mais. Trazem informaes que aprofundam a informao genrica. comum serem acompanhados de tabelas, grficos e links para documentos. No h limite de espao e de informaes apresentadas, mas... o bom senso deve prevalecer

Utilize quando houver detalhamento a oferecer. A soluo para textos longos: desdobramento em mais pginas. Exemplo do prmio: uma biografia do jogador e o histrico do prmio, galeria de fotos com melhores momentos da carreira, depoimentos de quem j recebeu o prmio em outros anos. O contedo expandido o principal responsvel pelo retorno do usurio (embora as anteriores sejam decisivas para atra-lo e criar empatia).

Deixe

claro na pgina anterior que para consultar o contedo em questo preciso login e senha. quem acessa o contedo genrico, nada pior que encontrar pginas de acesso fechado sem ter sido avisado. exemplo citado, o usurio poderia por exemplo acessar vdeos com gols e entrevistas exclusivas e/ou baixar papis de parece alusivos ao time do atleta.

Para

No

Vitrine = pgina principal com ttulos, subttulos e, em alguns jornais, as chamadas Contedo genrico: o principal da notcia, em uma tela ou um pouco mais. Contedo expandido: complementos/desdobramentos acessados a partir dos hiperlinks. Contedo restrito: em alguns sites, contedo s para assinantes.

Sempre

que possvel, deve ser utilizada.

elemento essencial para estabelecer empatia com o usurio. complementar a informao textual.

Deve

Arquivos

de som e imagem tambm devem oferecer informaes complementares. B.R. devem ser utilizados principalmente quando h aspectos da informao com potencial de impacto emocional. convergncia de mdias na web nasce da integrao de vrios elementos da informao. O redator deve selecionar que aspecto pode ser melhor trabalhado por que elemento.

Para

Para

B.R, o noticirio em tempo real nunca foi o grande avano do jornalismo na Internet; rdio e tev j cumprem muito bem esta funo . Nesse pdio, a rede recebe honroso terceiro lugar. jornalismo online traz perenidade notcia. Na rede, ela permanece e se expande. E pode tornar-se ferramenta de pesquisa. contedo mais acessado do NY Times o banco de notcias!

Frases

curtas e diretas, mas evite o texto telegrfico. Intercale frases bem curtas com frases um pouquinho mais longas, criando uma leitura fluida.

Veja o texto do jornalista Mrio Sergio Conti: Ele (Cludio Humberto) foi alocado na seo de Esportes, depositria de quem no sabia nada de jornalismo. Fez sucesso. Assinou durante mais de dez anos uma crnica de futebol do Jornal do Brasil. Seu maior envolvimento com a poltica aconteceu por sorte. (...)

So permitidas frases sem verbos e iniciadas com conjunes (mas, e, etc.). Esse um recurso para reduzir oraes e enfatizar frases.

Exs: - A chuva atingiu quase todas as regies da cidade. Mas no Nova Iguau. (o verbo atingiu est implcito) - A chuva atingiu quase todas as regies da cidade. Mas poupou o bairro de Nova Iguau, que foi alagado ms passado.

Outra

recomendao a escrita positiva. Melhor dizer que um time escapou do rebaixamento do que dizer que no foi rebaixado. redundncia: acordo mtuo, consenso geral, continua a persistir etc. Mike Award (livro Jornalismo Online), os chichs no so totalmente proibidos. Em algumas situaes, uma frase familiar ajuda muito a construir o sentido de um assunto.

Evite

Para

Escolha bem as aspas que ir usar. No use citao direta (entre aspas) para transmitir informao banal. Nos ttulos, muitas vezes ser interessante investir em um detalhe da notcia que ir provocar curiosidade/leitura.

Exs.: - Pinguim se apaixona por par de botas preto e branco; Ladro envia flores e carto para vtima: Obrigado pelo seu dinheiro

Nas

manchetes 1) Usar voz ativa e tempo verbal no presente 2) Evitar pontuao 3) Personalizar sempre que apropriado (Obama em vez de presidente dos EUA) Legendas A falha mais comum deix-las muito descritivas. A legenda deve esclarecer e complementar o que a foto j mostra.

No

s desenbargadores e servidores do Judicirio reagiram deciso do Conselho Nacional de Justia (CNJ) de fixar um horrio para o atendimento do pblico nos tribunais do pas. Dois ministros do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurlio Melo e Ricardo Lewandowski, tambm se opuseram ao CNJ, argumentando que os tribunais devem ter autonomia administrativa e financeira.

Dois

ministros do Supremo Tribunal Federal se opuseram fixao de horrio de atendimento nos tribunais do pas. Marco Aurlio Melo e Ricardo Lewandowski argumentaram que os tribunais devem ter autonomia administrativa e financeira. Desembargadores e servidores do Judicirio h haviam protestado contra a deciso, anunciada h duas semanas pelo Conselho Nacional de Justia.

Trs anos depois de indiciado pela CPI das milcias, o vereador Luiz Andr Ferreira da Silva (PR), o Deco, foi preso ontem na Operao Blecaute ao conjunta da Delegacia de Represso s Aes Criminosas Organizadas (Draco) e do Ministrio Pblico estadual. Ele acusado de chefiar uma milcia que atua em 13 comunidades de Jacarepagu. A polcia descobriu que o poltico usava seu gabinete da Cmara como escritrio da quadrilha. Ex-paraquedista do Exrcito, Deco ser investigado por compra de votos e coao de eleitores.

O vereador Luiz Andr Ferreira da Silva (PR), conhecido como Deco, foi preso esta manh numa ao policial. O poltico acusado de chefiar uma milcia que atua em 13 comunidades de Jacarepagus. A polcia descobriu que Deco usava seu gabinete da Cmara como escritrio da quadrilha. Ex-paraquedista do Exrcito, o vereador ser investigado por compra de votos e coao de eleitores. A deteno aconteceu trs anos aps seu indiciamento pela CPI das milcias, numa ao conjunta da Delegacia de Represso s Aes Criminosas Organizadas, a Draco, e do Ministrio Pblico estadual. A ao parte da chamada Operao Blecaute.

Navegar, na web, em busca de exemplos bem e mal sucedidos de:


adequao

textual (do ponto de vista da linguagem usada) visibilidade navegabilidade desenho da informao (distribuio das camadas de informao de modo adequado)

Reescrever,

para veculo online, uma reportagem de jornal impresso. Proponha ttulo (contedo de apresentao), novo texto (contedo genrico) e indicaes de hiperlinks de aprofundamento (contedo expandido). Adicione indicaes de interatividade, memria, contedo multimdia e, se for o caso, atualizao.

ECO, Concha. O formato da notcia, a linguagem e os gneros. In: BARBOSA, Suzana (org.) Jornalismo Digital de Terceira Gerao. Covilh Portugal: Labcom books, 2007. Disponvel em http://www.labcom.ubi.pt/livroslabcom/fichas/ficha_barbosa_jornalismo_online

Manual de redao do ltimo segundo. Disponvel a partir de http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo_virtual/2007/08/31/manual_de_redacao RODRIGUES, Bruno. Webwriting: redao & informao para a web. Rio de Janeiro: Brasport, 2006. WARD, Mike. Jornalismo Online. So Paulo: Roca, 2007. (Traduo: Moiss Santos, Silvana Capel dos Santos, Tatiana Gerasimczuk). p.106-123; 125-153.

Vous aimerez peut-être aussi