Vous êtes sur la page 1sur 37

PROCESSO DE COMUNICAO

Profa. Maria Ceclia

PROCESSO DE COMUNICAO

Ocupa-se basicamente de empreendimento psicolgico, descritos:

um assim

Certas idias e significados pertinentes a algum locutor ou escritor. Alguma modalidade do processo fsico de linguagem, utilizado para ser o canal de tais idias e seus significados. A mente de um receptor (intrprete).

PROCESSO DE COMUNICAO

O sistema de comunicao s se concretiza, a partir de algum sistema de linguagem, representando um complexo de smbolos fsicos.
Entretanto, a comunicao humana para ser estudada, necessita do respaldo da filosofia, que lhe d a relao entre UM HOMEM E O OUTRO, na transmisso de um entendimento entre ambos e do sentido e significado de suas palavras.

FONTE

RECEPTOR

PROCESSO DE COMUNICAO

Segundo Chiavenato, Comunicao o processo de transmisso de uma informao de uma pessoa para outra ento compartilhada por ambas. Para que haja comunicao, necessrio que o destinatrio da informao a receba e a compreenda. A informao simplesmente transmitida, mas no recebida, no foi comunicada.

PROCESSO DE COMUNICAO

Para tanto, o autor prope que o processo de comunicao seja estruturado com base em 5 etapas:

O EMISSOR OU FONTE: a pessoa, coisa ou processo que emite a mensagem. O TRANSMISSOR OU CODIFICADOR: o equipamento que liga a fonte ao canal.

O CANAL: o espao situado entre o transmissor e o receptor.

PROCESSO DE COMUNICAO

O RECEPTOR OU DECODIFICADOR: o equipamento que liga o canal ao destino. (ex: audio).


O DESTINO: a pessoa, coisa ou processo para o qual a mensagem enviada.

O relacionamento interpessoal poder ocorrer entre:

a) Uma pessoa e outra -marido e mulher, vendedor e comprador, professor e aluno. b) Entre membros de um grupo -pai, me e filhos, no lar; -professor e alunos, numa classe; -empregados e chefes, numa empresa.
c) Entre grupos numa organizao -os grupos de estudo numa classe; -os grupos de trabalho numa firma.

Relaes Humanas podem ser entendidas como:

COMUNICAO INTERPESSOAL

COMUNICAO INTRAPESSOAL

As Relaes Humanas ou Interpessoais so eventos (acontecimentos) que se verificam no lar, na escola, na empresa.

Quando h conflito no relacionamento interpessoal, dizse que h problemas de Relaes Humanas. CONFLITO

A
C B

PROBLEMAS DE RELAES HUMANAS

O Administrador eficiente tem de ser capaz de compreender e de lidar com os problemas econmicos e tcnicos, mas precisa tambm ser capaz de compreender e de lidar com as pessoas (comportamento interpessoal).

PARA COMPREENDER A CONDUTA DE UMA PESSOA, TEMOS DE INCLUIR:


DUAS PESSOAS

UMA SITUAO COMUM


INTERAO ENTRE AMBAS

A EXPERINCIA ENTRE AMBAS

PERCEPO SOCIAL:

FORMAMOS IMPRESSES SOBRE AS PESSOAS, E POR MEIO DAS NOSSAS EXPERINCIAS COM ELAS. O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS QUE NOS LEVA A PERCEB-LAS E JULG-LAS. PERCEPO CORRETA = RELAO INTERPESSOAL BOA PERCEPO ERRNEA = RELAO INTERPESSOAL PRECRIA IMPORTANTE LEMBRAR QUE TEMOS: PONTOS CEGOS, OU ATALHOS NO MODO DE PENSAR.

INDCIOS DE PERCEPO

DIRETOS: PALAVRAS, GESTOS, EXPRESSES FISIONMICAS, ATITUDES E COMPORTAMENTOS ESPECFICOS.

INDIRETOS: CARTAS DE CRTICAS.

COMENTRIOS, FOFOCAS, REFERNCIA, ELOGIOS E

QUANDO AS PESSOAS NO PRATICAM AS RELAES HUMANAS LEGTIMAS:

NO OUVEM TO BEM QUANTO FALAM INTERROMPEM OS OUTROS QUANDO FALAM SO AGRESSIVAS GOSTAM DE IMPOR SUAS IDIAS NO COMPREENDEM AS OUTRAS PESSOAS ALM DO SEU NGULO DE VISO

COMPREENDER O OUTRO: A APTIDO PARA SENTIR O QUE O OUTRO PENSA E SENTE = SENSIBILIDADE SOCIAL OU EMPATIA.
FLEXIBILIDADE DE COMPORTAMENTO: TER UM REPERTRIO DE CONDUTAS QUE VARIA, CONFORME A SITUAO E A PESSOA.

COMO PODEMOS DESENVOLVER SENSIBILIDADE SOCIAL E FLEXIBILIDADE DE COMPORTAMENTO?

TENDO MELHOR CONHECIMENTO DE SI PRPRIO TENDO MELHOR COMPREENSO DOS OUTROS TENDO MELHOR CONVIVNCIA EM GRUPO DESENVOLVENDO APTIDES PARA UM RELACIONAMENTO MAIS EFICIENTE PARA COM OS OUTROS.

Empatia (ou sensibilidade social) a extenso com a qual conseguimos compreender realmente os outros.

Na percepo social temos de considerar trs aspectos:

PERCEBEDOR

PERCEBIDO

SITUAO

Percebedor a pessoa que est olhando e tentando compreender o outro. Percebido a pessoa que est sendo olhada e percebida.

Situao a soma das foras que atuam no meio, no momento de perceber

COMPORTAMENTO RGIDO, CRISTALIZADO

ESTERETIPO

Voc pode passar a ver e a julgar outras pessoas pelos seus esteretipos.

Ex: pessoa que fuma e acha que todos deveriam fumar, e que quem no fuma no vive a vida.

O indivduo que agressivo acredita que todo o mundo vive provocando-o.

As nossas primeiras impresses de uma pessoa podem estar aliceradas em esteretipos.

Ah! mulher... no sabe dirigir. latino-ameficano, ento sentimental.

Ora, cabelo de fogo... cuidado com ele. loira, s podia... por isso volvel.

Voc convive em grupo na famlia, na escola, no trabalho e no ambiente social:


Vrios papis so desempenhados nesses grupos, como o papel de pai, de me e de filho. Na escola, h o papel de aluno, professor, diretor, servente, secretrio e outros. No trabalho, voc encontra o chefe, o coordenador de equipe, o auxiliar e tantos outros.

RELAES HUMANAS NA CONVIVNCIA EM GRUPO

Poder perceber tambm os chamados papis funcionais e bloqueadores num grupo.

Os papis funcionais, num grupo, podem ser percebidos no lder, no facilitador, no informador, naquele que incentiva ou ajuda. Os papis bloqueadores podero ser percebidos naquele que conta piadas, interrompe os outros com freqncia, no agressor, no importuno, no adulador.
So papis que bloqueiam o desenvolvimento normal de um trabalho.

RELAES HUMANAS UMA CINCIA DO COMPORTAMENTO HUMANO

Num processo de grupo, durante o seu desenvolvimento, voc poder notar comportamentos, tais como:

Apartes Expresses fisionmicas que traduzem ansiedade Pouco caso Indiferena Agressividade Formao de panelinhas Conversas paralelas Bloqueio do grupo Bloqueio a determinados elementos do grupo Esnobismo

Percebendo esses tipos de comportamentos e sabendo como trat-los, voc ter condies de perceber como o grupo funciona, e como os indivduos interagem, e colocam sua atuao em funo da realidade percebida.

Como funciona o seu grupo famlia? Como funciona o seu grupo de escola? Como funciona o seu grupo de trabalho? Desenvolvendo a sensitividade social, num grupo, voc ter mais condies de lev-lo a um procedimento mais funcional e a relaes mais amistosas.

Como ouvir?

Como dialogar?
Como informar? Como avaliar?

Como elogiar?

JANELA DE JOHARI

Todo indivduo tem seu sistema conceitual prprio, que age como um filtro, de modo a condicionar a aceitao e o processamento de qualquer informao. Esse filtro seleciona e rejeita toda informao no ajustada a esse sistema ou que possa amea-lo. H uma codificao perceptiva (percepo seletiva) que atua como uma defesa, bloqueando informaes no desejadas ou no relevantes.

JANELA DE JOHARI

Cada pessoa desenvolve seu prprio conjunto de conceitos para interpretar seu ambiente externo e interno e para organizar suas mltiplas experincias da vida cotidiana.
A Janela de Johari um modelo criado por Luft e Ingham, para analisar como o indivduo ou o grupo processam as informaes. um modelo cuja configurao grfica um retngulo dividido em quatro partes que procura retratar a interao de duas fontes de informao: a da prpria pessoa e a dos outros, bem como os processos comportamentais requeridos para a utilizao das informaes, que podem referir-se ao estabelecimento das relaes interpessoais como s grupais.

JANELA DE JOHARI

Na Janela de Johari, as duas fontes de informao (a da prpria pessoa e a dos outros) esto divididas em duas categorias de conhecimento: Um contedo de informao que pertence ao indivduo, e que por ele conhecido, e outro contedo de informao que embora desconhecido pelo indivduo, tambm lhe pertence e influencia ativamente seu relacionamento com os outros; Um contedo de informao que pertence aos outros e conhecido por eles, e um contedo de informao relevante, porm desconhecido pelos outros.

JANELA DE JOHARI

Quadrante 1: O eu aberto, que representa as facetas da personalidade conhecidas pela prpria pessoa que est disposta a particip-las aos outros. a rea aberta da personalidade, ou seja, os outros a vem exatamente como ela se v. Quandrante 2: O eu oculto, que representa os aspectos da personalidade que a pessoa conhece, mas que est consciente e deliberadamente tentando esconder dos outros. a rea secreta que a pessoa tenta ocultar para proteger-se. Por exemplo, a pessoa sente-se insegura, mas tenta mostrar uma aparncia de muita segurana pessoal.

JANELA DE JOHARI

Quandrante 3: O eu cego, que representa a rea cega da personalidade da pessoa, que inconscientemente esconde de si mesma, mas que faz parte do comportamento que comunica aos outros. So os aspectos que a pessoa no consegue perceber em si mesma, embora sejam percebidos pelos outros. Por exemplo, apesar de a pessoa no admitir o fato, os outros a vem como ansiosa e notam que este aspecto reduz sua eficincia. Quadrante 4: O eu desconhecido, que representa as facetas da personalidade da pessoa, que nem ela nem os outros conhecem ou percebem, por exemplo certos sentimentos ou impulsos reprimidos e inconscientes, talentos ou habilidades inexplorados, potencialidades etc.

Diferenas entre o comportamento assertivo, no assertivo e agressivo.

ASSERTIVO
Expressa sentimentos negativos, controlando a forma de expresso

NO ASSERTIVO
Quando expressa sentimentos negativos, a forma inapropriada.

AGRESSIVO
Expressa sentimentos negativos de forma inapropriada.

Procura atingir os objetivos, preservando, tanto quanto possvel a relao.

Muito raramente atinge os objetivos e usualmente os sacrifica para manter a relao.

Atinge os objetivos, na maioria das vezes prejudicando a relao.

Diferenas entre o comportamento assertivo, no assertivo e agressivo.

ASSERTIVO Consegue discordar do grupo.

NO ASSERTIVO
Quase sempre concorda com o grupo. No defende os prprios direitos, mas respeita os direitos alheios. Desvaloriza-se.

AGRESSIVO Persevera sem avaliar as conseqncias Consegue sempre discordar do grupo.

Defende os prprios direitos, respeitando os direitos alheios.

Valoriza-se sem ferir o outro.

Defende os prprios direitos, geralmente desrespeitando os direitos alheios.

Diferenas entre o comportamento assertivo, no assertivo e agressivo.

ASSERTIVO

NO ASSERTIVO

AGRESSIVO
Valoriza-se ferindo o outro.

Faz as prprias escolhas, considerando opinies alheias quando necessrio.


Gera, em relao a si, sentimentos de respeito.

Indeciso nas escolhas, submetendo-se a opinies alheias.

Gera, em relao a si, sentimentos de pena, irritao ou desprezo. Sente-se mal consigo mesmo.

Faz escolhas para si e para os outros.

Sente-se satisfeito consigo mesmo.

Gera, em relao a si, sentimentos de raiva e vingana.

Diferenas entre o comportamento assertivo, no assertivo e agressivo.

ASSERTIVO
Produz uma imagem positiva de si mesmo.

NO ASSERTIVO
Produz uma imagem negativa de sim mesmo.

AGRESSIVO
Pode sentir-se bem ou mal consigo mesmo.

Usa geralmente Usa expresses expresses afirmativas dbias (talvez, acho (sim, no, quero, que, quem sabe) vamos resolver), raramente incluindo o incluindo o pronome pronome EU. EU ou NS.

Usa expresses imperativas (faa assim, voc no deve, eu quero assim), incluindo o pronome EU.

Mantm contato visual Evita contato visual Mantm contato visual com o interlocutor, fala com perturbaes na intimidador com fala fluentemente, em tom fala e tom de queixa, fluente, em tom acima gestos vacilantes ou audvel com gestos do necessrio, gestos nervosos e postura firmes e postura ameaadores e submissa. apropriada. postura autoritria.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

CHIAVENATO. I. GESTO DE PESSOAS : O NOVO PAPEL DOS RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZACOES. Imprenta RIO DE JANEIRO, BR : CAMPUS, 2005. PSICOLOGIA APLICADA ADMINISTRAO DE EMPRESAS (CECILIA WHITAKER BERGAMINI) COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL (EDUARDO SOTO)
MOTIVAO ( HERDER & BIRC)

Vous aimerez peut-être aussi