Vous êtes sur la page 1sur 17

Acidente vascular Cerebral

Celina Lemos Germanias Silva

AVC
Um acidente vascular um dficit neurolgico focal causado por alterao da circulao cerebral decorrente do entupimento (isquemia) ou rompimento (hemorragia) de vasos sanguneos cerebrais.

AVC
uma doena de incio sbito na qual o paciente pode apresentar paralisao ou dificuldade de movimentao dos membros de um mesmo lado do corpo, dificuldade na fala ou articulao das palavras e dficit visual sbito de uma parte do campo visual. Pode ainda evoluir com coma e outros sinais.

AVC ISQUMICO
o tipo de AVC mais comum, presente em cerca de 80% dos casos. Ocorre pela falta de fluxo sanguneo cerebral. Essa queda no fluxo sanguneo pode ser decorrente de: Uma obstruo arterial: um trombo ou, mais comumente, um mbolo; Uma obstruo na drenagem do sangue venoso, como na trombose venosa, causando dificuldade de entrada do sangue arterial no crebro.

AVC ISQUMICO
O AIT ou ataque isqumico transitrio pode ser considerado um tipo de AVC isqumico. Corresponde a uma isquemia (entupimento) passageira que no chega a constituir uma leso neurolgica definitiva e no deixa sequela. Ou seja, um episdio sbito de deficit sanguneo em uma regio do crebro com manifestaes neurolgicas que se revertem em minutos ou em at 24 horas sem deixar sequelas (se deixar sequelas por mais de 24 horas, passa a se chamar acidente isqumico vascular por definio)

AVC ISQUMICO
Nos primeiros momentos do AVC isqumico no h morte de tecido cerebral, mas a falta de suprimento sanguneo provoca a rpida degenerao do tecido cerebral. O paciente nem sempre perde a conscincia,mas queixase de dor de cabea e o desenvolvimento de sintomas de hemiparesia ou disfasia rpida.

AVC HEMORRGICO
o acidente vascular cerebral menos comum presente em cerca de 20% dos casos, mas no menos grave. Ocorre pela ruptura de um vaso sanguneo intracraniano. Pode ser divido em dois tipos, O sangramento intraparnquimatoso ou a hemorragia subaracnidea: O sangramento intraparnquimatoso ocorre por ruptura dos aneurismas,pequenas formaes saculares das artrias cerebrais na transio da substncia branca com o crtex cerebral que se formam pela hipertenso arterial descontrolada ou no tratada. A hemorragia subaracnide ocorre por sangramento de aneurismas cerebrais(defeito ou formaes saculares das artrias) no espao subaracnideo.

A causa de acidente vascular cerebral hemorrgico mais comum a hipertenso arterial isto por que a hipertenso pode causar diversos outros problemas cardiovasculares, que tambm so fatores de risco para o derrame cerebral.

Sintomas
Fraqueza:O incio sbito de uma fraqueza em um dos membros (brao, perna) ou face o sintoma mais comum dos acidentes vasculares cerebrais. Pode significar a isquemia de todo um hemisfrio cerebral ou apenas de uma rea pequena e especfica. Distrbios Visuais:A perda da viso em um dos olhos, principalmente aguda, alarma os pacientes e geralmente os leva a procurar avaliao mdica. O paciente pode ter uma sensao de "sombra'' ou "cortina" ao enxergar ou ainda pode apresentar cegueira transitria (amaurose fugaz). Perda sensitiva:A dormncia ocorre mais comumente junto com a diminuio de fora (fraqueza), confundindo o paciente; a sensibilidade subjetiva. Linguagem e fala (afasia): comum os pacientes apresentarem alteraes de linguagem e fala. Convulses:Nos casos da hemorragia intracerebral, do acidente vascular dito hemorrgico, os sintomas podem se manifestar como os j descritos acima, geralmente mais graves e de rpida evoluo. Pode acontecer uma hemiparesia (diminuio de fora do lado oposto ao sangramento) , alm de desvio do olhar.

Fatores de Riscos
O fator estabelecido mais importante para o AVC a idade avanada e em segundo provavelmente a hipertenso arterial,em seguida vem histrico familiar,Diabete,Doenas Cardacas,Tabagismo,ataques isqumicos transitrios.

O paciente com AVC apresenta-se ao fisioterapeuta com um conjunto de problemas fsicos,psicolgicos e sociais.

OBJETIVOS DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES COM AVC


O tratamento de pessoas que sofreram um AVC tem, em ltima anlise, o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Os exerccios teraputicos (cinesioterapia) promovem a reeducao do controle motor e permitem ao paciente se movimentar da forma mais eficiente possvel. O movimento funcional minimiza o gasto energtico, previne o surgimento contraturas e o desenvolvimento de deformidades, e reduz a dor.

Fisioterapia
- Mtodo Bobath - Facilitao Neuromuascular (FNP), ou mtodo Kabat - Proprioceptiva - Hidroterapia - Equoterapia -Tcnica cognitiva.

Fisioterapia
1- Comprimento muscular 2- Fortalecimento muscular 3- Aprendizado motor 4-Modalidades Eltricas-Eletroestimulao Funcional (tambm conhecida como FES Functional Electrical Stimulation).

5-Termoterapia -crioterapia na reduo temporria da


espasticidade e o calor reconhecido como agente facilitador e de preparo para a cinesioterapia e est indicado no tratamento do paciente espstico.

Bibliografia
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?6 Neurologia para fisioterapeuta-Maria Stokes Segredos em Neurologia-Loren A. Rolak

Vous aimerez peut-être aussi