Vous êtes sur la page 1sur 13

Introduo Informtica Bsica

Mdulo 1
Ncleo de Tecnologia Educacional de Betim Criao da Apresentao: Marcone S. Ferreira

Os computadores surgiram da necessidade de realizar-se uma grande quantidade de clculos numricos em tempo hbil e com segurana, livre de erros.

O computador uma super calculadora!

O que informtica?
uma Cincia que desenvolve e utiliza mquinas para tratamento, transmisso, armazenamento, recuperao e utilizao de informaes.
O computador a principal mquina utilizada, por ser ele uma super calculadora capaz de fazer clculos com alta preciso e com grande rapidez.

Computadores Pessoais
PC (Personal Computer) Como o prprio nome diz, um computador de uso pessoal. Isto sugerido pela arquitetura do computador que foi desenvolvida para atender a um usurio por vez e a sua interface sugere o uso exclusivo. Em 1981, a IBM lanou o seu 1 PC (Personal Computer). Rapidamente ele se tornou um sucesso de vendas. O sistema operacional usado era o MS-DOS, desenvolvido pela empresa de softwares Microsoft.

Sistema Operacional?
O que isso?
um programa ou um conjunto de programas cuja funo servir de interface entre um computador e o usurio. Pense no Sistema Operacional como um tradutor da linguagem de mquina para a linguagem humana. Existem vrios SO's, entre eles destacamos os mais utilizados: Mac OS X, Linux e Windows.

Arquitetura de computadores
A arquitetura de computadores refere-se forma fsica como todas as suas peas esto montadas de forma a lhe dar vida . Sabemos que o corpo humano sem uma alma no passa de um corpo morto que no ter funo alguma. Da mesma forma, um computador para funcionar precisa de uma alma e de um corpo. A alma do computador so os softwares (SO + aplicativos) e seu corpo o Hardware (parte fsica).

Que peas compe o hardware do computador?


Um computador, independente do sistema operacional que utilize, tem uma forma bsica de um conjunto de peas que o faro funcionar. Claro que pode-se ter diversas peas suplementares, mas o que falaremos aqui corresponde ao essencial para o funcionamento de um computador

Arquitetura Bsica (externa)


Hardware
Monitor: Perifrico de sada. atravs dele que o usurio poder ver a interface grfica produzida pelo computador. Ateno! O monitor NO o computador, mas uma parte dele. Caixa de som: Perifrico de sada. O computador emitir sons e udio atravs deste perifrico

Gabinete: Dentro dele que se encontram realmente os componentes mais importante e caros do computador como processador, placa-me, disco rgido e memria RAM.

Teclado: Perifrico de entrada. Atravs dele o usurio pode digitar e dar comandos ao computador.

Mouse: Perifrico de Entrada. um dispositivo que permite a voc selecionar qualquer coisa na tela do PC.

Mas o quem tem dentro Gabinete do computador? - Processador

do

Muitas pessoas costumam confundir o Monitor com o computador por ser ele que emite o ambiente grfico ao usurio. Muitas pessoas tambm, erroneamente, costumam chamar o computador de CPU. CPU ou UCP (em portugus) significa Unidade Central de Processamento. Para descomplicar, UCP, refere-se ao Processador.

Mas o quem tem dentro Gabinete do computador? - Processador

do

O Processador o responsvel por fazer todos os clculos do computador. Ele o crebro do computador. Quando voc v um anncio de jornal vendendo um Pentium 3, Pentium Duo Core, Duron, Celeron, Athlon e etc, voc est apenas tendo a informao de qual crebro o computador utilizar. O processador no o computador, mas uma parte essencial dele. Sem ele o computador no consegue funcionar.

Mas o quem tem dentro Gabinete do computador? - Placa Me

do

A Placa me o dispositivo onde se espeta todos os outros componentes do computador, inclusive o j citado Processador.
Ela a responsvel por interligar todas as partes do computador, seria algo como a coluna e esqueleto do computador. Uma boa Placa me possibilitar uma maior rapidez no processamento e troca dos dados entre o Processador e a Memria.

Mas o quem tem dentro Gabinete do computador? - exemplo de uma Placa Me

do

Mas o quem tem dentro Gabinete do computador? - Memria

do

Em informtica, memria so todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. Vamos classific-las em 2 tipos: - Memria Primria; - Memria Secundria;

Vous aimerez peut-être aussi